37 - Anton Barbeau with Bevis Frond - King Of Missouri

por Carlos Nishimiya

King Of Missouri é o resultado do encontro de duas lendas da música pop. De um lado Anton Barbeau é um cultuado singer/songwriter da festejada cena powerpop californiana com 8 discos já lançados. Seus discos se notabilizam pelas suas melodias extremamente bem trabalhadas em um contexto de simplicidade e originalidade, suas letras, altamente pessoais e muitas vezes surreais remetem a situações inusitadas, flashes do cotidiano e algumas vezes a críticas e autocríticas mordazes.

De outro lado o Bevis Frond é um dos meus grupos favoritos, desde que os conheci quando fui pela primeira vez para Londres nos anos 90. O Bevis Frond é, na verdade, Nick Saloman, guitarrista extraordinaire, compositor prolífico (até demais!), multiinstrumentista, dono de gravadora, escritor e editor de uma das melhores revistas/zines de psicodelia/powerpop do planeta, a Ptolomaic Terrascope (info em www.terrascope.org).

O Bevis Frond tem uma carreira fantástica. O grupo já lançou mais de 20 albuns, incontáveis singles, incontáveis participações e colaborações em discos de outros artistas. Eu tenho tentado colecionar tudo, mas essa é uma tarefa quase impossível. Nevermind. O que realmente é importante dizer é que o Bevis, apesar de serem quase heróis nacionais em sua nativa Inglaterra é praticamente desconhecido em outros países, o que é uma pena, porque sua música é vital, energética e inventiva. E foi também um dos catalizadores do revival da música psicodélica nos anos 80 quando do lançamento do seu album de estréia, Miasma em 1987. Lembra, em momentos, o melhor de Jimi Hendrix, Country Joe & The Fish, e do melhor acid rock da San Francisco de 1967.

King Of Missouri foi o resultado do desejo de Anton de poder tocar junto com os grandes músicos do Bevis (alem de Nick, Andy Ward, bateria e Adrian Shaw, baixo). O approach do Bevis no acompanhamento de Anton foi o foco nas canções e não na sonoridade típica do grupo em seus discos próprios. Os solos de guitarra característicos de Nick Saloman estão contidos e mais inseridos no contexto das canções de Anton Barbeau.

Dentre os destaques do disco estão a mordaz "I Like You", sobre um assediador de celebridades (seria o próprio Anton?), "Retabulation", uma das faixas mais psych-pop do disco, talvez o único momento em que Nick deixa fluir um dos seus solos mais etéreos e "Sylvia Something", uma canção extremamente elaborada, com diversas partes diferentes, refletindo o estado de espírito do autor, alternando calmaria e desespero em diferentes momentos.

Outra canção do disco, "Octagon" já havia sido lançada, em versão diferente, em uma coletânea de powerpop, Yellow Pills vol.4, aliás uma série que recomendo muito aos interessados no atual powerpop. Este lançamento do excepcional selo Bongo Beat na verdade é um relançamento.

O disco foi originalmente lançado em 2002 pelo selo do Bevis Frond, a Woronzow, mas está saindo agora no Canadá e USA com nova capa, adicionando os comentários do pessoal do Bevis e com a adição de uma ótima faixa bônus, "Motor".

Só posso concluir que King Of Missouri é um triunfo para o Bevis Frond, que tem a oportunidade de mostrar uma outra face de seu trabalho e principalmente para Anton Barbeau que tem uma banda do mais alto naipe para acompanhá-lo nessa série brilhante de canções. Certamente ainda ouviremos falar muito de Anton Barbeau no futuro!