Antes de San Francisco virar a meca
dos hippies e revelar ao mundo Grateful Dead, Jefferson Airplane,
Quicksilver Messenger Service, Moby Grape, Country Joe & The
Fish, It's a Beautiful Day, Steve Miller Band e Big Brother &
the Holding Company, existiu uma grande banda que fazia uma linha
pop irretocável: The Beau Brummels. Liderados por Ron Elliott
e pelo vocalista Sal Valentino, o Beau começou a carreira
com grande sucesso gravando pela pequena Autumn e curiosamente
viveu um período de baixa popularidade quando já
estavam na poderosa Warner. Ainda assim, gravaram pela última
gravadora, discos irrepreensíveis, como Triangle e Bradley's
Barn. E um dos grandes charmes do grupo era a voz maravilhosa
de Sal, um dos cantores mais subestimados e pouco comentados.
Vamos então à história da banda?
O
Beau Brummels foi um grupo que nasceu quando o cantor Sal Valentino
e o guitarrista Ron Elliott juntaram forças. Sal (seu nome
real é Sal Spampinato) e Ron se conheceram no final dos
anos 50, na escola. Elliott estudava composição
musical na San Francisco State College, enquanto Sal cantava em
pequenas bandas locais. Em 1962, Sal gravou um compacto com a
canção "I Wanna Twist", pelo selo Falcon,
mas nada aconteceu. Os dois resolveram então formar um
grupo ao lado do baixista Ron Meagher, do baterista John Petersen
e do guitarrista Declan Mulligan. Nascia assim o Beau Brummels.
Ron
Elliott justificava a formação do grupo como um
sonho que se realizava: "eu queria uma banda que pudesse
tocar minhas músicas."
O grupo começou
a tocar pelos pequenos clubes locais, até serem descobertos
pelos DJs locais, Tom Donahue e Bob Mitchell, que tinha um pequeno
selo, o Autumn, casa dos grupos The Great Society (de onde saiu
Grace Slick, futura vocalista do Jefferson Airplane), Sly Stewart,
The Mojo Men, entre outros.
Sly Stewart ficou com a
responsabilidade de ser o produtor do grupo e, juntos, conseguiram
dois enormes sucessos com as canções "Laugh
Laugh", que ficou entre as 10 mais na parada de sucessos
e com "Just A Little", que ficou entre as cinco mais.
Ron Elliott conta que escreveu
"Laugh Laugh", após ouvir uma música dos
Four Seasons na rádio: "imediatamente, eu sentei e
escrevi. Era uma música simples, bem mais simples do que
produzia quando eu estudava composição."
As
duas músicas fizeram com que o grupo ganhasse rapidamente
um LP de estréia. Intitulado apenas Introducing
The Beau Brummels, o disco trazia 12 canções,
incluindo os dois grandes sucessos. O sucesso foi enorme e o Beau
foi considerado uma resposta à invasão britânica
que assolava os Estados Unidos. Com um grande cantor, imagem de
bons moços e ótimas canções, o Beau
Brummels era uma das grandes alternativas para competir com os
Beatles.
O
grupo começou a excursionar pelo país, mas sofreu
uma baixa quando Ron Meagher deixou o grupo no final do ano, pouco
antes do lançamento do segundo disco, Volume 2.
O grupo era então um quarteto, e apesar de não ter
um grande sucesso comercial, mostrava uma banda madura e melhor
afinada musicalmente. E, o grupo teria outra surpresa, quando
souberam que tinham sido vendidos pela Autumn para a Warner, como
forma de pagar suas dívidas.
"Foi
um choque quando descobrimos, na estrada, que havíamos
sido vendidos para a Warner", conta Elliott. E durante a
estrada, o grupo começou a contar com um novo integrante,
o guitarrista Don Irving.
Durante essas viagens,
Ron Elliott descobriu que sofria de diabetes, doença que
o deixava tremendamente debilitado durante os shows: "eu
nunca me senti confortável nessas viagens, a estrada acabou
com minha saúde. Eu me lembro que várias vezes saí
do palco diretamente para algum hospital tomar insulina."
Foi com a intenção de substituir Ron no palco, que
foi contratado Don Irving.
Na
nova casa, os problemas começaram logo de cara. A Warner
queria que a banda fizesse um grande sucesso e obrigou o grupo
a gravar um álbum de covers, ao invés de investir
nas composições próprias. E a estratégia
da Warner se mostrou um grande fracasso. Beau Brummels
'66 mostra um grupo totalmente perdido e cantando músicas
na qual tinham pouca intimidade, regravando The Beatles, Hermans
Hermits, Byrds, Nancy Sinatra, entre outros. O disco conseguiu
apenas a 24ª posição nas paradas.
O
fracasso causou grande abalo interno. A banda resolveu não
sair mais em shows, investindo mais nas gravações
e o quinteto ficou restrito ao trio Sal Valentino, Ron Elliott
e Ron Meagher, que gravaram o ótimo Triangle,
em 1967.
O disco rendeu ótimas
críticas, mas vendagens medíocres, ficando apenas
na 197ª posição entre os mais vendidos. O Beau
Brummels atravessava um período de imensa criatividade,
mas de pouca popularidade, ironicamente igual à outra banda
californiana com a qual eram comparados, os Byrds.
O disco mostra um grande
amadurecimento da dupla Elliott e Valentino, mas sofreu um grande
problema quando a gravadora tentou rotular Triangle
como o Sgt. Pepper's dos Beau Brummels.
Em
1968, o grupo lançou o derradeiro disco, Bradley's
Barn, reduzido apenas à dupla Valentino e Elliott.
Inspirado no disco Sweetheart of the Rodeo, dos
Byrds, o produtor levou o grupo para Nashville, para as gravações.
Acrescidos de Jerry Reed (guitarra) e Kenneth A. Buttrey (bateria),
o resultado é um ótimo disco de folk rock, mas que
mostrava que o Beau Brummels já tinha perdido o bonde do
começo da carreira.
Após o lançamento,
a banda acabou. Ron Elliott foi tocar com os Everly Brothers e
Sal Valentino saiu em carreira-solo. Mas em 1974, o grupo voltou
a se reunir com todos os integrantes originais para alguns shows
e um disco, Live!, lançado apenas em 2000.
Hoje
em dia, Sal segue uma carreira-solo, mas continua mantendo a lenda
dos Beau Brummels intacta para seus fãs. Um grande lançamento
póstumo e que merece ser adquirido é a caixa de
três CDs, San Fran Sessions, lançada
em 1996 e que abrange o período inicial da Autumn.
O disco mostra algumas
gravações finais datadas de março de 1966,
pouco antes de irem para a Warner. Vale ouvir pelas excelentes
composições de Ron Elliott e ouvir o baterista John
Petersen cantando em algumas.
O
grupo havia gravado cerca de 30 músicas em abril de 1965,
sendo que sete delas aparecem nessa coletânea. Muitas foram
gravadas ao vivo no estúdio e por isso não possuem
uma boa qualidade de gravação. Há ainda algumas
demos mostrando composições solos de Sal Valentino
e de Ron Elliott. Outra boa opção é a coletânea
lançada em 1981, The Best of The Beau Brummels
1964-1968.
Deixo vocês com a
discografia do grupo, separada em compactos, LPs e discos póstumos.
Um abraço e até a próxima coluna.
Discografia
compactos
Laugh Laugh / Still In
Love With You Baby (1964)
Just A Little / They'll Make You Cry (1965)
You Tell Me Why / I Want You (1965)
Don't Talk To Strangers / In Good Time (1965)
Good Time Music / Sad Little Girl (1965)
One Too Many Mornings / She Reigns (1966)
Here We Are Again / Fine With Me (1966)
Don't Make Promises / Two Days Till Tomorrow (1967)
Magic Hollow / Lower Level (1967)
Lift Me / Are You Happy (1968)
Long Walking Down To Misery / I'm A Sleeper (1968)
Cherokee Girl / Deep Water (1969)
LPs
Introducing The Beau Brummels
(1965)
Volume 2 (1965)
Beau Brummels '66 (1966)
Triangle (1967)
Bradley's Barn (1968)
CDs póstumos
The Best of The Beau Brummels
1964-1968 (1981)
Autumn of the Years (1995)
San Fran Sessions (1996)
From the Vaults (1999)
Don't Talk to Stangers (2000)
Beau Brummels - Greatest Hits (2000)
Live! (2000)
Magic Hollow (2005)
|