Acredite ou
não, mas Rod Stewart já foi bom. Muito bom, aliás.
Antes de virar essa coisa xaroposa, cantando standards da música
norte-americana em álbuns que jura ter entrado em estúdio
sem ter a menor idéia do que cantaria e ficar espantado
com o sucesso, Rod era um belo cantor fascinado por blues, soul
e r&b e que teve 10 anos de primeira. Eram os tempos em que
o magrela escocês emprestava sua voz de "lixa sendo
raspada em veludo" (definição dele mesmo) em
discos com Jeff Beck, solo e nos Faces, um dos mais importantes
grupos ingleses, de curta duração e grandes discos.
A
história dos Faces começa quando alguns ex-integrantes
dos Small Faces (outra instituição britânica
e que terá sua vida contada nesse espaço, em breve)
perde o cantor e guitarrista Steve Marriott.
Para a guitarra é
convocado, Ronnie Wood, que já havia passado pelos Birds
(não confundir com o grupo norte-americano The Byrds),
Creation e Jeff Beck Group (neste grupo, como baixista).
E, para os vocais, um
jovem que começava a fazer nome: Rod Stewart.
Eles se juntam a Ronnie
Lane (baixo), Ian McLagan (piano) e Kenney Jones (bateria), sobreviventes
dos Small Faces, resolveram deletar o "Small" e assim,
nascia os Faces.
Rod Stewart, porém,
já havia começado uma consistente e bem sucedida
carreira-solo. Seu primeiro álbum, An Old Raincoat
Won't Ever Let You Down, (conhecido como The
Rod Stewart Album, na América) já havia
sido lançado com uma vendagem razoável e ele desenvolveria
uma carreira-paralela junto ao grupo, lançado álbuns
quase ao mesmo tempo e com o grupo, muitas vezes, sendo banda
de apoio em seus discos.
Jeff e Rod eram ainda membros
do Jeff Beck Group e tomaram a decisão de mudar o nome
da banda, já que ambos tinham mais do que 1,70 metro de
altura e não havia sentindo em ainda serem chamados de
"pequenos".
O grupo começou
a tocar e, em março de 1970, lançam o primeiro disco.
Graças à ganância da filial-norteamericana,
o álbum batizado apenas de Faces, é
chamado de Small Faces, na América, na
tentativa de ganhar um extra usando o nome do antigo grupo.
Conhecido também
como First Step, a estréia dos Faces mostra
um grupo fazendo o que mais sabiam e gostavam: um rock leve, bem
tocado, divertido, puxado pela voz de Rod e com boas composições
e um som muito parecido ao dos Rolling Stones.
O disco trazia as seguintes
composições:
Lado A
1. "The Wicked Messenger"
(Bob Dylan) - 4:05
2. "Devotion" (Lane) - 4:54
3. "Shake, Shudder, Shiver" (Lane, Wood) - 3:14
4. "Stone" (Lane) - 5:38
5. "Around The Plynth" (Stewart, Wood) - 5:56
Lado B
6. "Flying" (Lane,
Stewart, Wood) - 4:15
7. "Pineapple and the Monkey" (Wood) - 4:23
8. "Nobody Knows" (Lane, Wood) - 4:05
9. "Looking Out The Window" (Jones, McLagan) - 4:59
10. "Three Button Hand Me Down" (McLagan, Stewart) -
5:44
O disco tem uma vendagem
modesta ficando apenas na 45ª posição na Inglaterra
e, em 119º, nos EUA. A solução é sair
em turnê pelo mundo, coisa que os Faces adoravam, já
que eram, essencialmente, uma banda de palco.
As turnês dos cinco
rapazes é cercada de muitas garotas, sexo, drogas. Em outubro
do mesmo ano, Rod lança um novo disco-solo, Gasoline
Alley, com a participação dos demais integrantes
como músicos convidados. O álbum faz mais sucesso
do que o lançado pelos Faces, chega a vender 1 milhão
de cópias e as músicas são incorporadas ao
show da banda.
O ano de 1971 é
a vez de terem dois discos fabulosos lançados, Long
Player e A Nod Is as Good as a Wink... to a Blind
Horse. Já estabelecidos como um dos grandes grupos
ao vivo, correndo América de costa a costa, os Faces dão
duas aulas de rock and roll bem tocado, em estado bruto, com muito
balanço, humor e suingue.
Long Player
trazia as seguintes faixas:
Lado A
1. "Bad 'n' Ruin"
(McLagan, Stewart) - 5:24
2. "Tell Everyone" (Lane) - 4:18
3. "Sweet Lady Mary" (Lane, Stewart, Wood) - 5:49
4. "Richmond" (Lane) - 3:04
5. "Maybe I'm Amazed" (Paul McCartney) - 5:53
Lado B
1. "Had Me a Real
Good Time" (Lane, Stewart, Wood) - 5:51
2 . "On the Beach" (Lane, Wood) - 4:15
3 . "I Feel So Good" (Big Bill Broonzy) - 8:49
4 . "Jerusalem" (Traditional, arr. Wood) - 1:53
Co-produzido com Glyn Johns, A Nod Is as Good as a Wink...
to a Blind Horse traz as seguintes faixas:
Lado A
1. "Miss Judy's Farm"
(Stewart, Wood) - 3:42
2. "You're So Rude" (Lane, McLagan) - 3:46
3. "Love Lives Here" (Lane, Stewart, Wood) - 3:09
4. "Last Orders Please" (Lane) - 2:38
5. "Stay with Me" (Stewart, Wood) - 4:42
Lado B
1.
"Debris" (Lane) - 4:39
2 . "Memphis, Tennessee" (incorrectly titled on original
U.S. pressings of the album as simply "Memphis") (Chuck
Berry) - 5:31
3 . "Too Bad" (Stewart, Wood) - 3:16
4 . "That's All You Need" (Stewart, Wood) - 5:05
No
mesmo ano, Rod começa a ficar grande demais para a banda,
ao lançar o megasucesso Every Picture Tells a Story,
que trazia o sucesso "Maggie May".
O disco chegou ao topo
da parada na América e na Inglaterra, vendendo mais de
4 milhões de cópias, além do primeiro lugar
também entre as mais tocadas.
A convivência entre
eles ainda era boa, tanto que um clip promocional da música
é feita com todos os Faces brincando, numa grande bagunça.
O sucesso de Rod, no entanto,
começa a encobrir o grupo e muitos começam a achar
que os Faces é apenas um grupo de apoio ao cantor.
Em 1972, o grupo cai novamente
na estrada e os Faces eram quase colocado de lado pelos fãs
do cantor, aumentando o desconforto interno. As brigas se sucedem
e o cantor é acusado de ter mais cuidado com as canções
que interpreta em seus discos do que com o grupo.
Ele
fica ainda mais desconfortável quando um novo álbum,
Never A Dull Moment, chega novamente ao topo
da parada e com vendas superiores aos 2 milhões.
Em 1974, novo disco solo
de Stewart, Smiler (3 milhões de cópias
vendidas), mostra que o cantor iria mesmo se tornar um músico
solo.
Assim, é editado
no mesmo o último trabalho de estúdio, Ooh
La La, que chega ao topo da parada inglesa, mas fica
apenas em 21º lugar nos EUA.
Ooh La La
mostra os Faces se despedindo por cima, em um belo trabalho, coeso,
como todos os anteriores. Infelizmente, Rod havia ficado grande
demais para eles.
Lado A
1. "Silicone Grown"
(Stewart, Wood) - 3:05
2. "Cindy Incidentally" (McLagan, Stewart, Wood) - 2:37
3. "Flags and Banners" (Lane, Stewart) - 2:00
4. "My Fault" (McLagan, Stewart, Wood) - 3:05
5. "Borstal Boys" (McLagan, Stewart, Wood) - 2:52
Lado B
6. "Fly in the Ointment"
(Jones, Lane, McLagan, Wood) - 3:49
7. "If I'm on the Late Side" (Lane, Stewart) - 2:36
8. "Glad and Sorry" (Lane) - 3:04
9. "Just Another Honky" (Lane) - 3:32
10. "Ooh La La" (Lane, Wood) - 3:30
Para
ganhar mais um troco, a gravadora lança um disco póstumo
ao vivo, creditado como Rod Stewart and the Faces, Coast
to Coast: Overture and Beginners, com três músicas
do quinteto e seis de Rod.
O disco contava com o baixista
Tetsu Yamauchi no lugar de Ronnie Lane e foi gravado em outubro
de 1973, no Anaheim Convention Center e no Hollywood Palladium.
O álbum trazia as
seguintes faixas:
Lado A
1. "It's All Over
Now" (Bobby Womack-Shirley Womack) - 4:38
2. "Cut Across Shorty" (Wayne Walker-Marijohn Wilkin)
- 3:45
3. "Too Bad" (R. Stewart-R. Wood) / "Every Picture
Tells A Story" (R. Stewart-R. Wood) - 7:34
4. "Angel" (Jimi Hendrix) - 4:28
5. "Stay With Me" (R. Stewart-R. Wood) - 4:50
Lado B
6. "I Wish It Would
Rain" (Roger Penzabene-Barrett Strong-Norman Whitfield) -
4:20
7. "I'd Rather Go Blind" (B. Foster-E. Jordan) - 5:55
8. "Borstal Boys" (I. McLagan-R. Stewart-R. Wood) /
"Amazing Grace" (Traditional, arr. D. Throat) - 9:52
9. "Jealous Guy" (John Lennon) - 4:25
Após
a dissolução da banda, cada um foi cuidar da vida.
Kenny Jones entrou no The Who após a morte de Keith Moon;
Ronnie Lane foi acometido de esclerose múltipla, doença
que o maltratou até 4 de junho de 1997, quando faleceu,
aos 51 anos.
Ron Wood acabou entrando
definitivamente para a história como guitarrista dos Rolling
Stones e Ian McLagan tocou com vários grupos ao longo da
carreira, tendo recusado um convite de Pete Townshend para entrar
no Who.
Em 24 de setembro de 2009,
a banda se reuniu para um concerto no Royal Albert Hall, em prol
da Performing Rights Society's Music Members' Benevolent Fund,
mas uma excursão foi descartada.
O grupo, no entanto, resolveu
angariar um troco extra para a aposentadoria e fez uma pequena
excursão, com Bill Wyman ocupando o posto de baixista e
com Mick Hucknall, ex-Simply Red, nos vocais. Em 2010, a banda
resolveu continuar, desta vez com o ex-baixista dos Sex Pistols,
Glen Matlock, em lugar de Wyman.
Acreditem ou não,
mas os Faces foram considerados uma das influências dos
punks, na Inglaterra. É difícil ver Rod hoje e pensar
que foi modelo para Johnny Rotten, não?
Deixo vocês com a
discografia. Um abraço e até a próxima coluna.
Discografia
Singles
"Flying" (1969)
"Had Me a Real Good Time" (1971)
"Maybe I'm Amazed" (1971)
"Stay with Me" (1971)
"Cindy Incidentally" (1972)
"Ooh La La" (promo only) (1973)
"Pool Hall Richard" (1973)
You Can Make Me Dance, Sing or Anything (Even Take the Dog for
a Walk, Mend a Fuse, Fold Away the Ironing Board, or Any Other
Domestic Shortcomings) (1974)
Discos
First Step (1970)
Long Player (1971)
A Nod Is as Good as a Wink... to a Blind Horse (1971)
Ooh La La (1973)
Coast to Coast: Overture and Beginners (1974)
Coletâneas
Rod Stewart and the Faces (1972)
Snakes and Ladders / The Best of Faces (1976)
Best of Faces (1977)
Good Boys... When They're Asleep (1999)
Five Guys Walk into a Bar... (2004)
The Best of Faces (2009)
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