34 - Sesquipedalian – A Cumbersome Records Sampler #3

Uma grata surpresa esta coletânea da Cumbersome. Se a segunda coletânea atirava em vários estilos, essa não deixa muita dúvida: é rock, e rock cheio de distorção, nervoso, mas com algumas baladas. Vamos a ela?

Nas 19 faixas, é possível achar até um grupo brasileiro e cantando (bem, por sinal) no melhor estilo Leonard Cohen! Algumas faixas merecem destaques:

O disco abre com o grupo australiano Laura cantando “Jericho Part 3”. Aliás, cantando não, porque é apenas instrumental, um esporro instrumental de guitarras enfurecidas.

A segunda banda é a americana Paik, legítima filha de Detroit e que quis honrar as origens de MC5 e Stooges e solta outro tema instrumental cheio de energia, no caso “Strange Familiar”.

Tri State Lovers vem com “Planet Of The Apes”, uma música cheia de variações.

Da Itália, comparece o grupo Desesperate Friends, com “Peter”, uma música que lembra muito o vocal de um grupo amigo e com fortes influências dos Pixies.

Na seqüência, vem a oitava faixa, e a melhor música de todo o disco: o grupo australiano The Laybacks com “Feel Lighter Tonight”. Uma mistura de Sonic Youth com Posies e um arranjo vocal excepcional. Até entrei no site deles, mas fui informado que desgraçadamente o grupo acabou. Se a música tivesse sido gravada por um Oasis da vida, teria sido Top 10, no mínimo. Um clássico do Século XXI. Duvido que eu vá ouvir algo tão bom assim ainda esse ano.

A nona faixa traz o grupo Wooden Ghost com “To Father With A Ship”. Uma banda americana que aposta em uma balada meio folk, meio Neil Young, meio Joni Mitchell.

Na faixa 11 temos um representante nacional. O grupo Blue Afternoon poderia perfeitamente abrir para Leonard Cohen, se o mestre canadense resolvesse vir para cá e perigaria do público achar que ele já está no palco. “Ready For The Worse” é maravilhosa.

Descrever todas as faixas demoraria muito tempo e seria cansativo para quem estiver lendo isso daqui. Termino dizendo que essas coletâneas são lançadas em pequena tiragem e com a intenção de ajudar a levantar um dinheiro para os artistas em questão.

Entre no site www.cumbersome.net e saiba como adquirir o seu. Além do som, você terá uma das capas mais bizarras (ou a mais) da história.

Ouça bem alto e tente não tirar o seu aparelho do som dos Laybacks. Eu tentei, mas foi inútil...