48 - Johnny Dowd - Cemetery Shoes

por Rodrigo Bertolotto

O visual do cara é uma mistura de Jim Jarmusch e Jacinto Figueira Jr. A lembrança do Homem do Sapato Branco nao é gratuita. É só pensar no título do ultimo disco do personagem: Cemetery Shoes.

Sapatos de cemetério. Afinal, de quem estamos falando? O texano Johnny Dowd, compositor, cantor, guitarrista, tecladista, produtor e engenheiro de som, cujos discos saem pelo selo canadense Bongo Beat.

Fora ele, quem toca no disco é um tal de Brian Wilson. Mas não pensem que é o sexagenário californiano que demorou décadas para acabar o disco Smile. Esse Brian é só um baterista de cavanhaque, homônimo da lenda da música norte-americana e ex-líder dos Beach Boys.

Dowd tem aquele sotaque ianque do tipo Pato Donald e que a gente só perdoa em caras como Lou Reed e Iggy Pop, mas as dissonâncias do CD ganham a gente de cara.

Logo na primeira música, "Brother Jim", parece que uma legião de cachaceiros roubaram uma fanfarra do Exército de Salvação e saíram pelas ruas atrás de uma música. Já a terceira faixa, "Whisper in a Nag's Ear", é uma outra canção esquisitona, com uma flauta orientalista, um pianinho de brinquedo, um backing vocal fantasmagórico e uma letra sobre carregar caixões.

Os temas vão se sucedendo em um disco maníaco-depressivo. Uma música
entretida é sucedida por outra meio deprê, que, por sua vez dá lugar a
outra mais animadinha.

Eu receitaria prozac e um gressin 2000 para o grisalho rapaz, afinal, fazer uma canção triste é facil; dificil é fazer uma boa melodia melancólica. Mas tudo isso acontece no Canadá, o líder mundial de desenvolvimento humano - é o tédio quando o ser humano vive em que sua existência é garantida e não é preciso correr atrás de um prato de comida.

Cemetery Shoes termina com o descolado tema "Rip Off", toda instrumental, e com um guitarra indo de um estilo havaiano do tipo Pulp Fiction até um som balalaika russa.

Vale pela bizarrice, por ouvir algo fora dos padrões, meio triste, meio ubriacco. Um disco para quem concorda com o título da música número nove: "Christmas is Just Another Day" (Natal é só um dia a mais).

Faixas

1 - Brother Jim
2 - Garden of Delight
3 - Whisper in a Nag's Ear
4 - Rest In Peace
5 - Wedding Dress
6 - Shipwreck
7 - Dear John Letter
8 - Easter Sunday
9 - Christmas is Just Another Day
10 - Dylan's Coat
11 - Rip Off