Scary Monsters
(And Super Creeps) é tido como o último grande álbum
de Bowie, o que não é verdade. O disco também
é o último pela RCA, antes de Bowie se mudar para
a EMI e explodir comercialmente com Let's Dance. Para Bowie, o
disco é uma espécie de desabafo e onde fez um balanço
de seus quase 15 anos de carreira. Com grandes canções
- "Ashes to Ashes", "Fashion", além
da faixa título - Bowie se juntou com excepcionais músicos
- Pete Townshend, Robert Fripp, etc... - e se mostrava em ótima
forma. O começo da década de 80 mostrou-se imensamente
feliz para ele - sucesso com o Queen, em "Under Pressure",
prêmios por sua atuação na montagem teatral
de The Elephant Man e até elogios de John Lennon! Confira...
O
começo da década de 80 foi intensa para David Bowie
em todos os sentidos. As mudanças começaram no final
do mês de janeiro quando finalmente David e Angela se separaram
depois de 10 anos de um casamento recheado de traições,
brigas e escândalos.
Bowie conseguiu um excelente
acordo financeiro pagando US$ 750 mil para sua esposa, parcelado
em 10 anos, e a proibindo de comentar qualquer coisa sobre o relacionamento.
David ainda conseguiu a guarda de seu filho Zowie, que posteriormente
mudaria seu nome para Joe.
Em 1983, ela escreveria
Free Spirit, um livro em que contava o inferno
de seu casamento e contando detalhes sórdidos entre os
dois.
Livre de Angela e com seu
filho, Bowie se dividia entre Nova York, Londres e Suíça.
Em fevereiro, Bowie viajou para os Estados Unidos para iniciar
as gravações de um novo disco. Bowie convidaria
vários nomes famosos como Pete Townshend e Robert Fripp.
Tony Visconti seria o produtor, com Bowie encerrando sua parceria
com Brian Eno.
Enquanto
gravava as bases do novo disco, Bowie recebeu um convite para
interpretar John Merrick, nada menos o homem que inspirou o filme
O Homem Elefante, estrelado por Anthony Hopkins,
John Hurt, John Gieguld e Anne Bancroft.
A película dirigida
por David Lynch seria levada aos palcos por Jack Hofsiss. Seria
a estréia dele nos palcos e David tratou de estudar meticulosamente
o personagem, tendo visitado inclusive o museu feito para Merrick.
Em março, viajou
para o Japão, convidado para estrelar dois comerciais televisivos.
Ele havia composto Crystal Japan para o novo disco e estrelou
um comercial para a bebida Crystal Jun Rock, uma marca de saquê.
David confessou estar encantado
com o convite, por ser uma experiência inédita e
por ter recebido um bom dinheiro. Naquele mesmo mês era
lançado um compacto apenas para o mercado daquele país,
contendo as canções "Crystal Japan" e
"Alabama Song".
Ao
mesmo tempo em que produzia um novo álbum, novas bandas
lançavam discos de estréias, todos calcados nos
ensinamentos deixado pelo antigo camaleão. Mais do que
nunca, David Bowie era uma figura influente.
Em maio, ele havia terminado
as gravações do novo disco em Londres e começou
a trabalhar no vídeo promocional da primeira canção
do novo álbum, "Ashes to Ashes". Em muitos aspectos,
esse vídeo seria memorável.
"Ashes to Ashes"
pode ser considerada uma das canções mais honestas
de Bowie, já que boa parte dela é autobiográfica.
Através de seu primeiro grande personagem, Major Tom, que
havia ficado 11 anos em órbita e havia enloquecido, Bowie
fala de forma aberta, de drogas, dor, loucura, com Bowie se fantasiando
de pierrot e filmado num sanatório como Major Tom. O clip
seria dirigido por David Mallet.
A
canção seria o primeiro compacto lançado,
em julho de 1980, e alcançou o topo da parada inglesa,
o que não acontecia desde 1975, com "Fame".
O sucesso deixou a RCA
otimista em relação ao novo disco. Tony Visconti
disse que o disco foi tão tranqüilo de ser realizado
a ponto de Bowie compôr de forma tradicional, pela primeira
vez: "eu nunca tinha visto Bowie trabalhar da maneira mais
convencional: sentando e escrevendo primeiro as letras e depois
as melodias."
O mês de Julho foi
também o mês da estréia da peça The
Elephant Man. O local escolhido foi o Denver Center of
Performing Arts e teve sua maior bilheteria em semana
de estréia, em 38 anos de fundação.
David
resolveu fazer uma aproximação diferente do personagem.
Ao invés de usar
uma maquiagem pesada, ele usou poucas roupas - preferencialmente
uma larga camisa branca, apoiado em uma bengala e usando e abusando
de expressões faciais e modificando sua voz, fazendo uso
de toda sua experiência como mímico, arte que aprendeu
nos anos 60.
Quando a peça estreou
na Broadway, em setembro, Oona Chaplin, esposa do lendário
cineasta Charles Chaplin estava na platéia, eufórica
com a perfomance do cantor.
Durante anos, comentou-se
sobre um possível caso entre os dois, fato que Oona não
desmentiu, mas preferindo dizer que tinham apenas um relacionamento
platônico.
Em agosto, Ashes
to Ashes é lançado como compacto no mercado
inglês, com grande pompa e tendo quatro capas diferentes.
Em menos de três semanas, a canção também
chegaria ao topo da parada de compactos na América.
Enquanto
The Elephant Man estreva na Broadway com um novo
elenco, é lançado no dia 12 de setembro o novo disco
Scary Monsters (And Super Creeps).
David aparecia como um
pierrot, conceito todo pensando pelo próprio cantor e desenvolvido
por Richard Sarah: 'David me pediu para desenhá-lo como
um pierrot e pediu para que eu tomasse conta do projeto. Foi extremamente
elaborado e só a maquiagem levou uma hora e meia."
A roupa foi desenhada por Natasha Kornilof e o disco mostrava
David em excelente forma.
Cercado
por grandes músicos - além de Fripp e Townshend,
Carlos Alomar (guitarra), Roy Bittan (piano), Andy Clark (sintetizador),
Dennis Davis (percussão), entre outros, David falava de
vários assuntos caros para ele e mostrando que continuava
de olho nas novas tendências.
O disco abre com 'It's
No Game", dividindo os vocais com a japonesa Michi Hirota
(sua futura namorada). Enquanto Michi declamava em japonês,
Bowie falava de violência e de cinismo.
"Fashion" fazia
um comentário ácido sobre os seguidores da moda,
chamando a atenção para o nascimento do hip-hop
("não é muita saborosa, nunca a tinha ouvido
antes...), além da canção-titulo, que seria
o segundo compacto do disco. Outros grandes momentos eram "Teenage
Wildlife", inspirada em seu filho e "Kingdom Come",
composta por Tom Verlaine, ex-Television.
O LP tinha as seguintes
faixas:
Lado 1
"It's No Game (No. 1)" –
4:15
"Up the Hill Backwards" – 3:13
"Scary Monsters (and Super Creeps)" – 5:10
"Ashes to Ashes" – 4:23
"Fashion" – 4:46
Lado
2
"Teenage Wildlife" – 6:51
"Scream Like a Baby" – 3:35
"Kingdom Come" (Tom Verlaine) – 3:42
"Because You're Young" – 4:51
"It's No Game (No. 2)" – 4:22
A
RCA gastou muito dinheiro promovendo o disco na Inglaterra e teve
ótimo retorno, já que o disco ficou entre os mais
vendidos durante oito meses.
No dia 24 de outubro, "Fashion"
é lançado com o segundo single, tendo "Scream
Like a Baby" no lado B e chegou ao quinto lugar na parada
de sucessos.
Enquanto isso, Bowie se
dedicava ao teatro e ganhando elogios atrás de elogios.
O
maior de todos seria dado no dia 6 de dezembro, naquela que seria
a última entrevista dada por John Lennon, já que
seria assassinado dois dias depois: "eu confesso que o admiro
por ele ter todos esses múltiplos talentos. Ele foi a primeira
pessoa com quem fiz uma jam em estúdio, porque
sempre fui muito inseguro, tímido e não sou bom
músico como Paul (McCartney) e George (Harrison), que tocavam
com todo mundo nos anos 60. Eu nunca havia tocado sem ser com
os Beatles. E quando eu estava trabalhando com Elton John, David
apareceu e me convidou para tocar com ele. Ele entrou no estúdio
com poucas linhas e alguns músicos e eu o ajudei um pouco.
O irônico é que Elton me deu o meu primeiro número
1 como artista-solo (Lennon se referia a "Whatever Gets
Thru The Night, faixa de Wall And Bridges)
e eu dei a ele seu primeiro número 1 com 'Fame'. Foi irônico."
A morte de John Lennon
afetou profundamente Bowie, a ponto de exigir segurança
extra para a peça e recusar a renovação de
contrato para continuar com a peça, após uma visita
a Yoko Ono.
Após interpretar
157 vezes John Merrick em palcos, Bowie deu adeus ao personagem,
no dia 4 de janeiro de 1981, quatro dias antes de seu 34º
aniversário.
Se a vida profissional
ia muito bem, obrigado, o mesmo podia se dizer de sua vida pessoal.
Pela primeira vez em sete anos, ele passava o Natal com seu filho
Joe e sua mãe, Peggy, com quem começava a reatar
os laços.
No
dia 2 de janeiro, a gravadora lança o terceiro compacto,
com "Scary Monsters (And Super Creeps)" e "Because
You're Young", que chegou ao vigésimo posto na parada
de compactos.
No dia 10, Bowie ganha
dois prêmios da revista Record Mirror: "melhor
vídeo ("Ashes to Ashes"), segundo melhor LP;
single ("Ashes to Ashes", também) e terceira
melhor capa.
Bowie resolveu também
fixar residência em Lausanne, na Suíça, após
conseguir firmar um bom acordo com os representantes locais à
respeito de impostos.
Em março é
lançado o último compacto promocional, com "Up
Hill The Backwards" e "Crystal Japan", que chegou
apenas ao 32º lugar na parada.
Mas
Bowie andava irritado com a maneira desrespeitosa com que a RCA
cuidava de seu catálogo, lançando coletâneas
com faixas obscuras e sem consultá-lo.
O auge da raiva aconteceu
quando saiu ChangesTwoBowie, com uma seleção
de faixas que o desagradou.
"Eu quero um divórcio
da RCA, igual ao divórcio que tive com Angela." Seus
dias com a antiga gravadora estavam próximos e a briga
seria encardida.
A coletânea teve
uma razoável vendagem e trazia as seguintes faixas:
Lado 1
01. "Aladdin Sane
(1913-1938-197?)" (from Aladdin Sane, 1973) – 5:08
02. "Oh! You Pretty Things" (from Hunky Dory, 1971)
– 3:13
03. "Starman" (from Ziggy Stardust, 1972) – 4:13
04. "1984" (from Diamond Dogs, 1974) – 3:25
05."Ashes to Ashes" (from Scary Monsters (and Super
Creeps), 1980) – 3:39
Lado B
01. "Sound and Vision"
(from Low, 1977) – 3:03
02. "Fashion" (from Scary Monsters (and Super Creeps),
1980) – 3:24
03. "Wild Is the Wind" (from Station to Station, 1976)
– 5:59
04. "John, I’m Only Dancing (Again)" (from "John,
I’m Only Dancing (Again)" single, 1979) – 6:59
05. "DJ" (from Lodger, 1979) – 3:23
Bowie
logo iria mudar de casa e a pista a coisa já começava
a ganhar forma, quando, em 2 de novembro é lançado
um single que daria o segundo número 1 em pouco mais de
um ano: "Under Pressure", ao lado do Queen.
Bowie encontrou o Queen
em Montreux, gravando material para o futuro disco Hot
Space.
Velho amigo do baixista
John Deacon, aceitou o convite para gravar algo e apenas em um
dia, gravou e mixou a canção.
Segundo um engenheiro de
som, Bowie ficou conversando com Freddie Mercury sobre o contrato
do Queen com a EMI e ficou muito satisfeito com as respostas.
David começava a mexer os pauzinhos.
Com
mais um sucesso, Bowie começava a sofrer pressão
para promover alguns shows, mas exausto das turnês com a
peça e cheio de questões pessoais a resolver, resolveu
fixar um foco em outros projetos pessoais, estrelando dois filmes
(um deles seria The Hunger, Fome de Viver - com
Catherine Deneuve e participação do grupo gótico
Bauhaus na abertura) e um peça para a BBC, Baal,
de Bertolt Brecht, que saiu em disco.
Mas tudo isso é
para uma outra coluna. Um abraço e até a próxima.
Discografia
David Bowie (1967)
Space Oddity (também conhecido como Man of Words/Man of
Music, 1969)
The Man Who Sold The World (1971)
Hunky Dory (1971)
The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars
(1972)
Aladdin Sane (1973)
Pin Ups (1973)
Diamond Dogs (1974)
David Live (1974)
Young Americans (1975)
Station to Station (1976)
ChangesOneBowie (1976)
Low (1977)
“Heroes” (1977)
Stage (1978)
Prokofiev's Peter and the Wolf (1978)
Lodger (1979)
Scary Monsters (And Super Creeps) (1980)
ChangesTwoBowie (1981)
Christiane F. Win Kinder (trilha sonora, 1982)
David Bowie in Betrtort Brecht's Baal (1982)
“Peace on Earth” /“Little Drummer Boy”
(com Bing Crosby, 1982)
Ziggy Stardust: The Motion Picture (1983)
Let's Dance (1983)
Golden Years (1983)
Love You Till Tuesday (1984, gravado em 1969)
Tonight (1984)
Never Let Me Down (1987)
Tin Machine (1989)
Sound and Vision (1989)
ChangesBowie (1990)
Tin Machine II (1991)
Oy Vey, Baby (1992)
Black Tie White Noise (1993)
Singles: 1969-1993 (1993)
Buddha of Suburbia (1994)
1.Outside (1995)
Earthling (1997)
The Best of David Bowie 1969/1974 (1997)
The Best of David Bowie 1974/1979 (1998)
“hours...” (1999)
Singles Collection (1999)
Bowie at the Beeb: The Best of the BBC Radio Sessions (2000)
London Boy (2001)
Heathen (2002)
Reality (2003)
|