Considerado um
dos discos mais importantes da história do século
XX, Pet Sounds foi a grande (e para muitos, a última) obra
de Brian Wilson. A verdade é que depois dela, Brian ainda
compôs (sempre com os Beach Boys) a clássica canção
"Good Vibrations", uma das mais célebres e perfeitas
dos anos 60. Mas Pet Sounds é cercado de uma áurea
mística. Brian confessou que começou a elaborá-la
após ouvir Rubber Soul, em dezembro de 1965 e se sentiu
obrigado a competir com os Beatles. Dessa "competição"
nasceu um dos clássicos dos anos 60 e que influenciou os
Beatles na concepção de Sgt. Pepper's. E, reza a
lenda, foi Sgt. Pepper's um dos responsáveis pela profunda
depressão de Brian Wilson, que chorou após ouvir
algo tão perfeito e se sentir sem forças para superar
tanta beleza. Verdade ou mentira, Pet Sounds é um dos marcos
e sua história merece ser contada.
Os
Beach Boys já era o grupo de maior sucesso na América
quando Brian Wilson resolveu ampliar os horizontes da banda e
de seu público, no final de 1965.
Desde que o grupo foi formado
em 1961, pelos irmãos Brian, Carl e Dennis Wilson, além
do primo Mike Love e por Al Jardine, primeiramente com o nome
de Pendletones e depois já como Beach Boys, a banda galgou
diversos hits nas paradas e se sedimentou como um dos mais divertidos
e geniais grupos que misturavam o rock and roll dos anos 50, o
doo-wop, ajudando a criar a surf music.
Entre 1962 e 1965, o grupo
colocou 16 músicas entre o Top 40 da América, incluindo
o grande sucesso "I Get Around", em 1964, desbancando
nada menos do que os Beatles.
Mas,
se o sucesso era imenso, Brian Wilson, o grande músico
do grupo, estava infeliz. Cansado de ser considerado um grande
ídolo adolescente, Brian queria mais. Queria ser conhecido
como um grande músico, alguém como um Bob Dylan
ou John Lennon, como alguém que poderia e iria mudar a
história da música.
Brian se sentia completamente
podado pelas inúmeras viagens para apresentações
e pela autoridade paterna, Murry Wilson, empresário do
grupo e dono de uma mão-de-ferro nos negócios e
que castrava qualquer tentativa de mudança.
Em 1965, Brian conseguiu
um acordo de que não iria mais viajar para os shows, após
um ataque de pânico na Austrália. Na viagem, Brian
começou a berrar, colocar o travesseiro na cara e pedir
para aterrisarem o avião. Além disso, se sentia
cada vez mais triste e solitário com aquela vida. Ele acabou
sendo substituído, primeiro, por Glen Campbell, e depois
por Bruce Johnston, que acabou se tornando o sexto membro do grupo.
Brian
conta que após ouvir Rubber Soul, do Beatles
ficou extasiado. "Percebi que cada canção
tinha um grande acabamento e que todas eram muito estimulantes
e resolvi trabalhar em novas canções. Eu me senti
obrigado a competir com os Beatles."
Para isso, convidou o letrista
Tony Asher e passaram dois meses trabalhando juntos, até
Tony provar que tinha habilidade para tal empreitada. Asher relembra
bem como aconteceu tudo.
"Eu
estava trabalhando em uma agência de publicidade em Los
Angeles, fazendo jingles, em um estúdio, quando
encontrei Brian gravando algumas demos no mesmo local. Nos encontramos
no corredor e começamos a conversar e ele me pediu para
ouvir algumas coisas. Entramos no estúdio e ele começou
a tocar no piano e eu toquei uma coisas minhas. E, francamente,
não esperava encontrá-lo novamente até que
semanas mais tarde recebi um telefonema dele me pedindo para ajudá-lo
a escrever algumas músicas para um novo disco. Pensei que
fosse brincadeira de alguém e perguntei se ele não
estava de sacanagem comigo. No começo achei um absurdo
porque ele não tinha noção alguma das minhas
habilidades como letrista, exceto daquele encontro quando mostrei
algumas coisas. Parece que alguns amigos nossos em comum haviam
falado bem de mim, mas ainda assim achei aquilo um tanto maluco."
Tony acabou tirando uma
licença não-remunerada de seu trabalho e aceitou
o desafio. "Na primeira vez em que fui à sua casa
ficamos apenas conversando e ele me tocou algumas melodias que
havia feito, mas que precisavam de letras e vozes. Uma das canções
que ele me mostrou era 'Sloop John B', que já estava pronta
e também tinha 'You Still Believe In Me' que tinha o título
de 'My Childhood', mas essa ele jamais me mostrou a letra. Então
ele me deu 'My Childhood' e pediu para que eu começasse
a trabalhar a partir dela. Eu disse que era um grande luxo escrever
algo para ele, que era muito mais completo do que eu e porque
seria muito difícil imaginar o que ele iria querer."
Tony
conta que na maioria dos casos, Brian tocava apenas alguns acordes
ao piano e mostrava fragmentos do que pretendia fazer. "Muitas
vezes, Brian tinha algumas linhas escritas e o que eu buscava
era captar sua idéia para poder escrever. Eu voltava para
casa e trabalhava dia e noite nas canções e no dia
seguinte ele me dizia sua opinião. Brian trabalhava como
um editor; às vezes dizia que não gostava de tal
linha e eu tentava convencê-lo dos méritos se eu
tivesse confiança suficiente no que havia escrito. Obviamente,
cortou algumas coisas, mas o que ele queria era me guiar para
o que ele pretendia. Na verdade, ele tinha muita certeza no que
queria, pois seria ele quem as cantaria. O meu papel era encontrar
as palavras certas."
Brian sentiu que aquelas
letras eram totalmente diferentes do que fizera antes e até
brincou com Tony dizendo que, a partir de agora, "as pessoas
saberão que esse é o padrão do letrista Tony
Asher", devido à excelência das mesmas.
Com
as letras prontas, Brian correu para seu estúdio favorito,
Western, e chamou o engenheiro Chuck Fritz para começarem
a trabalhar, em janeiro de 1966.
Enquanto o grupo viajava
mundo afora, Brian escreveu 12 temas e mostrou quando retornaram
de viagem.
Como as canções
eram extremamente pessoais, ele mesmo resolveu cantar a maioria
delas, já que queria fazer mais do que um simples álbum
dos Beach Boys. Brian queria mostrar quem era ele para seu grande
público.
O projeto era tão
grandioso na cabeça de Brian, que ele contratou inúmeros
músicos para a gravação de Pet Sounds.
Na verdade, a banda quase não tocou instrumento algum.
Ao invés do som habitual da banda, os fãs tentariam
digerir instrumentos de cordas, sopros e arranjos complicadíssimos.
O
membro mais atuante dos Beach Boys foi seu primo Mike Love. Brian
tinha grande admiração pela voz de Love, que também
foi co-autor em "Wouldn't It Be Nice", "I'm Waiting
For The Day" (uma parceria dos dois, sem a presença
de Tony Asher) e "I Know There's An Answer".
Veja os comentários
de Brian Wilson e demais membros envolvidos para cada uma das
13 canções que, originalmente, compõem o
disco:
1 - "Wouldn't It Be
Nice" - "Ouça os primeiros acordes da guitarra
etereal na introdução. Eu e Tony visualizamos toda
a cena. Nós tínhamos esse sentimento em nossos corações,
como uma vibração e colocamos na música."
Uma curiosidade sobre essa
canção: ela era, originalmente, o lado B do primeiro
compacto, do disco, que tinha no seu lado A, "God Only Knows".
Mas os DJs da época gostaram mais do lado B, que acabou
chegando ao oitavo posto na parada, enquanto o lado A ficou apenas
nas 39ª posição, embora tenha ido muito bem
na Inglaterra, onde ficou em sexto lugar.
2
- "You Still Believe In Me" - "Era um canção
do tipo "coros de meninos". Muito, muito espiritual.
3 - "That's Not Me"
- "Essa mostra a bela voz de Mike. Ouça a guitarra
de doze cordas após 'I'm a little bit scared 'cause I haven't
been home in a long time.'"
4 - "Don't Talk (Put
Your Head On My Shoulder)" - "Uma letra que me marcou
profundamente. Uma das mais doces canções que já
cantei. Tenho confessar que tenho orgulho dela. A inocência
da juventude em minha voz foi o que mais as pessoas gostaram,
acho."
5 - "I'm Waiting For
the Day" - "Esta é uma canção do
qual não gosto muito. Era uma canção apropriada,
muito positiva, mas não gostei de minha voz."
6 - "Let's Go Away
For Awhile" - Peça instrumental assinada unicamente
por Brian. "Essa é a música que mais satisfação
tive em fazer. Eu apliquei uma certa dinâmica e acho a mudança
de acordes muito especial. Usei um monte de músicos para
gravá-la - doze violinos, piano, quatro saxes, oboé,
uma guitarra fazendo efeito de steel, dois baixos, percussão".
Posteriormente, nos overdubs, foram adicionados viola, cello e
flauta.
7 - "Sloop John B"
- Canção sugerida por Alan Jardine, que tinha paixão
por ela, foi o maior sucesso do disco, chegando ao terceiro lugar
na parada. Quem se lembra bem dessa gravação foi
o guitarrista Billy Strange, que havia gravado o arranjo original.
Ele se lembra bem do período: "cinco meses após
termos gravado, Brian foi na minha casa. Eu enfrentava um período
complicadíssimo, pois havia acabado de me divorciar e só
podia ver meu filho uma vez por mês e justamente nesse dia
ele foi até a casa de minha ex-esposa me pegar dizendo
que era urgente. "Eu disse que não tinha mais guitarra,
apenas meu filho. Ele me mostrou o que queria, mas eu teria que
ter uma guitarra de 12 cordas. Quando eu argumentei que não
tinha o instrumento, ele ligou para o dono de uma loja chamado
Glen Wallichs, e providenciou uma guitarra e um amplificador.
Após a sessão terminada, colocou 500 dólares
no meu bolso e me lembrou: "ei, não vá esquecer
sua guitarra e seu amplificador!"
8
- "God Only Knows" - "Carl e eu começamos
a rezar pedindo por luz e que ela nos guiasse. A voz angelical
de Carl nessa música é uma das mais bonitas já
gravadas em todos os tempos.
9 - "I Know There's
An Answer" - Originalmente chamada "Hang On To Your
Ego" (e colocada como faixa bônus em edições
posteriores) é uma canção que rendeu muita
dor de cabeça para Brian: "eu mudei a letra dele por
achar muito controversa e acabei mudando o nome também."
Mike conta que o grupo estava muito preocupado com as primeiras
experiências de Brian com o LSD. A letra acabou sendo reescrita
por Terry Sachen quando mudou de título.
10 - "Here Today"
- Tony relembra que foi uma das canções mais difíceis
de se escrever e que boa parte da letra foi descartada por Brian.
11 - "I Just Wasn't
Made For These Times" - "Essa canção me
lembra como minha vida e meus sentimentos não se adequavam
à sociedade da época." Tony Asher teve muitos
problemas com a letra e essa foi a primeira vez que Brian introduziu
o theremin, e provavelmente a primeira vez que um grupo de rock
usava tal artifício. Originalmente, Dennis iria cantar
a canção, mas Brian acabou sendo o cantor principal.
12 - "Pet Sounds"
- O disco tinha o nome provisório de Run James
Run, mas acabou mudando para Pet Sounds
ao gravarem essa faixa. "Era para ser um canção
do tipo dos filmes de James Bond e tentamos entrar em contato
com o pessoal que produziam o filme. Como não conseguimos,
mudamos o nome da música."
13 - "Caroline No"
- A favorita de Brian em todo o disco. "Foi a canção
mais bonita e pessoal que já escrevi. Ela fala sobre o
medo de crescermos e perdemos a inocência. Ela fala sobre
uma garota na escola pela qual foi apaixonada - Carol Mountain
-, embora eu estivesse pensando em Marilyn Monroe quando a escrevi.
Pet
Sounds teve um desempenho bom nas vendagens, alcançando
a 10ª colocação na parada de e sendo aclamado
pelo mundo todo como uma obra-prima. A Capitol Records, no entanto,
ficou temerosa quando recebeu o produto nas mãos e apostava
que seria um fiasco. A gravadora só relaxou quando Paul
McCartney disse que Pet Sounds era seu disco
favorito e que tinha amado o trabalho. "Ninguém pode
se dizer conhecedor de música sem ter ouvido Pet
Sounds, que é insuperável em muitos aspectos."
George Martin, lendário
produtor dos Beatles, foi mais longe: "quando eu ouvi pela
primeira vez, fiquei estupefato e comecei a perguntar o que era
aquilo, pois era fantástico! E quando vamos ficando mais
velho, a tendência é adotarmos uma postura cada vez
mais comedida com as novidades. Sem ele, jamais teríamos
feito Sgt. Pepper's."
Após
o disco, Brian entrou em uma espiral de muitas drogas, misticismo
e loucura. Sua história pessoal pode ser comparada a de
Syd Barrett, que deixou o Pink Floyd e teve uma errática
carreira-solo até sumir. Talvez, por isso, Brian sempre
teve uma aura de gênio incompreendido ou de alguém
à frente do seu tempo. Os elogios dos Beatles, ironicamente,
podem (ou não) ter mais prejudicado do que o ajudado, afinal
como superar algo que os Beatles consideravam insuperável?
Sua carreira-solo e os
anos seguintes são marcados por inúmeros problemas
e muitas lendas. Pet Sounds segue sendo um disco
inovador e belo, embora, nos anos 60, escrever uma grande obra-prima
fosse quase um lugar-comum entre os grandes músicos. O
importante é salientar seus méritos e deixar de
lado essas bobagens de que é um dos 10 melhores discos
ou não, até porque lista é algo extremamente
pessoal e vai de encontro a cada um.
Pet Sounds,
por exemplo, não se encontra entre meus 10 mais (se eu
tivesse que fazer uma lista), mas isso não significa que
eu deixe de gostar ou admirar a obra. O vital para o leitor e
ouvinte é tentar entender o contexto em que foi produzida
e apreciar a mesma. Lembrem-se: listas servem apenas para vender
revistas, gerar polêmicas burras e mostrar uma certa arrogância
superior de quem a faz sobre os demais. O que precisa ficar é
a obra do artista e não os "achismos do entendidos
de rock."
Fiquem com a letra de "Wouldn't
It Be Nice" e a discografia do grupo. Um abraço e
até a próxima coluna.
Wouldn't It be
nice
Wouldn't it be nice if we were older
Then we wouldn't have to wait so long
And wouldn't it be nice to live together
In the kind of world where we belong
You know its gonna make it that much better
When we can say goodnight and stay together
Wouldn't it be nice if we could wake up
In the morning when the day is new
And after having spent the day together
Hold each other close the whole night through
Happy times together we've been spending
I wish that every kiss was neverending
Oh Wouldn't it be nice
Maybe if we think and wish and hope and
pray it might come true
Baby then there wouldn't be a single thing we couldn't do
We could be married (we could be married)
And then we'd be happy (then we'd be happy)
Wouldn't it be nice
You know it seems the more we talk about
it
It only makes it worse to live without it
But lets talk about it
Wouldn't it be nice
good night
sleep tight
good night
sleep tight
good night
sleep tight
Discografia
Surfin' Safari (1962)
Surfin' USA (1963)
Surfer Girl (1963)
Little Deuce Coupe (1963)
Shut Down, Volume 2 (1964)
All Summer Long (1964)
Beach Boys Concert (1964)
Christmas Album (1964)
The Beach Boys Today (1965)
Summer Days (And Summer Nights!) (1965)
Beach Boys' Party (1965)
Pet Sounds (1966)
Smiley Smile (1967)
Wild Honey (1967)
Friends (1968)
Stack-O-Tracks (1968)
20/20 (1969)
Sunflower (1970)
Surf's Up (1971)
Carl and the Passions (1972)
Holland (1973)
15 Big Ones (1976)
Beach Boys '69 (1976)
Beach Boys Love You (1977)
MIU Album (1978)
L.A. Light Album (1979)
Keepin' The Summer Live (1983)
The Beach Boys (1985)
Thirty Years of Good Vibrations* (1993)
The Pet Sounds Sessions (caixa de três discos, 1997)
Endless Harmony (1998)
Ultimate Christmas (1998)
Greatest Hits Volume 1* (1999)
Greatest Hits Volume 2* (1999)
Greatest Hits Volume 3* (2000)
The Beach Boys: Hawthorne, CA (2001)
The Beach Boys Classics Selected by Brian Wilson* (2002)
Sounds of Summer: The Very Best of the Beach Boys* (2003)
Christmas with the Beach Boys* (2004)
* coletâneas
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