O labirinto

O labirinto

Labirinto de Chartres

O nome “Labirinto” deriva do termo grego labyrinthos (λαβ?ρινθο?).

Na catedral de Chartres, na França, existe o mais renomado labirinto do mundo. Ele serviu de inspiração e modelo a muitos outros, ainda existentes em catedrais da maior respeitabilidade no orbe católico.

Sabe-se que muitos desses labirintos foram destruídos em séculos de iluminismo ou anticatolicismo.

Mas, o que faz um labirinto gravado no chão? Qual é a função desse desenho matemático no recinto sagrado de uma catedral?

O termo ‘labirinto’ designa um percurso sinuoso, com ou sem cruzamentos, becos-sem-saída e falsas pistas, destinado a perder ou enganar o intruso que nele penetra.

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Guia de fé, pecados e confissões

Guia de fé, pecados e confissões

O Papa Inocêncio VIII restaurou recentemente o rito da confissão para os fieis e sacerdotes. Desde então, os fieis aristotélicos tem se preocupado com seus pecados e estes ao pesarem na consciência podem levar os fieis a sentirem uma forte melancolia espiritual que afetará suas atividades ao ponto de não ser mais possível executar algumas delas. O efeito é muito similar ao de uma forte embriaguez seguida de outros efeitos, como perda de características.

Contudo antes de entrar em desespero é importante saber o que causa o estado pecaminoso e como as indulgências, assistir a missa e a confissão podem auxiliar nisso.

OBS: No momento o efeito dos pecados foi cancelado, então, ao menos por enquanto não haverá mais a melancolia nem outros efeitos, caso algum deles chegue ao máximo. Lembrando que eles continuam a subir. Muito do que foi relatado aqui pode mudar. Ficarei atenta para acrescentar essas modificações assim que tiver informações.

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Mulheres pintoras na Renascença

Mulheres pintoras na Renascença

“As deusas povoam o Olimpo das cidades sem cidadãs;
a Virgem reina nos altares onde oficiam os padres;
Mariana encarna a República Francesa, assunto de homens…”

Duby

Nos dias de hoje é natural abordar a obra e conhecer a biografia de mulheres artistas, mas, quanto mais se afasta em direção ao passado, mais difícil torna-se encontrar a sua presença na História da Arte. Poucas foram aquelas citadas entre as listas intermináveis de nomes masculinos e que, quando lembradas, acabaram colocadas como coadjuvantes da história desses homens.

A primeira grande exposição internacional de arte voltada exclusivamente para artistas mulheres ocorreu em em 1976 e ocorreu em um momento em que o Movimento de Arte Feminista ganhava apoio e impulso. A exibição teve como curadores as professoras professores Ann Sutherland Harris e Linda Nochlin e incluiu oitenta e três artistas de doze países. A exposição percorreu quatro cidades sendo organizada pelo Museu de Arte do Condado de Los Angeles e esteve em exibição entre 21 de dezembro de 1976 até março de 1977. A Fundação Alcoa e o National Endowment for the Arts forneceram subsídios para a exposição que se tornou um evento importante na história da arte, apresentando aos espectadores, que estavam acostumados a uma história de arte dominada por homens, às importantes contribuições de mulheres artistas. Ainda que ainda hoje o papel das mulheres artistas ao longo da história não seja muito divulgado há uma tendência cada vez maior em resgatar a importância desse trabalho e algumas delas já começam a ser não só mundialmente conhecidas, mas também respeitadas e admiradas no mundo das artes. O universo das mulheres na pintura não se resume ao século XX. Na verdade, em todos os períodos da história da arte sempre houveram mulheres pintoras. Obviamente que na Renascença não seria diferente.

“A presença da mulher na história da arte – encarada esta no estrito campo das artes ditas plásticas ou, no sentido mais geral, incluindo a música, a dança, o teatro etc. – , enquanto estudo de obras, linguagens, correntes, estilos e compilação de nomes, acompanha, decerto modo, o lento e difícil processo de emancipação da mulher ao longo de milénios.

A pouco menos que invisibilidade da mulher artista desde a antiguidade até próximo dos nossos dias contrasta com a superabundância de imagens e discursos de/e sobre mulheres, que são representadas, descritas ou narradas, muito antes de terem elas a palavra. Pintores, escultores e poetas não se cansam de as tomar como modelos, e legiões de flósofos, teólogos, juristas, médicos, moralistas, pedagogos… dizem incansavelmente o que são as mulheres e, sobretudo, o que devem fazer.” (ARIÈS, 1991)

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Rosea perennis

Rosea perennis

 

Um homem com a aparência de um viajante adentrou o templo. Ele era muito alto, usava uma longa capa escura e sentou-se nos últimos bancos da Sé de Braga, afastado de nobres e figuras importantes que ocupavam aquele espaço.

Pelo capuz se via um pouco de seu rosto, parecia ser um homem aparentando entre 45 e 50 anos, seus olhos eram verdes e brilhantes. Seu cabelo era castanho de um tom mais claro e já mostrava alguns raros fios grisalhos, sua tez tinha um leve bronzeado. Mesmo as marcas da idade que já lhe assomavam ao rosto não lhe tiravam sua beleza singular.

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