Assim como o
Creation, os Birds jamais gravaram um LP em sua terra natal, apenas
compactos. E as duas bandas tiveram integrantes em comum: o baixista
Kim Gardner e o guitarrista Ron Wood. Mas se o Creation era uma
típica banda mod no começo, o Birds sempre teve
como cartilha o rhythm and blues e o blues. E não os confunda
com os Byrds, de Roger McGuinn: esse pássaro teve muito
menos sucesso e um som bem mais áspero.
(Os Birds,
da esquerda para a direita: Ali MacKenzie, Pete McDaniels, Kim
Gardner, Tony Munroe e Ron Wood, sentando no banco de trás).
A história dos Birds
começa por volta de 1964, com três garotos que viviam
na mesma rua: os guitarrista e vocalistas Ron Wood e Tony Munroe
e o baterista Bob Langham. Os três se juntaram ao cantor
Ali McKenzie e ao baixista Kim Gardner, já que todos moravam
nos arredores de Yiewsley, em Londres.
No
começo, eram conhecidos como The Thunderbirds e tocavam
em pequenos pubs. Ao serem colocados para tocarem no mesmo dia
de Chris Farlowe, cuja banda de apoio tinha o mesmo nome, resolveram
mudar para The Birds.
O grupo fazia versões
e covers de artistas como Bo Diddley, Chuck Berry e chamaram a
atenção do empresário Leo de Clerck, que
conseguiu uma chance no programa de televisão Ready
Steay Win!, espécie de programa menor do famoso Ready
Steady Go! e onde as bandas disputavam uma competição
para os grupos novatos.
Os Birds fizeram ótima
apresentação, chamando a atenção da
Decca Records, que ofereceu um contrato aos garotos.
Ainda em 1964, gravam o
primeiro compacto com as canções "You're On
My Mind", composta por Ron Wood e uma cover de Bo Diddley,
"You Don't Love Me (You Don't Care)".
Meses depois, editam o
segundo compacto, com "Leaving Here", que seria gravada
pelo The Who em seu primeiro álbum. O grupo começava
a fazer fama e chegou a ter um fã clube formado por quatro
garotas apaixonadas. O que elas e a banda jamais poderiam imaginar
é que uma ameaça viria do outro lado do Pacifico:
The Byrds.
A
banda norte-americana começava a escalar as paradas de
compactos do planeta com uma versão de "Mr. Tambourine
Man", de Bob Dylan e estavam chegando na Inglaterra para
sua primeira excursão, no exterior.
Leo de Clerck ficou furioso
e tentou abrir um processo, proibindo a banda de se apresentar
na Inglaterra com o nome, mas sem sucesso, o que acabou criando
uma inimizade entre os dois grupos e um confronto físico
no aeroporto de Heathrow, em Londres.
Ron Wood conta, rindo,
de uma conversa que teve com Roger McGuinn, muitos anos depois,
sobre o ocorrido: "certa vez o encontrei e estávamos
batendo um papo animado até eu perguntar se ele se lembrava
da primeira viagem dos Byrds para a Inglaterra. Ele disse que
sim. Perguntei então se ele se recordava de alguém
que o agrediu. Ele confirmou e de repente, furioso, exclamou:
'era você, era você, seu canalha!"
Mesmo sem conseguir vencer
a ação judicial e perseguidos por um concorrente
infinitamente mais popular, a banda continou as gravações
e lançam novo compacto com as músicas "No Good
Without You Baby", de William Stevenson e "How Can It
Be?", novamente escrita por Ron Wood.
Já
sem os serviços de Leo, a banda assina com o selo Reaction
Records, de Robert Stigwood que sugere uma mudança de nome:
The Birds Birds.
Stigwood consegue uma ponta
para eles no filme de terror The Deadly Bees,
onde tocam "That's All I Need.
O filme, estrelado por
Suzanna Leigh, foi um pesadelo e a banda passou dias junto ao
elenco e diretores na ilha.
"Chegamos lindos
e perfurmados, mas ao final, estávamos imundos, cansados,
barbados e loucos por um banho. O dinheiro era bom, 50 libras
para cada um de nós e a estadia foi divertida, porém,
cansativa demais", conta Tony Munroe.
O pouco sucesso comercial
e a mudança de nome - ridícula, segundo os integrantes
- fizeram com que os Birds Birds terminassem logo após
o último compacto, com as canções "Say
Those Magic Words" e o lado B da dupla Ron Wood e Tony Monroe:
"Daddy Daddy". Seria o único com o nome Birds
Birds.
Após o final, Ron
e Kim se juntariam ao Creation. Depois do Creation, Gardner montaria
o trio Ashton, Gardner and Dyke. Ron Wood faria fama no Jeff Beck
Group, Faces e nos Rolling Stones.
Em
2005, é editado uma excelente coletânea com tudo
que a banda gravou, inclusive músicas que jamais chegaram
a ser lançadas: The Collector's Guide to Rare British
Birds.
O disco pode ser adquirido
na Amazon
Inglesa e traz as seguintes faixas:
01. You're On My Mind
02. You Don't Love Me
03. Leaving Here
04. Next In Line
05. No Good Without You Baby
06. How Can It Be
07. You're On My Mind
08. You Don't Love Me
09. Say Those Magic Words
10. Daddy Daddy
11. Run Run Run
12. Good Times
13. Say Those Magic Words
14. Daddy Daddy
15. La Poupee Qui Fait Non
16. Run Run Run
17. Daddy Daddy
18. Granny Rides Again
Espero que tenham gostado.
Um abraço e até a próxima coluna.
Discografia
Singles
"You're On My Mind" (Ronnie Wood)
/ "You Don't Love Me (You Don't Care)" (Ellas McDaniel)
(November 1964, Decca F 12031) (Producer: Franklyn Boyd)
"Leaving Here" (Holland–Dozier–Holland)
b/w "Next in Line" (Ronnie Wood) (April 1965, Decca
F 12140) (Producer: Franklyn Boyd) - UK No. 45
"No Good Without You Baby" (William Stevenson) / "How
Can It Be?" (Ronnie Wood) (October 1965, Decca F 12257) (Producer:
Franklyn Boyd)
"Say Those Magic Words" (Bob Feldman, Doc Pomus, Jerry
Goldstein, Mort Shuman, Richard Gottehrer) b/w "Daddy Daddy"
(Ronnie Wood/Tony Munroe) (as "The Birds Birds", September
1966, Reaction 591 005)
Single póstumo
"That's All That I Need You For"
(Ronnie Wood, Tony Monroe, Ali MacKenzie) / "If I Were A
Carpenter" (Tim Hardin) (February 2011, Birdsong Records
ALI 001)
Coletânea
The Collector's Guide to Rare British Birds
(2005)
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