18 - Cinderpop - entrevista

 

O Cinderpop é uma outra grata surpresa vinda do Canadá. Com seu pop perfeito, boas melodias e belos vocais, foi mais um presente da Bongo Beat. Mais uma vez saí caçando um site deles e pedi uma entrevista. Kevan Ellis, vocalista, guitarrista e tecladista foi extremamente gentil em responder minhas perguntas. Sendo assim, vamos lá?


Pergunta: - Olá Kevan, me conte um pouco sobre vocês...
Kevan Ellis: -
Olá! o Cinderpop foi formado no final dos anos 90 e lançamos nosso primeiro CD, Violet Gamma Rays e um single e vídeo de Snipper, em 2000. Tivemos também um EP lançado em 2001 chamado Lokacia Sun e depois tivemos um hiato de um ano e meio para trabalharmos em outros projetos. Nós lançamos recentemente nosso segundo disco pela Bongo Beat, Their Skies Are Beautiful. Nós temos um novo membro agora; Ernie Jane (ex-Salteens) nos teclados e vocais. Nossa atual formação é a seguinte:

Kevan Ellis - vocais, guitarra, teclado
Mark Jowett - guitarras
Joel Myers - baixo e vocais
Erin Jane - teclados e vocais
Digger Watkins - bateria

Pergunta: - Qual a comparação do novo disco com o anterior?
Kevan Ellis:
- A diferença é que ele é produzido inteiramente por nós e tem uma qualidade sonora bem melhor. Violet Gamma Rays tinha mais humor, enquanto nesse estamos mais melancólicos. Ambos possuem uma grande ênfase na parte melódica, embora ache que esse novo possua um melhor acabamento. Gosto de ouvir discos que mudem de estilo a cada faixa, mas que, ainda assim, tenham uma similaridade (Revolver dos Beatles é um exemplo), entre elas. Eu gosto de imaginar que nossos discos soam assim.

Joel Myers e Kevan EllisPergunta: - Vocês se consideram parte de alguma cena musical? Como você descreveria a música do Cinderpop?
Kevan Ellis:
- Acho que podemos nos considerar parte da nova cena independente do Canadá, ao lado dos The Stars, Broken Social Scene e Arcade Fire, embora tenham estilos diferentes. A cena canadenese é muito orgânica, talvez até mais do que a de outros países e os pequenos selos locais fazem um excelente trabalho. Eles nos dão total controle sobre nossa música e isso resulta em uma cena vibrante. Sobre qual o estilo de nossa música é uma pergunta difícil, porque os artistas sempre se colocam em uma categoria ou em outra.

Pergunta: - O que pensa da cena rock atual?
Kevan Ellis:
- Eu acho que ela está mais forte do nunca, ao menos para as bandas independentes. Eu costumava ser muito pessimista quando me perguntavam sobre isso porque as rádios que tocavam rock sempre programavam as mesmas velhas músicas de sempre, mas com o sucesso com a internet, as bandas locais não precisam mais delas para mostrar seus trabalhos e muito menos das grandes gravadoras. Apenas acho que as emissoras deveriam acordar para isso, mas penso que o mercado indie hoje está bem forte e original.

Pergunta: - O que você conhece da música brasileira, além da bossa nova?
Kevan Ellis:
- Eu conheço Bebel Gilberto e há uma nova artista brasileira chamada Mônica Freire que lançou um grande disco chamado Bahiatronica. Conheço bem pouco, mas o que conheci, gostei muito.

Pergunta: - Poderia me dizer cinco discos seus favoritos?
Kevan Ellis:
- Bem, para responder essa pergunta, cada um do grupo falará sobre seu disco favorito do momento e de todos os tempos.

Kevan: atual: Descend Like Vultures - Rogue Wave. de todos os tempos é White Album - The Beatles.

Mark: atual: Set Yourself On Fire - The Stars. de todos os tempos: The Queen Is Dead - The Smiths.

Erin: atual: Come On Feel The Illinois - Sufjan Stevens. de todos os tempos: Help! - The Beatles

Joel: atual: trilha sonora de Broken Social Scene. de todos os tempos: Loveless - My Bloody Valentine.

Digger: atual: Their Skies Are Beautiful - Cinderpop. de todos os tempos: Faith - The Cure.

Pergunta: - E quais são os projetos futuros?
Kevan Ellis:
- Bem, começamos a gravar uma demo para nosso próximo disco e já estamos compondo novas canções. Estamos tentando também promover o disco na Inglaterra, em maio.

Pergunta: - Obrigado pela entrevista, Kevan. Deixe uma mensagem final...
Kevan Ellis:
- Esperamos que você goste do nosso disco e, por favor, se precisar de alguma ajuda nossa para promover o disco, seja pela internet ou rádio, nos avise. Muito obrigado por nos apoiar!