Se você não sabe quem
é esse grupo, eu vou lhe dar uma dica. Se for realmente
um leitor fiel desse site, deve ter visto e revisto o filme Alta
Fidelidade com John Cusack. E se prestou atenção
ao início do filme, quando aparece um sulco de vinil e
uma canção berrada e maluca, então, você
já ouviu o 13th. Aquela é "You're Gonna Miss
Me", o maior clássico dessa banda liderada por Roky
Erickson, um dos maiores porra-loucas da história da música,
dono de idéias mais disparatadas do que Syd Barrett e Iggy
Pop juntos e que tem uma vida pessoal para lá de acidentada.
Roky é uma figura mítica no meio e que continua
tocando e gravando discos. Apesar de ter durado pouco tempo, o
13th Floor Elevators tem uma história curiosíssima
e saiba como uma jovem cantora chamada Janis Joplin deixou de
entrar para a banda por considerá-los extremamente malucos
e por temer as drogas que os integrantes utilizavam. Só
por isso já valem serem comentados. Mas, há mais,
muito mais...
Se
Syd teve os neurônios fritados por LSD, foi expulso do Pink
Floyd e hoje é um quase vegetal, Roky foi internado, tomou
choques e quase não se recuperou.
Se Jim Morrison se cagava
de ser preso após o incidente do show em Miami, em 1968,
e cujo o processo se arrastaria até sua morte, Roky foi
preso por portar um solitário cigarrinho de maconha e teve
que alegar insanidade mental para escapar de uma cana federal.
Mas, por causa disso, passou três anos e meio em um hospital
psiquiátrico, tomando eletrochoques, que quase o transformaram
em um vegetal após ser diagnosticado como esquizofrênico.
E tudo isso comandando uma pequena banda, que tinha fama de transgressora
por causa das idéias alucinadas de seu líder.
Desde
pequeno, Roger Kynard Erickson era um garoto estranho. Nascido
no dia 15 de julho (curiosamente no dia em que essa coluna
está sendo montada), em na conservadora Dallas, no
estado do Texas, Roky já era um grande "pepino"
para as autoridades locais.
Em meio a tudo isso, mostrava um grande
talento para a música; aos cinco aprendeu piano e aos doze
ganhou uma guitarra de seus pais, um arquiteto e uma quase-cantora
de ópera. Resolveu desde cedo que seria músico,
abandonando a escola. Seus grandes modelos eram Little Richard
e James Brown. Mas uma de suas maiores influências, foi
Evelyn Erickson, sua mãe.
"Minha mãe
fazia um curso para cantora de ópera na Universidade do
Texas e cantou no coro de uma igreja local entre os anos de 1947
a 1964. Ela venceu um concurso de talento, em Austin, cantando
'La Traviata' de Verdi, e gravou um compacto com as músicas
'Oh, Holy Night' e 'Silent Night' para um pequeno selo chamado
Echo. Ela foi uma grande influência para mim como cantora."
Rory conta que através
dela começou a tomar aulas de piano: "antes mesmo
de eu ser alfabetizado, com quatro ou cinco anos, eu comecei a
ter aula de piano com uma vizinha chamada Alma Jean Ward. Aos
oito ou dez anos ela me ensinou rudimentos de guitarra e corri
para casa para ensinar meus irmãos os poucos acordes que
eu havia aprendido."
Rory lembra da primeira
vez que viu James Brown em um palco: "ele fez um show em
Austin e quando tocou seu órgão eu fiquei assustado,
porque ele parecia tão envolvido com o instrumento e com
a música que soltava uns gritos que me deram medo. Também
gostava muito de John Lee Hooker, Albert King e John Mayall."
Assim, em 1965, com 18
anos, compôs a clássica canção "You're
Gonna Miss Me" e resolveu montar sua própria banda.
A primeira, e de curta duração, foi o Spades, que
estreou um concurso da mesma escola em que Roky havia deixado
- na verdade fora expulso pelo comprimento de seu cabelo.
E foi com os Spades que
Roky gravou o primeiro compacto, contendo já "You're
Gonna Miss Me". Foi quando uma banda chamada The Lingsmen
formada por Stacy Sutherland (guitarra), Benny Thurman (violino
e baixo), John Ike Walton (bateria) e Max Rainey (vocais) cruzou
o caminho de Roky, através de Tommy Hall.
Tommy
era um estudante de psicologia que passava boa parte do tempo
tomando ácido e tocando em pequenas bandas, especialmente
grupos de blues. Ao conhecer o Lingsmen, resolveu montar uma banda
com eles. Junto com Clementine Hall, atraíram Roky para
conhecer o Lingsmen e começarem uma nova banda.
Assim nascia o 13th Floor
Elevators, nome inventado por Clementine Hall, com Stacy Sutherland
(guitarra), Benny Thurman (violino e baixo), John Ike Walton (bateria),
Tommy Hall (efeitos), além de Roky (guitarra e vocais).
O nome, aliás, é cercado de uma certa confusão.
Mas talvez seja a versão da própria autora, a mais
correta: "eu estava sentada em minha cama com Tommy quando
ele me perguntou qual o nome que deveria dar ao grupo. Eu sugeri
Elevators, não apenas porque o som era psicodélico,
mas também poderia sugerir uma daquelas antigas bandas
de r&b, como Miracles ou The Temptations. Dias depois, ele
me disse que a banda tinha gostado do nome, mas que faltava algo
e sugeri o 13th. E a razão mais óbvia era que naquela
época não existia o 13º andar nos prédios
dos Estados Unidos. Mas outra razão é que a 13ª
letra do nosso alfabeto é o 'M', que poderia significar
marijuana. Além disso, o 13 sempre foi meu número
de sorte."
Tommy
servia como um ótimo complemento a Roky, combinando drogas,
filosofia e religião. Como ele e Clementine eram mais velhos
- ele tinha 34 anos, Clementine 26 e Roky apenas 18 - que os demais
membros do grupo, exerciam enorme influência e Tommy era
um dos principais compositores.
Foi Tommy também
que apresentou as drogas para a banda, especialmente o LSD, que
teve uma enorme influência na vida de Roky. E foi ele também
que inventou a marca registrada do som do Elevators: um jarro
amplificado! Ao invés de colocar um microfone no jarro,
Tommy resolveu amplificá-lo, dando aquele som completamente
maluco e reconhecível para quem já ouviu alguma
canção da banda.
Assim, nascia a lenda do
13th Floor Elevators, uma banda de concepções totalmente
absurdas em uma terra totalmente conservadora, de forte doutrina
batista. E Roky era o elo de tudo isso. Aos poucos, vinha com
histórias escabrosas, de como queria fazer contato com
seres do espaço, colocando as televisões ligadas,
mas fora do ar, para captar sinais de marcianos, além de
dizer que fora abduzido várias vezes.
Uma importante figura a
forjar o som foi também o guitarrista Stacy Sutherland,
que ajudou a moldar o som hipnótico, junto das letras que
falavam de experiências místicas ou de drogas.
O grupo começou
uma série de shows pelo Oeste e em 1966, quase teve uma
vocalista na banda de nome Janis Joplin! Na época uma total
desconhecida.
Na verdade, Janis havia
adorado o grupo e só não entrou porque havia recebido
uma oferta melhor financeiramente para voltar à Califórnia
e entrar no Big Brother and the Holding Company. Mas, reza a lenda,
que um dos motivos para que Joplin não se juntasse aos
Elevators foi por temer as drogas mais pesadas, como o LSD, o
que não deixa de ser uma ironia, sabendo do trágico
fim dela.
Em
1966, após terem lançado um compacto próprio
com "You're Gonna Miss Me" e terem alcançado
um sucesso razoável nas paradas, ficando em 56º lugar,
conseguiram um contrato com a International Artists e lançaram
o primeiro LP, Pshychedelic Sounds of The 13th Floor Elevators,
um clássico do rock de garagem, produzido por Lelan Rogers,
irmão do xaroposo cantor Kenny Rogers.
A capa foi desenhada
por John Cleveland, um artista de Austin e lá já
aparecia, uma pirâmide, um dos símbolos da banda
e que havia sido sugerido por Tommy, um amante da cientologia.
A pirâmide também foi tirada da costas da nota de
1 dólar, junto com a inscrição Annuit
Coeptis. Detalhe: a pirâmide tem uma pilha de 13 tijolos.
O disco trazia as seguintes faixas:
Lado 1
01. "You're Gonna Miss Me" (R. Erickson) – 2:31
02. "Roller Coaster" (T. Hall, R. Erickson) – 5:07
03. "Splash 1 (Now I'm Home)" (C. Hall, R. Erickson) – 3:57
04. "Reverberation (Doubt)" (T. Hall, S. Sutherland. R. Erickson) – 2:51
05. "Don't Fall Down" (T. Hall, R. Erickson) – 3:03
Lado 2
01. "Fire Engine" (T. Hall, S. Sutherland, R. Erickson) – 3:23
02. "Thru the Rhythm" (T. Hall, S. Sutherland) – 3:10
03. "You Don't Know (How Young You Are)" (Powell St. John) – 2:59
04. "Kingdom of Heaven" (Powell St. John, G. Campa) – 3:11
05. "Monkey Island" (Powell St. John) – 2:40
06. "Tried to Hide" (T. Hall, S. Sutherland) – 2:48
Poucas vezes um disco teve
uma produção tão precária, o que ia
na contra-mão de tudo que se fazia em termos sonoros, e
com tantos clássicos, como "Roller Coaster",
"Fire Engine" (que fazia parte do repertório
do Television em shows) e outras. Uma curiosidade: no vinil da
época, na contra-capa, Roky é chamado de Rocky -
"culpa da gravadora, embora jamais tenham admitido",
jura o cantor.
E o grupo começou
a ser peserguido pela polícia. Em julho do mesmo ano, todos
os integrantes estavam no apartamento de Tommy e Clementine quando
foram presos com drogas. Bastava terem apenas um pequeno baseado
para serem encarcerados, mas acabaram sendo libertados por um
milagre: a ausência do juiz titular.
O juiz Thurmond, que
era considerado implacável com quem fosse preso com drogas
e que invariavelmente condenava o réu a 20 anos de prisão
e trabalhos forçados, mas por um erro da acusação,
o grupo recebeu uma pena leve de um ano e conseguiu uma sursis.
O
processo acabou vitimando direta e indiretamente dois membros:
John Ike Walton sofreu uma forte pressão de seus pais para
largar a banda, ainda mais alarmados com a influência que
Tommy Hall exercia no grupo, enquanto Benny Thurman estava se
afundando nas drogas de maneira muito pesada, mais até
do que Tommy gostaria. Eles acabaram sendo substituídos
por Danny Thomas (baixo) e Dan Galindo (bateria).
Com
essa formação, entraram em estúdio para gravar
o segundo disco, Easter Everywhere.
O disco era outra celebração
às drogas e incluía uma versão para "It's
All Over Now, Baby Blue", de Bob Dylan, além de canções
como "Earthquake", que fala sobre o ato de fazer amor
e "I Had to Tell You", uma grande balada composta por
Roky e Clementine, que era uma de suas parceiras nas músicas.
O LP tinha as seguintes faixas:
Lado A
01. "Slip Inside This House" (T. Hall, R. Erickson) – 8:03
02. "Slide Machine" (Powell St. John) – 3:43
03. "She Lives (In A Time of Her Own)" (T. Hall, R. Erickson) – 2:58
04. "Nobody to Love" (S. Sutherland) – 3:00
05. "Baby Blue" (B. Dylan) – 5:17
Lado B
01. "Earthquake" (T. Hall, R. Erickson) – 4:51
02. "Dust" (T. Hall, R. Erickson) – 4:02
03. "Levitation" (T. Hall, S. Sutherland) – 2:41
04. "I Had to Tell You" (Clementine Hall, Roky Erickson) – 2:28
05. "Postures (Leave Your Body Behind)" (T. Hall, R. Erickson) – 6:30
Mas
a polícia não dava trégua ao grupo e certa
vez tiveram todo o equipamento destruído por oficiais que
procuravam drogas escondidas. Tudo porque um garoto, preso com
um pouco de maconha, havia dito que o fumo pertencia a Roky.
Roky acabaria preso mais
tarde, e desta vez, a punição foi duríssima:
três anos e meio em um hospital psiquiátrico, após
Roky ser obrigado a alegar insanidade para escapar de uma prisão
normal.
Na verdade, o cantor já
apresentava enormes dificuldades mentais a ponto de sua mãe
levá-lo um dia a um hospital para tomar eletrochoques,
acreditando estar fazendo o melhor para seu filho. E sua prisão,
portando um solitário baseado, era tudo que a polícia
precisava para encarcerá-lo.
Por isso, quando Roky
foi preso após um show na Sam Houston State University
e condenado, sua família conseguiu que ele fosse removido
para o Rusk State Mental Hospital.
Após
a prisão de Erickson, o grupo entrou em uma grande névoa
de dúvidas. A banda, na verdade, já estava quase
se dissolvendo e a gravadora resolveu lançar, em 1968,
um disco ao vivo, chamado apenas de Live.
Dan Galindo disse que o
disco foi feito apenas para capitalizar algum dinheiro em cima
de toda a confusão e que sequer foi gravado ao vivo: "era
uma gravação no estúdio com palmas acrescentadas.
Uma tremenda fraude com as pessoas."
Em
1969, o grupo (ou a gravadora) lança outro disco, aproveitando
material escrito por Roky, que havia deixado e que foi cantado
quase na totalidade por Stacy, alçado à categoria
de dono de um grupo que não mais existia, afinal o disco
já não contava também com Tommy Hall: Bull
Of Woods.
E no mesmo ano, Roky começa
seu tormento, com choques e "drogas estabilizadoras",
como Thorazine.
Roky
só foi solto em 1973 e parecia mais um zumbi do que outra
coisa. Apesar disso, acreditava que devia voltar a cantar e compor,
e montou um grupo chamado Bleib Alien, com o qual compôs
algumas canções inspiradas em filmes de terror.
Um fiasco completo.
Em 1978, Stacy foi encontrado
morto no dia 24 de agosto, após uma briga doméstica,
que os demais integrantes não gostam de comentar.
Em 1982, após inúmeros
problemas legais e dizendo que um marciano tinha tomado posse
de seu corpo, sumiu do mapa!
Mas
Roky foi encontrado na década de 90 em estado de miséria,
vivendo com 200 dólares do seguro social e foi salvo quando
vários fãs seus - gente como R.E.M., The Jesus and
Mary Chain, ZZ Top e outros - gravaram um disco tributo chamado
Where the Pyramid Meets the Eye: A Tribute to Roky Erickson.
Em 1992 é lançado o disco Another Dimension,
um apanhado com músicas raras do 13th Floor Elevators.
Em
1993 é a vez de outro disco interessante, Out Of
Order – Live at the Avalon Ballroom. Mas Roky lançou
mais de uma dezenas de discos, com bandas como Explosives, Ressurrectionists,
ou simplesmente solos. Alguns trabalhos são totalmente
insanos, outras emocionam pela tentativa de retornar a ativa após
uma vida de tanto sofrimento.
Existem inúmeros sites ligados
ao mito Roky Erickson de pura paixão e devoção.
E Roky continua tocando (ainda que esporadicamente) e pode ser
considerado um dos poucos sobreviventes dos anos 60 e talvez um
dos únicos que foi até o inferno e conseguiu sobreviver.
Por
isso mesmo, Roky angariou a simpatia e a admiração
de vários artistas, que confessam terem absoluta paixão
pelo som do 13th Floor Elevators, como é o caso de Henry
Rollins.
Deixo vocês com a
letra do grande clássico do grupo, "You're Gonna Miss
Me" e a discografia da banda. Apenas um adendo: pretendia
publicar a coluna no dia 13, em homenagem ao grupo, mas acabou
entrando mesmo, no dia 15, data do aniversário de 58 anos
do gênio. E, dessa vez, por puro acaso.
Um abraço
e até a próxima coluna.
You're Gonna Miss
Me
Oh yeah!
Ahh!
You're gonna wake up one morning as the sun greets the dawn.
You're gonna wake up one morning as the sun greets the dawn.
You're gonna look around in your mind, girl, you're gonna find
that
I'm gone.
You didn't realize,
You didn't realize,
You didn't realize,
You didn't realize,
You didn't realize.
Oh! you're gonna miss me, baby.
Oh! you're gonna miss me, baby.
Oh! you're gonna miss me, child, yeah, yeah.
I gave you the warning,
But you never heeded it.
How can you say you miss my lovin,
When you never needed it?
Yeah! Yeah! Ow!
You're gonna wake up wonderin',
Find yourself all alone,
But what's gonna stop me, baby?
I'm not comin' home.
I'm not comin' home.
I'm not comin' home.
Oh, oh, oh, yeah!
Discografia
Pshychedelic Sounds of
The 13th Floor Elevators (1966)
Easter Everywhere (1967)
Live (1968)
Bull Of Woods (1969)
Live “SF66” (1980)
Elevator Tracks (1987)
Flivver (1988)
Live in United States 1966 (1989)
Another Dimension (1992)
Magic of the Pyramids (1993)
Out Of Order – Live at the Avalon Ballroom (1993)
Levitation (1994)
The 1966-67 Unreleased Masters Collection (caixa com três
cds, 1994)
The Best Of… Manicure Your Mind (1999)
His Eye on the Pyramid (1999) |