68 - The Cloister - Religion Meets Science-Fiction

Trio curioso o Cloister. Primeiro, porque Fabio Golfetti participa, mas não vocaliza as canções. O serviço está com Renato Mello, que também maneja sax alto, teclados e programação e escreve todas as composições, com exceção de "Madelaine", em parceria Fernando Alge. Fabio fica apenas com a guitarra glissando e com tibetan bells. O outro membro é o próprio Fernando Alge, que cuida das guitarras.

A proposta do grupo é fazer um jazz bem viajante, quase cabeça, mas eles conseguem ótimos momentos pops. O primeiro exemplo é a faixa número 1, "Madaleine", onde ecoam fantasmas do Simple Minds fase Real to Real Cacophony, com vocais lembrando o Jim Kerr dessa época.

Outro momento bem leve é a segunda faixa, "At Last They Can Dance", com ritmos que sugerem os grupos pops dos anos 80. Não por acaso me veio um em especial, mas talvez o pessoal fique meio ofendido se eu disser quem.

A experimentação mais pesada começa na longa "Mystery (Out of the Cloister), que lembra muito os momentos do Invisible Opera, o que é normal, até porque os três integrantes tocavam no grupo. O mesmo acontece na igualmente longa (e instrumental) "The Poet Slave".

A homenagem para o jazzista Sun Ra (parceiro de John Coltrane em alguns shows e até discos), "Space is the Place (to Sun Ra)", é uma bela faixa climática, com belo trabalho de Renato Mello no sax.

O disco fecha como "Mediaevil", uma faixa bem lenta e tem um pouco a influência da fase elétrica de Miles Davis, especialmente In a Silent Way.

Talvez uma melhor definição sobre o que é o trio seja traduzido na frase contida na contra-capa do disco, "See the Cloister live!". Se puder, não marque bobeira. O disco é possível de ser encomendado no site da Invisivel. O único senão é que a ordem das faixas contidas na página é diferente da que está no encarte. Um problema para Fabio resolver...

Faixas

1. Madaleine
2. At Last They Can Dance
3. Afreecal
4. Mystery (Out of the Cloister)
5. The Poet Slave
6. Space is The Place (to Sun Ra)
7. Visible Sun
8. The Intact
9. Pecatta Mundi
10. End of File
11. Mediaevil