25 - Vários – Driving in the Rain 3 AM. Songs to get lost with
 


“Essas são as horas do crepúsculo. A cidade dorme. Não há um destino certo. Nunca houve. Você olha para o lado. Ela dorme profundamente com a cabeça ao lado do vidro. Somente aqui, no coração da cidade, de noite, não há nenhum conforto....”

Assim começa o texto dessa coletânea da Bongo Beat, que traz uma idéia bacana e diferente: canções que você ouviria se estivesse dirigindo a esmo, às três da manhã pela cidade. Foi com essa idéia que Ralph Alfonso reuniu 17 canções, sendo três dele mesmo e mais 14 de outros artistas. E no meio de desconhecidos há petiscos dos bons. Vamos a eles então...

O cd abre com “Opiate”, do The Orchild Highway, uma canção otimista e com belos momentos instrumentais. Kimberley Rew cedeu a inédita “Endless Ocean”, com um belo solo de guitarra no final. As duas seguintes são de Laura Agnelli, sendo a primeira em parceria com Dave Rave (também um dos idealizadores do projeto) e a segunda, solo. Mas, talvez, a grande faixa do disco seja a instrumental “Celtic Cross”, do falecido BB Garbor. Ralph, que faz uma pequena estória em cada canção, conta que BB tinha feito um disco com Todd Rundgren, quando cometeu o suicídio, em 1990. Anos depois, quando Ralph conversou com a viúva do cantor sobre o tal disco, ela cedeu umas fitas cassetes em que havia apenas o nome das canções e nenhuma outra informação. Ralph informa que a música foi tirada dessa fita e, por isso, o chiado da fita está presente. Outros grandes momentos estão nas faixas “When Love Dies” de Paul Hyde, “Devil Song”, de Kevin Quain, que mais parece um filho de Tom Waits e “Sleep”, de Tom Wilson. Ralph também pegou uma faixa de Katrina and The Waves, “That’s Just the Woman in Me”, que entrou como bônus no lançamento que reuniu os dois primeiros discos do grupo pela gravadora Attic. E o próprio Ralph utilizou três canções-poemas seus, sendo o mais bacana “Goodbye Jack. Kerouac.” (assim mesmo, com um ponto entre Jack e Kerouac).

Resultado: um disco muito bem feito, climático e que você poderá ouvir em seu carro, pela madrugada ou mesmo em casa, durante uma crise de insônia ou em busca de paz.