228 - Echo and the Bunnymen - Heaven Up Here

O segundo disco do Echo and the Bunnymen conseguiu sedimentar o nome da banda após a turnê de Crocodiles. Mesmo não sendo um sucesso de vendas, serviu para colocar o nome de Ian e demais entre as bandas mais cults da Inglaterra. Heaven Up Here foi também o disco mais fácil de ser realizado, em parte pelo bom clima entre os membros e também por estarem mais maduros como músicos. Um belo disco e que também marcaria o final da paz interna.


A boa acolhida na turnê promocional de Crocodiles deixou a banda entusiasmada. O disco recebeu excelentes críticas e o Echo tocou por todo país e Europa - França, Blégica e Holanda principalmente - sem parar.

Após o lançamento do single The Puppet, em setembro de 1980 e que foi um fiasco comercial, o grupo começou a trabalhar em um novo disco. O fracasso da nova música deixou a banda meio desconcertada e decepcionada.

Aos poucos, o grupo foi apresentando novas composições. Em abril de 1981, sai um estranho disco ao vivo, o EP Shine's So Hard, com quatro músicas.

capa do EP Shine's So HardQuem teve sorte de ter uma cópia desse concerto (eu sou um deles) gravado no Pavilion Gardens, Buxton, no dia 17 de janeiro de 1981, não se arrependeu de ter comprado. São apenas quatro canções, mas tocadas de uma maneira impressionante: "Crocodiles"; "All That Jazz" (ambas do primeiro disco) e as novas "Zimbo" (que depois seria rebatizada de "All My Colours") e "Over The Wall". A primeira e a última canção são lindamente executadas, com destaques para as presenças de Ian no vocal e Pete de Freitas na bateria. O EP até chegou a ficar entre os 40 mais da parada britânica, 37ª posição para ser mais exato.

Essas EP é bem difícil de ser conseguido, mas as músicas estão contidas na versão em CD comemorativa de 25 anos do disco Crocodiles.

capa do disco Heaven Up HereO EP só aguçou ainda mais a vontade dos fãs que foram premiadas no mês seguinte com o lançamento do novo LP, Heaven Up Here.

O disco conseguiu a 10ª posição na parada de LPs britânica e mostrou que o Echo tinha achado seu estilo. A capa ainda foi eleita a mais bonita do ano pelo semanário New Musical Express.

Ian não tem dúvidas de que foi o ponto alto da primeira fase da banda: "nós ensaiávamos em um local batizado The Ministry e as músicas apareceram de maneira fácil. Les podia aparecer com uma linha de baixo e desenvolvíamos uma idéia a partir disso. A banda estava crescendo, os shows estavam cada vez maiores e uma das razões de termos lançado Shine's So Hard foi dar um presente aos nossos fãs."

O disco foi gravado no estúdios Rockfield e Hugh Jones - engenheiro de som em Crocodiles - era o produtor. O grupo compartilhava um grande momento interno e juntos gravavam as bases, animados com os porres etílicos nos intervalos.

capa do compacto A PromiseO disco recebeu excelentes críticas. O New Musical Express afirmou que Heaven Up Here tinha algo de épico. A Melody Maker afirmou que o grupo continuava tocando de maneira majestosa.

O único compacto extraído do disco foi The Promise, mas pelo menos mais duas canções estão na memória dos fãs: "All My Collours" (ex-Zimbo) e "Over the Wall". As duas que, ironicamente, estavam presentes em Shine's So Hard.

O compacto novamente não fez sucesso, mas isso não parece chatear o grupo dessa vez.

O Echo havia se tornado uma das maiores bandas alternativas da Inglaterra e em abril de 1981 começaram o primeiro giro pelos Estados Unidos e Canadá.

Foram oito shows nem sempre com casa lotada, até porque o som era extremamente complicado para o público médio americano.

O disco acabou lançado durante a excursão, mas conseguiu apenas a 184ª posição nas paradas. Aliás, o grupo só teria sucesso na América meses antes da sua primeira dissolução, em 1987, quando a banda já não aspirava mais nada em termos de futuro.

capa do disco Urgh! A Musical WarFoi também durante a excursão que o Echo participou um festival chamado Urgh! A Musical War, organizado por Miles Copeland, irmão de Stewart Copeland, baterista do The Police e que fechou. O show contou com Go-Go's, XTC, OMD, Gary Numan, Gang of Four, Magazine, X, Pere Ubu, The Cramps, Klaus Nomi, The Au Pairs, Devo, Oingo Boingo, entre outros. A banda apresentou apenas "The Puppet", que é mostrado também no filme lançado sobre o festival.

Logo após a viagem à América, voltaram à Europa para apresentações na Bélgica, Holanda, Alemanha Ocidental, Noruega, França, Itália, retornaram aos Estados Unidos e Canadá e de lá foram para a Austrália e Nova Zelândia e ainda voltaram para o Reino Unido e tocaram na Inglaterra e na Escócia! Um ano bem cheio...

capa do disco Theme for GrindApós tamanho trabalho, a banda se sentiu estafado e o único que quis lançar algo foi o guitarrista Will Sergeant, que fez a trilha-sonora do filme The Grind. Themes for Grind foi o nome do disco e naturalmente não fez sucesso algum por ser muito experimental, em março de 1982.

O ano seria usado para descanso e para se recuperar de algumas tensões iniciais. Pete e Ian se desentenderam quando o baterista resolveu raspar toda a cabeça durante a promoção de Shine's So Hard. Além disso, Ian começava a ficar arrogante e prepotente, principalmente nas entrevistas. As divergências começavam a estourar...

Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Crocodiles (1980)
Shine's So Hard (1981)
Heaven Up Here (1981)
Porcupíne (1983)
Ocean Rain (1984)
Songs to Learn and Sing (1985)
Echo & The Bunnymen (1987)
Reverberation (1990)
BBC Radio 1 In Concert (1992)
Evergreen (1997)
Ballyhoo (1997)
What Are You Going To Do With Your Life? (1999)
Flowers (2001)
Crystal Days 1979-1999 (2001)
Live In Liverpool (2002)
Siberia (2005)
Fillmore - San Francisco Ca 12/5/05 (2006)
House of Blues - West Hollywood Ca 12/6/05 (2006)
The Very Best of Echo & the Bunnymen - More Songs To Learn & Sing (2006)

 


 

Colunas