83 - Mitch Easter - Dynamico

"Há muito tempo que eu não ouvia um disco de rock com essa pegada!"

Essa frase, dita pelo colaborador Pedro Damian, exemplifica bem o que é o primeiro disco-solo de Mitch Easter, ex-líder do Let's Active: um disco de rock puro e simples.

Nos últimos 18 anos, Mitch viveu dentro dos estúdios, mas apenas como produtor. Em uma recente entrevista que fiz com ele, Mitch explicou porque levou tanto tempo para lançar o disco: "Bem, depois que o Let's Active terminou em 1990, eu não sabia o que fazer com as canções que eu havia escrito. Na verdade, a maioria das novas composições hoje em dia são feitas por pessoas jovens escrevendo sobre coisas atuais e eu não sou mais jovem. Continuei escrevendo minhas canções e nos últimos anos percebi que não precisava me preocupar em lançar um disco por um grande selo, porque as pessoas, nos dias de hoje conseguem obter música de várias maneiras e também porque percebi que gosto de escrevê-las. Então, no último verão tive um tempo livre para mixá-las e decidi eu mesmo lançar meu CD para ver o que acontecia. Quero tocar mais pelo país, fazer mais shows e ter um CD faz todo o sentido. Dynamico está indo bem então acho que valeu a pena fazê-lo."

Mitch manteve as características que marcaram sua carreira com o Let's Active: guitarras jangle embebidas de anos 60 e anos 80, com uma simplicidade rara hoje em dia. Excetuando a participação do baterista Eric Marshall na faixa "Ton of Bricks" e de alguns vocais de apoio de Shalini Chatterjee em algumas faixas, Mitch tocou todos os instrumentos em todas as faixas e o produziu em seu próprio estúdio, Fideletorium Recordings.

O disco abre com "1 1/2 Way Street", uma faixa de rock básico e que fala das dificuldades de ser um estranho em uma terra estranha, mas no sentido que o lugar estranho acontece quando se abre a porta de casa. "É sobre o caos da vida moderna", explica Mitch.

"Break Through" foi inspirada quando Mitch estava ouvindo o disco The Fall and Rise of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, de Bowie, especialmente alguns em que se destacavam algumas parte com sax.

Ao longo do disco, Mitch um absoluto controle do que faz. Com 51 anos e uma longa ficha corrida como produtor, Easter sabe exatamente o que queria ouvir. Outro grande momento é a faixa "Ton of Bricks", com um belo solo de guitarra.

O disco foi lançado pela 125 Records e se quiser saber mais sobre o álbum, clique aqui.

Dynamico é um dos melhores álbuns de 2007 e resta agora esperar para que Mitch Easter não demore outros 18 anos para nos brindar com um novo trabalho.

Faixas

1. 1 1/2 Way Street
2. Break Through
3. Time Warping
4. You/Me
5. Sudden Crown Drop
6. Ton of Bricks
7. Sights Set on Heaven
8. Dusky Lair
9. To Be, Cool Thing
10. Why Is It so Hard?
11. The Phantoms of Ephemera
12. Glazed
13. I Want a New Scene
14. Love Slaves to Paradise Lost