89 - Continental Combo - A Vida é um Mistério

Talvez a melhor sensação que se tenha ao ouvir o Continental Combo é a felicidade. Sandro Garcia e companhia conseguem produzir belíssimas canções, com ótimos arranjos e letras sensíveis.

Além disso, ele é um apaixonado pela cidade de São Paulo, o que deixa sempre claro nas capas do CDs ou dos EPs.

Nesse segundo CD, o Continental Combo se mostra bem mais consistente. A Vida é um Mistério (lançado pela Monstro Discos) é o novo trabalho do, agora quarteto, já que ganharam uma segunda guitarra, a de Carlos Nishimiya.

capa do EP RetiroO disco traz 12 novas composições, embora sete delas já estivessem presentes no EP Retiro (lançado pela Question Mark Records), de 2006: "Chegada", "Retiro", "Frio Polar Na Cidade", "Aretha, Aretha", "Caravan", "No Céu, No Chão" e "Partida", um trabalho conceitual sobre a vida em uma grande cidade.

O repertório foi gravado entre 2006 e 2007 e Nishimiya fez parte das novas composições que não estavam em Retiro.

A Vida é um Mistério abre com a vinheta "Chegada", onde Sandro dedilha um banjo. "Retiro" é uma bela composição de Sandro, assim como a faixa-título. A entrada de um segundo guitarrista deu ao grupo mais consistência, deixando a banda mais próxima ao som do Buffalo Springfield e do Love.

A próxima faixa é a instrumental "Frio Polar na Cidade". A banda, aliás, sempre soube fazer ótimas faixas instrumentais, desde os tempos em que Sandro e Carlos Rodrigues integravam o Momento 68. Uma faixa lenta e climática.

A próxima faixa, "Aretha, Aretha", já havia sido gravado por Sandro em seu disco-solo Enigma Central Park. Mas Aretha não é dama do soul norte-americana e, sim, sua cadela.

"Esboços de Abril" é uma faixa da nova safra e minha favorita do novo trabalho. A seguir, entram duas faixas instrumentais, "Caravan" e "A Fúria do Tempo". Sandro volta a dedilhar o banjo em "No céu, No chão". O disco fecha com mais duas faixas instrumentais "Sons do Festival" e "Partida". Ironicamente, os dois últimos lançamentos do grupo começam e terminam com as mesmas faixas e mesma temática.

Um ótimo lançamento de uma excelente banda mostrando que o rock independente brasileiro é de primeiro nível, ainda que sem a divulgação merecida.

Faixas

01. Chegada
02. Retiro
03. A Vida é um Mistério
04. Frio Polar na Cidade
05. Aretha, Aretha
06. Esboços de Abril
07. Caravan
08. A Fúria do Tempo
09. Aquecimento Global
10. No céu, No chão
11. Sons do Festival
12. Partida