Se há
uma banda que mereceu o nome de inaudível e assustadora
foi o Birthday Party. Se você não sabe, foi aqui
que Nick Cave fez sua fama e dela saiu boa parte dos integrantes
do Bad Seeds. Nascida na Austrália, o grupo fez furor na
Inglaterra, por causa do apoio irrestrito de John Peel, lendário
DJ da BBC e fã ardoroso do grupo. O Party deixou discos
antológicos, shows selvagens e um legado imenso para a
música. E Nick Cave começava a mostrar todo o talento
que faria dele um dos maiores nomes dos últimos 25 anos.
Para
falar do Birthday Party é necessário falar de uma
outra banda, The Boys Next Door.
Tudo começou em
1973, quando Nick Cave era aluno da Caulfield Grammar School e
resolveu formar uma banda com os amigos.
Tendo grande influência
o glitter praticado por David Bowie, Lou Reed, Alice
Cooper, Roxy Music, Cave se juntou ao guitarrista Mick Harvey
e ao baterista Phil Calvert, com membros flutuantes nos demais
instrumentos.
O grupo começou
a tomar forma quando o guitarrista Tracey Pew juntou-se ao combo
em 1975 e, em 1976, nascia o The Boys Next Door, inspirado nos
grupos punk locais como The Saints.
Em
1978, o grupo teve a adição do guitarrista Rowland
S. Howard, que aumentou ainda mais o caldeirão sonoro do
grupo. Era comum o Boys Next Door atacar todos os ritmos existentes,
indo do free jazz ao rockabilly. A liberdade era a tônica.
Ao mesmo tempo, o grupo
começou a tocar em pequenos bares locais e Nick Cave começava
a ser notado como um performer carismático, incapaz
de parar um segundo no palco, enquanto cantava suas letras assustadoras.
O grupo estreou em compacto
no ano de 1978, lançando uma versão para o grande
sucesso de Nancy Sinatra (filha de Frank Sinatra), These
Boots Are Made for Walkin'. Ainda no mesmo ano é
lançado um novo compacto, Shivers.
O grupo começou
a trabalhar em um disco próprio para o selo Mushroom. Greg
Macainsh era o produtor responsável pela produção
e o Boys Next Doors era tratado como a grande esperança.
Foram
gravadas seis canções, mas o resultado ficou aquém
do esperado e seis meses depois entraram com o produtor Tony Cohen
para gravar novas canções.
As seis primeiras foram
realizadas sem Rowland Howard e as novas com ele. Dessa forma
acabou sendo lançado o disco Door Door,
contendo o compacto Mr. Clarinet.
Após isso, o grupo
mudou-se para o selo Missing Links onde lançou o EP Hee
Haw e começaram a ser empresariados pelo dono
do selo, Keith Glass, que possuía muitos contatos no exterior.
Sobre
esse EP vale uma ressalva: a a capa ao lado é um lançamento
de 1988 que engloba o EP, além dos compactos Mr.
Clarinet, The Friend Catcher além
do primeiro álbum do Boys Next Door (que também
seria o primeiro disco do The Birthday Party). Por razões
comerciais, foi lançado com o nome de The Birthday Party.
Após o EP Hee
Haw e com o nome solidificado na Austrália após
inúmeros shows, o Boys Next Door sentiu que sua terra natal
era pequena demais para suas pretensões e resolveu desembarcar
em Londres em 1980.
Antes
disso, lançaram um compacto com o nome de Happy
Birthday, e fazendo um concerto de despedida em Melbourne,
no Crystal Ballroom, no dia 16 de fevereiro de 1980. Já
eram então The Birthday Party.
Rebatizados, o grupo começou
a fazer algum furor na cena londrina. Mais selvagens do que nunca,
Nick Cave começava a desenvolver uma postura única
no palco, absorvendo influências de Iggy Pop, Alan Vega
(Suicide) e Lou Reed, embora não pudesse ser chamado de
um cantor, já que grunhia feito um demente em cima do palco.
A banda não era menos impressionante.
Tanta fama acabou rendendo
a amizade de John Peel, que os convidou para tocar em seu famoso
programa Peel Sessions, comprando a causa do australianos.
Em 1980, o primeiro disco
do grupo é finalmente lançado. Apesar de serem canções
do Boys Next Door, o disco saiu apenas com o nome de The
Birthday Party e com duas capas diferentes, nas edições
de 1980 e 1982.
O grupo acabou retornando
para a Austrália em novembro de 1980 para novamente trabalharem
com Tony Cohen e dessa vez em um disco do The Birthday Party.
O
resultado acaba sendo o excepcional Prayers on Fire,
em 1981.
A banda havia passado dois
meses gravando as novas canções e acabou lançando
pelo selo 4AD, casa do Bauhaus e do Cocteau Twins, no dia 30 de
março.
Músicas clássicas
como "Nick The Stripper", "Ho-Ho" e "King
Ink", faziam da banda uma realidade.
O grupo, porém,
sofria sérios problemas com drogas pesadas, especialmente
Nick e o guitarrista Tracey Pew, que começou adotar o famoso
visual de cowboy, com o qual ficaria marcado.
Com
um novo disco, o grupo explorava ainda mais as teatralizações
de Cave e suas mórbidas letras. Nessa época, começam
a excursionar por toda a Europa e fazem um giro também
pelos Estados Unidos.
Na América, protagonizam
um bizarro acontecimento logo na estréia, no The Underground,
em Nova York: Mick Harvey, bêbado, começou a gritar
com a platéia, insultado-a. Iniciam uma versão de
15 minutos de "King Ink" e Nick começou a andar
entre os presentes - umas 10 pessoas -, que ficaram horrorizadas
quando viram o cantor enrolar o fio de seu microfone no pescoço
de uma mulher e berrar "Express Yourself!". O show acabou
suspenso pelo dono do local. Nova confusão aconteceu dias
depois, no Ritz, na mesma Nova York, quando Nick bateu sua cabeça
violentamente contra o kit de bateria até sangrar. A apresentação
foi suspensa com 35 minutos de duração e o show
do dia 27 acabou cancelado por causa do comportamento de Cave.
A
turnê americana acabou em Chicago da maneira mais selvagem
possível: fãs jogavam drogas em cima do palco. Nick
e Rowland tomaram algumas e o restante foi colocado numa garrafa
para serem ingeridas durante a viagem até Londres.
O grupo continuou a excursionar,
desta vez por Reino Unido, Itália, Alemanha, onde foram
anunciados como a "banda mais barra pesada de Londres".
O grupo já demonstrava
que as drogas estavam afetando demais os membros e o último
show da turnê na Polytechnic of North London, de Londres,
no dia 11 de dezembro é um caos total. Nick está
descontrolado, esquece as letras e acaba levando um soco na boca
de um irritado Mick Harvey. Tracy quase morre de overdose depois
da apresentação e o grupo viaja para a Austrália
para a gravação de um novo disco.
As
gravações acontecem nos meses de dezembro de 1981
e janeiro de 1982 e o resultado é o disco Junkyard,
ainda mais selvagem que o primeiro e com uma das capas mais grotescas
da história. Ele trazia as seguintes faixas: "She's
Hit"/ "Dead Joe" /"The Dim Locator"/
"Hamlet (Pow,Pow,Pow)"/ "Several Sins"// "Big-Jesus-Trash-Can"/
"Kiss Me Black"/ "Six Inch Gold Blade"/ "Kewpie
Doll"/ "Junkyard" e foi lançado em julho
de 1982, no Reino Unido.
O grupo passa os meses
de janeiro e fevereiro tocando na Austrália e em março
tocam em Londres, tendo a novata banda Cocteau Twins abrindo no
The Venue em 5 de março.
O grupo segue excursionando
o primeiro semestre por Inglaterra, Escócia, Holanda e
França, Alemanha, onde fazem amizade com Lydia Lunch.
Em 5 de agosto acontece
o último show com o baterista Phil Calvert, que entra para
o The Psychedelic Furs, onde ficaria até 1984. A banda
toma uma atitude mais radical e deixa Londres para mora em Berlim
Ocidental, farto da vida inglesa. O grupo fica então com
quatro membros:Nick Cave, Mick Harvey, Rowland S.Howard e Tracy
Pew.
A
vida na Alemanha acaba por deteriorar ainda mais a vida selvagem
dos integrantes. Festas, drogas, contato com as bandas locais
e um mergulho de cabeça na cultura alemã são
seguidos de shows pelo mundo cada vez mais caóticos. O
grupo contava com Jeffrey Wegener na bateria.
No dia 26 de abril, Mick
Harvey anuncia que iria cair fora após show no Electric
Ballroom, em Londres e o grupo parte para a turnê final
na Nova Zelândia e Austrália, sem ele.
Os shows são ainda
mais caóticos, a ponto de Nick ser mordido na perna por
uma atendente do hospital chamada Sarah, em Perth, e ser socado
pelo ex-cantor do The Shuffling Hungarians. O último concerto
acontece no dia 9 de junho de 1983, no The Seaview Ballroom, em
Melbourne, feito para que o grupo pudesse voltar à Londres
e terminar as gravações do EP Mutiny.
Após as gravações,
Tracey volta para Melbourne, para estudar e ainda faria algumas
colaborações esporádicas com Nick em alguns
discos dos Bad Seeds - Kicking Against The Pricks
- antes de morrer em 7 de novembro de 1986.
Seria
o fim do Birthday Party. Rowland e Mick montariam o Crime &
the City Solution; Mick Harvey também faria o Plays With
Marionettes (com Hugo Race) e Nick começaria uma nova,
o The Bad Seeds, com o velho amigo Mick Harvey, Blixa Bargeld,
Jim G.Thirlwell e Barry Adamson e iniciam as gravações
do EP Man Or Myth e do primeiro disco do grupo,
From Her to Eternity.
O EP Mutiny
seria lançado em novembro de 1983, já com a banda
morta. Deixo vocês com a discografia da banda. Um abraço
e até a próxima coluna.
Discografia
como Boys Next
Door
These Boots Are Made For Walking (7 single,
1978)
Shivers (7 single, 1978)
Hee Haw (EP, 1979)
Door Doors (LP, 1979)
Hee Haw (EP) (EP, 1979)
como The Bithday Party
The Birthday Party/Boys Next Door:The Birthday
Party/Boys Next Door (album with diff track listing)(MISSING LINK
w/l rubber stamp catalog number MA 12 243)(LP 1980)
The Birthday Party/Boys Next Door (LP, 1980) - later released
on CD with the band's early recordings, under the title Hee Haw
EP
Prayers on Fire (LP, 1981)
Junkyard (LP, 1982)
It's Still Living (LP, 1985)
Best and Rarest (LP, 1985)
Hee Haw (full-length LP) (1988)
Mutiny/The Bad Seed (CD, 1989)
Hits (CD, 1992)
Live 1981–82 (CD, 1999)
Peel Sessions (CD)
Pleasure Heads Must Burn (DVD, 2003)
Singles and EPs
Mr Clarinet/Happy Birthday (7 single, 1980)
Nick the Stripper/Blundertown/Kathys Kisses (12 single, 1981)
Nick the Stripper/Blundertown (7 single, 1981/82)
Release the Bats/Blast Off (7 single, 1981)
Mr Clarinet/Happy Birthday (7 single, 1981)
Drunk on the Pope's Blood/The Agony Is The Ecstacy with Lydia
Lunch (12 EP, 1982)
Dead Joe (7 flexidisc, 1982)
The Bad Seed (12 EP, 1983)
The Birthday Party (12 EP, 1983)
Mutiny! (12 EP, 1983)
The Peel Sessions (12 EP, 1987)
The Peel Sessions (12 EP, 1988)
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