Uma das mais
importantes bandas dos anos 60 e precursora do folk rock com letras
políticas, o Buffalo Springfield não foi apenas
o grupo que despontou o talentoso Neil Young. Com três discos
absolutamente clássicos, eles moldaram um estilo ao lado
dos Byrds e do The Band, e deixariam seu nome na história
da música, além de dois compositores geniais e geniosos:
Neil Young e Stephen Stills. Leia um pouco sobre eles agora...
A
história do Buffalo Springfield começa quando Stephen
Stills (nascido Steve Arthur Stills em 3 de janeiro de 1945, em
Dallas) conheceu Richie Furay (Paul Richard Furay, nascido em
9 de maio de 1944, em Dayton) em Nova York.
Os dois cantavam no grupo
vocal The New Choctawquins. Os dois também atuavam em outro
grupo vocal, The Au Go Go Singers, composto de nove integrantes.
Com o Au Go Go, excursionaram pelo Texas e lançaram um
álbum intitulado They Call Us The Au Go Go Singers,
para a Roulette Records, no início de 1965.
Em abril o grupo se separa
e Furay se muda para Massachusetts, enquanto Stills permanece
na banda (agora com o nome de The Company) e embarcam em uma excursão
pelo Canadá.
Em
Fort William, especificamente no clube Fourth Dimension Still
conhece Neil Percival Kenneth Ragland Young, nascido no dia 12
de novembro de 1945, em Toronto), líder da banda Neil Young
& The Squires.
Imediatamente fazem amizade
e começam a bolar uma nova banda.
Porém, Stills precisa
voltar para New York e os dois acabam perdendo o contato. Stills
acaba se mudando para Califórnia após ouvir a versão
de "Mr. Tambourine Man" de Bob Dylan, pelo jovem grupo
The Byrds.
Em julho, Neil e três
membros do Squire (Ken Koblun, Terry Erickson e Bob Clark) decidem
fixar residência em Toronto, onde conhecem o empresário
Martin Onrot, que muda o nome do grupo para Four To Go. Onrot
consegue uma audição em um pequeno selo local, mas
Erickson e Clark abandonam o grupo e voltam para Winnipeg.
Em novembro, Neil Young
e Ken Koblun resolvem procurar Stephen Stills em Nova York e vão
até o antigo endereço que Stills havia deixado com
eles.
Ao
chegarem lá, porém, encontram Furay, que havia decidido
voltar à cidade. Furay e Neil ficam amigos e Young mostra
a Furay uma de suas canções, "Nowadays Clancy
Can’t Even Sing", que Furay apresenta no Bitter End,
enquanto Young grava algumas demos nos estúdios da Elektra.
Neil Young e Koblun acabam
voltando para Toronto, onde se separam. Koblun acaba virando baixista
de várias bandas folks locais.
Neil encontra Bruce Palmer
(nascido em 9 de setembro de 1946, também em Ontario),
ex-membro do Jack London & The Sparrows e se junta ao The
Mynah Birds, em que o vocalista era o sensacional Ricky Matthews,
ou Rick James.
Neil Young consegue um
contrato com a gravadora Motown, de sete anos, recebendo a excelente
quantia de US$25 mil adiantados e leva o Mynah Birds junto para
Detroit, em fevereiro de 1966.
O sonho termina em tragédia,
quando Rick James é preso após descobrirem que havia
fugido da marinha norte-americana. Sem o vocalista, a banda se
separa e o contrato é rescindido. Palmer e Young resolvem
então vender o equipamento da banda para irem até
Los Angeles, à caça de Stills.
Em janeiro de 1966, Stephen
Stills vende uma de suas composições, "Sit
Down I Think I Love You" para Chuck Kaye da Screen Gems,
que repassa ao grupo The Mojo Men, que a coloca entre as 30 mais
na parada de sucessos.
Stills forma então
um pequeno grupo chamado Buffalo Fish com o baixista Ron Long
e o guitarrista Peter Tork, ambos conhecidos de Nova York. Nessa
época, Stills fica sabendo que começaria um programa
de televisão que tinha como missão encontrar a versão
norte-americana dos Beatles. Stills falta ao programa, mas convece
Tork a ir. Logo, ele ficaria famoso ao se tornar um dos membros
dos Monkees.
Em
fevereiro, Stills recebe uma carta de Furay, através de
seu pai que estava em El Salvador. Na carta, Furay pergunta se
pode se juntar a ele em Los Angeles. Stills resolve telefonar
e diz a Furay que já tem um novo grupo, que necessita apenas
de um cantor principal. Mas quando Furay chega a Los Angeles descobre
que o tal grupo só tinha como integrante o próprio
Stills. Eles passarão as próximas semanas procurando
novos integrantes. Depois de infrutíferas tentativas, resolvem
convidar Neil Young, mas não conseguem encontrá-lo
em Toronto. Lembram-se de Ken Koblun e acabam convencendo-o a
deixar o grupo 3’s a Crowd e voar até Los Angeles.
Koblun acabou voltando após uma semana e com uma passagem
paga pelo empresário de sua antiga banda.
Tudo começa a tomar
corpo quando Neil Young e Bruce Palmer chegam em Los Angeles no
dia 6 de abril, procurando, ironicamente, Stills. Como não
o encontram partem para San Francisco. E por uma ironia ainda
maior, acabam encontrando Stills em um congestionamento na Sunset
Boulevard.
Stills chama os dois para
irem até a casa de seu empresário Barry Friedman,
que encontra para o quarteto uma casa para morarem e ensaiar.
Friedman chama o baterista Billy Mundi (ex-Maston & Brewer)
para o grupo, provisoriamente batizado de The Herd.
Mundi
acaba deixando o grupo rapidamente para retornar ao Maston &
Brewer e acaba sendo substituído por Dewey Martin (nascido
Walter Milton Dewayne Midkiff, em 30 de setembro de 1940, em Chesterville,
cidade próxima a Ottawa, no Canadá). Martin era
muito mais velho que os demais e já havia tocando com Patsy
Cline, Roy Orbison e Carl Perkins e gravado alguns compactos para
A&M e Tower com o nome de Sir Walter Raleigh & The Coupons.
Assim nasce o Buffalo Springfield, adotado após coagirem
uma banda que tinha o mesmo nome.
Stephen Stills seria um
dos guitarristas-solos, tecladistas e vocalista; Neil Young seria
o segundo solista, tecladista, vocalista, além de tocar
gaita; Richie Furay ficaria com a guitarra-ritmo; Bruce Palmer,
seria o baixista e Dewey Martin, o baterista.
No
dia 15 de abril, o grupo estréia ao vivo, no Orange County
Fair Grounds, em San Bernardino, abrindo para os Byrds. Os dois
grupos continuaram a tocar juntos em mais quatro apresentações,
na Costa Oeste.
Em maio, conseguem um contrato
de seis semanas no Whisky-A-Go-Go graças a Chris Hillman,
dos Byrds, um grande fã das músicas de Stills e
Young. Lá, o grupo abre para Johnny Rivers, Captain Beefheart
& His Magic Band, Them, The Leaves, The Grass Roots e Love.
Após conseguirem
alguma reputação, começam a procurar uma
gravadora e acabam conhecendo o presidente da Atlantic Records,
Ahmet Ertegun, que oferece um contrato de US$ 22 mil para a banda
por sua subsidiária, a Atco. Nessa época, Barry
Friedman havia sido substituído no posto de empresário,
pela dupla Charlie Greene e Brian Stone. Dessa forma, no dia 18
de julho começam a gravar o primeiro disco.
Enquanto gravam o disco,
abrem shows dos Rolling Stones no Hollywood Bowl, junto com The
McCoys, The Standells e The Trade Winds. Com isso, tocam para
mais de 20 mil cpessoas sem terem um disco gravado. Greene e Stone
também são hábeis em conseguirem seis apresentações
no programa de TV Hollywood Palace.
Em
31 de julho, sai o primeiro single, Nowadays Clancy Can’t
Even Sing (canção de Neil na voz de Furay),
que consegue apenas o 110º lugar na parada. O motivo do fracasso
é a inclusão da palavra "damn" (em português,
maldição, praga).
Em setembro, Bruce Palmer
é preso com drogas enquanto abriam para Chad & Jeremy
e Ian Whitcomb, em Anaheim, sendo substituído provisoriamente
por Jim Fielder, do Maston & Brewster. Nesse concerto Neil
sofre um ataque epilético e é carregado no meio
da apresentação.
Com Bruce Palmer de volta,
tocam uma segunda noite no Melodyland Theatre e alguns membros
convidam o baterista Alex "Skip" Spence, ex-Jefferson
Airplane, para o lugar de Martin. Skip recusa e junta-se ao Moby
Grape.
Em outubro o grupo grava
músicas que nunca seriam lançadas: "Neighbour
Don’t You Worry", "My Angel", "So You
Got A Lover" e "Come On (Lover)" (todas de Still);
"My Kind Of Love" (de Furay) e "One More Sign",
"There Goes My Babe" e "Down Down Down", todas
de Neil Young.
No
mesmo mês, o grupo abre para The Turtles, The Knack, The
New Generation, Love, The Sons of Adam. Em novembro, tocam com
Big Brother & The Holding Company e Moby Grape Country Joe
& The Fish, e abrindo até para o guitarrista brasileiro
Bola Sete, no Fillmore! No dia 26 é a vez de tocarem com
os Monkees, com Peter Tork.
Em dezembro, é lançado
um segundo single, Burned (escrita por Neil Young),
que também fracassa. Em 5 de dezembro, Stills escreve o
maior clássico da banda, após assistir uma repressão
policial contra jovens, "For For What It’s Worth",
rapidamente gravada.
No
dia 20 de dezembro é finalmente lançado o primeiro
disco, Buffalo Springfield. O disco vende pouco,
por causa da má produção realizada pelos
empresários Greene e Stone, que falham ao capturar o real
som do grupo. A banda acaba o ano realizando vários shows
e aparecem mais uma vez na televisão.
Em janeiro de 1967, alguns
problemas tumultuam a vida do grupo. A banda decide demitir os
dois empresários, após o fracasso com o disco de
estréia. Outro problema acontece durante um show em que
abriam para Mitch Ryder and The Detroit Wheels, quando Stephen
Stills joga Bruce Palmer em cima do kit de bateria de Martin,
porque o baixista havia se recusado a aumentar o volume de seu
amplificador.
A banda aproveita para
terminar a gravação de "Mr. Soul", escrita
por Neil Young e gravam uma segunda versão de "My
Kind Of Love" de Furay, "We' ll See", de Stills,
além de duas outras versões de "Mr. Soul",
jamais aproveitadas. Em uma dessas sessões, são
acompanhados de Otis Redding, nos vocais, que se interessa pela
canção e a pede para Neil, que não concorda.
Na mesma noite, Palmer é preso por porte de maconha e condenado
a três meses de prisão. Palmer acaba sendo deportado
para o Canadá e o novo empresário, Dickie Davis,
o substitui em um programa de televisão. Nos próximos
meses, o velho amigo de Neil, Ken Koblun será o baixista
do grupo.
Koblun fica pouco tempo
no posto e é convidado a sair, entrando Jim Fielder em
seu lugar. Enquanto isso, "For What It’s Worth"
é lançado como single, alcançado o sétimo
posto da parada. O sucesso é tanto que a Atco relança
o primeiro disco, colocando a canção no lugar de
"Baby Don't Scold Me", que abria o álbum.
Em junho, Neil Young e
Stephen Stills se metem em uma briga, arremessando suas guitarras
um no outro, em um show em San Francisco.
Neil Young começa
a mostrar tendências para alguns experimentos, ao lado do
produtor Jack Nitzsche. Enquanto isso, Bruce Palmer aparece na
casa de Stephen Stills e ambos demitem Jim Fielder. As tensões
internas aumentam quando Neil Young resolve seguir uma carreira-solo,
trabalhando ao lado de Jack Nitzsche.
Como quarteto, o grupo
realiza algumas apresentações, mas são vaiados.
Stills chama então Doug Hastings para o posto de Young.
Com essa formação, gravam "Bluebird",
feita por Stills. No dia 16 de junho, tocam no Monterey Pop Festival,
tendo como convidado David Crosby, dos Byrds.
Na semana seguinte ao concerto,
Neil Young aparece para tocar "Mr Soul", no Hullabaloo,
em Los Angeles. Mas Neil pouco se interessa pelo grupo e voa com
Jack Nitzsche para Londres a convite do empresário dos
Rolling Stones, Andrew Loog Oldham.
No mês seguinte,
a banda recebe Neil Young de volta, após uma longa conversa
com o empresário Dickie Davis. Hastings acaba sendo demitido
e o grupo começa a gravar um novo disco. "Bluebird"
é lançado como compacto, mas alcança apenas
o número 58 das paradas.
Em
dezembro é lançado o segundo disco, Buffalo
Springfield Again, que alcança o número
44 das paradas. Uma curiosidade são os nomes das pessoas
que inspiraram a banda e são colocadas na contra-capa.
Em janeiro de 1968, o grupo
lança um novo compacto, Expecting to Fly,
composta por Neil Young e que é um retumbante fracasso
comercial. Como resultado, Neil começa a questionar se
deveria continuar no grupo e esse período marca o começo
do fim para ele dentro do Buffalo. Como consequência, Neil
parece pouco interessado em trabalhar novas canções
para um futuro disco.
Nessas sessões aparece
a figura de Jim Messina, produtor e que substituiria Bruce Palmer,
que novamente havia sido preso por porte de drogas e enviado para
um campo de imigrantes em El Centro. Jim havia estrelado o grupo
de surf Jim Messina & The Jesters e acaba sendo fixado como
membro. A banda então está toda rachada e cada um
grava suas composições com outros músicos
e no dia 15 de março, Neil avisa que está deixando
a banda, e dessa vez, de forma definitiva.
Em um dos últimos
shows do grupo, Neil sofre um outro ataque epilético no
palco e dão seu último show no dia 5 de abril, no
Long Beach Arena, ao lado do Canned Heat e Country Joe & The
Fish.
No
dia 18 de julho é lançado postumamente o disco Last
Time Around, que chega ao número 44 das paradas.
Seria o fim do grupo, que
teria algumas voltas ao longo das décadas, até a
introdução no Rock 'n' Roll Hall of Fame, no dia
6 de maio de 1997, em Cleveland, sem as presenças de Neil
e Stephen. O legado, no entanto, permanece intacto até
hoje.
Deixo vocês com a
discografia do grupo. Um abraço e até a próxima
coluna.
Discografia
Nowadays Clancy Can't Even
Sing (compacto, 1966)
Burned (compacto, 1966)
Buffalo Springfield (1966)
For What It's Worth (compacto, 1967)
Mr. Soul (compacto, 1967)
Bluebird (compacto, 1967)
Rock 'n' Roll Woman (compacto, 1967)
Buffalo Springfield Again (1967)
Expecting To Fly (compacto, 1968)
Uno Mundo (compacto, 1968)
Kind Woman (compacto, 1968)
Last Time Around (1968)
Four Days Gone (compacto, 1968)
Retrospective: Tbe Best Of Buffalo Springfield (1969)
Expecting to Fly (1970)
Buffalo Springfield (1973)
Star Collection (1973)
Box Set (2001)
|