195 - Buffalo Springfield

Uma das mais importantes bandas dos anos 60 e precursora do folk rock com letras políticas, o Buffalo Springfield não foi apenas o grupo que despontou o talentoso Neil Young. Com três discos absolutamente clássicos, eles moldaram um estilo ao lado dos Byrds e do The Band, e deixariam seu nome na história da música, além de dois compositores geniais e geniosos: Neil Young e Stephen Stills. Leia um pouco sobre eles agora...


A história do Buffalo Springfield começa quando Stephen Stills (nascido Steve Arthur Stills em 3 de janeiro de 1945, em Dallas) conheceu Richie Furay (Paul Richard Furay, nascido em 9 de maio de 1944, em Dayton) em Nova York.

Os dois cantavam no grupo vocal The New Choctawquins. Os dois também atuavam em outro grupo vocal, The Au Go Go Singers, composto de nove integrantes. Com o Au Go Go, excursionaram pelo Texas e lançaram um álbum intitulado They Call Us The Au Go Go Singers, para a Roulette Records, no início de 1965.

Em abril o grupo se separa e Furay se muda para Massachusetts, enquanto Stills permanece na banda (agora com o nome de The Company) e embarcam em uma excursão pelo Canadá.

Stephen StillsEm Fort William, especificamente no clube Fourth Dimension Still conhece Neil Percival Kenneth Ragland Young, nascido no dia 12 de novembro de 1945, em Toronto), líder da banda Neil Young & The Squires.

Imediatamente fazem amizade e começam a bolar uma nova banda.

Porém, Stills precisa voltar para New York e os dois acabam perdendo o contato. Stills acaba se mudando para Califórnia após ouvir a versão de "Mr. Tambourine Man" de Bob Dylan, pelo jovem grupo The Byrds.

Em julho, Neil e três membros do Squire (Ken Koblun, Terry Erickson e Bob Clark) decidem fixar residência em Toronto, onde conhecem o empresário Martin Onrot, que muda o nome do grupo para Four To Go. Onrot consegue uma audição em um pequeno selo local, mas Erickson e Clark abandonam o grupo e voltam para Winnipeg.

Em novembro, Neil Young e Ken Koblun resolvem procurar Stephen Stills em Nova York e vão até o antigo endereço que Stills havia deixado com eles.

Neil YoungAo chegarem lá, porém, encontram Furay, que havia decidido voltar à cidade. Furay e Neil ficam amigos e Young mostra a Furay uma de suas canções, "Nowadays Clancy Can’t Even Sing", que Furay apresenta no Bitter End, enquanto Young grava algumas demos nos estúdios da Elektra.

Neil Young e Koblun acabam voltando para Toronto, onde se separam. Koblun acaba virando baixista de várias bandas folks locais.

Neil encontra Bruce Palmer (nascido em 9 de setembro de 1946, também em Ontario), ex-membro do Jack London & The Sparrows e se junta ao The Mynah Birds, em que o vocalista era o sensacional Ricky Matthews, ou Rick James.

Neil Young consegue um contrato com a gravadora Motown, de sete anos, recebendo a excelente quantia de US$25 mil adiantados e leva o Mynah Birds junto para Detroit, em fevereiro de 1966.

O sonho termina em tragédia, quando Rick James é preso após descobrirem que havia fugido da marinha norte-americana. Sem o vocalista, a banda se separa e o contrato é rescindido. Palmer e Young resolvem então vender o equipamento da banda para irem até Los Angeles, à caça de Stills.

Em janeiro de 1966, Stephen Stills vende uma de suas composições, "Sit Down I Think I Love You" para Chuck Kaye da Screen Gems, que repassa ao grupo The Mojo Men, que a coloca entre as 30 mais na parada de sucessos.

Stills forma então um pequeno grupo chamado Buffalo Fish com o baixista Ron Long e o guitarrista Peter Tork, ambos conhecidos de Nova York. Nessa época, Stills fica sabendo que começaria um programa de televisão que tinha como missão encontrar a versão norte-americana dos Beatles. Stills falta ao programa, mas convece Tork a ir. Logo, ele ficaria famoso ao se tornar um dos membros dos Monkees.

Em fevereiro, Stills recebe uma carta de Furay, através de seu pai que estava em El Salvador. Na carta, Furay pergunta se pode se juntar a ele em Los Angeles. Stills resolve telefonar e diz a Furay que já tem um novo grupo, que necessita apenas de um cantor principal. Mas quando Furay chega a Los Angeles descobre que o tal grupo só tinha como integrante o próprio Stills. Eles passarão as próximas semanas procurando novos integrantes. Depois de infrutíferas tentativas, resolvem convidar Neil Young, mas não conseguem encontrá-lo em Toronto. Lembram-se de Ken Koblun e acabam convencendo-o a deixar o grupo 3’s a Crowd e voar até Los Angeles. Koblun acabou voltando após uma semana e com uma passagem paga pelo empresário de sua antiga banda.

Tudo começa a tomar corpo quando Neil Young e Bruce Palmer chegam em Los Angeles no dia 6 de abril, procurando, ironicamente, Stills. Como não o encontram partem para San Francisco. E por uma ironia ainda maior, acabam encontrando Stills em um congestionamento na Sunset Boulevard.

Stills chama os dois para irem até a casa de seu empresário Barry Friedman, que encontra para o quarteto uma casa para morarem e ensaiar. Friedman chama o baterista Billy Mundi (ex-Maston & Brewer) para o grupo, provisoriamente batizado de The Herd.

da esquerda para a direita:  Dewey Martin,  Richie Furray, Stephen Stills, Bruce Palmer e Neil YoungMundi acaba deixando o grupo rapidamente para retornar ao Maston & Brewer e acaba sendo substituído por Dewey Martin (nascido Walter Milton Dewayne Midkiff, em 30 de setembro de 1940, em Chesterville, cidade próxima a Ottawa, no Canadá). Martin era muito mais velho que os demais e já havia tocando com Patsy Cline, Roy Orbison e Carl Perkins e gravado alguns compactos para A&M e Tower com o nome de Sir Walter Raleigh & The Coupons. Assim nasce o Buffalo Springfield, adotado após coagirem uma banda que tinha o mesmo nome.

Stephen Stills seria um dos guitarristas-solos, tecladistas e vocalista; Neil Young seria o segundo solista, tecladista, vocalista, além de tocar gaita; Richie Furay ficaria com a guitarra-ritmo; Bruce Palmer, seria o baixista e Dewey Martin, o baterista.

No dia 15 de abril, o grupo estréia ao vivo, no Orange County Fair Grounds, em San Bernardino, abrindo para os Byrds. Os dois grupos continuaram a tocar juntos em mais quatro apresentações, na Costa Oeste.

Em maio, conseguem um contrato de seis semanas no Whisky-A-Go-Go graças a Chris Hillman, dos Byrds, um grande fã das músicas de Stills e Young. Lá, o grupo abre para Johnny Rivers, Captain Beefheart & His Magic Band, Them, The Leaves, The Grass Roots e Love.

Após conseguirem alguma reputação, começam a procurar uma gravadora e acabam conhecendo o presidente da Atlantic Records, Ahmet Ertegun, que oferece um contrato de US$ 22 mil para a banda por sua subsidiária, a Atco. Nessa época, Barry Friedman havia sido substituído no posto de empresário, pela dupla Charlie Greene e Brian Stone. Dessa forma, no dia 18 de julho começam a gravar o primeiro disco.

Enquanto gravam o disco, abrem shows dos Rolling Stones no Hollywood Bowl, junto com The McCoys, The Standells e The Trade Winds. Com isso, tocam para mais de 20 mil cpessoas sem terem um disco gravado. Greene e Stone também são hábeis em conseguirem seis apresentações no programa de TV Hollywood Palace.

Em 31 de julho, sai o primeiro single, Nowadays Clancy Can’t Even Sing (canção de Neil na voz de Furay), que consegue apenas o 110º lugar na parada. O motivo do fracasso é a inclusão da palavra "damn" (em português, maldição, praga).

Em setembro, Bruce Palmer é preso com drogas enquanto abriam para Chad & Jeremy e Ian Whitcomb, em Anaheim, sendo substituído provisoriamente por Jim Fielder, do Maston & Brewster. Nesse concerto Neil sofre um ataque epilético e é carregado no meio da apresentação.

Com Bruce Palmer de volta, tocam uma segunda noite no Melodyland Theatre e alguns membros convidam o baterista Alex "Skip" Spence, ex-Jefferson Airplane, para o lugar de Martin. Skip recusa e junta-se ao Moby Grape.

Em outubro o grupo grava músicas que nunca seriam lançadas: "Neighbour Don’t You Worry", "My Angel", "So You Got A Lover" e "Come On (Lover)" (todas de Still); "My Kind Of Love" (de Furay) e "One More Sign", "There Goes My Babe" e "Down Down Down", todas de Neil Young.

No mesmo mês, o grupo abre para The Turtles, The Knack, The New Generation, Love, The Sons of Adam. Em novembro, tocam com Big Brother & The Holding Company e Moby Grape Country Joe & The Fish, e abrindo até para o guitarrista brasileiro Bola Sete, no Fillmore! No dia 26 é a vez de tocarem com os Monkees, com Peter Tork.

Em dezembro, é lançado um segundo single, Burned (escrita por Neil Young), que também fracassa. Em 5 de dezembro, Stills escreve o maior clássico da banda, após assistir uma repressão policial contra jovens, "For For What It’s Worth", rapidamente gravada.

capa do disco Buffalo SpringfieldNo dia 20 de dezembro é finalmente lançado o primeiro disco, Buffalo Springfield. O disco vende pouco, por causa da má produção realizada pelos empresários Greene e Stone, que falham ao capturar o real som do grupo. A banda acaba o ano realizando vários shows e aparecem mais uma vez na televisão.

Em janeiro de 1967, alguns problemas tumultuam a vida do grupo. A banda decide demitir os dois empresários, após o fracasso com o disco de estréia. Outro problema acontece durante um show em que abriam para Mitch Ryder and The Detroit Wheels, quando Stephen Stills joga Bruce Palmer em cima do kit de bateria de Martin, porque o baixista havia se recusado a aumentar o volume de seu amplificador.

A banda aproveita para terminar a gravação de "Mr. Soul", escrita por Neil Young e gravam uma segunda versão de "My Kind Of Love" de Furay, "We' ll See", de Stills, além de duas outras versões de "Mr. Soul", jamais aproveitadas. Em uma dessas sessões, são acompanhados de Otis Redding, nos vocais, que se interessa pela canção e a pede para Neil, que não concorda. Na mesma noite, Palmer é preso por porte de maconha e condenado a três meses de prisão. Palmer acaba sendo deportado para o Canadá e o novo empresário, Dickie Davis, o substitui em um programa de televisão. Nos próximos meses, o velho amigo de Neil, Ken Koblun será o baixista do grupo.

Koblun fica pouco tempo no posto e é convidado a sair, entrando Jim Fielder em seu lugar. Enquanto isso, "For What It’s Worth" é lançado como single, alcançado o sétimo posto da parada. O sucesso é tanto que a Atco relança o primeiro disco, colocando a canção no lugar de "Baby Don't Scold Me", que abria o álbum.

Em junho, Neil Young e Stephen Stills se metem em uma briga, arremessando suas guitarras um no outro, em um show em San Francisco.

Neil Young começa a mostrar tendências para alguns experimentos, ao lado do produtor Jack Nitzsche. Enquanto isso, Bruce Palmer aparece na casa de Stephen Stills e ambos demitem Jim Fielder. As tensões internas aumentam quando Neil Young resolve seguir uma carreira-solo, trabalhando ao lado de Jack Nitzsche.

Como quarteto, o grupo realiza algumas apresentações, mas são vaiados. Stills chama então Doug Hastings para o posto de Young. Com essa formação, gravam "Bluebird", feita por Stills. No dia 16 de junho, tocam no Monterey Pop Festival, tendo como convidado David Crosby, dos Byrds.

Na semana seguinte ao concerto, Neil Young aparece para tocar "Mr Soul", no Hullabaloo, em Los Angeles. Mas Neil pouco se interessa pelo grupo e voa com Jack Nitzsche para Londres a convite do empresário dos Rolling Stones, Andrew Loog Oldham.

No mês seguinte, a banda recebe Neil Young de volta, após uma longa conversa com o empresário Dickie Davis. Hastings acaba sendo demitido e o grupo começa a gravar um novo disco. "Bluebird" é lançado como compacto, mas alcança apenas o número 58 das paradas.

capa do disco Buffalo Springfield AgainEm dezembro é lançado o segundo disco, Buffalo Springfield Again, que alcança o número 44 das paradas. Uma curiosidade são os nomes das pessoas que inspiraram a banda e são colocadas na contra-capa.

Em janeiro de 1968, o grupo lança um novo compacto, Expecting to Fly, composta por Neil Young e que é um retumbante fracasso comercial. Como resultado, Neil começa a questionar se deveria continuar no grupo e esse período marca o começo do fim para ele dentro do Buffalo. Como consequência, Neil parece pouco interessado em trabalhar novas canções para um futuro disco.

Nessas sessões aparece a figura de Jim Messina, produtor e que substituiria Bruce Palmer, que novamente havia sido preso por porte de drogas e enviado para um campo de imigrantes em El Centro. Jim havia estrelado o grupo de surf Jim Messina & The Jesters e acaba sendo fixado como membro. A banda então está toda rachada e cada um grava suas composições com outros músicos e no dia 15 de março, Neil avisa que está deixando a banda, e dessa vez, de forma definitiva.

Em um dos últimos shows do grupo, Neil sofre um outro ataque epilético no palco e dão seu último show no dia 5 de abril, no Long Beach Arena, ao lado do Canned Heat e Country Joe & The Fish.

capa do disco Last Time AroundNo dia 18 de julho é lançado postumamente o disco Last Time Around, que chega ao número 44 das paradas.

Seria o fim do grupo, que teria algumas voltas ao longo das décadas, até a introdução no Rock 'n' Roll Hall of Fame, no dia 6 de maio de 1997, em Cleveland, sem as presenças de Neil e Stephen. O legado, no entanto, permanece intacto até hoje.

Deixo vocês com a discografia do grupo. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Nowadays Clancy Can't Even Sing (compacto, 1966)
Burned (compacto, 1966)
Buffalo Springfield (1966)
For What It's Worth (compacto, 1967)
Mr. Soul (compacto, 1967)
Bluebird (compacto, 1967)
Rock 'n' Roll Woman (compacto, 1967)
Buffalo Springfield Again (1967)
Expecting To Fly (compacto, 1968)
Uno Mundo (compacto, 1968)
Kind Woman (compacto, 1968)
Last Time Around (1968)
Four Days Gone (compacto, 1968)
Retrospective: Tbe Best Of Buffalo Springfield (1969)
Expecting to Fly (1970)
Buffalo Springfield (1973)
Star Collection (1973)
Box Set (2001)


 

Colunas