448 - Lou Reed - The Blue Mask

The Blue Mask é um disco importante na carreira de Lou Reed, por vários motivos: era o primeiro grande álbum nos anos 80, com uma nova banda voltada mais ao som básico, com guitarras, baixo e bateria, voltando às suas origens do Velvet e, também por incluir um dos mais criativos músicos com que trabalhou: o guitarrisa Robert Quine. Sem lançar um disco há dois anos, Lou deixou os fãs felizes da vida ao mostrar que ainda tinha muito a dizer.


Apesar de ter sido muito bem recebido pela crítica, The Bells e Growing Up in Public, seus últimos discos pela Arista, não foram suficientes para mantê-lo no solo.

Assim, Lou voltava à sua antiga casa, a RCA. E para esse retorno, queria mudar muitas coisas. A primeira era uma aproximação aos primeiros discos do Velvet Underground.

O começo dos anos 80 se mostravam favoráveis a ele. Após casar com a desenhista britânica Sylvia Morales, Lou prometeu maneirar com a bebida e tornar-se menos difícil - o que não cumpriu.

O cantor acabaria encontrando na esposa uma dedicada e devotada amiga que o ajudaria nessa retomada.

Uma das primeiras medidas dela foi encontrar em contato com o ex-guitarrista do Richard Hell and the Voidoids, Robert Quine.

Robert Quine era um grande fã do Velvet Underground e se dizia um entusiasta de Lou como guitarrista. "Lou foi uma influência enorme no meu estilo. Ele é um verdadeiro inovador, mas que nunca foi apreciado como devia."

O primeiro contato entre os dois aconteceu após Sylvia convidá-lo para um almoço com o casal.

Na verdade, era o segundo porque Quine jamais se esqueceu da primeira vez que conversaram.

"Eu estava tocando o Voidoids, no CBGB, em 1977 e tínhamos feito um grande show. Eu não fazia idéia, mas Lou estava na primeira fila e ao terminar o nosso set, me agarrou e disse: 'você é um baita guitarrista'. Ele me fez sentar na mesa dele e continou: 'Essa não é a banda certa para você e espero que saiba disso. Esses caras não te merecem. Música é sobre dominação e poder e você deveria dominar esses merdas. Eles não são músicos. Você deveria demitir o outro guitarrista!'. Enquanto ele falava isso e eu olhei por um segundo para uma pessoa que me cumprimentou e Lou ficou possesso: 'Olha aqui, enquanto eu estiver falando, escute. Quando eu falar com você, olhe nos meus olhos ou eu arrebento sua cara. Estou falando sério'. Ganhou minha atenção."

No almoço arranjado por Sylvia, Lou queria apenas conversar sobre guitarras e após a refeição foram até o apartamento do casal para ver as guitarras novas que haviam chegado.

Após o papo, Lou convidou Bob pra entrar em sua banda. No princípio, Quine relutou porque não havia gostado do último álbum dele, Growing Up in Public. "Esqueça esse disco", disse Lou. "Quero ter um novo grupo, um novo selo e voltar a tocar guitarra."

Quine aceitou.

Após isso, Lou começou a enviar fitas cassetes com esqueletos das músicas feitas com um violão e telefonava dezenas de vezes para saber o que achava. Quine era calmo, generoso e sempre aberto às idéias, colaborando com outras igulamentes ótimas.

Em outubro de 1981, entraram nos estúdios da RCA, acompanhados do baixista Fernando Saunders e do baterista Doanne Perry. Seriam apenas os quatro que gravariam o novo disco.

Lou não tocava guitarra há muito tempo e só voltou a fazê-lo graças ao apoio de Quine. "Preciso de apoio e de quem entenda o que quero e Bob foi perfeito nesse sentido. Muitas vezes ele me dizia 'vamos lá, Lou, o solo é seu.'"

The Blue Mask tinha um título provisório de Heaven and Hell e mostra Lou tomando as rédeas de sua carreira, voltando a escrever canções como em seus primeiros discos.

Seria a primeira vez desde Street Hassle que escreveria sozinho todas as canções e poderia controlar a mixagem. "Meu maior medo era conseguir um engenheiro que não fodesse com tudo", confessa.

A química entre Lou e Bob era imensa, improvisando como se fossem velhos companheiros. O escolhido foi Sean Fullan.

The Blue Mask foi dedicado a Delmore Schwartz e editado um mês antes de Lou completar 40 anos e trazia as seguintes faixas:

Lado 1

01. "My House" - 5:25
02. "Women" - 4:57
03. "Underneath the Bottle" - 2:33
04. "The Gun" - 3:41
05. "The Blue Mask" - 5:06

Lado 2

01. "Average Guy" - 3:12
02. "The Heroine" - 3:06
03. "Waves of Fear" - 4:11
04. "The Day John Kennedy Died" - 4:08
05. "Heavenly Arms" - 4:47

Quine se lembra com prazer do disco: "nós nunca tínhamos tocado juntos antes, mas você percebia que a banda ganhava consistência força e Lou, aos poucos, mostrava que estava voltando aos seus melhores dias. A gravação de 'The Heroine', o deixou exasperado e ele a fez sozinho."

O disco recebeu rasgadas críticas de ambos os lados do Atlântico. Quine, no entanto, começou a ver sua amizade com Lou se deteriorar aos poucos, por causa dos excessivos elogios e atenção que recebeu. A parceria sofreria mais desgaste no próximo álbum Legendary Hearts.

Mas isso é papo para outra coluna. Um abraço a todos e bom 2012!

Discografia

Lou Reed (1972)
Transformer (1972)
Berlin (1973)
Rock 'n' Roll Animal (1974)
Sally Can't Dance (1974)
Lou Reed Live (1975)
Metal Machine Music (1975)
Walk on the Wild Side & Other Hits* (1975)
Coney Island Baby (1975)
Rock and Roll Heart (1976)
Walk on the Wild Side: The Best of Lou Reed* (1977)
Live: Take No Prisoners (1978)
Street Hassle (1978)
The Bells (1979)
Vicious* (1979)
Rock and Roll Diary: 1967-1980* (1980)
Growing Up in Public (1980)
Rock & Roll Today (1980)
The Blue Mask (1982)
I Can't Stand It* (1982)
Rock Galaxy* (1983)
Legendary Hearts (1983)
Live in Italy (1984)
New Sensations (1984)
City Lights (Classic Performances By Lou Reed)* (1985)
Mistrial (1986)
New York Superstar* (1986)
Wild Child* (1987)
New York (1989)
Retro* (1989)
Songs for Drella (1990)
Magic and Loss (1992)
Between Thought and Expression: The Lou Reed Anthology* (1992)
A Retrospective* (1993)
Very Best of Lou Reed & Velvet Underground* (1995)
The Best of Lou Reed & the Velvet Underground* (1995)
Different Times: Lou Reed in the '70s* (1996)
Set the Twilight Reeling (1996)
Live in Concert (1997)
Perfect Day* (1997)
Perfect Night: Live in London (1998)
The Definitive Collection* (1999)
Very Best of Lou Reed* (2000)
Ecstasy (2000)
American Poet (2001)
The Wild Side: Best of Lou Reed* (2001)
Golden Collection* (2002)
Legendary* (2002)
NYC Man: The Ultimate Lou Reed Collection*(2003)
The Raven (2003)
The Platinum & Gold Collection* (2004)
NYC Man: Greatest Hits* (2004)
Le Bataclan '72 (2004)
Animal Serendade (2004)
Hudson River Wind Meditations (2007)
The Stone: Issue Three (com John Zorn e Laurie Anderson) (2008)
Berlin: Live at St. Ann's Warehouse (2008)
The Creation of the Universe (2008)
The Essential Lou Reed (2011)
Lulu (com o Metallica) (2011)

* coletâneas


 

Colunas