180 - Squirrel Bait


Na última coluna do ano de 2005 falarei de uma banda de carreira efêmera, totalmente desconhecida, mas que ganhou uma certa notoriedade no meio musical. O Squirrel Bait era formado por cinco garotos com idade média de 16 anos, que fazia um hardcore e punk, influenciados por Black Flag e Hüsker Dü (Grant Hart era grande fã dos meninos) e que deixou o mundo após dois belos discos.


O texto será curto (ou não dará tempo de entrar ainda neste 31 de dezembro), assim como era o som desses garotos enfurecidos. Um som que vale muito ser caçado e saiba que seus dois discos podem ser facilmente importados. Bem, como eu comecei pelo parágrafo final, deixe-me voltar e começar da maneira correta... Ah, e sendo assim, um abraço e até a próxima coluna!

Em 1983, David Grubbs, de Louisville, deixou seu grupo new wave, o Happy Cadavers (grande nome!) e resolveu montar um novo grupo, pois queria tocar algo mais visceral... Ele contava com 13 anos e convidou Clark Johnson (baixo) e Peter Searcy para os vocais. Logo apareceram Brian McMahon (guitarrista como David) e Ben Daughtrey (bateria). Nascia assim, o Squirrel Bait, banda que tinha o Black Flag e o Hüsker Dü como modelos.

O grupo, no entanto, sabia que ficar em Louisville seria uma barca furada: "apesar de ser a maior cidade do estado de Kentucky, Louisville não é cosmopolita", disse Grubbs. Outro problema é que as bandas locais que tocavam punk-rock (No Fun, The Endtables....) já não existiam mais. Irritados com a falta de estrutura local, as bandas começaram a sair da cidade para tocar, e quase todos iam para Chicago, que ficava a menos de 500 km de distância e que oferecia uma boa condição para as bandas novatas.

Assim, em 1985, conseguiram o sonho de abrir alguns shows pela América para ninguém menos que o Hüsker e para o Big Black, de Steve Albini, que se tornaria amigo e fã dos garotos.

avid GrubbsGrubbs e Albini começaram a trocar correspondência nessa época e os dois grupos se ajudaram muito. Grubbs explica o fato: "o Squirrel teve que criar seu próprio som, porque nenhuma banda jamais tocava em Louisville e não tínhamos a quem copiar. Por isso não soávamos como mais ninguém. E essa ausência de artistas obrigou os grupos locais a criarem uma identidade. O resultado disso foi que acabamos afetando algumas bandas de Chicago, quando lá tocamos."

Albini concorda com isso: "de fato, eles não soavam como mais ninguém, assim como o Blastro ou o Slint, outras geniais bandas daquela cidade."

capa do EP Squirrel BaitO grupo começou então a negociar um contrato com um importante selo da Califórnia. Muitos especulam que seria a SST, lar do Dü, versão essa jamais confirmada. O certo é que o contrato não aconteceu, e que, ainda assim, lançaram em 1985, um EP com oito músicas, pelo selo nova-iorquino Homestead apenas com o nome da banda.

Em apenas 17 minutos, o grupo apresenta oito temas que mais parecem uma cachoeira furiosa. O mais impressionante é que os cinco integrantes tinham idade média de 15 anos e faziam algo bastante sólido. O lançamento chamou a atenção no underground e Grant Hart afirmou, eufórico, que era o melhor disco de 400 dólares que já tinha ouvido. O valor, era o custo (também jamais confirmado) total da gravação.

O destaque era o jovem cantor Searcy, que foi considerado o melhor vocalista americano desde Paul Westerberg, dos Replacements. A banda teve ainda uma grande ajuda de outros músicos, casos de Bob Mould (o guitarrista do Hüsker chegou a afirmar que o Bait era melhor que seu trio) e de Evan Dando, do Lemonheads. Ironicamente, o baterista Daughtrey tocaria na banda de Evan anos depois.

capa do disco Skag HeavenA banda começou a excursionar, ainda que eles tivessem que conciliar seu tempo com o estudo. Em 1986, o grupo lança o compacto Kid Dynamite e, em seguida, o primeiro e único LP de sua carreira, Skag Heaven.

Skag mostrava um som mais amadurecido, mas causou alguma gritaria entre os fãs mais radicais, que os acusaram de "amaciar" o som.

O grupo já vivia uma tensão interna, pois Searcy e Ben Daughtrey queriam enxertar elementos mais pop no som, o que não era aceito pelos demais.

Peter SearceyDessa maneira, em 1987, o grupo começa a brigar seriamente, separando-se no ano seguinte.

Quando o compacto Motorola Cloudburst foi lançado, a banda não existia mais.

Após o final, Grubbs e Seacey tiveram vários projetos musicais e continuam até hoje na ativa.

O Squirrel Bait só voltaria a ser notícia quando o EP e o LP saíram em CDs, em 1997, pela Drag City. Primeiro, foram lançados em um formato 2 em 1, e depois separados. E nada mais se falou deles desde então.

FIM

Discografia

Squirrel Bait (EP, 1985)
Kid Dynamite (compacto) (1986)
Skag Heaven (1986)
Motorola Cloudburst (compacto) (1989)



 


 

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