236 - The Birthday Party

Se há uma banda que mereceu o nome de inaudível e assustadora foi o Birthday Party. Se você não sabe, foi aqui que Nick Cave fez sua fama e dela saiu boa parte dos integrantes do Bad Seeds. Nascida na Austrália, o grupo fez furor na Inglaterra, por causa do apoio irrestrito de John Peel, lendário DJ da BBC e fã ardoroso do grupo. O Party deixou discos antológicos, shows selvagens e um legado imenso para a música. E Nick Cave começava a mostrar todo o talento que faria dele um dos maiores nomes dos últimos 25 anos.


Para falar do Birthday Party é necessário falar de uma outra banda, The Boys Next Door.

Tudo começou em 1973, quando Nick Cave era aluno da Caulfield Grammar School e resolveu formar uma banda com os amigos.

Tendo grande influência o glitter praticado por David Bowie, Lou Reed, Alice Cooper, Roxy Music, Cave se juntou ao guitarrista Mick Harvey e ao baterista Phil Calvert, com membros flutuantes nos demais instrumentos.

O grupo começou a tomar forma quando o guitarrista Tracey Pew juntou-se ao combo em 1975 e, em 1976, nascia o The Boys Next Door, inspirado nos grupos punk locais como The Saints.

Em 1978, o grupo teve a adição do guitarrista Rowland S. Howard, que aumentou ainda mais o caldeirão sonoro do grupo. Era comum o Boys Next Door atacar todos os ritmos existentes, indo do free jazz ao rockabilly. A liberdade era a tônica.

Ao mesmo tempo, o grupo começou a tocar em pequenos bares locais e Nick Cave começava a ser notado como um performer carismático, incapaz de parar um segundo no palco, enquanto cantava suas letras assustadoras.

O grupo estreou em compacto no ano de 1978, lançando uma versão para o grande sucesso de Nancy Sinatra (filha de Frank Sinatra), These Boots Are Made for Walkin'. Ainda no mesmo ano é lançado um novo compacto, Shivers.

O grupo começou a trabalhar em um disco próprio para o selo Mushroom. Greg Macainsh era o produtor responsável pela produção e o Boys Next Doors era tratado como a grande esperança.

capa do compacto Mr. ClarinetForam gravadas seis canções, mas o resultado ficou aquém do esperado e seis meses depois entraram com o produtor Tony Cohen para gravar novas canções.

As seis primeiras foram realizadas sem Rowland Howard e as novas com ele. Dessa forma acabou sendo lançado o disco Door Door, contendo o compacto Mr. Clarinet.

Após isso, o grupo mudou-se para o selo Missing Links onde lançou o EP Hee Haw e começaram a ser empresariados pelo dono do selo, Keith Glass, que possuía muitos contatos no exterior.

Sobre esse EP vale uma ressalva: a a capa ao lado é um lançamento de 1988 que engloba o EP, além dos compactos Mr. Clarinet, The Friend Catcher além do primeiro álbum do Boys Next Door (que também seria o primeiro disco do The Birthday Party). Por razões comerciais, foi lançado com o nome de The Birthday Party.

Após o EP Hee Haw e com o nome solidificado na Austrália após inúmeros shows, o Boys Next Door sentiu que sua terra natal era pequena demais para suas pretensões e resolveu desembarcar em Londres em 1980.

Antes disso, lançaram um compacto com o nome de Happy Birthday, e fazendo um concerto de despedida em Melbourne, no Crystal Ballroom, no dia 16 de fevereiro de 1980. Já eram então The Birthday Party.

Rebatizados, o grupo começou a fazer algum furor na cena londrina. Mais selvagens do que nunca, Nick Cave começava a desenvolver uma postura única no palco, absorvendo influências de Iggy Pop, Alan Vega (Suicide) e Lou Reed, embora não pudesse ser chamado de um cantor, já que grunhia feito um demente em cima do palco. A banda não era menos impressionante.

Tanta fama acabou rendendo a amizade de John Peel, que os convidou para tocar em seu famoso programa Peel Sessions, comprando a causa do australianos.

capa original capa do relançamento de 1982

Em 1980, o primeiro disco do grupo é finalmente lançado. Apesar de serem canções do Boys Next Door, o disco saiu apenas com o nome de The Birthday Party e com duas capas diferentes, nas edições de 1980 e 1982.

O grupo acabou retornando para a Austrália em novembro de 1980 para novamente trabalharem com Tony Cohen e dessa vez em um disco do The Birthday Party.

capa do disco Prayers on FireO resultado acaba sendo o excepcional Prayers on Fire, em 1981.

A banda havia passado dois meses gravando as novas canções e acabou lançando pelo selo 4AD, casa do Bauhaus e do Cocteau Twins, no dia 30 de março.

Músicas clássicas como "Nick The Stripper", "Ho-Ho" e "King Ink", faziam da banda uma realidade.

O grupo, porém, sofria sérios problemas com drogas pesadas, especialmente Nick e o guitarrista Tracey Pew, que começou adotar o famoso visual de cowboy, com o qual ficaria marcado.

Com um novo disco, o grupo explorava ainda mais as teatralizações de Cave e suas mórbidas letras. Nessa época, começam a excursionar por toda a Europa e fazem um giro também pelos Estados Unidos.

Na América, protagonizam um bizarro acontecimento logo na estréia, no The Underground, em Nova York: Mick Harvey, bêbado, começou a gritar com a platéia, insultado-a. Iniciam uma versão de 15 minutos de "King Ink" e Nick começou a andar entre os presentes - umas 10 pessoas -, que ficaram horrorizadas quando viram o cantor enrolar o fio de seu microfone no pescoço de uma mulher e berrar "Express Yourself!". O show acabou suspenso pelo dono do local. Nova confusão aconteceu dias depois, no Ritz, na mesma Nova York, quando Nick bateu sua cabeça violentamente contra o kit de bateria até sangrar. A apresentação foi suspensa com 35 minutos de duração e o show do dia 27 acabou cancelado por causa do comportamento de Cave.

A turnê americana acabou em Chicago da maneira mais selvagem possível: fãs jogavam drogas em cima do palco. Nick e Rowland tomaram algumas e o restante foi colocado numa garrafa para serem ingeridas durante a viagem até Londres.

O grupo continuou a excursionar, desta vez por Reino Unido, Itália, Alemanha, onde foram anunciados como a "banda mais barra pesada de Londres".

O grupo já demonstrava que as drogas estavam afetando demais os membros e o último show da turnê na Polytechnic of North London, de Londres, no dia 11 de dezembro é um caos total. Nick está descontrolado, esquece as letras e acaba levando um soco na boca de um irritado Mick Harvey. Tracy quase morre de overdose depois da apresentação e o grupo viaja para a Austrália para a gravação de um novo disco.

capa do disco JunkyardAs gravações acontecem nos meses de dezembro de 1981 e janeiro de 1982 e o resultado é o disco Junkyard, ainda mais selvagem que o primeiro e com uma das capas mais grotescas da história. Ele trazia as seguintes faixas: "She's Hit"/ "Dead Joe" /"The Dim Locator"/ "Hamlet (Pow,Pow,Pow)"/ "Several Sins"// "Big-Jesus-Trash-Can"/ "Kiss Me Black"/ "Six Inch Gold Blade"/ "Kewpie Doll"/ "Junkyard" e foi lançado em julho de 1982, no Reino Unido.

O grupo passa os meses de janeiro e fevereiro tocando na Austrália e em março tocam em Londres, tendo a novata banda Cocteau Twins abrindo no The Venue em 5 de março.

O grupo segue excursionando o primeiro semestre por Inglaterra, Escócia, Holanda e França, Alemanha, onde fazem amizade com Lydia Lunch.

Em 5 de agosto acontece o último show com o baterista Phil Calvert, que entra para o The Psychedelic Furs, onde ficaria até 1984. A banda toma uma atitude mais radical e deixa Londres para mora em Berlim Ocidental, farto da vida inglesa. O grupo fica então com quatro membros:Nick Cave, Mick Harvey, Rowland S.Howard e Tracy Pew.

A vida na Alemanha acaba por deteriorar ainda mais a vida selvagem dos integrantes. Festas, drogas, contato com as bandas locais e um mergulho de cabeça na cultura alemã são seguidos de shows pelo mundo cada vez mais caóticos. O grupo contava com Jeffrey Wegener na bateria.

No dia 26 de abril, Mick Harvey anuncia que iria cair fora após show no Electric Ballroom, em Londres e o grupo parte para a turnê final na Nova Zelândia e Austrália, sem ele.

Os shows são ainda mais caóticos, a ponto de Nick ser mordido na perna por uma atendente do hospital chamada Sarah, em Perth, e ser socado pelo ex-cantor do The Shuffling Hungarians. O último concerto acontece no dia 9 de junho de 1983, no The Seaview Ballroom, em Melbourne, feito para que o grupo pudesse voltar à Londres e terminar as gravações do EP Mutiny.

Após as gravações, Tracey volta para Melbourne, para estudar e ainda faria algumas colaborações esporádicas com Nick em alguns discos dos Bad Seeds - Kicking Against The Pricks - antes de morrer em 7 de novembro de 1986.

capa do EP MutinySeria o fim do Birthday Party. Rowland e Mick montariam o Crime & the City Solution; Mick Harvey também faria o Plays With Marionettes (com Hugo Race) e Nick começaria uma nova, o The Bad Seeds, com o velho amigo Mick Harvey, Blixa Bargeld, Jim G.Thirlwell e Barry Adamson e iniciam as gravações do EP Man Or Myth e do primeiro disco do grupo, From Her to Eternity.

O EP Mutiny seria lançado em novembro de 1983, já com a banda morta. Deixo vocês com a discografia da banda. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

como Boys Next Door

These Boots Are Made For Walking (7 single, 1978)
Shivers (7 single, 1978)
Hee Haw (EP, 1979)
Door Doors (LP, 1979)
Hee Haw (EP) (EP, 1979)

como The Bithday Party

The Birthday Party/Boys Next Door:The Birthday Party/Boys Next Door (album with diff track listing)(MISSING LINK w/l rubber stamp catalog number MA 12 243)(LP 1980)
The Birthday Party/Boys Next Door (LP, 1980) - later released on CD with the band's early recordings, under the title Hee Haw EP
Prayers on Fire (LP, 1981)
Junkyard (LP, 1982)
It's Still Living (LP, 1985)
Best and Rarest (LP, 1985)
Hee Haw (full-length LP) (1988)
Mutiny/The Bad Seed (CD, 1989)
Hits (CD, 1992)
Live 1981–82 (CD, 1999)
Peel Sessions (CD)
Pleasure Heads Must Burn (DVD, 2003)

Singles and EPs

Mr Clarinet/Happy Birthday (7 single, 1980)
Nick the Stripper/Blundertown/Kathys Kisses (12 single, 1981)
Nick the Stripper/Blundertown (7 single, 1981/82)
Release the Bats/Blast Off (7 single, 1981)
Mr Clarinet/Happy Birthday (7 single, 1981)
Drunk on the Pope's Blood/The Agony Is The Ecstacy with Lydia Lunch (12 EP, 1982)
Dead Joe (7 flexidisc, 1982)
The Bad Seed (12 EP, 1983)
The Birthday Party (12 EP, 1983)
Mutiny! (12 EP, 1983)
The Peel Sessions (12 EP, 1987)
The Peel Sessions (12 EP, 1988)

 


 

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