160 - 13th Floor Elevators


Se você não sabe quem é esse grupo, eu vou lhe dar uma dica. Se for realmente um leitor fiel desse site, deve ter visto e revisto o filme Alta Fidelidade com John Cusack. E se prestou atenção ao início do filme, quando aparece um sulco de vinil e uma canção berrada e maluca, então, você já ouviu o 13th. Aquela é "You're Gonna Miss Me", o maior clássico dessa banda liderada por Roky Erickson, um dos maiores porra-loucas da história da música, dono de idéias mais disparatadas do que Syd Barrett e Iggy Pop juntos e que tem uma vida pessoal para lá de acidentada. Roky é uma figura mítica no meio e que continua tocando e gravando discos. Apesar de ter durado pouco tempo, o 13th Floor Elevators tem uma história curiosíssima e saiba como uma jovem cantora chamada Janis Joplin deixou de entrar para a banda por considerá-los extremamente malucos e por temer as drogas que os integrantes utilizavam. Só por isso já valem serem comentados. Mas, há mais, muito mais...


Roky EricksonSe Syd teve os neurônios fritados por LSD, foi expulso do Pink Floyd e hoje é um quase vegetal, Roky foi internado, tomou choques e quase não se recuperou.

Se Jim Morrison se cagava de ser preso após o incidente do show em Miami, em 1968, e cujo o processo se arrastaria até sua morte, Roky foi preso por portar um solitário cigarrinho de maconha e teve que alegar insanidade mental para escapar de uma cana federal.

Mas, por causa disso, passou três anos e meio em um hospital psiquiátrico, tomando eletrochoques, que quase o transformaram em um vegetal após ser diagnosticado como esquizofrênico. E tudo isso comandando uma pequena banda, que tinha fama de transgressora por causa das idéias alucinadas de seu líder.

Desde pequeno, Roger Kynard Erickson era um garoto estranho. Nascido no dia 15 de julho (curiosamente no dia em que essa coluna está sendo montada), em na conservadora Dallas, no estado do Texas, Roky já era um grande "pepino" para as autoridades locais.

Em meio a tudo isso, mostrava um grande talento para a música; aos cinco aprendeu piano e aos doze ganhou uma guitarra de seus pais, um arquiteto e uma quase-cantora de ópera. Resolveu desde cedo que seria músico, abandonando a escola. Seus grandes modelos eram Little Richard e James Brown. Mas uma de suas maiores influências, foi Evelyn Erickson, sua mãe.

"Minha mãe fazia um curso para cantora de ópera na Universidade do Texas e cantou no coro de uma igreja local entre os anos de 1947 a 1964. Ela venceu um concurso de talento, em Austin, cantando 'La Traviata' de Verdi, e gravou um compacto com as músicas 'Oh, Holy Night' e 'Silent Night' para um pequeno selo chamado Echo. Ela foi uma grande influência para mim como cantora."

Rory conta que através dela começou a tomar aulas de piano: "antes mesmo de eu ser alfabetizado, com quatro ou cinco anos, eu comecei a ter aula de piano com uma vizinha chamada Alma Jean Ward. Aos oito ou dez anos ela me ensinou rudimentos de guitarra e corri para casa para ensinar meus irmãos os poucos acordes que eu havia aprendido."

Rory lembra da primeira vez que viu James Brown em um palco: "ele fez um show em Austin e quando tocou seu órgão eu fiquei assustado, porque ele parecia tão envolvido com o instrumento e com a música que soltava uns gritos que me deram medo. Também gostava muito de John Lee Hooker, Albert King e John Mayall."

Assim, em 1965, com 18 anos, compôs a clássica canção "You're Gonna Miss Me" e resolveu montar sua própria banda. A primeira, e de curta duração, foi o Spades, que estreou um concurso da mesma escola em que Roky havia deixado - na verdade fora expulso pelo comprimento de seu cabelo.

E foi com os Spades que Roky gravou o primeiro compacto, contendo já "You're Gonna Miss Me". Foi quando uma banda chamada The Lingsmen formada por Stacy Sutherland (guitarra), Benny Thurman (violino e baixo), John Ike Walton (bateria) e Max Rainey (vocais) cruzou o caminho de Roky, através de Tommy Hall.

da esquerda para a direita: Benny (de costas), Roky, Tommy e StacyTommy era um estudante de psicologia que passava boa parte do tempo tomando ácido e tocando em pequenas bandas, especialmente grupos de blues. Ao conhecer o Lingsmen, resolveu montar uma banda com eles. Junto com Clementine Hall, atraíram Roky para conhecer o Lingsmen e começarem uma nova banda.

Assim nascia o 13th Floor Elevators, nome inventado por Clementine Hall, com Stacy Sutherland (guitarra), Benny Thurman (violino e baixo), John Ike Walton (bateria), Tommy Hall (efeitos), além de Roky (guitarra e vocais). O nome, aliás, é cercado de uma certa confusão. Mas talvez seja a versão da própria autora, a mais correta: "eu estava sentada em minha cama com Tommy quando ele me perguntou qual o nome que deveria dar ao grupo. Eu sugeri Elevators, não apenas porque o som era psicodélico, mas também poderia sugerir uma daquelas antigas bandas de r&b, como Miracles ou The Temptations. Dias depois, ele me disse que a banda tinha gostado do nome, mas que faltava algo e sugeri o 13th. E a razão mais óbvia era que naquela época não existia o 13º andar nos prédios dos Estados Unidos. Mas outra razão é que a 13ª letra do nosso alfabeto é o 'M', que poderia significar marijuana. Além disso, o 13 sempre foi meu número de sorte."

da esquerda para a direita: Tommy Hall, Benny Thurman, Roky Erickson, John Ike Walton e Stacy SutherlandTommy servia como um ótimo complemento a Roky, combinando drogas, filosofia e religião. Como ele e Clementine eram mais velhos - ele tinha 34 anos, Clementine 26 e Roky apenas 18 - que os demais membros do grupo, exerciam enorme influência e Tommy era um dos principais compositores.

Foi Tommy também que apresentou as drogas para a banda, especialmente o LSD, que teve uma enorme influência na vida de Roky. E foi ele também que inventou a marca registrada do som do Elevators: um jarro amplificado! Ao invés de colocar um microfone no jarro, Tommy resolveu amplificá-lo, dando aquele som completamente maluco e reconhecível para quem já ouviu alguma canção da banda.

Assim, nascia a lenda do 13th Floor Elevators, uma banda de concepções totalmente absurdas em uma terra totalmente conservadora, de forte doutrina batista. E Roky era o elo de tudo isso. Aos poucos, vinha com histórias escabrosas, de como queria fazer contato com seres do espaço, colocando as televisões ligadas, mas fora do ar, para captar sinais de marcianos, além de dizer que fora abduzido várias vezes.

Uma importante figura a forjar o som foi também o guitarrista Stacy Sutherland, que ajudou a moldar o som hipnótico, junto das letras que falavam de experiências místicas ou de drogas.

O grupo começou uma série de shows pelo Oeste e em 1966, quase teve uma vocalista na banda de nome Janis Joplin! Na época uma total desconhecida.

Na verdade, Janis havia adorado o grupo e só não entrou porque havia recebido uma oferta melhor financeiramente para voltar à Califórnia e entrar no Big Brother and the Holding Company. Mas, reza a lenda, que um dos motivos para que Joplin não se juntasse aos Elevators foi por temer as drogas mais pesadas, como o LSD, o que não deixa de ser uma ironia, sabendo do trágico fim dela.

capa do disco Pshychedelic Sounds of The 13th Floor ElevatorsEm 1966, após terem lançado um compacto próprio com "You're Gonna Miss Me" e terem alcançado um sucesso razoável nas paradas, ficando em 56º lugar, conseguiram um contrato com a International Artists e lançaram o primeiro LP, Pshychedelic Sounds of The 13th Floor Elevators, um clássico do rock de garagem, produzido por Lelan Rogers, irmão do xaroposo cantor Kenny Rogers.

A capa foi desenhada por John Cleveland, um artista de Austin e lá já aparecia, uma pirâmide, um dos símbolos da banda e que havia sido sugerido por Tommy, um amante da cientologia. A pirâmide também foi tirada da costas da nota de 1 dólar, junto com a inscrição Annuit Coeptis. Detalhe: a pirâmide tem uma pilha de 13 tijolos.

O disco trazia as seguintes faixas:

Lado 1

01. "You're Gonna Miss Me" (R. Erickson) – 2:31
02. "Roller Coaster" (T. Hall, R. Erickson) – 5:07
03. "Splash 1 (Now I'm Home)" (C. Hall, R. Erickson) – 3:57
04. "Reverberation (Doubt)" (T. Hall, S. Sutherland. R. Erickson) – 2:51
05. "Don't Fall Down" (T. Hall, R. Erickson) – 3:03

Lado 2

01. "Fire Engine" (T. Hall, S. Sutherland, R. Erickson) – 3:23
02. "Thru the Rhythm" (T. Hall, S. Sutherland) – 3:10
03. "You Don't Know (How Young You Are)" (Powell St. John) – 2:59
04. "Kingdom of Heaven" (Powell St. John, G. Campa) – 3:11
05. "Monkey Island" (Powell St. John) – 2:40
06. "Tried to Hide" (T. Hall, S. Sutherland) – 2:48

Poucas vezes um disco teve uma produção tão precária, o que ia na contra-mão de tudo que se fazia em termos sonoros, e com tantos clássicos, como "Roller Coaster", "Fire Engine" (que fazia parte do repertório do Television em shows) e outras. Uma curiosidade: no vinil da época, na contra-capa, Roky é chamado de Rocky - "culpa da gravadora, embora jamais tenham admitido", jura o cantor.

o bumbo da bateria da bandaE o grupo começou a ser peserguido pela polícia. Em julho do mesmo ano, todos os integrantes estavam no apartamento de Tommy e Clementine quando foram presos com drogas. Bastava terem apenas um pequeno baseado para serem encarcerados, mas acabaram sendo libertados por um milagre: a ausência do juiz titular.

O juiz Thurmond, que era considerado implacável com quem fosse preso com drogas e que invariavelmente condenava o réu a 20 anos de prisão e trabalhos forçados, mas por um erro da acusação, o grupo recebeu uma pena leve de um ano e conseguiu uma sursis.

O processo acabou vitimando direta e indiretamente dois membros: John Ike Walton sofreu uma forte pressão de seus pais para largar a banda, ainda mais alarmados com a influência que Tommy Hall exercia no grupo, enquanto Benny Thurman estava se afundando nas drogas de maneira muito pesada, mais até do que Tommy gostaria. Eles acabaram sendo substituídos por Danny Thomas (baixo) e Dan Galindo (bateria).

capa do disco Easter EverywhereCom essa formação, entraram em estúdio para gravar o segundo disco, Easter Everywhere.

O disco era outra celebração às drogas e incluía uma versão para "It's All Over Now, Baby Blue", de Bob Dylan, além de canções como "Earthquake", que fala sobre o ato de fazer amor e "I Had to Tell You", uma grande balada composta por Roky e Clementine, que era uma de suas parceiras nas músicas.

O LP tinha as seguintes faixas:

Lado A

01. "Slip Inside This House" (T. Hall, R. Erickson) – 8:03
02. "Slide Machine" (Powell St. John) – 3:43
03. "She Lives (In A Time of Her Own)" (T. Hall, R. Erickson) – 2:58
04. "Nobody to Love" (S. Sutherland) – 3:00
05. "Baby Blue" (B. Dylan) – 5:17

Lado B

01. "Earthquake" (T. Hall, R. Erickson) – 4:51
02. "Dust" (T. Hall, R. Erickson) – 4:02
03. "Levitation" (T. Hall, S. Sutherland) – 2:41
04. "I Had to Tell You" (Clementine Hall, Roky Erickson) – 2:28
05. "Postures (Leave Your Body Behind)" (T. Hall, R. Erickson) – 6:30

Mas a polícia não dava trégua ao grupo e certa vez tiveram todo o equipamento destruído por oficiais que procuravam drogas escondidas. Tudo porque um garoto, preso com um pouco de maconha, havia dito que o fumo pertencia a Roky.

Roky acabaria preso mais tarde, e desta vez, a punição foi duríssima: três anos e meio em um hospital psiquiátrico, após Roky ser obrigado a alegar insanidade para escapar de uma prisão normal.

Na verdade, o cantor já apresentava enormes dificuldades mentais a ponto de sua mãe levá-lo um dia a um hospital para tomar eletrochoques, acreditando estar fazendo o melhor para seu filho. E sua prisão, portando um solitário baseado, era tudo que a polícia precisava para encarcerá-lo.

Por isso, quando Roky foi preso após um show na Sam Houston State University e condenado, sua família conseguiu que ele fosse removido para o Rusk State Mental Hospital.

capa do disco Livecapa do disco Bull Of WoodsApós a prisão de Erickson, o grupo entrou em uma grande névoa de dúvidas. A banda, na verdade, já estava quase se dissolvendo e a gravadora resolveu lançar, em 1968, um disco ao vivo, chamado apenas de Live.

Dan Galindo disse que o disco foi feito apenas para capitalizar algum dinheiro em cima de toda a confusão e que sequer foi gravado ao vivo: "era uma gravação no estúdio com palmas acrescentadas. Uma tremenda fraude com as pessoas."

Em 1969, o grupo (ou a gravadora) lança outro disco, aproveitando material escrito por Roky, que havia deixado e que foi cantado quase na totalidade por Stacy, alçado à categoria de dono de um grupo que não mais existia, afinal o disco já não contava também com Tommy Hall: Bull Of Woods.

E no mesmo ano, Roky começa seu tormento, com choques e "drogas estabilizadoras", como Thorazine.

Roky só foi solto em 1973 e parecia mais um zumbi do que outra coisa. Apesar disso, acreditava que devia voltar a cantar e compor, e montou um grupo chamado Bleib Alien, com o qual compôs algumas canções inspiradas em filmes de terror. Um fiasco completo.

Em 1978, Stacy foi encontrado morto no dia 24 de agosto, após uma briga doméstica, que os demais integrantes não gostam de comentar.

Em 1982, após inúmeros problemas legais e dizendo que um marciano tinha tomado posse de seu corpo, sumiu do mapa!

capa do disco Another DimensionMas Roky foi encontrado na década de 90 em estado de miséria, vivendo com 200 dólares do seguro social e foi salvo quando vários fãs seus - gente como R.E.M., The Jesus and Mary Chain, ZZ Top e outros - gravaram um disco tributo chamado Where the Pyramid Meets the Eye: A Tribute to Roky Erickson.

Em 1992 é lançado o disco Another Dimension, um apanhado com músicas raras do 13th Floor Elevators.

Em 1993 é a vez de outro disco interessante, Out Of Order – Live at the Avalon Ballroom. Mas Roky lançou mais de uma dezenas de discos, com bandas como Explosives, Ressurrectionists, ou simplesmente solos. Alguns trabalhos são totalmente insanos, outras emocionam pela tentativa de retornar a ativa após uma vida de tanto sofrimento.

capa do disco Out Of Order – Live at the Avalon BallroomExistem inúmeros sites ligados ao mito Roky Erickson de pura paixão e devoção. E Roky continua tocando (ainda que esporadicamente) e pode ser considerado um dos poucos sobreviventes dos anos 60 e talvez um dos únicos que foi até o inferno e conseguiu sobreviver.

Por isso mesmo, Roky angariou a simpatia e a admiração de vários artistas, que confessam terem absoluta paixão pelo som do 13th Floor Elevators, como é o caso de Henry Rollins.

Deixo vocês com a letra do grande clássico do grupo, "You're Gonna Miss Me" e a discografia da banda. Apenas um adendo: pretendia publicar a coluna no dia 13, em homenagem ao grupo, mas acabou entrando mesmo, no dia 15, data do aniversário de 58 anos do gênio. E, dessa vez, por puro acaso.

Um abraço e até a próxima coluna.

Roky e Henry RollinsYou're Gonna Miss Me

Oh yeah!
Ahh!
You're gonna wake up one morning as the sun greets the dawn.
You're gonna wake up one morning as the sun greets the dawn.
You're gonna look around in your mind, girl, you're gonna find that
I'm gone.
You didn't realize,
You didn't realize,
You didn't realize,
You didn't realize,
You didn't realize.
Oh! you're gonna miss me, baby.
Oh! you're gonna miss me, baby.
Oh! you're gonna miss me, child, yeah, yeah.
I gave you the warning,
But you never heeded it.
How can you say you miss my lovin,
When you never needed it?
Yeah! Yeah! Ow!
You're gonna wake up wonderin',
Find yourself all alone,
But what's gonna stop me, baby?
I'm not comin' home.
I'm not comin' home.
I'm not comin' home.
Oh, oh, oh, yeah!

Discografia

Pshychedelic Sounds of The 13th Floor Elevators (1966)
Easter Everywhere (1967)
Live (1968)
Bull Of Woods (1969)
Live “SF66” (1980)
Elevator Tracks (1987)
Flivver (1988)
Live in United States 1966 (1989)
Another Dimension (1992)
Magic of the Pyramids (1993)
Out Of Order – Live at the Avalon Ballroom (1993)
Levitation (1994)
The 1966-67 Unreleased Masters Collection (caixa com três cds, 1994)
The Best Of… Manicure Your Mind (1999)
His Eye on the Pyramid (1999)

 

 

Colunas