The Blue Mask é um disco
importante na carreira de Lou Reed, por vários motivos:
era o primeiro grande álbum nos anos 80, com uma nova banda
voltada mais ao som básico, com guitarras, baixo e bateria,
voltando às suas origens do Velvet e, também por
incluir um dos mais criativos músicos com que trabalhou:
o guitarrisa Robert Quine. Sem lançar um disco há
dois anos, Lou deixou os fãs felizes da vida ao mostrar
que ainda tinha muito a dizer.
Apesar
de ter sido muito bem recebido pela crítica, The
Bells e Growing Up in Public, seus últimos
discos pela Arista, não foram suficientes para mantê-lo
no solo.
Assim, Lou voltava à
sua antiga casa, a RCA. E para esse retorno, queria mudar muitas
coisas. A primeira era uma aproximação aos primeiros
discos do Velvet Underground.
O começo dos anos
80 se mostravam favoráveis a ele. Após casar com
a desenhista britânica Sylvia Morales, Lou prometeu maneirar
com a bebida e tornar-se menos difícil - o que não
cumpriu.
O cantor acabaria encontrando
na esposa uma dedicada e devotada amiga que o ajudaria nessa retomada.
Uma das primeiras medidas
dela foi encontrar em contato com o ex-guitarrista do Richard
Hell and the Voidoids, Robert Quine.
Robert Quine era um grande
fã do Velvet Underground e se dizia um entusiasta de Lou
como guitarrista. "Lou foi uma influência enorme no
meu estilo. Ele é um verdadeiro inovador, mas que nunca
foi apreciado como devia."
O
primeiro contato entre os dois aconteceu após Sylvia convidá-lo
para um almoço com o casal.
Na verdade, era o segundo
porque Quine jamais se esqueceu da primeira vez que conversaram.
"Eu estava tocando
o Voidoids, no CBGB, em 1977 e tínhamos feito um grande
show. Eu não fazia idéia, mas Lou estava na primeira
fila e ao terminar o nosso set, me agarrou e disse: 'você
é um baita guitarrista'. Ele me fez sentar na mesa dele
e continou: 'Essa não é a banda certa para você
e espero que saiba disso. Esses caras não te merecem. Música
é sobre dominação e poder e você deveria
dominar esses merdas. Eles não são músicos.
Você deveria demitir o outro guitarrista!'. Enquanto ele
falava isso e eu olhei por um segundo para uma pessoa que me cumprimentou
e Lou ficou possesso: 'Olha aqui, enquanto eu estiver falando,
escute. Quando eu falar com você, olhe nos meus olhos ou
eu arrebento sua cara. Estou falando sério'. Ganhou minha
atenção."
No almoço arranjado
por Sylvia, Lou queria apenas conversar sobre guitarras e após
a refeição foram até o apartamento do casal
para ver as guitarras novas que haviam chegado.
Após o papo, Lou
convidou Bob pra entrar em sua banda. No princípio, Quine
relutou porque não havia gostado do último álbum
dele, Growing Up in Public. "Esqueça
esse disco", disse Lou. "Quero ter um novo grupo, um
novo selo e voltar a tocar guitarra."
Quine aceitou.
Após isso, Lou começou
a enviar fitas cassetes com esqueletos das músicas feitas
com um violão e telefonava dezenas de vezes para saber
o que achava. Quine era calmo, generoso e sempre aberto às
idéias, colaborando com outras igulamentes ótimas.
Em outubro de 1981, entraram
nos estúdios da RCA, acompanhados do baixista Fernando
Saunders e do baterista Doanne Perry. Seriam apenas os quatro
que gravariam o novo disco.
Lou
não tocava guitarra há muito tempo e só voltou
a fazê-lo graças ao apoio de Quine. "Preciso
de apoio e de quem entenda o que quero e Bob foi perfeito nesse
sentido. Muitas vezes ele me dizia 'vamos lá, Lou, o solo
é seu.'"
The Blue Mask
tinha um título provisório de Heaven and Hell
e mostra Lou tomando as rédeas de sua carreira, voltando
a escrever canções como em seus primeiros discos.
Seria a primeira vez desde
Street Hassle que escreveria sozinho todas as
canções e poderia controlar a mixagem. "Meu
maior medo era conseguir um engenheiro que não fodesse
com tudo", confessa.
A química entre
Lou e Bob era imensa, improvisando como se fossem velhos companheiros.
O escolhido foi Sean Fullan.
The Blue Mask
foi dedicado a Delmore Schwartz e editado um mês antes de
Lou completar 40 anos e trazia as seguintes faixas:
Lado 1
01. "My House"
- 5:25
02. "Women" - 4:57
03. "Underneath the Bottle" - 2:33
04. "The Gun" - 3:41
05. "The Blue Mask" - 5:06
Lado 2
01. "Average Guy"
- 3:12
02. "The Heroine" - 3:06
03. "Waves of Fear" - 4:11
04. "The Day John Kennedy Died" - 4:08
05. "Heavenly Arms" - 4:47
Quine se lembra com prazer
do disco: "nós nunca tínhamos tocado juntos
antes, mas você percebia que a banda ganhava consistência
força e Lou, aos poucos, mostrava que estava voltando aos
seus melhores dias. A gravação de 'The Heroine',
o deixou exasperado e ele a fez sozinho."
O disco recebeu rasgadas
críticas de ambos os lados do Atlântico. Quine, no
entanto, começou a ver sua amizade com Lou se deteriorar
aos poucos, por causa dos excessivos elogios e atenção
que recebeu. A parceria sofreria mais desgaste no próximo
álbum Legendary Hearts.
Mas isso é papo
para outra coluna. Um abraço a todos e bom 2012!
Discografia
Lou Reed (1972)
Transformer (1972)
Berlin (1973)
Rock 'n' Roll Animal (1974)
Sally Can't Dance (1974)
Lou Reed Live (1975)
Metal Machine Music (1975)
Walk on the Wild Side & Other Hits* (1975)
Coney Island Baby (1975)
Rock and Roll Heart (1976)
Walk on the Wild Side: The Best of Lou Reed* (1977)
Live: Take No Prisoners (1978)
Street Hassle (1978)
The Bells (1979)
Vicious* (1979)
Rock and Roll Diary: 1967-1980* (1980)
Growing Up in Public (1980)
Rock & Roll Today (1980)
The Blue Mask (1982)
I Can't Stand It* (1982)
Rock Galaxy* (1983)
Legendary Hearts (1983)
Live in Italy (1984)
New Sensations (1984)
City Lights (Classic Performances By Lou Reed)* (1985)
Mistrial (1986)
New York Superstar* (1986)
Wild Child* (1987)
New York (1989)
Retro* (1989)
Songs for Drella (1990)
Magic and Loss (1992)
Between Thought and Expression: The Lou Reed Anthology* (1992)
A Retrospective* (1993)
Very Best of Lou Reed & Velvet Underground* (1995)
The Best of Lou Reed & the Velvet Underground* (1995)
Different Times: Lou Reed in the '70s* (1996)
Set the Twilight Reeling (1996)
Live in Concert (1997)
Perfect Day* (1997)
Perfect Night: Live in London (1998)
The Definitive Collection* (1999)
Very Best of Lou Reed* (2000)
Ecstasy (2000)
American Poet (2001)
The Wild Side: Best of Lou Reed* (2001)
Golden Collection* (2002)
Legendary* (2002)
NYC Man: The Ultimate Lou Reed Collection*(2003)
The Raven (2003)
The Platinum & Gold Collection* (2004)
NYC Man: Greatest Hits* (2004)
Le Bataclan '72 (2004)
Animal Serendade (2004)
Hudson River Wind Meditations (2007)
The Stone: Issue Three (com John Zorn e Laurie Anderson) (2008)
Berlin: Live at St. Ann's Warehouse (2008)
The Creation of the Universe (2008)
The Essential Lou Reed (2011)
Lulu (com o Metallica) (2011)
* coletâneas
|