Review dos discos Negative e Positronic – Unfactory

Unfactory é basicamente um projeto musical que une o gótico ao eletrônico passando pelas influências do techno, ambient, industrial e sons experimentais; inspirados por bandas como Nine Inch Nails, Dead Can Dance, Sisters of Mercy, 808 State, Rammstein, Depeche Mode e Kraftwerk. Em outras palavras procuram fazer uma fusão do gótico oitentista com o pós-industrial do anos 90 e sons mais contemporâneos.

 

O grupo formou-se em Florianópolis em 2001 e conta com a dupla Chris Viana (guitarra, baixo e sintetizadores) e Guilherme “Deede Unfactory” (letras, composição e samples), e eventualmente a participação de outros músicos como Leo Barbi (piano), Rubi Agustin (didjeridoo) e Fabio Della (bateria), que dão um toque “orgânico” ao som da banda na execução de instrumentos acústicos.

NegativeSeu primeiro trabalho chama-se Negative e foi lançado em março de 2003. Conta com oito faixas, três das quais com vocal. Foi produzido de forma totalmente independente e alternativa. As letras falam de amores frustrados e narram seguidamente os aspectos psicológicos vivenciados durante um relacionamento malogrado.

Sua proposta musical alia o som de sintetizadores à guitarras distorcidas e elementos experimentais. Não faltam EBMs robóticos e muita microfonia, as vezes em excesso. As letras associadas às influências darkwave e industrial garantem um clima sombrio à maioria das faixas.

Curiosamente a maior parte da produção do disco foi feita na casa dos músicos com o auxílio de um computador Pentium II e um IMAC, apenas a bateria acústica contou com produção externa. Evidentemente, isso atrasou um pouco o andamento do trabalho, mas não deixa de ser interessante ver as possibilidades que o nosso “PC de cada dia” pode trazer, ainda mais se considermos que a qualidade da produção do disco não deixa furo e é realmente muito boa.

Chris VianaGuilherme Não faltam barulhinhos e paradas repentinas como a “pane” proposital da faixa “Dreams Over” de estilo ambient. “Usable” é um EBM, com vocais soturnos que lembra o Rammstein. “Theory of Constraints” começa com uma batida techno forte e contagiante quebrada logo depois pela bateria orgânica e uma sequência de samplers de texturas alternantes que segue até o final da faixa. Em “Expected” (outra faixa com vocal) comparecem guitarras e sons distorcidos, mais barulhinhos e microfonias ensurdecedoras, que em certos momentos abafam um pouco o vocal.
“Answer Machine” é uma mistura de microfonias e sons de vozes pré-gravados em que retalhos de melodia e vozes robotizadas se alternam de formam enlouquecedora. “About Time” é uma experiência de texturas sonoras e bateria acústica em que densas camadas de efeitos se sobrepõem às batidas. “Not Anymore” traz o vocal abafado em terceiro plano, quase inaudível, unindo placidez e dissonância. A experimental “Dreams Over Part Two”, retoma o tema da primeira faixa de forma melancólica e desesperadora, desenvolvido em um belo solo de piano.

Logo após Negative o grupo produziu o disco Positronic que se trata na verdade de uma compilação de remixes das faixas de Negative, preparados por músicos alemães, norte-americanos e brasileiros, e integrantes do grupo.

Enfim, é bom saber que no Brasil existem boas produções para quem curte eletrônico, darkwave e EBM. Se quiserem conhecer mais sobre a dupla é só visitar o site http://www.unfactory.com/, onde inclusive são disponibilizados arquivos MP3 para quem quiser ouvir o som do grupo que em breve deve estar produzindo seu terceiro disco.

Negative

Track list:

1. Dreams Over (part I)
2. Usable
3. Theory of Constraints
a) Identification
b) Subordination
c) Elevation
4 . Expected
5 . Answer Machine
6 . About Time
7 . Not Anymore
8 . Dreams Over (part II)

Positronic

Track list:

1. Usable (traumatize-rebellion mix) – por Sacred Complex (Alemanha)
2. Usable (wasted mix) – por Mortal Void (Germany)
3. Theory of Constraints (remixed version) – por Angel-99 (EUA)
4. Expected (derranged mix) – por Unfactory (Brasil)
5. Usable (remixed version) – por Divide by Zero (Brasil)
6. Expected (fragmented mix) – por Winterchylde (EUA)
7. Usable (abused mix) – por Mortal Void (Alemanha)
8. Answer Machine (answer that shit mix) – por Unfactory (Brasil)
9. Not Anymore (bad trip mix) – por Unfactory (Brasil)

 

por Beatrix Algrave