356 - Ella Fitzgerald - Sings the Cole Porter Songbook

Um dos discos favoritos de minha coleção, Ella Fitzgerald entrou na minha vida ao pegar esses dois CDs com minha tia para ouvir. Gostei tanto que comprei para mim, dei cópias para outras pessoas e jamais deixo de apreciá-lo em dias mais melancólicos. "Miss Otis Regrets" segue sendo a mais linda canção do mundo, mas, assim como o disco que fez da obra dos irmãos Gershwin, é duro escolher uma faixa. A solução? Ouvir os dois cds na seqüência por várias vezes. Seguido dos Gershwin...


Se algum dia alguém quiser escolher a mais bela voz da humanidade, Ella Fitzgerald é fortíssima candidata. É impressionante a beleza que sai de suas cordas vocais sem que ela demonstre estar fazendo grande esforço.

A voz de Ella é dessas que merecem ser apreciadas em doses enormes e sempre.

Ella Fitzgerald já tinha quase 40 anos quando imortalizou o já imortal catálogo do compositor norte-americano Cole Porter de um jeito que só ela poderia fazer: com muita classe e parecendo facílimo.

Ella Jane Fitzgerald nasceu em 25 de abril de 1917, na cidade de Newport News, estado da Virginia e começou a carreira cedo, aos 17 anos, após perder a mãe, dois anos antes. Durante os anos 30 e 40, Ella participou de várias big bands e resolveu começar uma carreira solo, em 1942, ao assinar com a Decca.

Sua carreira seguiu com altos e baixos, até assinar com o selo Verve, onde realizaria suas maiores obras. Segundo a cantora, foi um período crucial: "deixei de ser uma cantora de bebop, onde não tinha muito futuro e fui convidada pela Verve, que queria dar uma nova direção à minha carreira."

A nova "direção" começou com um dos mais belos discos da história do jazz, Ella Fitzgerald Sings the Cole Porter Songbook. Seria o primeiro de uma série de songbooks que ela faria pela Verve.

Com produção cuidadosa de Norman Granz, o disco foi gravado em três sessões, nos dias 7 e 9 de fevereiro e 27 de março de 1956.

Ironicamente, o disco foi realizado no mesmo ano em que é considerado o fim da linha dos grandes musicais na América, com Harold Arlen, Irving Berlin, Rodgers and Hammerstein dando seus últimos suspiros.

E pouca gente era maior do que Cole Porter nessa área, compositor nascido em 1891, em Peru, estado da Indiana, e que se notabilizou por um incrível apuro e beleza em suas composições.

Cole Porter era uma autêntica lenda, homem de gostos finos e estudante talentoso e destacado de Yale e Harvard.

O compositor sofreu um acidente terrível de carro, em 1937, que arrebentou sua perna direita e boa parte da esquerda. Porter não aceitou as recomendações médicas para amputá-las e, por causa disso, realizou mais de 30 cirurgias em seus membros, tendo grandes períodos de depressão, sendo uma das primeiras pessoas no mundo a tentar o eletro-choque como cura.

O compositor viria a falecer em 15 de outubro de 1964, aos 73 anos, em Santa Monica, na Califórnia.

Além de produtor, Norman Granz era empresário da cantora e resolveu de uma orquestra sob a regência do maestro Buddy Bregman, para uma série de gravações históricas. Ella, assim como Cole Porter, tinha um gosto impecável e soube abrilhantar as composições.

Participaram os seguintes músicos das gravações realizadas em Los Angeles:

Ella Fitzgerald – Vocals
Pete Candoli – Trumpet
Harry "Sweets" Edison
Maynard Ferguson
Conrad Gozzo
Milt Bernhart – Trombone
Joe Howard
Lloyd Ulyate
George Roberts – Trombone (Bass), Trombone (Baritone)
Bob Cooper – Clarinet, Oboe, Saxophone (Tenor)
Herb Geller – Clarinet, Saxophone (Alto)
Chuck Gentry – Clarinet (Bass), Saxophone (Baritone)
Ted Nash – Clarinet, Flute, Saxophone (Tenor)
Bud Shank – Clarinet, Flute, Saxophone (Alto)
Robert LaMarchina – Cello
Edgar Lustgarten
Corky Hale – Harp
Barney Kessel – Guitar
Joe Mondragon – Double Bass
Paul Smith – Piano, Celeste
Alvin Stoller – Percussion, drums
Buddy Bregman – Arranger, Conductor

Norman teve tanto cuidado em escolher as composições, que quando mostrou as mesmas para o próprio Cole Porter, dois anos depois, ficou mais do que satisfeito ao ver a cara de aprovação do compositor, maravilhado com a voz de Ella. "Que voz tem essa menina!"

São quase duas horas sublimes de Ella Fitzgerald, que foram lançados em duas edições distintas em CD: uma embalagem dupla, com a capa original, e outra edição, com dois os CDs sendo vendidos separadamente.

Todas as músicas são totalmente de Cole Porter, exceto as indicadas:

Disc 1

1. "All Through the Night" – 3:15
2. "Anything Goes" – 3:21
3. "Miss Otis Regrets" – 3:00
4. "Too Darn Hot" – 3:47
5. "In the Still of the Night" – 2:38
6. "I Get a Kick Out of You" – 4:00
7. "Do I Love You?" – 3:50
8. "Always True to You in My Fashion" – 2:48
9. "Let's Do It, Let's Fall in Love" – 3:32
10. "Just One of Those Things" – 3:30
11. "Ev'ry Time We Say Goodbye" – 3:32
12. "All of You" – 1:43
13. "Begin the Beguine" – 3:37
14. "Get Out of Town" – 3:22
15. "I Am in Love" – 4:06
16. "From This Moment On" – 3:17

Disc 2

1. "I Love Paris" – 4:57
2. "You Do Something To Me" – 2:21
3. "Ridin' High" – 3:20
4. "You'd Be So Easy to Love" – 3:24
5. "It's All Right With Me" – 3:07
6. "Why Can't You Behave?" – 5:04
7. "What Is This Thing Called Love?" – 2:02
8. "You're the Top" – 3:33
9. "Love for Sale" – 5:52
10. "It's De-Lovely" – 2:42
11. "Night and Day" – 3:04
12. "Ace in the Hole" – 1:58
13. "So in Love" – 3:50
14. "I've Got You Under My Skin" – 2:42
15. "I Concentrate on You" – 3:11
16. "Don't Fence Me In" – 3:19 (lyrics by Robert Fletcher)
17. "You're the Top" – 2:08
18. "I Concentrate on You" – 3:00 (bonus track)
19. "Let's Do It, Let's Fall in Love" – 5:25 (bonus track)

edição separada da Verve

Ella conseguiu dar a algumas canções versões definitivas, sendo a mais espetacular a obscura melodia "Miss Otis Regrets". O que era uma simples composição sem grandes atrativos, tornou-se um dos grandes momentos em sua carreira.

Outros momentos de grande perfeição são "I Love Paris", "Night and Day" e"I Get a Kick Out of You". O regente Buddy Bregman tem memórias ternas dessas gravações:

"Ella era uma pessoa muito tímida e reservada. Eu comecei a puxar papo com ela, mas ela só queria falar de música. Quando perguntei se ela gostava de apostas ela me disse que não e meu 100 dólares pedindo que eu apostasse nas pretas (na roleta) e sentou ao meu lado no piano prestando muita atenção."

O álbum rendeu vários elogios, teve ótima vendagem e recebeu dois Grammys; um em 1956, e outro - póstumo - em 2000, quando reeditado.

É preciso recomendá-lo ainda?

Deixo vocês com a discografia de Ella. Um abraço e até a próxima coluna.


Discografia

Pure Ella (originally Ella Sings Gershwin) (1950)
Souvenir Album (1950)
Lullabies of Birdland (1954)
Songs in a Mellow Mood (1954)
For Sentimental Reasons (1955)
Miss Ella Fitzgerald & Mr Gordon Jenkins Invite You to Listen and Relax (1955)
Sweet and Hot (1955)
The First Lady of Song (1955)
Song's from "Pete Kelly's Blues" (1955)
Ella Fitzgerald Sings the Cole Porter Songbook (1956)
Ella and Louis (with Louis Armstrong) (1956)
Ella Fitzgerald Sings the Rodgers & Hart Songbook (1956)
Ella and Louis Again (with Louis Armstrong) (1957)
Ella Fitzgerald Sings the Duke Ellington Songbook (1957)
Ella at the Opera House (1957)
Like Someone in Love (1957)
Porgy and Bess (with Louis Armstrong) (1957)
Ella Fitzgerald and Billie Holiday at Newport (1958)
Ella Swings Lightly (1958)
Ella Fitzgerald Sings the Irving Berlin Songbook (1958)
Ella in Rome: The Birthday Concert (1958)
Get Happy! (1959)
Ella Fitzgerald Sings Sweet Songs for Swingers (1959)
Ella Fitzgerald Sings the George and Ira Gershwin Songbook (1959)
Ella in Berlin: Mack the Knife (1960)
Ella Wishes You a Swinging Christmas (1960)
Hello, Love (1960)
Sings Songs from Let No Man Write My Epitaph (1960)
Ella Fitzgerald Sings the Harold Arlen Songbook (1961)
Ella in Hollywood (1961)
Clap Hands, Here Comes Charlie! (1961)
Ella Returns to Berlin (1961)
Rhythm Is My Business (1962)
Ella Swings Brightly with Nelson (1962)
Ella Swings Gently with Nelson (1962)
Ella Sings Broadway (1963)
Ella Fitzgerald Sings the Jerome Kern Songbook (1963)
Ella and Basie! (1963)
These Are the Blues (1963)
Hello, Dolly! (1964)
Ella Fitzgerald Sings the Johnny Mercer Songbook (1964)
Ella at Juan-Les-Pins (1964)
Ella at Duke's Place (with Duke Ellington) (1965)
Ella in Hamburg (1965)
Whisper Not (1966)
Ella and Duke at the Cote D'Azur (Live) (1966)
The Stockholm Concert, 1966 (with Duke Ellington) (1966)
Brighten the Corner (1967)
Ella Fitzgerald's Christmas (1967)
30 by Ella (1968)
Misty Blue (1968)
Sunshine of your Love (Live) (1969)
Ella (1969)
Ella in Budapest, Hungary (Live) (1970)
Things Ain't What They Used to Be (1970)
Ella A Nice (Live) (1971)
Ella Loves Cole (Released on the Pablo label as Dream Dancing) (1972)
Jazz at Santa Monica Civic '72 (Live) (1972)
Take Love Easy (with Joe Pass) (1972)
Newport Jazz Festival: Live at Carnegie Hall (1973)
Ella in London (1974)
Ella and Oscar (1975)
Montreux '75 (1975)
Fitzgerald and Pass... Again (1976)
Montreux '77 (1977)
Lady Time (1978)
Dream Dancing (1978)
Fine and Mellow (Released in 1979)
Digital III at Montreux (1979)
A Classy Pair (with Count Basie) (1979)
A Perfect Match (Live) (with Count Basie)(1979)
Ella Abraça Jobim (1981)
The Best Is Yet to Come (1982)
Speak Love (with Joe Pass) (1983)
Nice Work If You Can Get It (with André Previn) (1983)
Easy Living (with Joe Pass) (1986)
All That Jazz (1989)
The Complete Ella Fitzgerald Songbooks (1994)
The Complete Ella Fitzgerald & Louis Armstrong on Verve (1997)

 


 

 

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