Poucos artistas
provocaram tanto frenesi em uma estréia como o De La Soul
e seu álbum 3 Feet High and Rising, lançado em 1989.
Mais do um dos mais importantes álbuns de hip-hop da história
(ou até mesmo o maior), o De La Soul criou um som absolutamente
inovador, levando o estilo a um novo caminho. Amparados no hit
"Me Myself and I", o trio fez história e continua
na ativa até hoje.
Formado
por Posdnuos (Kelvin Mercer, nascido em 17 de agosto de 1969),
Trugoy the Dove (David Jude Jolicoeur,nascido 21 de setembro de
1968), and Pasemaster Mase (Vincent Mason, nascido em 27 de março
de 1970), o De La Soul se tornou em pouco tempo um fenômeno.
Desde o começo,
o De La Soul chamou a atenção por suas colagens,
bom humor e inteligência. Aliás, os nomes dos três
refletem bem o espírito do trio: Posdnuos era o nome que
Mercer tinha como DJ, lido de trás para frente: Sound-Sop;
Trugoy também era uma brincadeira com a comida favorita
de Jolicoeur, yougurt (iogurte).
Os três começaram
juntos no ginásio, em Amityville, Nova York, e logo uma
demo chamada Plug Tunin' caiu nas mãos
de Prince Paul, líder e produtor do Stetsasonic, que ficou
fascinado com o que ouvia, a ponto de conseguir um contrato com
a Tommy Boy Records para o promissor trio.
Juntos,
o quarteto produziu o inacreditável LP de estréia,
3 Feet High and Rising, lançado em março
de 1989.
O grupo chamava a atenção
por vários motivos: o primeiro é que ao invés
de falar de violência, gangues e temas sociais, o grupo
preferia falar de paz, amor e proclamava o nascimento do "D.A.I.S.Y.
age" (Da Inner Sound, Y'all), ou também a "era
das margaridas".
O grupo mostrava também
um incrível conhecimento musical, sampleando diversos nomes
diferentes, como os Turtles - que os processaram por usarem "You
Showed Me" sem autorização -, Steely Dan, Ray
Charles, Otis Redding, etc...
Veja a lista dos artistas
sampleados em cada faixa.
"The Magic
Number"
o Bill Cosby dialogue
o "The Crunge" by Led Zeppelin
o "Hit By a Car" by Eddie Murphy
o "Different Strokes" by Syl Johnson
o "Five Feet High and Rising" by Johnny Cash
o "Lesson 3 (History of Hip Hop Mix)" by Double Dee
and Steinski
o Schoolhouse Rock song "Three is the Magic Number"
(Performed by Bob Dorough)
o ABC by Jackson Five
o "Got to have soul!" from Putney Swope
"Change in Speak"
o "Bra" by Cymande
o James Brown song (unknown)
o "Mary, Mary" by The Monkees
o "No Strings Attached" by The Mad Lads
"Cool Breeze on the Rocks"
o "Hit It Run" by Run-D.M.C.
o "Rockin' It" by Fearless Four
o "Lyte as a Rock" by MC Lyte
o "Rock the Bells" by LL Cool J
o "Crap Game" by Richard Pryor
o "Rock the House" by The B-Boys
o "The New Style" by Beastie Boys
o "Rock with You" by Michael Jackson
o "Shake You Down" by Gregory Abbott
o "Body Rock" by the Treacherous Three
o "Solid as a Rock" by Ashford and Simpson
o "Brooklyn Rocks the Best" by Cutmaster D.C.
o "Bounce, Rock, Skate, Roll" by Mason, Vaughn &
Crew
o "Bang Zoom (Let's Go-Go)" by The Real Roxanne feat.
Hitman Howie Tee
o "High Powered Rap" by Disco Dave & the Force of
the Five MC's (Crash Crew)
o "Night of the Living Baseheads" & "Cold Lampin'
With Flavor" by Public Enemy
"Can U Keep a Secret?"
o "Got to Get a Knutt" by New Birth
"Jenifa Taught Me (Derwin's
Revenge)"
o "Think (About It)" by Lyn Collins
o "Take the Money and Run" by Steve Miller Band
"Ghetto Thang"
o "Funky President" by James Brown
o "Trans-Europe Express" by Kraftwerk
o "Rock Creek Park" by The Blackbyrds
"Transmitting Live from Mars"
o "You Showed Me" by The Turtles
o Old, unknown French-education recording
"Eye Know"
o "Peg" & "FM" by Steely Dan
o "Remind Me" by Patrice Rushen
o "Make This Young Lady Mine" by Mad Lads
o "(Sittin' on) the Dock of the Bay" by Otis Redding
o "Sing a Simple Song" by Sly & The Family Stone
"Take It Off"
o "God Made Me Funky" by The Headhunters
"Tread Water"
o "I Likes to Do It" by People's Choice
"A Little Bit of Soap"
o "A Little Bit of Soap" by The Jarmels
o "Don't Play that Song" by Ben E. King
"Say No Go"
o "That's the Joint" by Funky 4+1
o "Crossword Puzzle" by Sly & the Family Stone
o "You Got the Best of My Love" by The Emotions
o "I Can't Go for That (No Can Do)" by Hall & Oates
o "Baby Let Me Take You (In My Arms) by the Detroit Emeralds
o "I'm Chief Kamanawanalea (We're the Royal Macadamia Nuts)"
by The Turtles
"De La Orgee"
o "I'm Gonna Love You Just a Little Bit More, Babe"
by Barry White
"Plug Tunin' (Last Chance
to Comprehend)"
o intro by Liberace
o "Stiletto" by Billy Joel
o "Son of Shaft" by The Bar-Kays
o "Written On The Wall" by The Invitations
"Buddy"
o "Hit or Miss" by Bo Diddley
o "Girl, I Think the World About You" by Commodores
"Description"
o "Poet" by Sly & the Family Stone
"Me, Myself and I"
o "The Show" by Doug E. Fresh
o "Funky Worm" by the Ohio Players
o "(Not Just) Knee Deep" by Funkadelic
o "Rapper Dapper Snapper" by Edwin Birdsong
"Potholes In My Lawn"
o "Little Old Country Boy" by Parliament
o "Synthetic Substitution" by Melvin Bliss
o "Magic Mountain" by Eric Burton and War
"This Is a Recording 4 Living
in a Fulltime Era (L.I.F.E.)"
o "Funk You Up" by Sequence
o "Got to Get a Knutt" by New Birth
"D.A.I.S.Y. Age"
o "My World" by The Rascals
o "Schoolboy Crush" by Average White Band
O
disco explorava temas incomuns para os grupos de hip-hop, com
muito bom humor e até beirando o nonsense. Em "Say
Go No", Posdonous protesta contra as drogas. O título
era uma referência à campanha liderada pela então
primeira-dama Nancy Reagan "Just Say No". Apesar de
detestar Reagan, Posdonous tinha perdido um irmão para
o crack e se dizia refletido na campanha.
Apesar de vários
compactos extraídos do disco, o grande sucesso veio com
"Me Myself and I", primeiro lugar na parada R&B
e 34º no total.
Além das letras,
o De La Soul se aproximava muito do jazz e soul, além de
liderar uma nova leva de grupos nova-iorquinos como o A Tribe
Called Quest, Queen Latifah, the Jungle Brothers e Monie Love.
O
disco causou furor recebendo prêmios de "disco do ano"
em várias revistas pelo mundo todo. Os nova-iorquinos do
Village Voice foram mais longe e elegeram o disco o "Sgt.
Pepper's do hip hop."
Com tanto sucesso, o grupo
demorou para soltar um segundo LP. A pressão era imensa
e a expectativa ainda maior. Por isso, quando De La Soul
is Dead saiu, houve uma certa decepção,
o que era bastante compreensível.
Considerado um trabalho
mais maduro e introspectivo e até mais sombrio, o disco
teve até uma boa vendagem, chegando à 26ª posição
nas paradas e com uma boa execução do compacto "Ring
Ring Ring (Ha Ha Hey)."
A capa trazia um vaso com
margaridas mortas dizendo que "a era das margaridas estava
morta". O disco falava de temas sociais sérios, como
em "Millie Pulled a Pistol on Santa", que relata a história
de uma menina que não suporta mais ser abusada sexualmente
pelo pai. A ingenuidade e a alegria havia ficado para trás.
O
grupo se recolheu novamente aos estúdios e demorou outros
dois anos para lançar um novo trabalho e saíram
de lá com o moderno e conceituadíssimo Buhloone
Mindstate.
O disco se aproxima mais
do jazz e conta com a participação do saxofonista
Maceo Parker, lendário músico que acompanhou James
Brown por vários anos. O trio expande horizonte trabalhando
com o trio japonês Scha Dara Parr em "Long Island Wildin'".
O novo trabalho deixava longe a proposta alegre dos primeiros
anos e, apesar das críticas positivas, o disco vendeu pouco.
Ao que parece, o público queria o De La Soul do início.
Com
o nome estabelecido no mercado, shows seguidos e convites para
participarem de vários trabalhos, o De La Soul demorou
três anos para soltar um novo CD.
E quando o fez era sem
o velho parceiro Prince Paul. Stakes Is High
mostra o grupo mais integrado e assinando também a produção.
O problema é que as vendagens foram fracas e as críticas
diversas.
Após isso, o trio
continuou dando shows, participando de programas e gestando um
ousado projeto: uma trilogia que falaria sobre Art Official Intelligence.
O primeiro deles foi Art Official Intelligence: Mosaic
Thump, seguido de AOI Bionix. Produção
luxuosa, idéia ousada e, infelizmente, abortada no meio,
já que a terceira parte jamais saiu.
As
vendagens continuavam baixas e o grupo estava insatisfeito com
o resultado após quatro anos de trabalho duro e uma rotina
incessante de shows pelo mundo.
Além disso, o trio
começou a brigar com a Tommy Boy por causa de dinheiro.
Para compensar sai uma coletânea, Timeless: The
Singles Collection, que teve boa vendagem.
A gravadora reclamava das
baixas vendagens e o grupo da má promoção
de seu trabalho. A briga acabaria sendo feia e o grupo deixaria
o selo, após uma confusão envolvendo a WEA e a Elektra.
Em
2004 é a vez de um novo trabalho, The Grind Date,
pelo selo Sanctuary Urban, presidido pelo pai da cantora Beyonce,
Matthew Knowles.
Embora não fosse
a continuação da trilogia AOI, o grupo conseguiu
boas vendagens e críticas.
Em 2005 ganharam um Grammy
de melhor vocal pela colaboração com a Orquestra
Sinfônica de Los Angeles em "Feel Good Inc". Ainda
em 2005, Posdonous fez uma parceria com o DJ português de
Cabo Verde Boss AC na faixa "Yo (Não Brinques Com
Esta Merda"). Em 2006, lançaram uma coletânea
chamada The Impossible: Mission TV Series - Pt. 1.
Deixo vocês com a
letra de "My Myself and I" e a discografia do trio.
Um abraço e até a próxima coluna.
DOVE:
Mirror, mirror on the wall
Tell me, mirror, what is wrong?
Can it be my De La clothes
Or is it just my De La song?
What I do ain't make-beleive
People say I sit and try
But whan it comes to being De La
It's just me myself and I
It's just me myself and I
It's just me myself and I
It's just me myself and I
POS:
Now you tease my Plug One style
And my Plug One spectacles
You say Plug One and Two are hippies
No, we're not, that's pure Plug bull
Always pushing that we've formed an image
There's no need to lie
When it comes to being Plug One
It's just me myself and I
It's just me myself and I
It's just me myself and I
It's just me myself and I
DOVE:
Proud, I'm proud of what I am
Poems I speak are Plug Two type
Please oh please let Plug Two be
Himself, not what you read or write
Right is wrong when hype is written
On the Soul, De La that is,
Style is surely our own thing
Not the false disguise of showbiz
De La Soul is from the soul
And this fact I can't deny
Strictly from the Dan called Stuckie
And from me myself and I
It's just me myself and I
It's just me myself and I
It's just me myself and I
POS:
Glory, glory hallelu
Glory for Plugs One and Two
But that glory's been denied
By kizids and dookie eyes
People think they dis my person
By stating I'm darkly pack
I know this so I point at Q-Tip
And he states, 'Black is Black'
Mirror mirror on the wall,
Shovel chestnuts in my path
Please keep on up with the nuts
So I don't get in aftermath
But if I do I'll calmly punch them
In the fourth day of July
'Cause they tried to mess with
Third degree, that's me myself and I
It's just me myself and I
It's just me myself and I
It's just me myself and I
It's just me myself and I
Discografia
Singles
Potholes in My Lawn (1988)
Plug Tunin'(1988)
Buddy (1989)
Eye Know (1989)
Me Myself And I (1989)
Say No Go (1989)
The Magic Number / Buddy (1989)
Ring Ring Ring (Ha Ha Hey) (1991)
A Roller Skating Jam Named Saturdays (1991)
Millie Pulled a Pistol On Santa / Keepin' the Faith (1991)
Breakadawn (1993)
Ego Trippin' (Part Two) (1993)
Fallin' (with Teenage Fanclub) (1994)
Stakes Is High (1996)
Itzsoweezee (HOT) (1996)
The Bizness (Featuring Common Sense) (1996)
4 More (featuring Zhane) (1997)
Oooh. (featuring Redman) (2000)
All Good? (featuring Chaka Khan) (2000)
Baby Phat (featuring E. Yummy Bingham) (2002)
Say I Gotta Believe! (featuring Double (2002)
Shoomp / Much More (2003)
Shopping Bags (She Got From You) (2004)
Rock Co.Kane Flow (featuring MF Doom) (2004)
Feel Good Inc. (Gorillaz featuring De La Soul) (2004)
Discos
3 Feet High and Rising
(1989)
De La Soul is Dead (1991)
Buhloone Mindstate (1993)
Clear Lake Audiotorium (EP, 1994)
Stakes Is High (1996)
Art Official Intelligence: Mosaic Thump (2000)
AOI: Bionix (2001)
Timeless: The Singles Collection (2001)
De La Mix Tape: Remixes, Rarities and Classics (2004)
The Grind Date (2004)
Days Off (EP, 2004)
Live at Tramps, NYC, 1996 (2004)
The Impossible: Mission TV Series - Pt. 1 (2006)
|