por Beatrix
Algrave
You took delight in taking
down
All my shielded pride
Until exposed became my darker side
Too cheap to ride they're worth a try
If only for the old times cold times
Falar de pós-punk*
e de gótico invariavelmente é falar de Peter Murphy
e seus asseclas, mas mesmo sendo considerada por muitos como a
banda gótica por excelência, tentar restringi-los
a esse rótulo é no mínimo uma grande injustiça,
para não dizer simplesmente ignorância em relação
às referências musicais e estéticas do grupo,
que sempre foram muito abrangentes e portanto difíceis
de enquadrar em apenas uma categoria ou gênero. Aliás,
a exemplo de outras bandas de proposta estética similar,
o Bauhaus sempre recusou o rótulo de "banda gótica".
O
que muito contribuiu digamos assim, para a imagem “gótica”
da banda, sem dúvida, foi o seu maior sucesso, a música
“Bela Lugosi's Dead”, que fala sobre o ator Bela Lugosi,
famoso por interpretar o vampiro Drácula e outros papéis,
como o de cientista louco em filmes B de terror, nos anos 30 (Bela
Lugosi morreu decadente e praticamente esquecido e foi enterrado
vestido à maneira do personagem que o celebrizou). A participação
do Bauhaus no filme Fome de Viver contribuiu
ainda mais para a consolidação dessa imagem à
banda. Mas isso é uma outra história...
Antes
voltemos um pouco a meados da década de 70, quando o punk
rock desafiava a suposta seriedade do progressivo com a sua filosofia
romântica e rebelde do “faça você mesmo”
em três acordes, e que fez com que nove em cada dez moleques
pensassem ao menos por 10 minutos em montar uma banda. Evidentemente
muitos não ficaram só no pensamento e partiram para
a ação, isso mesmo sem saber cantar ou tocar (esses
detalhezinhos sem importância). E um movimento que a principio
era só rebeldia e contestação acabou virando
uma fórmula pronta de sucesso, fórmula essa esgotada
ad nauseum. E, pior ainda, o que antes era uma declaração
de liberdade passou a ser mais uma camisa de força.
Os irmãos Kevin e David
J. Haskins na época tinham interesse por música,
mas não queriam ser apenas mais uma banda de punk rock,
queriam fazer algo diferente, fugir um pouco da dita “fórmula
pronta”. Depois da experiência de tocar na banda The
Submerged Teeth, os dois resolveram formar um grupo em que pudessem
explorar outros ritmos e outras estéticas para além
do punk. Daniel Ash e Dave Exton juntaram-se ao grupo, completando
a formação e, em 1978 fazem sua primeira apresentação
em Northhampton com o nome de The Craze. Entretanto, ainda faltava
alguma coisa, digamos assim, aquele toque, que conferisse uma
identidade especial ao grupo: um vocalista com personalidade.
E, para essa função, ninguém melhor que o
emblemático Peter Murphy. Aliás, é importante
destacar que, antes de entrar para a banda, Peter Murphy não
teve nenhuma outra experiência como cantor. Ele era ex-colega
de escola de Daniel Ash que o via sempre em boates e só
sabia que ele “dançava muito bem” e era “um
delinqüente lindo” a “cara do Bowie”, mesmo
assim fez o convite, ele aceitou e deu certo. Então Daniel
Ash, Peter Murphy, Chris Barber (que substituiria David Haskins
por pouco tempo) e Kevin Haskins passaram a se apresentar como
S.R. e com esse nome fizeram seu primeiro show em Northampton
no Nene College of Art's Christmas ball tocando as primeiras composições
feitas pela duplas Ash e Murphy, entre elas “Boys","Bite
My Hip", "Dark Entries", "Shows" e "In
The Night".
Pouco
tempo depois, David Haskins volta a fazer parte da banda e eles
trocam o nome mais uma vez, agora para “1919 Bauhaus”,
o 1919 reportava-se ao ano de fundação da Escola
de Arquitetura e design por Walter Groupius, em Weimar, que defendia
uma arquitetura funcional de linhas simples baseada numa correlação
entre design criativo e a indústria e ciência modernas.
Curiosamente, 1919 é também o ano de lançamento
do filme O Gabinete do Doutor Caligari, de estética
expressionista, com suas paredes oblíquas e jogos de luz
e sombra. Mais interessante é que, ambas as estéticas,
mesmo tendo uma relação contrapontística,
eram vanguarda e modernidade, quebrando com os paradigmas da academia
clássica, e pelos mesmos motivos foram perseguidas pelo
nazismo, ganhando a pecha de arte degenerada (a Bauhaus foi fechada
em 1933 por pressão dos nazistas). Mas voltemos à
história da banda...
Relativamente
ao nome, eles também traziam uma proposta de vanguarda,
e o expressionismo e outros movimento estéticos também
de vaguarda como o dadaísmo e o surrealismo se traduzem
nas apresentações, composições e visual
da banda (no single de estréia Bela Lugosi's Dead aparece
na contracapa uma cena do O Gabinete do Doutor Caligari).
Como “1919 Bauhaus”
fazem sua primeira apresentação no Cromwell Public
House, em Wellingborough. Em 1979, ainda com esse nome, gravam
sua primeira fita demo, com as músicas "Bite My Hip",
"Harry", "Bela Lugosi's Dead". Pouco tempo
depois, deixam de lado o prefixo “1919” e passam a
se apresentar apenas como Bauhaus.
Logo
a seguir, gravam seu primeiro single Bela Lugosi's Dead,
pela Small Wonder. Na capa o vinil trazia uma foto de um cartaz
do filme do “ator vampiro” e na contra capa uma cena
do filme O Gabinete do Doutor Caligari, e o vinil propriamente
dito trazia fotos do ator Bela Lugosi como conde Drácula,
inclusive uma em que o ator está morto em um caixão
com a indefectível fantasia do personagem que o celebrizou
(e com a qual foi enterrado). Referências mais que suficientes
para a banda receber dos críticos o rótulo de gótica.
A música, que se tornou talvez a mais conhecida do grupo,
virou um verdadeiro clássico, o mais estranho ainda é
se levarmos em consideração se tratar de uma composição
com mais de nove minutos de duração, portanto proibitiva
de ser tocar em rádios. Além da canção
de tons mórbidos, um verdadeiro réquiem para vampiro
(e um divertido trava-língua), traz ruídos e microfonia
acompanhados de um baixo pesadão e um vocal soturno, em
uma combinação que se tornaria quase obrigatória
no gótico. Entretanto, o próprio grupo ressentiu-se
com o rótulo de góticos, afinal “Bela Lugosi's
Dead” era acima de tudo uma brincadeira com a possibilidade
de Bela Lugosi ressucitar do caixão como o vampiro dos
filmes. Peter Murphy chegou a declarar: “nós nunca
fomos góticos, fizemos uma música de brincadeira,
uma ironia e um monte de idiotas no mundo começou a nos
chamar de góticos, nunca fomos, era uma ironia, uma única
música com o tema, achamos esses caras loucos, nós
nunca fomos e nunca seremos góticos".
Aliás, a maioria das
bandas de estética e proposta similares não se viam
como góticas e nem aceitavam esse rótulo, a exemplo
do The Cure e Siouxsie and the Banshees. O single traz ainda a
faixa "Boys" que fala sobre transexualismo, portanto
um tema bem diferente do outro, se essa fosse a faixa de mais
sucesso será que o Bauhaus viraria apenas uma banda gay?...Claro
que não:-)
Aliado ao som o visual da banda
no palco era uma coisa única, luzes brancas davam um visual
transcedental (mais uma influência do expressionismo) à
figura esguia de Peter Murphy.
Em
dezembro do mesmo ano, são convidados para participar do
John Peel Show e são logo a seguir contratados pela Axis
Records, onde lançaram em 1980 seu segundo single Dark
Entries (gravação feita no John Peel Show).
A Axis Records passa a se chamar 4AD, e é pela agora 4AD
que lançam no mesmo ano mais um single, Terror Couple
Kill Colonel". Logo a seguir, fazem sua primeira apresentação
nos Estados Unidos e se preparam para a gravação
do seu primeiro álbum. Lançam In The Flat Field
que traz como destaque as faixas "Spy in the Cab", "St.
Vitus Dance" e "Stigmata Martyr". Além da
faixa título, que fala sobre tédio, labirintos e
putas do Picaddily, há uma regravação de
"Telegram Sam", revisitando o glam rock do T. Rex, e
a faixa "St. Vitus Dance", que é puro techno.
"Stigmata Martyr" descreve, em êxtase, a crucificação
de Cristo com um vocal que mais parece uma sessão de exorcismo
de filme de terror, com direito a reza em latim. Passando pelo
glam rock, música eletrônica e faixas atmosféricas,
dá pra perceber a diversificação das influências
musicais do grupo.
Em
1981 lançam pela Beggar's Banquet Kick In the Eye
(que soa meio funk) e Passion of Lover, e fazem nova turnê
nos Estados Unidos.
O próximo álbum
a ser lançado é Mask, em 1981, pela mesma
gravadora, que traz a curiosa faixa "Of Lillies and Remains"
com uma letra absurda de inspiração surrealista,
parecendo ter saindo de algum pesadelo, em que uma pessoa após
descobrir estar morta, precisa recuperar sua vida escalando uma
parede cheia de buracos, depois de fugir de alguém que
expele ectoplasma pela boca. O clima da música e da letra
também evocam o expressionismo alemão dos filmes
de Fritz Lang, em um clima bastante mórbido. Em 1982, gravam
os singles Searching for Satori e Spirit e fazem
uma série de shows pela Inglaterra. No mesmo ano, participam
das gravações do filme The Hunger (Fome de viver),
que contava ainda com a participação de David Bowie,
Susan Sarandon e Catherine Deneuve.
Entre este e o próximo
album inédito, é lançado Press the eject
and give me the tape, que tem uma história curiosa.
A gravação seria fruto de uma tentativa de um fã
de gravar um show ao vivo da banda no Old Vic de Londres, e o
título, algo como "aperte o eject e me dê a
fita" foram as últimas palavras do segurança
da casa antes de recolher o material.
Eles lançariam ainda
mais um single, dessa vez outra pérola do glam rock: "Ziggy
Stardust", de David Bowie. Acompanhavam ainda as faixas "Third
Uncle" de Brian Eno e "Waiting for a Man" do Velvet
Underground. Este single entrou direto no top 20 da Inglaterra,
permanecendo na posição por mais de um mês.
O
novo album lançado em 1982, The Sky's Gone Out,
também alcançou grande sucesso, ocupando a quarta
posição no top 20. Como brinde especial as primeiras
30 mil cópias foram acompanhadas de "Press the eject
and give me the tape". O disco traz a faixa "Spirit",
mas em uma versão diferente da lançada no single,
pois a banda ficou extremamente insatisfeita com o trabalho do
produtor e o resultado final da música ficou muito a desejar.
Comparecem "Ziggy Stardust" em uma versão fidelíssima
ao original de Bowie, "Kick In the Eye" e a evidentemente
estranha "Exquisite Corpse" com uma letra que parece
a proposição do texto "como fazer um poema
dadaísta" (ou como fazer um Frankstein), juntando
frases sem sentido e absurdas. Aliás, o título da
faixa faz alusão justamente a isso...uma mistura dadá
e expressionista que hoje em dia teria seu exemplo mais próximo
nas formas lúdicas e matematicamente racionais do Oulipo.
A essa esquisitisse toda, somam-se sons de tosses, grunhidos e
alterações rítmicas. Além de referências
dadaístas e surrealistas, aparerecem ainda as influências
da dança de Nijinsky e do teatro de vanguarda de Antonin
Artaud (que seria homenageado em outra música do grupo).
O charme da banda estava, justamente, em utilizar todos esses
elementos e referências culturais, sem contudo, soar chato
ou pedante, isso, graças ao carísma de Murphy e
Ash.
Após o lançamento
desse álbum, fizeram duas apresentações na
BBC, uma no Top the Pops e outra, ao vivo, no Oxford Road Show.
Infelizmente, nesse período, Peter Murphy tem problemas
de saúde e devido a uma pneumonia não pôde
participar das gravações do próximo álbum,
que se iniciou mesmo sem ele, que apenas chegou a participar da
composição de quatro letras e quando finalmente
retornou, os trabalhos já estavam praticamente prontos.
No início de 1983 gravam
os singles Lagartija Nick e She's in Parties, e
fazem uma longa turnê que incluiu países como França,
Grécia, Israel e Japão.
Entre
junho e julho fazem uma segunda turnê, dessa vez pela Inglaterra
e durante um show no Hammersmith Palais, David Ash se despede
do público com as palavras "rest in peace" (descanse
em paz), o que gera uma série de especulações
sobre o provável fim da banda. O que realmente se concretizou
logo após o lançamento do álbum Burning
from the Inside.
Com a banda tendo oficialmente
acabado, a Beggar's Banquet lança uma coletânea de
singles intitulada The singles 1981-1983, e são
distribuidas 325 cópias do single "The Sanity Assasin"
aos fãs do fanclub oficial da banda o Bauhaus Information
Club.
Após o fim da banda,
seus integrantes partiram em carreira solo. Como elemento comum
só o fato dos integrantes se distanciarem o máximo
possível com qualquer associação relativa
ao gótico (que havia se tornado a época em mais
um modismo). David Ash e os irmãos Kevin e David J. Haskins
formaram sucessivament The Love & Rockets, Tones on Tail e
Sinister Ducks, grupos com uma proposta mais eletrônica,
levada synthpop e um visual que em nada lembrava o modelo gótico.
Quanto a Peter Murphy, seguiu carreira solo e participou junto
com Mick Karn (ex-Japan) de um projeto chamado Dali's Car, também
de inspiração eletrônica. Daniel Ash depois
também seguiria carreira solo.
Nesse intervalo de tempo foram
lançadas as coletâneas 1979-1983 volume 1 e
volume 2, ambas em 1986. É lançado em 1989
o disco Swing the Heartache: The BBC Sessions, como uma
compilação de sessões inéditas de
rádio. Em 1992, sai Rest in Peace: The final Concert
Live. E em 1997, lançam Live in Studio que marcaria
um breve retorno da banda, que em 1998, comemorando seu vigésimo
aniversário, fez uma turnê, apropriadamente chamada
"Ressurrection Tour". Seus shows lotam e os ingressos
terminam em minutos. Em outras palavras: Bela Lugosi deixou seu
florido caixão :-)
Como fruto da turnê lançam
Crackle e no ano seguinte, em 1999, sai Gotham,
disco gravado ao vivo em Nova York, no mesmo ano. Vale
ressaltar que Crackle é o único disco deles
que traz a versão de Bela Lugosi's Dead em estúdio,
já que nas demais coletâneas, sempre foi lançada
a versão gravada ao vivo.
Depois disso o grupo encerra
definitivamente suas atividades e a nós cabe apenas desejar:
"Rest in Peace"...
Então deixo vocês
com essa tradução da música Bela Lugosi's
Dead. Um abraço e até a próxima.
Bela Lugosi está morto
Branco em mantos negros de branco translúcido
de volta ao passado
Bela lugosi está morto
os morcegos deixaram a torre do sino
as vítimas foram sangradas
linhas de veludo vermelhas na caixa preta
bela lugosi está morto
ressucite ressucite ressucite
a fila de noivas virgens
passou por sua tumba
coberta de flores mortas pelo tempo
Desolado no desabrochar mortal
sozinho numa sala escura
o resultado é que bela lugosi está morto
morto, morto, morto
Oh! Bela
ressucite ressucite ressucite...
Discografia
Bela Lugosi's Dead (single, 1979)
Terror Couple Kill Colonel (single, 1980)
In the Flat Field (1980)
Kick In the Eye (single, 1981)
Passion of Lover (single, 1981)
Mask (1981)
Searching for Satory (single, 1982)
Spirit (single, 1982)
Ziggy Stardust (single, 1982)
Press the eject and give me the tape (1982)
The Sky's Gone Out (1982)
Lagartija's Nick (single, 1983)
She's In Parties (single, 1983)
Burning from the Inside (1983)
Singles: 1981-1983 (1985)
1979 - 1983 volume 1(1986)
1979 - 1983 Volume 2 (1986)
1979-1983 (1986)
Swinging the Heartache: The BBC Sessions (1989)
Rest in Peace: The Final Concert (1992)
Live In Studio (1997)
Beneath the Mask (1997)
Crackle (1998)
Gotham (1999)
* É importante destacar
que gótico ao contrário do que se imagina não
é sinônimo de pós-punk nem vice versa... Pós-punk
engloba uma variedade de estilos que surgiram depois do punk (como
o próprio nome indica) e caracteriza grupos que de uma
forma geral entre o final da década de 70 e anos 80 tentavam
inovar em relação a proposta punk, apesar de conservar
certos elementos do gênero, produzindo um rock mais básico
se utilizando contudo de outras influências e trazendo uma
sofisticação maior as letras e a música,
a exemplos de bandas como The Smiths, Joy Division, New Order,
Jesus & Mary Chain, Siouxsie and Banshees entre outras.
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