Esta talvez seja
a banda mais desconhecida de todas que escrevi até agora
e por um simples motivo: é quase impossível conseguir
material deles. O Let's Active nunca teve todos seus trabalhos
lançados em CDs e os LPs são verdadeiros tesouros
arqueológicos. Para conseguir completar a coleção,
fiquei anos e anos procurando em lojas virtuais do mundo todo.
Além de não serem baratos, sofri muito para tê-los
em minhas mãos. Confesso ter os quatro discos, sendo que
um deles apenas em cassete. Acho que a única pessoa que
conheço ter a discografia completa da banda é o
Carlos, isso porque (modéstia à parte) quando eu
conseguia algo, e era possível, pedia duas cópias.
Um destes grupos esquecidos e que teve apenas um quase hit "Every
Word Means No", canção que pode ser achada
em uma coletânea bacana de power pop chamada "Poptopia!
Power Pop Classic of The 80's". A importância maior
se reside em seu líder Mitch Easter, um renomado músico
e produtor, responsável pelos primeiros trabalhos do R.E.M.,
Suzanne Vega, entre outros. No final da matéria, vocês
poderão conferir todos os discos em que Mitch se meteu
e o que fez em cada um. Eu avisei que 2003 prometia...
Mais
um parceiro ilustre para esse humilde site. A bola da vez é
o selo inglês Voiceprint, que é representado no Brasil
por Fabio Golfetti, do Violeta de Outono. Um selo totalmente alternativo
em estilos musicais, mas de tremendo bom gosto. Quando a coluna
estiver chata, antes de sair, visite o site da Voiceprint. Além
de ídolo, Fabio é um grande amigo e agora patrocinador.
Obrigado Fabio!
Depois de explicada mais
uma parceria, vamos falar do Let's Active. Essa é uma daquelas
bandas de que ouvi falar apenas uma vez e sonhei por anos à
fio em ter algo.
A
informação básica é que se tratava
de um grupo que fazia um som similar ao do R.E.M. no começo
de carreira (minha fase preferida do grupo) e que seu líder
Mitch Easter era muito amigo de Michael Stipe e companhia e produzira
algum de seus trabalhos. Mas como obter algum exemplar? Graças
ao bom Deus inventaram a internet e as lojas virtuais. O resto
da história é simples: garimpo puro.
Mitch Easter pode ser considerado um dos expoentes de um movimento
chamado jangle-pop (não me perguntem o significado
do termo...) na década de 80.
Nascido
na Carolina do Norte, na cidadezinha de Winston-Salem, lar do
seu estúdio Drive-In, criou o Let’s Active em 1981.
Sua primeira banda havia sido The Sneakers, com Chris Stamey,
futuro integrante do The dB’s e que quando seguiu carreira
solo chamou o antigo colega para ajudar.
Antes de gravar algo com
o grupo, investiu como produtor e sua primeira cria foi o sensacional
single de estréia do R.E.M., “Radio Free Europe”,
que saiu primeiro pelo micro selo Hibtone, antes da banda assinar
com a I.R.S. Easter continuou a parceria com o R.E.M. e assinou
também a produção do EP Chronic Town
(que hoje está disponível apenas como bônus
em CD do disco Dead Letter Office) e os discos
Murmur e Reckoning.
Peter Buck lembra bem da
parceria com Mitch: “ele é uma pessoa extremamente
atenciosa e paciente. Ficávamos horas discutindo timbres
para a minha guitarra, testando várias afinações
e efeitos. Acho muito justo afirmar que ele ajudou a forjar o
nosso som, dando uma alquimia para a banda.”. Michael Stipe
também é outro fã confesso: “Mitch
me ajudou muito, pois sempre fui muito inseguro. Eu me lembro
que quando estávamos gravando 'Radio..' que minha voz quase
não saía de tanta vergonha que eu ficava. Ele parava
e pedia para que fechasse os olhos e me concentrasse na letra,
explicando que a voz sairia com mais naturalidade se eu relaxasse.
Foi um grande conselho e o carrego até hoje.”
Mitch era um apaixonado
por gravação desse menino. "Em 1972 foram lançado
os primeiros gravadores Teac que permitiam realizar overdubs.
Tão logo Chris (Stamey) conseguiu comprar um, nos trancamos
no porão de casa para aprendermos a usá-lo. Nós
simplesmente deixamos nosso grupo pra lá."
Após tentar, sem
sucesso, trabalhar em um estúdio em Nova York, Mitch acabou
retornando para Winston-Salem e montou o Drive-In na garagem da
casa de seu pais. Logo, o local viraria o lar de inúmeras
bandas interessadas em gravar as primeiras músicas.
"O estúdio
fez fama rápido e, embora, eu tivesse pouco equipamento
e quase nenhum conhecimento técnico, era muito simpático
a todos. Naquela época não havia ainda uma cena
e fiz boas amizades."
Mitch
conta que começou a pensar seriamente em montar uma banda.
"Eu tinha 26 anos e ficava maluco de não ter uma carreira
no meio musical."
Na primeira formação,
estavam presentes a baixista Faye Hunter, sua namorada e a baterista
Sara Romweber.
O nome Let's Active surgiu
através de um slogan em inglês tirado de uma camiseta
japonesa. "Me agradava a idéia de sermos um trio."
Segundo Mitch, a banda só se tornou real após produzir
Chronic Town, do R.E.M. "Acabei sendo convidado
por eles para abrir um show em Atlanta no 688, duas semanas depois.
Imaginávamos que poderíamos fazer um show junto
e fizemos nossa estréia no dia 13 de novembro de 1981.
Foi legal. Na noite seguinte, tocamos com o Love Tractor no clube
40 Watt, em Athens."
O
grupo estava abrindo a turnê do R.E.M., quando a I.R.S.
ofereceu um contrato ao trio. "Não tenho certeza se
realmente gostavam de nós, mas eles tinha ficado impressionados
com o fato de eu ter me tornado um produtor com alguma fama. Em
todo caso, aceitei, pois com eles por trás teria a vida
facilitada."
O primeiro lançamento
seria EP Afoot que continha “Every Word
Means No”. O disco e a canção ganharam status
“cult” nas college radio americanas e a banda
acabou virando uma espécie de querido dos universitários,
assim como acontecia com o R.E.M.
Segundo Easter "Afoot
era apenas uma demo, mas eles gostaram e quiseram lançar
um EP, até porque o custo era bem baixo. Pegamos nosso
pequeno adiantamento para remixarmos em Nova York, com Scott Lit."
O disco era basicamente
gravado ao vivo. Apesar de modesto sucesso comercial, Afoot
chamou a atenção de alguns devotados fãs
e jornalistas.
O
próximo passo era gravar um LP, que seria Cypress.
O disco foi novamente gravado no Drive-In, tendo a companhia de
Don Dixon. Easter podia, enfim, trabalhar mais as canções,
fazendo um pop mais refinado e gastando mais nos arranjos.
"Eu estava feliz porque
algumas composições como 'Waters Part' tinha sido
bem recebida. Cypress era um disco realmente
gravado, mas algumas coisas deviam ter sido limadas. Na época,
achava que alguns erros dariam um certo charme ao trabalho, mas
hoje não concordo, embora seja nosso melhor disco."
O trio original não
sobreviveu ao final da turnê promocional. "Para mim,
a formação original a essência do Let's Active
e fiquei chocado quando Sara foi embora. Ter um trio com duas
mulheres era bom para nossa imagem e sempre sonhei em ter uma
banda com uma formação estável. Nós
háviamos crescido juntos e quando elas saíram, a
magia acabou e as próximas formações eram
mais convencionais, já que eram músicos mais experientes,
mas sem o mesmo carisma." Sara acabou indo tocar com o Snatches
of Pink.
Em
1986, convidou os bateristas Eric Marshall e Rob Ladd, além
da versátil Angie Carlson (com quem acabaria casando) para
as gravações de Big Plans for Everybody.
Fave ajudou o amigo, tocando em algumas canções.
Mais uma vez, a banda virou
um sucesso para bem poucos. "A química já era
outra, era um bom disco mas faltava algo", conta Mitch, que
fez uma excursão com vários músicos.
Em 1988, Mitch queria lançar
mais um disco. A banda contava com Angie Carlson na segunda guitarra
e teclado, John Heames, no baixo e Eric Marshall, na bateria.
Mas a banda, segundo Mitch, não existia mais. "Na
prática, éramos apenas eu e Eric, com uma pequena
colaboração de Angie."
Para
o derradeiro disco, Every Dog Has His Day, foi
chamado John Leckie, que foi o responsável pela produção
dos primeiros álbuns do Simple Minds, além de XTC,
Fall, PiL...
Leckie era uma escolha
inusitada, já que Easter era um produtor requisitado. "A
I.R.S. ficava me oferecendo produtores que me deixavam deprimido.
Alguns tinham famas de serem bons para trabalharem, o que não
era verdade. Além disso, eu era um produtor de algum renome
e sabia que iria ter problemas. Mas a I.R.S. queria alguém
e eu acabei sugerindo por acaso John Leckie. E eles aceitaram."
Para trabalhar com Leckie,
deixaram o pequeno Drive-In e foram para Gales trabalhar no lendário
estúdio Rockfield e mixaram as faixas no Abbey Road. "Fizemos
algumas coisas na minha casa para diminuirmos os custos das gravações.
Assim, gravamos as bases no Rockfield, gravamos os vocais e overdubs
no Drive-In e mixamos no Abbey Road. John é uma ótima
pessoa para se trabalhar, bem agradável, deixava a atmosfera
leve e tudo correu bem. Porém, houve alguns problemas com
os engenheiros. Eles não sabiam como gravar e mixar uma
banda norte-americana e algumas faixas ficaram bem distantes do
que eu queria."
Easter
disse que ficou surpreso e extasiado quando encontrou o ex-vocalista
do Led Zeppelin, em Gales, e descobriu que ele era grande fã
do Let's Active e que havia elogiado suas canções
em algumas entrevistas.
Mas o disco fracassou e
logo a banda terminaria. "Comecei a ter atritos com Angie
e com a I.R.S. O disco não foi bem recebido por crítica
e fãs e a gravadora não nos despedia, mas também
não nos ajudava."
A
gota d'água para ele foi após um show em 1990, num
ginásio em Maryland. "Quando vi que estávamos
tocando para garotinhos ricos e mimados disse comigo mesmo 'é
isso aí, acabou'". E a banda chegava ao fim.
Dois adendos: os discos
foram relançados em CDs, sendo Afoot e Cypress
em uma edição dois-em-um. E na trilha sonora do
seriado Friends há uma versão de
“Every Word Means No” com o grupo Smash Mouth.
Deixo vocês com a
discografia do grupo e algum dos trabalhos de Mitch Easter como
produtor e músico de estúdio. Um abraço e
até a próxima coluna.
Discografia
Afoot EP (IRS) - 1983
Cypress (IRS) - 1984
Big Plans for Everybody (IRS) - 1986
Every Dog Has His Day (IRS) - 1988
Outroa trabalhos de Mitch
Easter
Discos em que atuou
como músico, tocando diversos instrumentos ou apenas como
produtor, incluindo os álbuns com o Let’s Active...
destacam-se trabalhos como R.E.M., Suzanne Vega, The Connels,
Ride, Pavement e Wilco. Pela ordem estão: nome do grupo
ou artista, álbum e o que fez... Eis a lista infindável...
Alaska - “Alaska”
- guitarrista
Alejandro Escovedo - “A Man Under the Influence” -
Guitarrista e Engenheiro
Archers of Loaf - “White Trash Heroes” - Mixagem
Athenaeum - “Hourglass” - Engenheiro
Baby Jesus - “Baby Jesus” - Produtor, Engenheiro e
Mixagem
Bobby Sutliff - “Only Ghosts R.E.M.ain” - Baterista
e Produtor
Bobby Sutliff - “Another Jangly Mess” - Baterista,
Percussionista, Baixista e Guitarrista
Bobby Sutliff - “Allsorts” - Baterista, Tecladista,
Produtor e Engenheiro
Bobby Sutliff - “Bitter Fruit” - Baterista, Produtor,Engenheiro,
Tratamento Digital, Guitarrista
Bus Stop - “Miracle Time”- Engenheiro
Caitlin Cary - “While You Weren’t Looking” -
Guitarrista, Engenheiro, Baterista
Chris Stamey - “Fireworks” - Baterista, Guitarrista,
Mixagem, Produtor, Slide, Cítara, Baixista
Chris Stamey - “It’s a Wonderful Life” - Engenheiro,
Baixista
Chris Stamey - “It’s Alright” - Guitarrista
Clara Thomas - “Clara Thomas” - Mixagem, Guitarrista
Coronet Blue - “Coronet Blue” - Arranjador, Produtor,
Engenheiro, Mixagem, Guitarrista
Cyclone Mack -“Cyclone Mack” - Produtor
D. Henry Fenton - “Autumn Sweet” - Guitarrista, Tecladista,
Produtor, Engenheiro, Mixagem
DM3 - “Dig It the Most” - Tecladista, Vocalista, Produtor,
Cítara Elétrica e Guitarrista
DM3 - “Rippled Soul” - Mixagem
DM3 - “Road to Rome” -Produtor, Engenheiro e Mixagem
Dish - “Mabel Sagitarrius” - Produtor
Doleful Lions - “Motel Swim” - Engenheiro
Don Dixon - “Most of the Girls Like to Dance but Only Some
of the Boys Do” - Guitarrista
Don Dixon - “Romeo at Juilliard” - Guitarrista
Don Dixon - “The Invisible Man” - Baterista e Engenheiro
Donna the Buffalo - “Donna the Buffalo” - Engenheiro
e Mixagem
Game Theory - “Real Nighttime” - Produtor e Engenheiro
Game Theory - “Lolita Nation” - Produtor, Engenheiro,
Guitarrista e Pianista
Game Theory - “Two Steps From the Middle Ages” - Vocalista,
Produtor e Engenheiro
Game Theory - “Big Short Chronicles” - Produtor e
Engenheiro
George Usher - “Days of Plenty” - Mixagem
Girls Say Yes - “To Boys Who Say No” - Engenheiro,
Mixagem, Guitarrista e Pianista
Glory Fountain - “Blame Love” - Baterista, Percussionista,
Engenheiro e Mixagem
Glory Fountain - “The Bauty of 23” - Produtor e Engenheiro
Grover - “My Wild Life” - Produtor, Engenheiro, Overdubs,
Mixagem e Baixista
Health & Happiness Show - “Instant Living” - Mixagem
Hege V - “House of Tears”- Produtor e Engenheiro
Helium - “No Guitars EP” - Produtor, Engenheiro e
Slide
Helium - “Magic City” - Vocalista, Produtor, Engenheiro,
Slide, Mixagem, Guitarrista, Mandolin
Hummingbirds - “Love Buzz” - Produtor e Engenheiro
Indoor Storm - “Metaphysical Blues” - Engenheiro e
Mixagem
Insanity Wave - “Minor League” - Arpista, Guitarrista,
Pianista, Cítara, Tecladista
John & Mary - “Victory Gardens” - Engenheiro
John Hartford - “Steam Powered Aereo-Takes - Mixagem
Ken Stringfellow - “Touched” - Engenheiro
Kimberley Rew - “The Bible of Bop” - Vocalista, Baixista
Kage - “Brazilliant” - Produtor, Engenheiro e Mixagem
Lava Love - “Aphrodisia” - Cítara, Percussionista,
Vocalista, Produtor, Engenheiro, Guitarrista
Let's Active - “Cypress” - Produtor e Guitarrista
Let's Active - “Afoot”- Guitarrista
Let's Active - “Every Dog Has His Day” - Compositor,
Produtor, Performer
Let's Active - “Big Plans for Everybody” - Vários
Instrumentos, Produtor, Performer e Mixagem
Loud Family - “Plants and Birds and Rocks and Things”
- Percussionista, Vocalista, Produtor
Loud Family - “Slouching Towards Liverpool” - Produtor
Loud Family - “The Tape of Only Linda” - Produtor
e Engenheiro
Love Tractor - “Themes From Venus” - Produtor, Engenheiro
e Sampler
Marshall Crenshaw - “Downtown” - Produtor e Pianista
Marshall Crenshaw - “Live: My Truck Is My Home” -
Mixagem
Marshall Crenshaw - “Mary Jean % 9 Others” - Guitarrista
Marti Jones - “Unsophisticated Time”- Guitarrista
Marti Jones - “Used Guitars” - Guitarrista
Marti Jones - “Match Games” - Guitarrista e Violonista
Mercury Dime - “Baffled Ghosts” - Mixagem
Mercury Dime - “Darkling” - Produtor, Engenheiro,
Mixagem e Baixista
Moose - “...XYZ” - Produtor, Engenheiro, Arr. de Cordas,
Mixagem, Baixista, Guitarrista, Pianista
Motocaster - “Stay Loaded” - Produtor
Motocaster - “Acid Rock” - Produtor
Myra Holder - “Four Mile Road” - Baterista, Guitarrista
e Baixista
Orange Humble Band - “Assorted Creams” - Produtor,
Engenheiro, Mixagem e Guitarrista
Pavement - “Brighten the Corners - Engenheiro
Peter Holsapple - “Big Black Truck”- Baterista, Vocalista
Pipe - “International Cement” - Produtor e Engenheiro
Questionnaires - “Anything Can Happen” - Produtor
R.E.M. - “Chronic Town” - Produtor, Engenheiro e Mixagem
R.E.M. - “Murmur” - Produtor, Engenheiro e Mixagem
R.E.M. - “Reckoning” - Produtor, Engenheiro e Mixagem
R.E.M. - “Single It’s the End of the World as We Know
It (And I Feel Fine) - Produtor
R.E.M. - “Murmur” (Importado com bônus) - Produtor,
Engenheiro e Mixagem
R.E.M. - “Reckoning” (Importado com bônus) -
Pianista, Produtor, Engenheiro, Mixagem, Eletrônica
Revelation Darling - “Welcome to the Static” - Tecladista
e Mixagem
Ride - “Tarantula” - Mixagem
Ride - “Tarantula” (2001 com bônus) - Mixagem
Shalini - “We Want Jelly Donuts” - Baterista, Vocal,
Produtor, Percussão, Guitarrista, Sint., Baixista
Snuzz - “Harper” - Instrumentos análogos
Someloves - “Something or Other” - Tecladista, Percussionista,
Produtor, Engenheiro, Guitarrista
Squatweiler - “All Tempo Hot Pants” - Guitarrista
Stephen Duffy - “Duffy” - Produtor e Guitarrista
Steve Almaas - “Kingo a Wild One” - Mixagem
Steve Almaas - “Steve Almaas & Ali Smith - Mixagem e
Guitarra
Superkreme - “Superkreme” - Produtor, Engenheiro,
Guitarrista e Arranjo de Cordas
Suzanne Vega - “single Luka” - Produtor
Suzanne Vega - “Solitude Standing” - Guitarrista,
Produtor e Mixagem
The 6ths - “Wasps’ Nests” - Vocalista, Perfomer
e Guitarrista
The Backsliders - “Southern Lines” - Engenheiro Assistente
The Connells - “Boylan Heights” - Produtor e Engenheiro
The Drag - “Satellites Beaming Back at You” - Produtor,
Engenheiro e Mixagem
The Drag - “The Classic Curve” - Engenheiro e Mixagem
The Evoka Project - “Stranger Than Fiction” - Mixagem
The Fabulous Knobs - “Hugs and Kisses” - Engenheiro
The Forget-Me-Nots - “Hullabaloo” - Produtor e Engenheiro
The Hang Ups - “Second Story” - Produtor, Engenheiro
e Mixagem
The Mockers - “Living In the Hollans Tunnel” - Produtor,
Eng., Mixagem, Baixista, Percussionista
The Slingbacks - “No Way Down” - Produtor, Engenheiro
e Mixagem
The Sneakers - “In the Red” - Baterista, Vocalista,
Baixista e Guitarrista
The Sneakers - “Racket” - Baterista, Cítara,
Baixista, Guitarrista e Percussionista
The Windbreakers - “Electric Landlady” - Produtor
The Windbreakers - “Terminal” - Tecladista
The Windbreakers - “I’ll Be Back” - Baterista
The Windbreakers - “Run” - Produtor
The dB's - “Stands for Decibels”- Mixagem
Tim Lee - All That Stuff” - Produtor
Treva - “Better Later Than Never” - Técnico
de Gravação
Velvet Crush - “Teenage Symphonies to God” - Produtor,
Engenheiro e Mixagem
Velvet Crush - “Heavy Changes” -Produtor, Engenheiro,
Mixagem, Engenheiro de Som
Velvet Crush - “Hold Me Up (edição inglesa)
- Produtor
Velvet Elvis - “Velvet Elvis” - Engenheiro, Mixagem
Vinyl Devotion - “Floor Model” - Vários Instrumentos,
Engenheiro e Mixagem
Washington Squares - “The Washington Squares” - Produtor,
Engenheiro e Pianista
Waxing Poetics - “Hermitage” - Produtor e Engenheiro
Wilco - “Summer Teeth” - Produtor
X-Rayons - “X-Rayons”- Engenheiro
COLETÂNEAS
Mitch também trabalhou
em várias coletâneas. Aqui está a relação...
Various Artists - “The
Water Music Compilation Album”- Perfomer
Various Artists - “Live! For Life (AMC Cancer Research Benefit
Album) - Produtor
Various Artists - “Surprise Tour Pig: A Tribute to R.E.M
- Perfomer
Various Artists - “The Best of Mountain Stage Live, Vol.3”
- Vocalista e Guitarrista
Various Artists - “Better Than a Poke in the Eye/A Long
Play Sampler- Perfomer
Various Artists -“Sing Hollies in Reverse” - Vários
Instrumentos, Produtor, Performer
Various Artists - “Tinsel Tunes” - Engenheiro
Various Artists - “Full Circle: A Tribute to Gene Clark”-
Baterista
Various Artists - “Pop Till You Drop”- Produtor e
Engenheiro
Various Artists - “Scattered” - Produtor, Engenheiro
e Guitarrista
Various Artists - “Straight Outta Bank: The Bomp! 25yh Anniversary
Collection” - Produtor
Various Artists - “This Note’s for you Too: Tribute
to Neil Young” - Baterista, Tecladista, Guitarrista
Various Artists - “Simply Irresistible” - Produtor,
Engenheiro e Mixagem
Various Artists - “Postpunk Chronicles: Left of the Dial”
- Produtor
Various Artists - “Revival, Vol. 2: Kudzu & Hollerin’
Contest - Produtor
Various Artists - “Immortal” - Produtor e Engenheiro
Various Artists - “Poptopia! Power Pop Classic of the 90’s”
- Produtor e Guitarrista
Various Artists - “Poptopia! Power Pop Classic of the 80’s”
- Vocalista, Produtor, Guitarrista e Notas
Various Artists - “Tribute to Todd Rundgren” - Perfomer
Various Artists - “Revival (Yep Roc)” - Mixagem
Various Artists - “Toonage”A Compilation” -
Produtor
Various Artists - “Bachelor Party” - Produtor
Various Artists - “Boston Rock’N’ Roll Anthology,
Vol.8 - Produtor e Engenheiro
|