Para quem deseja fontes para pesquisar a respeito.

# Anais do I Simpósio de RPG & Educação Autor(a): Maria do Carmo Zanini (org.) Editora: Devir O I Simpósio RPG & Educação representou uma primeira oportunidade para que educadores conhecessem diversos trabalhos e pesquisas acadêmicas que mostram por que e como usar o RPG em sala de aula, através de palestras, mesas-redondas e oficinas.

# A Aventura da Leitura e da Escrita entre Mestres de Roleplaying Game (RPG) Autor(a): Andréa Pavão Editora: Devir Este livro contém uma versão revisada da dissertação realizada e defendida em 1999 por Andréa Pavão. O objetivo desta pesquisa concentra-se no estudo empírico das práticas de leitura e escrita de mestres de role-playing game (RPG) bem como de suas trajetórias como leitores e escritores.

# Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil Autor(a): Sonia Rodrigues Editora: Betrand Brasil Pioneira nos estudos acadêmicos sobre o tema, defendeu tese de doutorado em literatura na PUC/RJ em 1997 sobre o role-playing game, ficção e jogo. Este é um estudo que registra a forma como os mestres de RPG se apropriam de personagens e tramas literárias, procurando recompor estes elementos e contar uma nova história e fazendo um paralelo com o processo narrativo de Monteiro Lobato.

# Saindo do Quadro (capa) Autor(a): Alfeu Marcatto Editora: do Autor Este livro propõe uma técnica que derruba alguns mitos da educação acadêmica e foge completamente da monotonia dos manuais pedagógicos. A metodologia baseada no RPG oferece subsídios para que professores de qualquer grau e disciplina transformem suas aulas em atividades animadas, interativas e produtivas.

# Simples – Manual para o Uso do “RPG” na Educação Autor(a): Marcos Tanaka Riyis Editora: do Autor Este livro auxilia o professor a utilizar jogos cooperativos de representação e role-playing games como estratégia de ensino. Respostas para as perguntas mais comuns do professor são respondidas nesse livro, que serve como referência para o uso de uma atividade que é divertida para o educando, permite o desenvolvimento de competências, habilidades e conteúdos e ainda desenvolve a consciência da importância da cooperação para o mundo moderno.

# Livro das Lendas – Aventuras Didáticas Autor(a): Gustavo Cesar Marcondes Editora: Zouk Uma obra de introdução ao RPG, proporciona aos professores a utilização desse jogo como técnica de ensino em suas disciplinas através de aventuras criativas.

#  Brincando de Matar Monstros Autor(a): Gerard Jones Editora: Conrad Explica a pais e mães qual o papel da violência no imaginário infantil para o desenvolvimento dos filhos. Este livro aborda a influência das mídias na formação das crianças. Em vez de desqualificar o papel dos super-heróis e do videogame, o autor convida pais, professores e todos aqueles que se preocupam com as próximas gerações a tentarem entender o enorme apelo dessas formas de entretenimento e a grande ajuda que podem proporcionar ao desenvolvimento infantil, de um modo saudável.

# The Fantasy Roleplaying Gamer’s Bible Autor(a): Sean Patrick Fannon Editora: Obsidian Studios Escrito numa linguagem acessível, o livro traz uma série de informações sobre a origem do RPG e como jogá-lo. Apresenta uma análise do desenvolvimento do RPG até o ano 2000. Inclui uma breve descrição dos principais títulos de RPG publicados nos EUA.

# Heroic Worlds Autor(a): Lawrence Schick Editora: Prometheus Book Guia enciclopédico de RPGs publicados nos EUA até meados da década de 1990. Abrange informações de aproximadamente 250 títulos. Apresenta, também, um breve histórico do surgimento do RPG e sua influência no mundo dos jogos, das artes e da literatura.

# The Fantasy Role-playing Game: A New Performing Art Autor(a): Daniel Mackay Editora: McFarland .

#The Complete Guide to Role-playing Games Autor(a): Rick Swan Editora: St. Martin’s Press * Role-playing Mastery Autor(a): Gary Gygax Editora: Perigee Books Fonte: http://www.rpgeduc.com