No
meio dos anos 80, entre Madonna e Cyndi Lauper, um quarteto californiano
com quatro garotas lindas e boas musicistas apareceram e dividiram
com as duas musas o posto de rostinhos bonitinhos e talentosos
do mundo pop. Além do colírio para os olhos, eram
excelentes cantoras, compositoras, e com carisma suficiente para
alcançarem o sucesso que tiveram. E que ainda cultivam
quando fazem seus shows pelo mundo afora. Passados
quase 20 anos, elas continuas bonitas, mas hoje essas moças
(já mais para a idade da loba), sempre gostaram e fizeram
um rock básico, honesto e muito competente para marmanjo
nenhum botar defeito. Se você não consegue associar
a banda, ficará fácil com duas canções
clássicas do anos 80, "Walk Like An Egyptian"
e "Manic Monday", ambas do disco Different Light, de
1985. E saiba que estão ainda na ativa e lançaram
um aclamado disco em 2003. Mais uma banda que fará literalmente
os marmanjos babarem e as meninas despeitarem. Mas com "Manic
Monday" ao fundo, ora bolas...
O rock deixou de ser um fenômeno apenas masculino desde
os anos 60 quando cantoras tomavam posição de destaques
em suas bandas. Algumas como intérpretes (Janis Joplin,
Grace Slick), outras como letristas impecáveis (Joni Mitchell,
Patti Smith), e como realmente instrumentistas competentes (Joan
Jett). E já que o rock era um espaço democrático
por que diabos, duas irmãs não poderiam pilotar
sua própria banda e viver a vida dessa maneira?
Esse deve ter sido o pensamento
que imagino ter impulsionado as irmãs Debbi (vocais, bateria
e guitarra) e Vicki Peterson (vocais e guitarra-solo) a montar
seu grupinho de garagem. Em 1980 as duas garotas colocaram um
anúncio em um jornal de Los Angeles, The Recycler, um periódico
especializado em vender artigos de segunda mão como sofás,
livros e carros. Foi através dele que Susanna Hoffs (vocal
e guitarra) e Annette Zilinskas (baixo) resolveram se juntar.
Com essa formação, criaram "The Bangs"
e começaram a rodar todo circuito de barzinhos e pubs da
região. Já com uma certa fama conseguiram gravar
um canção instrumental chamada "Bitchin' summer".
Em seguida, gravaram um compacto com duas canções
no lado A chamadas "Getting out of hand/Call on me",
apenas como trio, sem contar com Annette e que foi batizado apenas
como The Bangles. E quando corria bem, foram intimadas por um
juiz pois uma outra banda alegava já usar e possuir os
direitos sobre o nome Bangs. Não querendo confusão
ou uma disputa inútil, as garotas rebatizaram o grupo e
nasceu The Bangles.
Em 1982 gravaram um EP de 5 faixas apenas intitulado The
Bangles, quer ficou conhecido também como Real
World. Com quatro composições de Vicki
e apenas uma cover ("How's the air up there") e com
vocais dividido entre as quatro - Debbi cantou "I'm in Line";
Vicki foi a voz principal em "How's the air up there"
e "Want You", ao lado de Annette; Susanna em "The
Real World". Vicki e Susanna dividiram as vozes em "Mary
Street - causaram um certo furor na cena local, que criava o movimento
Paisley Underground. E nesse mesmo ano Annette deixa o grupo e
entra Michael Steele, estabilizando o line-up até hoje.
Para Vicki, Michael era dona de uma energia tão grande
e cativante que necessitava ser urgentemente contratada para o
grupo. A atenção da mídia crescia sobre a
cada dia sobre as Bangles, e em 1984, lançaram seu primeiro
disco, All Over The Place.
O
disco foi um grande sucesso. A meninas mostravam um excelente
repertório e influências sólidas de Byrds
e de bandas de garagens dos anos 60. O maior sucesso foi a canção
"Going Down To Liverpool", escrita pelo guitarrista
inglês Kimberly Rew, então integrante da banda Katrina
& The Waves. Eis a letra, na voz de Debbie...
Going Down to Liverpool Lyrics:
(Kimberly Rew)
Hey now
Where you going with that load of nothing in your hand
I said, hey now
All through this green and pleasant land.
I'm going down
to liverpool to do nothing
I'm going down to liverpool to do nothing
I'm going down to liverpool to do nothing
All the days of my life
All the days of my life
Hey there
Where you going with that ub40 in your hand
I said, hey there.
All through this green and pleasant land
I'm going down
to liverpool to do nothing
I'm going down to liverpool to do nothing
I'm going down to liverpool to do nothing
All the days of my life
All the days of my life.
Hey now
Where you going with that UB40 in your hand
I said hey now
All through this green and pleasant land
I'm going down
to liverpool to do nothing
I'm going down to liverpool to do nothing
I'm going down to liverpool to do nothing
All the days of my life
All the days of my life
Com
um disco bem recebido, caíram na estrada e surpreenderam
muito homem que achavam serem apenas um grupinho bonitinho, mas
sem substância. Vicki lembra esses tempos iniciais: "Sempre
que uma mulher tocava rock achavam que ou era apenas uma vocalista
ou alguém mais louca como Patti Smith ou Joan Jett. Nós
nos produzíamos, somos bonitas até hoje e quando
entrávamos todo mundo achava que veriam quatro garotas
rebolando e mexendo com todo mundo. Bem, a gente até podia
fazer isso, mas antes eles nos veriam tocar e iriam gostar. Toda
noite era um desafio."
Durante essa excursão
entraram para produzirem um novo disco. Além do material
próprio, ganharam uma canção de um certo
cantor talentoso, mas que se escondeu atrás do nome Christopher:
o artista era Prince. "Manic Monday" foi o primeiro
grande sucesso das garotas e que tiveram um choque ainda maior
com "Walk Like An Egyptian". Com um vídeo simpático
em alta rotação nas televisões do mundo inteiro,
mostrando movimento de braços imitando antigas dançarinas
egípcias, as Bangles viraram até passo de dança.
"Foi uma locura, o único grupo que vi criar passos
de dança era o B-52's, que estava dentro do estilo alegre
deles. Nós nunca pensamos nisso, fizemos um vídeo
apenas mexendo os braços e de repente todo mundo falava
no estilo Bangles de dançar!". lembra Debbi.
Com
tanta promoção Different Light
pulou para o topo das paradas em 1985 e fez delas um dos grupos
mais queridos do público. Mas com o sucesso vem as primeiras
crises. Exaustas pela excursão mundial e estafadas com
o sucesso, deram uma parada estratégica até 1988,
quando gravaram Everyhting, último trabalho
delas até Doll Revolution deste ano. "Era
hora de pararmos um pouco, afinal nossas vidas pessoais viraram
do avesso. Quando vimos que éramos quatro garotas normais
e que desejávamos coisas simples, nos afastamos um pouco
dos holofotes", conta Susanna. O resultado foi um disco que
teve outro número 1, a baladona "Eternal Flame",
mas um disco já mais suave, pop, longe dos primeiros trabalhos.
Depois disso houve a separação, sem, no entanto,
uma briga entre elas. "Foi aquela coisa: uma olhou para a
outra e dissemos para darmos um tempo, que a banda não
tinha mais motivo de existir. Daí para o final foi um pulo",
conta Vicki.
E cada uma foi cuidar de
sua vida: Debbi casou com Steve Botting, virou mãe, mas
continuou tocando sua guitarra em colaborações com
Gina Shcok das Go-Go's e mais tarde, em parceria com Siobhan Maher,
do grupo River Ciry People, fundaram o grupo Kindred Spirit e
lançaram um disco com o mesmo nome. Vicki fez parte d eum
grupo que juntou músicos de várias bandas "cults"
americanas como dos Pete Holsapple do Db's no Continental Drifters,
lançando um belo disco. Além do grupo, participou
em trabalhos de Belinda Carlisle, Jules Shear e John Doe. Susanna
também deu seu giro pelo mundo do rock trabalhando com
o pessoal das Go-Go's e Jim Keltner e casou-se e tem hoje dois
filhos. Michael foi a única que manteve-se afastada do
mundo musical, indo morar em um lugar isolado no norte da Califórnia.
E em 2002 elas retornaram.
E qual foi o motivo?
"Com o tempo fomos
ficando com saudade de tocarmos juntas. A gravadora lançava
coletâneas das Bangles, a imprensa ficava escrevendo bobagens
sobre nossa separação, até que resolvemos
que era o momento certo para gravarmos algo. Alugamos um casarão
em Los Angeles e começamos a nos divertir, como antes",
conta Susanna. Para produzir o disco convidaram Brad Wood, que
já havia trabalhado com Liz Phair, que foi considerado
o "quinto Bangle" de tanto que as garotas gostaram de
seu estilo. "Brad veio com um monte de idéias no segundo
dia, dentro do nosso espírito. Além disso, o fato
de termos alugado uma casa do nosso próprio bolso, sem
ainda uma gravadora nos pressionando e tocando e compondo por
simples prazer, começamos a encontrar aquelas velhas faíscas
de quase vinte anos atrás", fala Debbi.
O primeiro passo das "novas"
Bangles foi levantar fundos para o disco com shows, muitos shows.
O segundo passo foi reativar o selo próprio, Down Kindle!,
responsável pelo primeiro compacto, de 1981, e juntas encarnaram
melhor espírito "Três Mosqueteiros" (ops!),
"um por todos e todos por um".
"Tudo isso nos deu
uma sensação real de controle sobre o trabalho que
não tivemos anteriormente e isso foi crucial para a nossa
volta. Nos shows tocávamos músicas novas e o público
respondia positivamente. Acabamos compondo 40 canções,
coisas que havíamos feitos nos anos 80, outras de projetos-solos
quando nos separamos, enfim, um vasto material", resume Vicki.
A
idéia para o nome do novo disco, Doll Revolution,
veio por acaso. Vicki conta: Elvis Costello estava gravando um
piloto de um programa de tv, sobre, grupos de garotas, e nos chamou
para ver o que achávamos e se estávamos interessadas
em fazer algo. Então Susannna e Michael fizeram uma demo
bem rudimentar de uma canção chamada "Tear
Off Your Own Head (it's a doll revolution)" e ele adorou.
Indo para um show em nossa van resolvemos ouvir a música
e vimos que poderíamos fazer nossa versão e concluímos
que seria perfeita para nosso disco. Só que ela foi uma
das últimas a serem trabalhadas e quando percebemos, Elvis
já estava trabalhando nela. Mas tudo bem, continuamos assim
mesmo. Ele é um grande fã das Bangles e não
ficou nem um pouco triste."
O disco conta com 15 faixas, contra 17 da edição
japonesa, que incluiu como bônus o compacto de estréia
das meninas. A recepção foi calorosa, e mesmo sem
a histeria do passado, teve boas críticas. O primeiro disco
com material inédito em 15 anos permanece inédito
no Brasil, mas se você quiser arriscar e tiver um dinheiro
sobrando para gastar com importados, irá apreciar.
Para encerrar fique com
a letra de "Manic Monday", "Walking Like An Egyptian
e "Tear Off Your Own Head", Até mais e um abraço!
Manic Monday
(Christopher)
Six o'clock already
I was just in the middle of a dream
I was kissin' valentino
By a crystal blue italian stream
But I can't be
late
'cause then I guess I just won't get paid
These are the days
When you wish your bed was already made
It's just another
manic monday
I wish it was sunday
'cause that's my funday
My I don't have to runday
It's just another manic monday
Have to catch an
early train
Got to be to work by nine
And if I had an air-o-plane
I still couldn't make it on time
'cause it takes
me so long
Just to figure out what I'm gonna wear
Blame it on the train
But the boss is already there
All of the nights
Why did my lover have to pick last night
To get down
Doesn't it matter
That I have to feed the both of us
Employment's down
He tells me in
his bedroom voice
C'mon honey, let's go make some noise
Time it goes so fast
When you're having fun
Walk Like An Egyptian
All the old paintings
on the tombs
They do the sand dance don't you know
If they move too quick (oh whey oh)
They're falling down like a domino
All the bazaar
men by the nile
They got the money on a bet
Gold crocodiles (oh whey oh)
They snap their teeth on your cigarette
Foreign types with
the hookah pipes say
Ay oh whey oh, ay oh whey oh
Walk like an egyptian
The blonde waitresses
take their trays
They spin around and they cross the floor
They've got the moves (oh whey oh)
You drop your drink then they bring you more
All the school
kids so sick of books
They like the punk and the metal band
When the buzzer rings (oh whey oh)
They're walking like an egyptian
All the kids in
the marketplace say
Ay oh whey oh, ay oh whey oh
Walk like an egyptian
Slide your feet
up the street bend your back
Shift your arm then you pull it back
Life is hard you know (oh whey oh)
So strike a pose on a cadillac
If you want to
find all the cops
They're hanging out in the donut shop
They sing and dance (oh whey oh)
Spin the clubs cruise down the block
All the japanese
with their yen
The party boys call the kremlin
And the chinese know (oh whey oh)
They walk the line like egyptian
All the cops in
the donut shop say
Ay oh whey oh, ay oh whey oh
Walk like an egyptian
Walk like an Egyptian
Tearing Off Your
Own Head Lyrics:
Who dries your eyes when you cry real tears?
Who knows or cares what an imitation is?
(only you do)
You can paint his nails
Make him wear high heels
Why waste time altering the hemline
(only you do)
Tear off your own head
Tear off your own head
It's a doll revolution
You can bat your lashes
You can cut your strings
Pull out his hair with your moveable fingers
(it looks so real)
But one won't do it so collect the set
Dress him up in pink ribbons
Put him in a kitchenette
(how does this feel? )
Tear off your own head
Tear off your own head
It's a doll revolution
It'll turn you around
It's a doll revolution
They're taking over
And they're tearing it down
It's a doll revolution
It's a doll revolution
Discografia
Bangles (1981)
Bangles (1982)
All Over The Place (1984)
Different Light (1985)
Everything (1988)
Greatest Hits (1990)
September Gurls (1995)
Box Set (1997)
Super Hits (1998)
Eternal Flame (2001)
Doll Revolution (2003)
The Bangles
Susanna Hoffs - vocais / guitarra
Debbi Peterson - vocais / bateria / guitarra
Vicki Peterson - vocais / guitarra-solo
Michael Steele - vocais / baixo
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