Autora:Iza Maria de Miranda Costa

Vatapá

Descrição: O Vatapá é influência da culinária africana trazida pelos escravos nos navios negreiros a partir do seculo XVI e com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar sua dieta alimentar desenvolveram outros pratos, que passaram a ser típicos da culinária brasileira. São exemplos o angu, feijoada entre outros. Além de ser considerado comida típica da Bahia, também é muito famoso no Pará onde a receita sofre variações como a ausência de amendoim e outros ingredientes comuns na versão tradicional baiana.

 
 
Ingredientes:

4 pães franceses amanhecidos
1 garrafa de leite de coco 400 ml
200 grs de camarão seco moído no liquidificador
200 grs de amendoim torrado sem pele e moido
200 grs de castanha torrada moida
4 cebolas grandes
1 colher de chá de gengibre
azeite de dende a gosto

 

 
Preparação:
Coloque os pães de molho com metade da garrafa do leite de coco.
Em seguida moa no liquidificador separadamente, a castanha, o camarão seco sem a cabeça, o amendoim. Depois coloque no liquidificador também as cebolas com um pouco de água e o gengibre e bata.
A seguir pegue os pães de molho e bata no liquidificador junto com as cebolas que já foram batidas, depois de bater todo o pão coloque na panela e vá adicionando metade do camarão, a castanha, o amendoim e comece a cozinhar mexendo sempre para não pegar no fundo da panela. Quando começar a engrossar, numa panela a parte coloque o azeite de dendê para fritar o restante do camarão seco.
Quando der uma fritadinha nesse camarão despeje na panela do vatapá e continue mexendo para engrossar. O ponto deve ser obtido quando estiver bem grosso tipo pirão e você coloca um pouco no fundo de um pires, espera esfriar e vira o prato, se não cair e soltar do fundo do pires, esta pronto.