15 - Dexys Midnight Runners - Don't Stand Me Down

Eles explodiram no mundo no começo da década de 80, com o mega hit "Come on Eileen". E ao invés de perseguirem o estrelato, seu líder, Kevin Rowland, preferiu modificar alguns integrantes e partir para um trabalho mais sofisticado, mais perto do som em que Van Morrison é imbatível: uma mistura de soul com climas irlandeses. Esse inglês, filho de pais irlandeses, conseguiu chegar perto da perfeição com Don't Stand Me Down. Terceiro e último disco de estúdio do grupo, combinaram músicas longas com arranjos delicadíssimos.


Eu me lembro muito bem deste lançamento. Eu estava dando meus primeiros passos no rock propriamente dito e havia comprado minha segunda Bizz, a número 7. Nela vinha uma matéria sobre uma banda com um nome totalmente maluco: Dexys Midnight Runners.

Eu gostei da capa, quatro pessoas sentadas olhando para a frente, e como tinha lido boas críticas, comprei. Confesso que de primeira, não curti muito. Eram músicas muito elaboradas, uma mistura de soul, com funk, com muitas vozes falando no meio das canções, cheia de violinos. Acabei curtindo, mas sempre achava meio diferente.

No mesmo ano, descobri que eles haviam feito uma canção genial, que eu tinha ouvido nos meus tempos de moleque: "Come on Eileen". Era de um outro disco, chamado Too-Rye-Ay, o segundo deles.

capa do disco Searching For The Young Soul RebelsEssa é uma banda completamente inusitada. Seu líder é Kevin Rowland e gravou apenas três discos com a banda, um melhor do que outro: Searching For The Young Soul Rebels, Too-Rye-Ay e esse, Don't Stand Me Down.

O nome foi inspirado na droga, Dexedrina, e eles eram radicalmente contra o uso de substâncias químicas. Kevin Rowland era a voz, o líder, o cara que a cada disco desmantelava o grupo e começava outra formação. Embora inglês (nasceu em Wolverhampton, no dia 15 de agosto de 1953), era filho de irlandeses e adotou a paixão dos irlandeses pela música negra norte-americana e pela música mais celta, Too-Rye-Ay.

O primeiro álbum é basicamente um disco de soul, com destaque para "Geno". Nesse meio tempo, mudou quase totalmente os integrantes e lançou um disco voltado mais para o celta.

Acertou em cheio com "Come on Eileen", que alcançou o segundo lugar nas paradas britânicas e norte-americanas. Mas Kevin não ligava para o sucesso, não queria ser superstar. O que mais desejava era poder fazer o que queria. E quando todo mundo esperava um "Come on Eileen II" veio Don't Stand Me Down.

O disco pode ser chamado de pequenas peças que vão se encaixando, estórias que vão sendo contadas. Os arranjos já eram bem mais elaborados, com longas introduções e improvisações vocais. As letras eram compridas, lembrando o estilo Van Morrison de compor.

O mais gostoso nesse disco é que você não percebe quando começa uma canção e termina a outra, elas vão se ligando da mesma maneira que Astral Weeks, segundo álbum de Van Morrisson, faz isso. Você nunca sabe se está na faixa três ou cinco, ou sete. Geralmente começa com uma citação vocal de Kevin, com um instrumento de fundo, até explodir em uma massa sonora. Dono de boa voz, e autor de letras curiosas, pode não ter feito muito sucesso comercial, até porque as músicas eram muito longas para isso, mas soube cativar o ouvinte. A vantagem do CD é que possui duas músicas a mais do que o LP.

Eu queria mostrar como ouvia coisas diferentes, então gravava Dexys e punha para o pessoal ouvir. E quanto mais eles detestavam, mais eu gostava, porque o som era delicado, tinha filigranas, ritmo. Todo mundo preferia os mais normais como U2, Cure, Smiths, Echo. Eu também preferia, mas não negava que aquela banda estranha me fascinava, afinal eu estava começando a ficar fascinado por esse tipo de som, essas referências. Nunca tinha lido uma entrevista deles, mas sabia que os discos anteriores tinham saído no Brasil e que talvez desse sorte em algum sebo da vida.

Kevin Rowland acabou com a banda, lançou um maravilhoso disco solo em 88, The Wanderer.

Demorou mais dez anos e lançou outro disco, chamado My Beauty, não tão bom como o primeiro, mas que foi um fracasso de venda, devido ao encarte. Kevin de vestido, batom, um Bowie com quase 30 anos de atraso e sem o charme do camaleão. Era seu primeiro disco pela Creation, que apostou alto no trabalho. Algumas lendas dizem que vendeu pouco mais de 500 cópias (eu tenho uma delas) e que criou um problema sério entre Kevin e o selo.

Kevin sempre foi um artista complicado. Ele acredita em perfeição e prefere lançar algo realmente bom só quando se sente seguro. Jamais topou em assinar para lançar um disco por ano, considera um crime obrigar um artista a produzir um trabalho sobre o outro, como se fizesse em escala. Dono de um temperamento difícil, muda a banda várias vezes durante a gravação e às vezes leva os produtores à loucura.

Mas é compreensível: ouvindo "This Is What She's Like", uma canção de mais de 12 minutos, que começa lenta, como sempre e explode em violinos, bateria bem marcada. Não tem como ficar parado. É ouvir para conferir.

Os dois primeiros são mais fáceis de se achar, inclusive em edição remasterizada.

Ah, uma última coisa: pelo tamanho do formato, os quatro integrantes da banda da capa foram reduzido a apenas dois na capa do CD. Além dos três discos, o grupo lançou ainda algumas coletâneas de lados B.

Nas edições remasterizadas encontrará algumas preciosidades: um versão ao vivo de "Jackie Wilson Said" de Van Morrison, e uma versão para "Respect", aquela mesma de Otis Redding e que ficou imortalizada na voz de Aretha Franklin. Não deixe de ouvir. É diversão garantida!

Discografia

Discos

Searching For The Young Soul Rebels (1980)
Too Rye Ay (1982)
Geno (1983)
Don't Stand Me Down (1985)
The Very Best Of Dexys Midnight Runners (1991)
BBC Radio One Live In Concert (1993)
1980 - 1982 The BBC Radio 1 Sessions (1995)
It Was Like This (1996)
The Master Series (1996)
Let's Make This Precious The Best Of Dexys Midnight Runners (2003)
The Projected Passion Review (2007)

Singles

Dance Stance - I'm Just Looking (1979)
Geno - Breaking Down The Walls Of Heartache (1980)
There There My Dear - The Horse (1980)
Thankfully Not Living In Yorkshire It Doesn't Apply - The Horse (1980)
Keep It Part Two (Inferiority Part One) - One Way Love (1980)
Plan B - Soul Finger (1981)
Show Me - Soon (1981)
Liars A To E - And Yes We Must Remain The Wildhearted Outsiders (1981)
Celtic Soul Brothers - Love Part Two (1982)
Come On Eileen - Dubious (1982)
Jackie Wilson Said - Let's Make This Precious (1982)
Let's Get This Straight From The Start - Old (1982)
The Celtic Soul Brothers (More, Please, Thank You) - Reminisce Part One (1983)
Dance Stance - There There My Dear (1984)
One Of Those Things - The Occasional Flicker (1985)
This Is What She's Like - Marguerita Time (1985)
Because Of You - Kathleen Mavourneen (1986)
Manhood (2003)

 

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