59 - aichmorhabdophobia - A Cumbersome Records Sampler # 4

Mais uma coletânea enviado por Peter Kowarsky da bela e longuínqua Austrália. E talvez a melhor das três já resenhadas por mim. aichmorhabdophobia - A Cumbersome Records Sampler # 4 mostra novamente 16 novas bandas (tendo uma brasileira em seu cast), com grandes variações e mostrando que pelo menos no underground, o que rock vai muito bem, obrigado.

O disco abre com um inusitado duo feminino amante do riot grrl, BugGirl. Munidas apenas de uma bateria e uma guitarra enloquecida, o grupo compõe uma canção que causaria enfarte em alguns censores: "Suck It Fuck It Like A Bitch From Hell", é rock venenoso e que deverá deixar muito marmanjo com inveja. A segunda faixa apresenta uma outra banda com vocais femininos, Milkmaid, um som igualmente potente, embora um pouco mais lento.

A terceira banda é a paulistana Space Invaders, tocando "Xando", mostrando uma influência enorme dos Pixies. Os australianos do Teen God são outra grata surpresa com seu indie-pop perfeito em "Blisters".

O som Spider Goat Boat é mais experimental, uma mistura entre o progressivo, o metal e o experimentalismo. Já o Vocabularinist traz um som totalmente anárquico, lembrando uma mistura de Black Flag com Contortions. A banda checa do Sabot faz um som calcado no Minutemen, com seu baixo bem gravado.

Os japoneses do Limited Express (Has Gone?) amplificam suas guitarras em um punk alto, bem tocado, ainda que ingênuo. A seguir, aparece a faixa mais bem produzida do disco, o do grupo australiano Plankton, com seu som instrumental, cheio de climas densos, eletrônicos e ótimo trabalho de mixagem. O Plankton é uma espécie de Residents: poucos shows, poucas divulgações e muitos apaixonados pelo seu som.

O One Hundred Years mostra uma faceta bem mais intimista, delicada, com sons de violinos, sons de guitarra, trazendo lembranças campestres em seu clima. O humor dá uma erguida com o Deco (não aquele da seleção portuguesa do Felipão!), com seu rock básico, lembrando muito o Teenage Funclub. Red Giant é outro grupo que faz um excelente pop rock e "Alright" é uma balada bem gostosa de se ouvir.

The Undead Against You ganha o prêmio de banda mais exótica da coletânea: definidos como uma mistura de Brian Wilson (dos Beach Boys) com Drácula! já é possível tirar o você ouvirá. De quebra, traz uma das letras mais bem humoradas: "how I lovethe way you let me/do things to you like you'd never/let me do when you were still alive". Repare também no vocal meio B-52's. Genial!

Porém, em termos de esquisitice, os finlandeses do Itäväylä não ficam atrás, ou alguém já viu um bluesmen declamando/gritando sobre uma base eltrônica? Imagine um Muddy Waters da vida, com uma gaita de boca e sons eletrônicos ao fundo? Agora tente ouvir isso por 8 minutos e 33 segundos sem parar?

A penúltima banda dessa coletânea traz os locais The Brass Bed, um gruo de metais que conta uma história sobre um prisioneiro condenado a trabalhos forçados na gélida Rússia. Destaque para o baixo lento e o vocal igual ao de Tom Waits e que lembra, em certos momentos, o falecido Mark Sandman, do Morphine. Uma triste marcha (fúnebre).

Fechando a festa um punk rock cuspido feito farpa do The Seedy Three, com seus meros 2 minutos e 27 segundos.

O disco só pode ser encontrado no site da Cumbersome e é uma ótima pedida se você quiser impressionar seus amigos e mostrar novos artistas fora do eixo Europa e EUA. Mande seus discos do Killers e Franz Ferdinand para o lixo e toque bem alto aichmorhabdophobia. E depois, é claro, não conte onde o conseguiu só para deixar o pessoal com ainda mais vontade...

Faixas

1. BugGiRL - Suck It Fuck It Like A Bitch From Hell
2. Milkmaid - Deadman Walking
3. Space Invaders - Xando
4. Teen God - Blisters
5. Spider Goat Canyon - Spider Goat Canyon
6. Vocabularinist - Ballad of Multiple Phobias
7. Sabot - dead line
8. Limited Express (Has Gone?) - Go! Girl! Goal!
9. Plankton - Insomnipotent
10. One Hundred Years - Rejection Ootag
11. Deco - Sellout
12. Red Giant - Alright
13. The Undead Against You - Surfin' RIP
14. Itäväylä - Black Diamond Express
15. The Brass Bed - Motherland
16. The Seedy Three - Key Party