O segundo disco
do Echo and the Bunnymen conseguiu sedimentar o nome da banda
após a turnê de Crocodiles. Mesmo não sendo
um sucesso de vendas, serviu para colocar o nome de Ian e demais
entre as bandas mais cults da Inglaterra. Heaven Up Here foi também
o disco mais fácil de ser realizado, em parte pelo bom
clima entre os membros e também por estarem mais maduros
como músicos. Um belo disco e que também marcaria
o final da paz interna.
![](imagens/heaven_ian.jpg) ![](imagens/heaven_will.jpg)
A boa acolhida na turnê
promocional de Crocodiles deixou a banda entusiasmada.
O disco recebeu excelentes críticas e o Echo tocou por
todo país e Europa - França, Blégica e Holanda
principalmente - sem parar.
Após o lançamento
do single The Puppet, em setembro de 1980 e que
foi um fiasco comercial, o grupo começou a trabalhar em
um novo disco. O fracasso da nova música deixou a banda
meio desconcertada e decepcionada.
Aos poucos, o grupo foi
apresentando novas composições. Em abril de 1981,
sai um estranho disco ao vivo, o EP Shine's So Hard,
com quatro músicas.
Quem
teve sorte de ter uma cópia desse concerto (eu sou um deles)
gravado no Pavilion Gardens, Buxton, no dia 17 de janeiro de 1981,
não se arrependeu de ter comprado. São apenas quatro
canções, mas tocadas de uma maneira impressionante:
"Crocodiles"; "All That Jazz" (ambas do primeiro
disco) e as novas "Zimbo" (que depois seria rebatizada
de "All My Colours") e "Over The Wall". A
primeira e a última canção são lindamente
executadas, com destaques para as presenças de Ian no vocal
e Pete de Freitas na bateria. O EP até chegou a ficar entre
os 40 mais da parada britânica, 37ª posição
para ser mais exato.
Essas EP é bem difícil
de ser conseguido, mas as músicas estão contidas
na versão em CD comemorativa de 25 anos do disco Crocodiles.
O
EP só aguçou ainda mais a vontade dos fãs
que foram premiadas no mês seguinte com o lançamento
do novo LP, Heaven Up Here.
O disco conseguiu a 10ª
posição na parada de LPs britânica e mostrou
que o Echo tinha achado seu estilo. A capa ainda foi eleita a
mais bonita do ano pelo semanário New Musical Express.
Ian não tem dúvidas
de que foi o ponto alto da primeira fase da banda: "nós
ensaiávamos em um local batizado The Ministry e as músicas
apareceram de maneira fácil. Les podia aparecer com uma
linha de baixo e desenvolvíamos uma idéia a partir
disso. A banda estava crescendo, os shows estavam cada vez maiores
e uma das razões de termos lançado Shine's
So Hard foi dar um presente aos nossos fãs."
O disco foi gravado no
estúdios Rockfield e Hugh Jones - engenheiro de som em
Crocodiles - era o produtor. O grupo compartilhava
um grande momento interno e juntos gravavam as bases, animados
com os porres etílicos nos intervalos.
O
disco recebeu excelentes críticas. O New Musical Express
afirmou que Heaven Up Here tinha algo de épico.
A Melody Maker afirmou que o grupo continuava tocando
de maneira majestosa.
O único compacto
extraído do disco foi The Promise, mas
pelo menos mais duas canções estão na memória
dos fãs: "All My Collours" (ex-Zimbo) e "Over
the Wall". As duas que, ironicamente, estavam presentes em
Shine's So Hard.
O compacto novamente não
fez sucesso, mas isso não parece chatear o grupo dessa
vez.
O
Echo havia se tornado uma das maiores bandas alternativas da Inglaterra
e em abril de 1981 começaram o primeiro giro pelos Estados
Unidos e Canadá.
Foram oito shows nem sempre
com casa lotada, até porque o som era extremamente complicado
para o público médio americano.
O disco acabou lançado
durante a excursão, mas conseguiu apenas a 184ª posição
nas paradas. Aliás, o grupo só teria sucesso na
América meses antes da sua primeira dissolução,
em 1987, quando a banda já não aspirava mais nada
em termos de futuro.
Foi
também durante a excursão que o Echo participou
um festival chamado Urgh! A Musical War, organizado
por Miles Copeland, irmão de Stewart Copeland, baterista
do The Police e que fechou. O show contou com Go-Go's, XTC, OMD,
Gary Numan, Gang of Four, Magazine, X, Pere Ubu, The Cramps, Klaus
Nomi, The Au Pairs, Devo, Oingo Boingo, entre outros. A banda
apresentou apenas "The Puppet", que é mostrado
também no filme lançado sobre o festival.
Logo após a viagem
à América, voltaram à Europa para apresentações
na Bélgica, Holanda, Alemanha Ocidental, Noruega, França,
Itália, retornaram aos Estados Unidos e Canadá e
de lá foram para a Austrália e Nova Zelândia
e ainda voltaram para o Reino Unido e tocaram na Inglaterra e
na Escócia! Um ano bem cheio...
Após
tamanho trabalho, a banda se sentiu estafado e o único
que quis lançar algo foi o guitarrista Will Sergeant, que
fez a trilha-sonora do filme The Grind. Themes for Grind
foi o nome do disco e naturalmente não fez sucesso algum
por ser muito experimental, em março de 1982.
O ano seria usado para
descanso e para se recuperar de algumas tensões iniciais.
Pete e Ian se desentenderam quando o baterista resolveu raspar
toda a cabeça durante a promoção de Shine's
So Hard. Além disso, Ian começava a ficar
arrogante e prepotente, principalmente nas entrevistas. As divergências
começavam a estourar...
Um abraço e até
a próxima coluna.
Discografia
Crocodiles (1980)
Shine's So Hard (1981)
Heaven Up Here (1981)
Porcupíne (1983)
Ocean Rain (1984)
Songs to Learn and Sing (1985)
Echo & The Bunnymen (1987)
Reverberation (1990)
BBC Radio 1 In Concert (1992)
Evergreen (1997)
Ballyhoo (1997)
What Are You Going To Do With Your Life? (1999)
Flowers (2001)
Crystal Days 1979-1999 (2001)
Live In Liverpool (2002)
Siberia (2005)
Fillmore - San Francisco Ca 12/5/05 (2006)
House of Blues - West Hollywood Ca 12/6/05 (2006)
The Very Best of Echo & the Bunnymen - More Songs To Learn
& Sing (2006)
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