171 - The Beau Brummels

Antes de San Francisco virar a meca dos hippies e revelar ao mundo Grateful Dead, Jefferson Airplane, Quicksilver Messenger Service, Moby Grape, Country Joe & The Fish, It's a Beautiful Day, Steve Miller Band e Big Brother & the Holding Company, existiu uma grande banda que fazia uma linha pop irretocável: The Beau Brummels. Liderados por Ron Elliott e pelo vocalista Sal Valentino, o Beau começou a carreira com grande sucesso gravando pela pequena Autumn e curiosamente viveu um período de baixa popularidade quando já estavam na poderosa Warner. Ainda assim, gravaram pela última gravadora, discos irrepreensíveis, como Triangle e Bradley's Barn. E um dos grandes charmes do grupo era a voz maravilhosa de Sal, um dos cantores mais subestimados e pouco comentados. Vamos então à história da banda?


na fileira de trás, de baixo para cima: Sal Valentino, John Petersen e Ron Meagher; à frente, de baixo para cima: Ron Elliott e Declan Mulligan O Beau Brummels foi um grupo que nasceu quando o cantor Sal Valentino e o guitarrista Ron Elliott juntaram forças. Sal (seu nome real é Sal Spampinato) e Ron se conheceram no final dos anos 50, na escola. Elliott estudava composição musical na San Francisco State College, enquanto Sal cantava em pequenas bandas locais. Em 1962, Sal gravou um compacto com a canção "I Wanna Twist", pelo selo Falcon, mas nada aconteceu. Os dois resolveram então formar um grupo ao lado do baixista Ron Meagher, do baterista John Petersen e do guitarrista Declan Mulligan. Nascia assim o Beau Brummels.

No alto, John Petersen; no meio, Sal Valentino e Ron Meagher; abaixo, Ron ElliottRon Elliott justificava a formação do grupo como um sonho que se realizava: "eu queria uma banda que pudesse tocar minhas músicas."

O grupo começou a tocar pelos pequenos clubes locais, até serem descobertos pelos DJs locais, Tom Donahue e Bob Mitchell, que tinha um pequeno selo, o Autumn, casa dos grupos The Great Society (de onde saiu Grace Slick, futura vocalista do Jefferson Airplane), Sly Stewart, The Mojo Men, entre outros.

Sly Stewart ficou com a responsabilidade de ser o produtor do grupo e, juntos, conseguiram dois enormes sucessos com as canções "Laugh Laugh", que ficou entre as 10 mais na parada de sucessos e com "Just A Little", que ficou entre as cinco mais.

Ron Elliott conta que escreveu "Laugh Laugh", após ouvir uma música dos Four Seasons na rádio: "imediatamente, eu sentei e escrevi. Era uma música simples, bem mais simples do que produzia quando eu estudava composição."

capa do disco Introducing The Beau BrummelsAs duas músicas fizeram com que o grupo ganhasse rapidamente um LP de estréia. Intitulado apenas Introducing The Beau Brummels, o disco trazia 12 canções, incluindo os dois grandes sucessos. O sucesso foi enorme e o Beau foi considerado uma resposta à invasão britânica que assolava os Estados Unidos. Com um grande cantor, imagem de bons moços e ótimas canções, o Beau Brummels era uma das grandes alternativas para competir com os Beatles.

capa do disco Volume 2O grupo começou a excursionar pelo país, mas sofreu uma baixa quando Ron Meagher deixou o grupo no final do ano, pouco antes do lançamento do segundo disco, Volume 2. O grupo era então um quarteto, e apesar de não ter um grande sucesso comercial, mostrava uma banda madura e melhor afinada musicalmente. E, o grupo teria outra surpresa, quando souberam que tinham sido vendidos pela Autumn para a Warner, como forma de pagar suas dívidas.

da esquerda para a direita: Sal Valentino, Don Irving, John Petersen, Ron Elliott e Ron Meagher"Foi um choque quando descobrimos, na estrada, que havíamos sido vendidos para a Warner", conta Elliott. E durante a estrada, o grupo começou a contar com um novo integrante, o guitarrista Don Irving.

Durante essas viagens, Ron Elliott descobriu que sofria de diabetes, doença que o deixava tremendamente debilitado durante os shows: "eu nunca me senti confortável nessas viagens, a estrada acabou com minha saúde. Eu me lembro que várias vezes saí do palco diretamente para algum hospital tomar insulina." Foi com a intenção de substituir Ron no palco, que foi contratado Don Irving.

capa do disco Beau Brummels '66Na nova casa, os problemas começaram logo de cara. A Warner queria que a banda fizesse um grande sucesso e obrigou o grupo a gravar um álbum de covers, ao invés de investir nas composições próprias. E a estratégia da Warner se mostrou um grande fracasso. Beau Brummels '66 mostra um grupo totalmente perdido e cantando músicas na qual tinham pouca intimidade, regravando The Beatles, Hermans Hermits, Byrds, Nancy Sinatra, entre outros. O disco conseguiu apenas a 24ª posição nas paradas.

capa do disco TriangleO fracasso causou grande abalo interno. A banda resolveu não sair mais em shows, investindo mais nas gravações e o quinteto ficou restrito ao trio Sal Valentino, Ron Elliott e Ron Meagher, que gravaram o ótimo Triangle, em 1967.

O disco rendeu ótimas críticas, mas vendagens medíocres, ficando apenas na 197ª posição entre os mais vendidos. O Beau Brummels atravessava um período de imensa criatividade, mas de pouca popularidade, ironicamente igual à outra banda californiana com a qual eram comparados, os Byrds.

O disco mostra um grande amadurecimento da dupla Elliott e Valentino, mas sofreu um grande problema quando a gravadora tentou rotular Triangle como o Sgt. Pepper's dos Beau Brummels.

capa do disco Bradley's BarnEm 1968, o grupo lançou o derradeiro disco, Bradley's Barn, reduzido apenas à dupla Valentino e Elliott. Inspirado no disco Sweetheart of the Rodeo, dos Byrds, o produtor levou o grupo para Nashville, para as gravações. Acrescidos de Jerry Reed (guitarra) e Kenneth A. Buttrey (bateria), o resultado é um ótimo disco de folk rock, mas que mostrava que o Beau Brummels já tinha perdido o bonde do começo da carreira.

Após o lançamento, a banda acabou. Ron Elliott foi tocar com os Everly Brothers e Sal Valentino saiu em carreira-solo. Mas em 1974, o grupo voltou a se reunir com todos os integrantes originais para alguns shows e um disco, Live!, lançado apenas em 2000.

capa da caixa San Fran SessionsHoje em dia, Sal segue uma carreira-solo, mas continua mantendo a lenda dos Beau Brummels intacta para seus fãs. Um grande lançamento póstumo e que merece ser adquirido é a caixa de três CDs, San Fran Sessions, lançada em 1996 e que abrange o período inicial da Autumn.

O disco mostra algumas gravações finais datadas de março de 1966, pouco antes de irem para a Warner. Vale ouvir pelas excelentes composições de Ron Elliott e ouvir o baterista John Petersen cantando em algumas.

capa da coletânea The Best of The Beau Brummels 1964-1968O grupo havia gravado cerca de 30 músicas em abril de 1965, sendo que sete delas aparecem nessa coletânea. Muitas foram gravadas ao vivo no estúdio e por isso não possuem uma boa qualidade de gravação. Há ainda algumas demos mostrando composições solos de Sal Valentino e de Ron Elliott. Outra boa opção é a coletânea lançada em 1981, The Best of The Beau Brummels 1964-1968.

Deixo vocês com a discografia do grupo, separada em compactos, LPs e discos póstumos. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

compactos

Laugh Laugh / Still In Love With You Baby (1964)
Just A Little / They'll Make You Cry (1965)
You Tell Me Why / I Want You (1965)
Don't Talk To Strangers / In Good Time (1965)
Good Time Music / Sad Little Girl (1965)
One Too Many Mornings / She Reigns (1966)
Here We Are Again / Fine With Me (1966)
Don't Make Promises / Two Days Till Tomorrow (1967)
Magic Hollow / Lower Level (1967)
Lift Me / Are You Happy (1968)
Long Walking Down To Misery / I'm A Sleeper (1968)
Cherokee Girl / Deep Water (1969)

LPs

Introducing The Beau Brummels (1965)
Volume 2 (1965)
Beau Brummels '66 (1966)
Triangle (1967)
Bradley's Barn (1968)

CDs póstumos

The Best of The Beau Brummels 1964-1968 (1981)
Autumn of the Years (1995)
San Fran Sessions (1996)
From the Vaults (1999)
Don't Talk to Stangers (2000)
Beau Brummels - Greatest Hits (2000)
Live! (2000)
Magic Hollow (2005)


 

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