No começo
dos anos 80, entre a efervescência final do punk e as bandas
pós-punks e new waves, surgiu um movimento que priveligiava
um outro tipo de som, puxado mais para o jazz, soul e até
a bossa nova. Alguns nomes ganharam destaques como o Style Council,
o Swing Out Sister, Sade, Matt Bianco e o Everything but the Girl,
formado pelo casal Ben Watt e Tracey Thorn. Uma discografia sólida,
de grandes discos e partindo do acústico para o eletrônico
sem jamais perder a mão na produção de grandes
melodias.
Eles
são casados, têm três filhos e mesmo com o
final do grupo, ainda permanecem juntos.
Tracey Thorn e Ben Watt
são um dos casais mais interessantes e musicais do mundo
pop e juntos criaram o Everything but the Girl.
A parceria-namoro começou
por volta de 1981, na Universidade de Hull e ambos tinham contratos
com a mesma gravadora, a independente Cherry Red.
Tracey (nascida em 26 de
setembro de 1962, Brookmans Park, Hatfield, Hertfordshire) fazia
parte dos Marine Girls, onde era guitarrista e fazia vocais.
As Marine lançaram
dois LPs (Beach Party, em 1981 e Lazy
Ways, 1982) e alguns compactos.
As Marine acabaram quando
Tracey resolveu seguir em frente nos estudos e por ter conhecido
Ben.
Ben era mais chegado ao
folk e chegou a lançar, em 1983, seu único disco-solo,
North Marine Drive.
A maior prova de talento,
porém, veio um ano antes, quando lançou um EP, com
cinco músicas, com uma lenda: o ex-baterista do Soft Machine
e grande artista-solo, Summer Into Winter.
O EP tinha cinco músicas:
Walter and John" (4:07)
"Aquamarine" (4:12)
"Slipping Slowly" (2:53)
"Another Conversation With Myself" (1:24)
"A Girl in Winter" (3:50)
Ao
se juntarem, lembraram de um slogan de uma loja de Hull, Turners:
"Everything but the girl".
Dessa maneira curiosa,
nascia o grupo.
Em 1982, lançam
o primeiro compacto pela Cherry Red, uma versão para "Night
and Day", de Cole Porter.
O single obteve ótimas
vendagens e acabou participando da coletânea da Chery Red,
Pillows & Prayers - Cherry Red 1982-1983,
com faixas do Felt, The Monochrome Set e, curiosamente, músicas
de Ben ("Some Things Don't Matter") e Tracy ("Plain
Sailing").
Mas,
os dois ainda tocavam seus projetos, e enquanto Ben gravava com
Wyatt e seu disco-solo, Tracey fez também um disco-solo,
A Distant Shore, com 8 músicas, sendo
uma delas "Femme Fatale", de Lou Reed.
Em 1983, assinam com a
gravadora Blanco Y Negro, o mesmo do Jesus and Mary Chain. Gravam
o sensacional álbum de estréia, Eden,
mas questões jurídicas retardam o lançamento
até maio de 1984.
Eden mostrava um som elegante,
totalmente diferente das bandas da época, mais próximo
do jazz e do folk, com a delicada voz de Tracey hipnotizando o
ouvinte.
O LP vendeu mais de 500
mil cópias e chamou a atenção de crítica
e público e tinha as seguintes músicas:
Lado A
01. "Each and Every
One" - 2:48
02. "Bittersweet" (Thorn) - 2:50
03. "Tender Blue" (Watt) - 3:05
04. "Another Bridge" - 2:13
05. "The Spice of Life" (Thorn) - 3:30
06. "The Dustbowl" (Thorn) - 1:39
Lado B
01. "Crabwalk"
(Watt) - 2:02
02. "Even So" (Thorn) - 3:24
03. "Frost and Fire" - 2:31
04. "Fascination" (Thorn) - 3:06
05. "I Must Confess" (Watt) - 3:20
06. "Soft Touch" (Watt) - 3:12
O
disco ficou na 14º posição na Inglaterra e
a capa foi desenhada por Jane Fox, ex-integrante da Marine Girls.
Para variar, o álbum
é editado nos EUA em um LP que leva apenas o nome da banda
e com apenas seis faixas de Eden, dois singles
e quatro faixas em versões diferentes:
Lado A
01. "Each and Everyone"
– 2:46
02. "Tender Blue" (Watt) – 3:04
03. "Another Bridge" – 2:12
04. "Frost and Fire" – 3:02
05. "Fascination" (Thorn) – 3:19
06. "Crabwalk" (Watt) – 3:24
Lado B
01. "Never Could Have
Been Worse" (Watt) – 2:43
02. "Laugh You Out the House" (Thorn) – 1:46
03. "Mine" (Thorn) – 3:18
04. "Easy as Sin" (Watt) – 2:56
05. "Native Land" – 3:06
06. "Riverbed Dry" – 2:53
Após
o sucesso, o grupo lança em 1985, o segundo disco
Love Not Money, mais orientado à guitarra.
Apesar de ser inferior
a Eden, ficou na décima posição
e vendeu 100 mil cópias, apenas na Inglaterra.
Love Not Money
era politicamente engajado e falava dos problemas na Irlanda,
na vida extremamente acidentada da atriz Francis Farmer, ícone
de Hollywood e que aos 30 anos foi internada por supostos problemas
mentais e sofreu horrores enquanto esteve internada, sendo estuprada
várias vezes por soldados de uma base militar perto do
hospital e ataque ao governo conservador de Thatcher.
O LP tinha as seguintes
faixas:
Lado A
01. "When All's Well"
(Watt)
02. "Ugly Little Dreams" (Thorn)
03. "Shoot Me Down"
04. "Are You Trying to Be Funny?"
05. "Sean" (Watt)
Lado B
01. "Ballad of the
Times" (Watt)
02. "Anytown" (Watt)
03. "This Love (Not for Sale)"
04. "Trouble And Strife"
05. "Angel"
Em
1986, é a vez de um novo trabalho, desta vez voltado aos
anos 60, Baby, The Stars Shine Bright.
As canções
eram envoltas em luxuosos arranjos orquestrais com as letras falando
de desilusões amorosas, uma sobre Marilyn Monroe ("Sugar
Finney") ou falando de fascismo e nazismo, "Little Hitler".
Apesar de vender praticamente
bem, ficou apenas na 22ª posição, no Reino
Unido.
O LP tinha as seguintes
faixas:
Lado A
01. "Come on Home"
02. "Don't Leave Me Behind"
03. "A Country Mile" (Thorn)
04. "Cross My Heart"
05. "Don't Let the Teardrops Rust Your Shining Heart"
(Watt)
Lado B
01. "Careless"
(Watt)
02. "Sugar Finney"
03. "Come Hell or High Water"
04 "Fighting Talk"
05. "Little Hitler"
Dois
anos depois é editado Idlewild, que trazia
a canção "I Don't Want To Talk About It",
terceiro lugar na parada britânica.
Faixas:
Lado A
01. "I Don't Want
to Talk About It" (Danny Whitten)
02. "Love Is Here Where I Live"
03. "These Early Days" (Thorn)
04. "I Always Was Your Girl"
05. "Oxford Street" (Thorn)
06. "The Night I Heard Caruso Sing" (Watt)
Lado B
01. "Goodbye Sunday"
02. "Shadow on a Harvest Moon" (Thorn)
03. "Blue Moon Rose"
04. "Tears All Over Town" (Watt)
05. "Lonesome for a Place I Know"
06. "Apron Strings"
Os
anos 1990 mostraram o Everything but the Girl com a reputação
solidificada na América e com vários hits.
Essa fama se refletiu no
próximo disco The Language Of Life, com
a participação de nomes de peso: Stan Getz, Joe
Sample e Michael Brecker.
O grupo lançou mais
dois discos - Worldwide (1991) e Acoustic
(1992 e lançado apenas para o mercado norte-americano)
- quando Ben sofreu um baque, ao ser diagnosticado com uma doença
auto-imune, a síndrome de Churg-Strauss.
Ainda em
1992, é também editado um EP de covers, contendo
"Tougher Than the Rest" (de Bruce Springsteen); "Time
after Time" (Cyndi Lauper), "Downtown Train" (Tom
Waits) e "Alison", de Elvis Costello. Todas essas canções
estão no disco Acoustic.
A
luta de Ben acabou virando um livro editado pela Penguin, em 1996,
Patient, elogiado por vários jornais e
considerado um dos livros do ano pelo The New York Times.
O sucesso motivou o lançamento
de duas coletâneas: Essence & Rare 82-92
(1992) e Home Movies (1993).
Amplified
Heart marca a entrada da
dupla na música eletrônica, em alto estilo.
Com produção
de Tracey Thorn, Ben Watt e John Coxon e participações
de vários músicos, como Kate St. John (ex-Dream
Academy), o disco trazia belíssimas composições
e um imenso sucesso musical: "Missing" (Todd Terry remix),
que ficou em segundo lugar, nos EUA, e, em terceiro, no Reino
Unido.
O disco vendeu mais de
500 mil cópias na América e o single ultrapassou
a marca de 1 milhão de cópias comercializadas e
3 milhões de cópias por todo o planeta.
Faixas do disco:
01. "Rollercoaster"
(Ben Watt) - 3:13
02. "Troubled Mind" (Ben Watt/Tracey Thorn) - 3:33
03. "I Don't Understand Anything" (Tracey Thorn) - 4:25
04. "Walking to You" (Ben Watt) - 3:30
05. "Get Me" (Ben Watt) - 3:33
06. "Missing" (Ben Watt/Tracey Thorn) - 4:05
07. "Two Star" (Ben Watt) - 4:06
08. "We Walk the Same Line" (Tracey Thorn) - 3:59
09. "25th December" (Ben Watt) - 4:03
10. "Disenchanted" (Ben Watt/Tracey Thorn) - 2:49
11. "Missing" (Todd Terry Club mix) - 4:09
O fato curioso foi que
a WEA resolveu cancelar o contratar da banda justamente nesse
disco, por considerá-lo sem chances de sucesso na América!
Esses executivos visionários...
Em
1996, lançam outra coletânea The Best of
Everything but the Girl (1996) e um segundo trabalho
voltado à música eletrônica, Walking
Wounded, que vendeu mais de 300 mil cópias no
Reino Unido e 1 milhão de cópias no mundo e em nova
casa, a Virgin.
E 1999 é o ano derradeiro,
com o grupo lançado Temperamental e participações
em importantes festivais - Montreux Jazz and Roskilde Festival.
O disco vendeu mais de
500 mil cópias e a banda resolveu encerrar as atividades
antes de virarem um grupo grande demais. Era o primeiro trabalho
em que todos os instrumentos foram tocados apenas pelos dois.
Faixas:
01. "Five Fathoms" (Watt) –
6:24
02. "Low Tide of the Night" (Watt) – 4:45
03. "Blame" (Watt, Thorn) – 6:18
04. "Hatfield 1980" (Watt, Thorn) – 5:12
05. "Temperamental" (Watt) – 5:20
06. "Compression" (Watt, Thorn) – 7:11
07. "Downhill Racer" (Watt, Thorn) – 3:49
08. "Lullaby of Clubland" (Watt) – 5:30
09. "No Difference" (Watt, Thorn) – 4:26
10. "The Future of the Future (Stay Gold)" featuring
Deep Dish (Watt, Sharam Tayebi, Ali Shirazinia) – 7:52
Após
o lançamento, Tracey resolveu cuidar dos filhos do casal,
enquanto Ben voltou ao underground, como DJ e projetos menores,
casos de Lazy Dog, Buzzin' Fly e Neighbourhood and Cherry Jam.
Tracey ficou afastada do
meio musical, até 2007 e desde então lançou
três discos: Out of the Woods (2007), Love
and Its Opposite (2009) e Tinsel and Lights
(2012).
Segundo Tracey, há
chances do grupo voltar, desde que superem alguns obstáculos
práticos e psicológicos.
Uma última coisa:
recentemente, em 2012, todos os discos foram editados, em embalagens
luxuosas da Rhino, com capas duplas, dois CDs e um libreto com
fotos e dados de gravações.
Espero que tenham gostado
da coluna. Um abraço e até a próxima.
Discografia
Compactos
"Night and Day" (1983)
"Each and Every One" (1984)
"Mine" (1984)
"Native Land" (1984)
"When All's Well" (1985)
"Angel" (1985)
"Come on Home" (1986)
"Don't Leave Me Behind" (1986)
"These Early Days" (remix) (1988)
"I Always Was Your Girl" (1988)
"I Don't Want to Talk About It" (1988)
"Love Is Here Where I Live" (1988)
"Driving" (1990)
"Take Me" (Hamblin remix) (1990)
"Old Friends" (1991)
"Twin Cities" (Wildwood remix) (1991)
"Rollercoaster" (1994)
"Missing" (1994)
"Missing" (Todd Terry remix)(1995)
"Walking Wounded" (1996)
"Wrong" (1996)
"Single" (1996)
"Driving" (remix) (1996)
"Before Today" (1997)
"The Future of the Future (Stay Gold)" (Deep Dish with
Everything but the Girl) (1998)
"Five Fathoms (Love More)" (1999)
"Blame" (1999)
"Temperamental" (2000)
"Lullaby of Clubland" (2000)
"Tracey in My Room" (Mash-up – credited to EBTG
vs Soul Vision) (2001)
"Corcovado" (2002)
EPs
Covers (1992)
The Only Living Boy in New York (1993)
I Didn't Know I Was Looking for Love (1993)
Missing - the Live (1994)
Discos
Eden (1984)
Everything but the Girl (US only) (1984)
Love Not Money (1985)
Baby the Stars Shine Bright (1986)
Idlewild (1988)
The Language of Life (1990)
Worldwide (1991)
Acoustic (1992)
Amplified Heart (1994)
Walking Wounded (1996)
Temperamental (1999)
Coletâneas
Essence & Rare 82-92 (1992)
Home Movies (1993)
The Best of Everything but the Girl (1996)
Back To Mine, an EBTG compilation of Chill Out tracks (2001)
Like the Deserts Miss the Rain (2003)
Adapt or Die: Ten Years of Remixes (2005)
The Platinum Collection (2006)
The Works a 3 CD Retrospective (2007)
|