193 - David Bowie - Scary Monsters (And Super Creeps)

Scary Monsters (And Super Creeps) é tido como o último grande álbum de Bowie, o que não é verdade. O disco também é o último pela RCA, antes de Bowie se mudar para a EMI e explodir comercialmente com Let's Dance. Para Bowie, o disco é uma espécie de desabafo e onde fez um balanço de seus quase 15 anos de carreira. Com grandes canções - "Ashes to Ashes", "Fashion", além da faixa título - Bowie se juntou com excepcionais músicos - Pete Townshend, Robert Fripp, etc... - e se mostrava em ótima forma. O começo da década de 80 mostrou-se imensamente feliz para ele - sucesso com o Queen, em "Under Pressure", prêmios por sua atuação na montagem teatral de The Elephant Man e até elogios de John Lennon! Confira...


O começo da década de 80 foi intensa para David Bowie em todos os sentidos. As mudanças começaram no final do mês de janeiro quando finalmente David e Angela se separaram depois de 10 anos de um casamento recheado de traições, brigas e escândalos.

Bowie conseguiu um excelente acordo financeiro pagando US$ 750 mil para sua esposa, parcelado em 10 anos, e a proibindo de comentar qualquer coisa sobre o relacionamento. David ainda conseguiu a guarda de seu filho Zowie, que posteriormente mudaria seu nome para Joe.

Em 1983, ela escreveria Free Spirit, um livro em que contava o inferno de seu casamento e contando detalhes sórdidos entre os dois.

Livre de Angela e com seu filho, Bowie se dividia entre Nova York, Londres e Suíça. Em fevereiro, Bowie viajou para os Estados Unidos para iniciar as gravações de um novo disco. Bowie convidaria vários nomes famosos como Pete Townshend e Robert Fripp. Tony Visconti seria o produtor, com Bowie encerrando sua parceria com Brian Eno.

Enquanto gravava as bases do novo disco, Bowie recebeu um convite para interpretar John Merrick, nada menos o homem que inspirou o filme O Homem Elefante, estrelado por Anthony Hopkins, John Hurt, John Gieguld e Anne Bancroft.

A película dirigida por David Lynch seria levada aos palcos por Jack Hofsiss. Seria a estréia dele nos palcos e David tratou de estudar meticulosamente o personagem, tendo visitado inclusive o museu feito para Merrick.

Em março, viajou para o Japão, convidado para estrelar dois comerciais televisivos. Ele havia composto Crystal Japan para o novo disco e estrelou um comercial para a bebida Crystal Jun Rock, uma marca de saquê.

David confessou estar encantado com o convite, por ser uma experiência inédita e por ter recebido um bom dinheiro. Naquele mesmo mês era lançado um compacto apenas para o mercado daquele país, contendo as canções "Crystal Japan" e "Alabama Song".

Ao mesmo tempo em que produzia um novo álbum, novas bandas lançavam discos de estréias, todos calcados nos ensinamentos deixado pelo antigo camaleão. Mais do que nunca, David Bowie era uma figura influente.

Em maio, ele havia terminado as gravações do novo disco em Londres e começou a trabalhar no vídeo promocional da primeira canção do novo álbum, "Ashes to Ashes". Em muitos aspectos, esse vídeo seria memorável.

"Ashes to Ashes" pode ser considerada uma das canções mais honestas de Bowie, já que boa parte dela é autobiográfica. Através de seu primeiro grande personagem, Major Tom, que havia ficado 11 anos em órbita e havia enloquecido, Bowie fala de forma aberta, de drogas, dor, loucura, com Bowie se fantasiando de pierrot e filmado num sanatório como Major Tom. O clip seria dirigido por David Mallet.

capa do compacto Ashes to AshesA canção seria o primeiro compacto lançado, em julho de 1980, e alcançou o topo da parada inglesa, o que não acontecia desde 1975, com "Fame".

O sucesso deixou a RCA otimista em relação ao novo disco. Tony Visconti disse que o disco foi tão tranqüilo de ser realizado a ponto de Bowie compôr de forma tradicional, pela primeira vez: "eu nunca tinha visto Bowie trabalhar da maneira mais convencional: sentando e escrevendo primeiro as letras e depois as melodias."

O mês de Julho foi também o mês da estréia da peça The Elephant Man. O local escolhido foi o Denver Center of Performing Arts e teve sua maior bilheteria em semana de estréia, em 38 anos de fundação.

Bowie como John MerrickDavid resolveu fazer uma aproximação diferente do personagem.

Ao invés de usar uma maquiagem pesada, ele usou poucas roupas - preferencialmente uma larga camisa branca, apoiado em uma bengala e usando e abusando de expressões faciais e modificando sua voz, fazendo uso de toda sua experiência como mímico, arte que aprendeu nos anos 60.

Quando a peça estreou na Broadway, em setembro, Oona Chaplin, esposa do lendário cineasta Charles Chaplin estava na platéia, eufórica com a perfomance do cantor.

Durante anos, comentou-se sobre um possível caso entre os dois, fato que Oona não desmentiu, mas preferindo dizer que tinham apenas um relacionamento platônico.

Em agosto, Ashes to Ashes é lançado como compacto no mercado inglês, com grande pompa e tendo quatro capas diferentes. Em menos de três semanas, a canção também chegaria ao topo da parada de compactos na América.

capa do disco Scary Monters (And Super Creeps)Enquanto The Elephant Man estreva na Broadway com um novo elenco, é lançado no dia 12 de setembro o novo disco Scary Monsters (And Super Creeps).

David aparecia como um pierrot, conceito todo pensando pelo próprio cantor e desenvolvido por Richard Sarah: 'David me pediu para desenhá-lo como um pierrot e pediu para que eu tomasse conta do projeto. Foi extremamente elaborado e só a maquiagem levou uma hora e meia." A roupa foi desenhada por Natasha Kornilof e o disco mostrava David em excelente forma.

Cercado por grandes músicos - além de Fripp e Townshend, Carlos Alomar (guitarra), Roy Bittan (piano), Andy Clark (sintetizador), Dennis Davis (percussão), entre outros, David falava de vários assuntos caros para ele e mostrando que continuava de olho nas novas tendências.

O disco abre com 'It's No Game", dividindo os vocais com a japonesa Michi Hirota (sua futura namorada). Enquanto Michi declamava em japonês, Bowie falava de violência e de cinismo.

"Fashion" fazia um comentário ácido sobre os seguidores da moda, chamando a atenção para o nascimento do hip-hop ("não é muita saborosa, nunca a tinha ouvido antes...), além da canção-titulo, que seria o segundo compacto do disco. Outros grandes momentos eram "Teenage Wildlife", inspirada em seu filho e "Kingdom Come", composta por Tom Verlaine, ex-Television.

O LP tinha as seguintes faixas:

Lado 1

"It's No Game (No. 1)" – 4:15
"Up the Hill Backwards" – 3:13
"Scary Monsters (and Super Creeps)" – 5:10
"Ashes to Ashes" – 4:23
"Fashion" – 4:46

capa do compacto FashionLado 2

"Teenage Wildlife" – 6:51
"Scream Like a Baby" – 3:35
"Kingdom Come" (Tom Verlaine) – 3:42
"Because You're Young" – 4:51
"It's No Game (No. 2)" – 4:22

A RCA gastou muito dinheiro promovendo o disco na Inglaterra e teve ótimo retorno, já que o disco ficou entre os mais vendidos durante oito meses.

No dia 24 de outubro, "Fashion" é lançado com o segundo single, tendo "Scream Like a Baby" no lado B e chegou ao quinto lugar na parada de sucessos.

Enquanto isso, Bowie se dedicava ao teatro e ganhando elogios atrás de elogios.

O maior de todos seria dado no dia 6 de dezembro, naquela que seria a última entrevista dada por John Lennon, já que seria assassinado dois dias depois: "eu confesso que o admiro por ele ter todos esses múltiplos talentos. Ele foi a primeira pessoa com quem fiz uma jam em estúdio, porque sempre fui muito inseguro, tímido e não sou bom músico como Paul (McCartney) e George (Harrison), que tocavam com todo mundo nos anos 60. Eu nunca havia tocado sem ser com os Beatles. E quando eu estava trabalhando com Elton John, David apareceu e me convidou para tocar com ele. Ele entrou no estúdio com poucas linhas e alguns músicos e eu o ajudei um pouco. O irônico é que Elton me deu o meu primeiro número 1 como artista-solo (Lennon se referia a "Whatever Gets Thru The Night, faixa de Wall And Bridges) e eu dei a ele seu primeiro número 1 com 'Fame'. Foi irônico."

A morte de John Lennon afetou profundamente Bowie, a ponto de exigir segurança extra para a peça e recusar a renovação de contrato para continuar com a peça, após uma visita a Yoko Ono.

Após interpretar 157 vezes John Merrick em palcos, Bowie deu adeus ao personagem, no dia 4 de janeiro de 1981, quatro dias antes de seu 34º aniversário.

Se a vida profissional ia muito bem, obrigado, o mesmo podia se dizer de sua vida pessoal. Pela primeira vez em sete anos, ele passava o Natal com seu filho Joe e sua mãe, Peggy, com quem começava a reatar os laços.

capa do compacto Scary Monsters (And Super Creeps)No dia 2 de janeiro, a gravadora lança o terceiro compacto, com "Scary Monsters (And Super Creeps)" e "Because You're Young", que chegou ao vigésimo posto na parada de compactos.

No dia 10, Bowie ganha dois prêmios da revista Record Mirror: "melhor vídeo ("Ashes to Ashes"), segundo melhor LP; single ("Ashes to Ashes", também) e terceira melhor capa.

Bowie resolveu também fixar residência em Lausanne, na Suíça, após conseguir firmar um bom acordo com os representantes locais à respeito de impostos.

Em março é lançado o último compacto promocional, com "Up Hill The Backwards" e "Crystal Japan", que chegou apenas ao 32º lugar na parada.

capa do disco ChangeTwoBowieMas Bowie andava irritado com a maneira desrespeitosa com que a RCA cuidava de seu catálogo, lançando coletâneas com faixas obscuras e sem consultá-lo.

O auge da raiva aconteceu quando saiu ChangesTwoBowie, com uma seleção de faixas que o desagradou.

"Eu quero um divórcio da RCA, igual ao divórcio que tive com Angela." Seus dias com a antiga gravadora estavam próximos e a briga seria encardida.

A coletânea teve uma razoável vendagem e trazia as seguintes faixas:

Lado 1

01. "Aladdin Sane (1913-1938-197?)" (from Aladdin Sane, 1973) – 5:08
02. "Oh! You Pretty Things" (from Hunky Dory, 1971) – 3:13
03. "Starman" (from Ziggy Stardust, 1972) – 4:13
04. "1984" (from Diamond Dogs, 1974) – 3:25
05."Ashes to Ashes" (from Scary Monsters (and Super Creeps), 1980) – 3:39

Lado B

01. "Sound and Vision" (from Low, 1977) – 3:03
02. "Fashion" (from Scary Monsters (and Super Creeps), 1980) – 3:24
03. "Wild Is the Wind" (from Station to Station, 1976) – 5:59
04. "John, I’m Only Dancing (Again)" (from "John, I’m Only Dancing (Again)" single, 1979) – 6:59
05. "DJ" (from Lodger, 1979) – 3:23

Bowie logo iria mudar de casa e a pista a coisa já começava a ganhar forma, quando, em 2 de novembro é lançado um single que daria o segundo número 1 em pouco mais de um ano: "Under Pressure", ao lado do Queen.

Bowie encontrou o Queen em Montreux, gravando material para o futuro disco Hot Space.

Velho amigo do baixista John Deacon, aceitou o convite para gravar algo e apenas em um dia, gravou e mixou a canção.

Segundo um engenheiro de som, Bowie ficou conversando com Freddie Mercury sobre o contrato do Queen com a EMI e ficou muito satisfeito com as respostas. David começava a mexer os pauzinhos.

Com mais um sucesso, Bowie começava a sofrer pressão para promover alguns shows, mas exausto das turnês com a peça e cheio de questões pessoais a resolver, resolveu fixar um foco em outros projetos pessoais, estrelando dois filmes (um deles seria The Hunger, Fome de Viver - com Catherine Deneuve e participação do grupo gótico Bauhaus na abertura) e um peça para a BBC, Baal, de Bertolt Brecht, que saiu em disco.

Mas tudo isso é para uma outra coluna. Um abraço e até a próxima.

Discografia

David Bowie (1967)
Space Oddity (também conhecido como Man of Words/Man of Music, 1969)
The Man Who Sold The World (1971)
Hunky Dory (1971)
The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1972)
Aladdin Sane (1973)
Pin Ups (1973)
Diamond Dogs (1974)
David Live (1974)
Young Americans (1975)
Station to Station (1976)
ChangesOneBowie (1976)
Low (1977)
“Heroes” (1977)
Stage (1978)
Prokofiev's Peter and the Wolf (1978)
Lodger (1979)
Scary Monsters (And Super Creeps) (1980)
ChangesTwoBowie (1981)
Christiane F. Win Kinder (trilha sonora, 1982)
David Bowie in Betrtort Brecht's Baal (1982)
“Peace on Earth” /“Little Drummer Boy” (com Bing Crosby, 1982)
Ziggy Stardust: The Motion Picture (1983)
Let's Dance (1983)
Golden Years (1983)
Love You Till Tuesday (1984, gravado em 1969)
Tonight (1984)
Never Let Me Down (1987)
Tin Machine (1989)
Sound and Vision (1989)
ChangesBowie (1990)
Tin Machine II (1991)
Oy Vey, Baby (1992)
Black Tie White Noise (1993)
Singles: 1969-1993 (1993)
Buddha of Suburbia (1994)
1.Outside (1995)
Earthling (1997)
The Best of David Bowie 1969/1974 (1997)
The Best of David Bowie 1974/1979 (1998)
“hours...” (1999)
Singles Collection (1999)
Bowie at the Beeb: The Best of the BBC Radio Sessions (2000)
London Boy (2001)
Heathen (2002)
Reality (2003)

 

Colunas