70 - Anton Barbeau - Drug Free!

Em um ano extremamente prolífico para Anton, em termos de lançamento - três, contando este - o bardo de Sacramento nos brinda com mais uma obra cheia de brilhantismo, criatividade, humor e letras mais do que inspiradas. Drug Free! (grande título!) é forte candidato a disco do ano.

Mais uma vez, Anton tocou quase todos os instrumentos e contou com ajuda de alguns amigos. O resultado é simplesmente surpreendente, estarrecedor e brilhante: Drug Free! é desde já meu disco favorito em toda sua imensa discografia.

O disco abre com a faixa-título, uma excelente faixa em que escorre seu imenso senso de humor. A segunda faixa "Leave It With Me, I'm Always Gentle" é certamente um dos melhores momentos de 2006, com sua letra beirando o nonsense e sua melodia cativante.

Após uma curta vinheta - uma de suas marcas -, Anton nos brinda com outra faixa maravilhosa - "Just Passing By" - em que há resquícios de "My My Hey Hey" de Neil Young nos dois primeiros segundos de guitarra, aliás, tocada por ele, Anton.

O massacre segue com "Alphalphabhang" e com a inusitada "Disco Dress", tirada das discos dos anos 70. Obviamente, um disco que fala de drogas precisaria ter uma faixa ao estilo Grateful Dead, o que acontece com a longa (mais de 11 minutos) "In A Boat on the Sea", que Jerry Garcia aplaudiria de pé.

O disco fecha com outra assinatura clássica de Barbeau, uma vinheta sem nome.

O disco foi lançado pela Pink Hedgehog e é um dos lançamentos mais suculentos desse ano. Se puder, adquira-o, sem sustos!

Faixas

1. Drug Free
2. Leave It With Me, I'm Always Gentle
3. Lop It Off
4. Just Passing By
5. Alphalphabhang
6. Disco Dress
7. Boncentration Bamps
8. Magic Metal Apron
9. She Wears a Green Leaf
10. Oh the Malaise
11. Circus For the Clowns
12. In A Boat on the Sea
13. Alphalpha Drone
14. Untitled