226 - The Flaming Lips

Se você procura uma banda capaz de surpreender a cada lançamento e navegar por mares estranhos, então precisa conhecer o Flaming Lips. Se tivessem lançado apenas o excepcional The Soft Bulletin já teriam um lugar na história do pop. Mas os Flaming Lips são muito mais que isso. Liderados por Wayne Coyne, o Lips passaram por todas as direções, sempre explorando letras falando dos temas mais impossíveis e cobrindo tudo com melodias irresistíveis. Uma senhora banda.


A história da banda começa em 1983, quando Wayne Coyne (o rapaz ao centro da foto), resolveu pegar toda sua grana de rapaz trabalhador e investir em uma Gibson Les Paul.

Com a ajuda do brigão mano Mark, convidou o baixista Michael Ivins e um baterista que não ficou para a história, começaram a ensaiar.

Apesar de ter um baixo, Michael quase não sabia usar o instrumento. "Pensei que seria moleza usar aquelas quatro cordas. Estava enganado."

A banda começou a ensaiar com afinco e fizeram uma demo com quatro canções: "Batman Theme", uma versão do clássico do The Who ("Anyway Anyhow Anywhere"), "Killer On The Radio" e "Handsome Johnny".

Foi nessa época que surgiu o nome The Flaming Lips. "Era esse ou Tijuana Toads, mas, de qualquer maneira achamos que poderíamos mudá-lo a qualquer momento", conta Wayne.

Os primeiros shows foram duros. O inicial foi em um bar especializado apenas em r&b. Todos pensaram que ouviriam soul, mas o que a banda tocou foi "Batman Theme". O segundo show, foi ainda mais surreal, em um clube de travestis em Oklahoma, chamado Blue Note.

Quando fixaram um baterista - Richard English - a banda conseguiu lançar seu primeiro EP, o único com Mark Coyne, apenas com o nome de The Flaming Lips. Lançado em fevereiro de 1985, e com uma prensagem de apenas mil cópias em vinil verde, e contendo cinco canções:

01. Bag Full Of Thoughts
02. Out For A Walk
03. Garden Of Eyes/Forever Is A Long Time
04. Scratching The Door
05. My Own Planer

O disco trazia um punk rock com a assinatura do grupo, que começava a mostrar suas peculiaridades nas letras e na sonoridade. Pouco tempo depois do lançamento, Mark deixou a banda, resolveu casar e ter uma vida "normal", ficando com Wayne os vocais.

A banda seguiu a trilha de shows por todo país e, em 1986, assinam com a gravadora Restless Records, que deu US$ 5 mil para que o grupo produzisse seu primeiro LP, que viria a ser Hear It Is.

O disco foi gravado em rápidos três dias e logo estavam abrindo para o grupo escocês The Jesus and Mary Chain na primeira turnê dos irmãos Reid pela América.

O LP trazia as seguintes faixas:

Lado A

01. With You
02. Unplugged
03. Trains, Brains & Rain
04. Jesus Shootin' Heroin
05. Just Like Before

Lado B

01. She Is Death
02. Charlie Manson Blues
03. Man From Pakistan
04. Godzilla Flick
05. Staring At Sound / With You (reprise)

A banda começava a impressionar não apenas pela boa técnica, mas por trazer títulos violentos como "Jesus Shooti'n Heroin" (Jesus aplicando heroína) ou "Charles Manson Blues". No encarte do disco havia uma foto de Syd Barrett, ex-líder do Pink Floyd falando da banda.

Para quem não sabe, Barrett havia escrito "Flaming" para o primeiro disco do Floyd, The Piper at the Gates of Dawn. O Lips, aliás, costumavam fechar os shows tocando "Wish You Were Here", do Pink.

Em maio de 1987, a Sleepless entrega US$ 10 mil para a banda, que lança um novo LP, Oh My Gawd!!!.

O grupo começa a fazer fama em cima dos palcos não apenas por tocar alto, mas pelas covers que faziam do Led Zeppelin.

É nessa época que conhecem Jonathan Donahue, que acabaria entrando para o grupo

Oh My Gawd!!! é uma continuação do primeiro LP, embora com mais técnica e do novo lote, registra-se o clássico de 10 minutos "One Million Billionth Of A Billisecond On A Sunday Morning".

O disco trazia as faixas:

Lado A

01. Everything's Explodin'
02. One Million Billionth Of A Millisecond On A Sunday Morning
03. Maximum Dream For Evil Knievel
04. Can't Exist

Lado B

01. Ode To C.C. (Part 1)
02. The Ceiling Is Bendin'
03. Prescription: Love
04. Thanks To You
05. Can't Stop The Spring
06. Ode To C.C. (Part II)
07. Love Yer Brain

Em 1989 lançam Telepathic Surgery, concebido no gravador de quatro canais de Jonathan, em Oklahoma. O disco continha várias colagens sonoras. O disco marca o adeus de Richard English, que começava a se encher das loucuras do grupo. Em seu lugar entrou Nathan Roberts.

O LP trazia as seguintes faixas:

Lado A

01. Drug Machine In Heaven
02. Right Now
03. Michael, Time To Wake Up
04. Chrome Plated Suicide
05. Hari-Krishna Stomp Wagon (Fuck Led Zeppelin)
06. Miracle On 42nd Street

Lado B

07. U.F.O. Story
08. Redneck School Of Technology
09. Shaved Gorilla
10. The Spontaneous Combustion Of John
11. The Last Drop Of Morning Dew
12. Begs And Achin'

O próximo disco seria o último pela Restless e marcaria a entrada na produção de Dave Fridmann, que se tornaria um colaborador constante nos próximos anos. Juntos, banda e Dave lançam In A Priest Driven Ambulance.

Considerado uma obra-prima, o disco consolidou ainda mais a banda, que, de quebra, emprestava o tempo livre em estúdio para o Mercury Rev gravar seu disco de estréia. A banda abriu a turnê americana do Soup Dragons, estourados com o single "I'm Free", e a banda entrou no limbo por algum tempo por não saber exatamente como seguiria na carreira, já que a gravadora faliu logo após o lançamento do álbum, que tinha as seguintes faixas:

Lado A

01. Shine On Sweet Jesus - Jesus Song No.5
02. Unconsciously Screamin'
03. Rainin' Babies
04. Take Meta Mars
05. Five Stop Mother Superior Rain

Lado B

01. Stand In Line
02. God Walks Among Us Now - Jesus Song No. 6
03. There You Are - Jesus Song No. 7
04. Mountain Side
05. What A Wonderful World

Nos próximos dois anos Wayne saiu feito um louco atrás de uma grande gravadora para o Flaming Lips. Após muita luta, conseguiram chamar a atenção da poderosa Warner Brothers, que assina com eles por quatro álbuns.

Com um polpudo adiantamento para gravar o disco - US$ 175 mil - a banda começou a fazer experiências caras em estúdio e ficaram gravando por seis meses. Após muito esforço e brigas, editam Hit To Death In The Future Head, que não agradou nem gravadora e nem banda, tanto que logo após pronto perdeu Roberts e Donahue. Nathan decidiu que era hora de limpar o organismo e salvar o casamento enquanto fosse possível. Para piorar, o disco teve o lançamento retardado, já que a banda usou partes da trilha sonora de Michael Kamen para o filme Brazil, sem consentimento prévio do músico.

Após a saída deles, Wayne chamou Steven Drozd e Ronald Jones e um novo disco em 1993, Transmissions From The Satellite Heart.

O disco fez pouco sucesso, novamente, e a banda temia pelo futuro quando o single She Don't Use Jelly começou a ser tocado por um DJ em Oklahoma, sem parar.

Com isso, a banda acabou sendo convidada para participar do festival Lollapalooza, além de vários programas de televisão, além de abrirem shows do Red Hot Chili Peppers e do Candlebox.

Exaustos, a banda resolveu que era hora de dar um tempo da estrada e voltar aos estúdios. Em 1995 lançam Clouds Taste Metallic.

capa do disco A Collection of Songs Representing An Enthusiasm For Recording... By Amateurs The Flaming Lips 1984-1990O álbum seria o último com Ronald Jones, que saiu para curar de sua agorafobia, além de acidentes estranhos que ocorreram com Drozd, que quase amputou o braço devido ao excessivo uso de heroína e com Ivins, que ficou preso várias horas dentro de um carro, após um outro veículo ter batido com a roda no vidro de seu automóvel.

Em 1997, lançam o inovador Zaireeka, um disco quádruplo revolucionário, pois os cds deveriam ser tocados, simultaneamente, em quatro aparelhos, ao mesmo tempo. Em 1998 é a vez da coletânea A Collection of Songs Representing An Enthusiasm For Recording... By Amateurs The Flaming Lips 1984-1990.

A banda, no entanto, entraria para a história com o próximo disco, o belo e emocionante The Soft Bulletin.

Eleito o melhor disco do ano de 1999 por várias revistas, o álbum trazia arranjos arrepiantes de sintetizadores, cordas, cantados de maneira maravilhosa, com letras existenciais, cheias de significados pessoais dos tês integrantes.

Coyne disse que seu instrumento foi o estúdio. O Flips era apenas um trio, com Coyne, Steven Drozd e Michael Ivins. Drozd deixou a bateria para pilotar teclados e guitarras e o grupo saiu em turnê com mais três músicos para poder reproduzir fielmente o disco, que foi comparada a Pet Sounds, dos Beach Boys, pela riqueza harmônica, especialmente nos vocais.

Lançado em 17 de maio, no Reino Unido, e, em 22 de junho, na América, teve edições diferentes nesses países. A do Brasil é a mesma dos EUA.

A versão inglesa trazia as seguintes faixas:

01. Race for the Prize (sacrifice of the new scientists)
02. A Spoonful Weighs A Ton
03. The Spark That Bled (The Softest Bullet Ever Shot)
04. Slow Motion
05. What Is The Light? (An untested hypothesis suggesting that the chemical [in our brains] by which we are able to experience the sensation of being in love is the same chemical that caused the "Big Bang" that was the birth of the accelerating universe)
06. The Observer
07. Waitin' for a Superman (Is it gettin' heavy??)
08. Suddenly Everything Has Changed (Death anxiety caused by moments of boredom)
09. The Gash (Battle Hymn for the wounded mathematician)
10. Feeling Yourself Disintegrate
11. Sleeping on the Roof (excerpt from "Should We Keep The Severed Head Awake??")
12. Race for the Prize (Mokran mix)
13. Superman (Mokran mix)
14. Buggin' (The buzz of love is busy buggin' you)

Versão Americana:

01. Race for the Prize (Mokran mix)
02. A Spoonful Weighs A Ton
03. The Spark That Bled (The Softest Bullet Ever Shot)
04. The Spiderbite Song
05. Buggin' (The buzz of love is busy buggin' you)
06. What Is The Light? (An untested hypothesis suggesting that the chemical [in our brains] by which we are able to experience the sensation of being in love is the same chemical that caused the "Big Bang" that was the birth of the accelerating universe)
07. The Observer
08. Waitin' For Superman (A good time for a super man to life the Sun into the sky)
09. Suddenly Everything Has Changed (Moments of routine and boredom that cause you to daydream or reflect on the nature of reality sometimes with maddeningly melancholy results)
10. The Gash (Battle Hymn for the wounded mathematician)
11. Feeling Yourself Disintegrate
12. Sleeping on the Roof (excerpt from "Should We Keep The Severed Head Awake??")
13. Race for the Prize (sacrifice of the new scientists)
14. Superman (Mokran mix)

capa do disco At War With The MysticsThe Soft Bulletin vendeu ótimas 300 mil cópias e chegou às 500 mil, nos EUA, em 2007, virando disco de ouro.

O sucesso colocou a banda em destaque e o Flaming Lips lançou depois, mais dos trabalhos impecáveis: Yoshimi Battles The Pink Robots (2002 e At War With The Mystics (2006).

Em 2002 a banda abriria e seria o grupo de apoio de Beck. O grupo, no entanto, teve alguns revezes. Em 2004 seria um dos destaques do festival de Lollapalooza, ao lado de Sonic Youth e Morrissey, mas o festival foi cancelado pela baixa procura de ingressos.

A turnê de At War With The Mystics realizou um velho de som Coyne, ao abrirem os shows do The Who, em Leeds, relembrando os primeiros dias do Flaming Lips, com Mark nos vocais.

Se você quiser comprar os CDs do grupo, uma dica*: todo o material da fase inicial até o disco Telepathic Surgery (ou seja o período entre 1983 e 1989) foi compilado na caixa de 3 CDs chamada Finally The Punk Rockers Are Taking Acid, 55 faixas no total. Inclui também a primeira demo de 4 faixas, entre outros bônus.

O disco In A Priest Driven Ambulance e mais 23 faixas bonus (entre outtakes e demos) foram reunidos no CD duplo The Day They Shot A Hole In The Jesus Egg.

Deixo vocês com a imensa discografia do grupo, incluindo EPs e compactos. Um abraço e até a próxima coluna.

*dica fornecida por Carlos Nishimiya.

Discografia

Hear It Is (1986)
Oh My Gawd!!! (1987)
Telepathic Surgery (1989)
In A Priest Driven Ambulance (1990)
Hit To Death In The Future Head (1992)
Transmissions From The Satellite Heart (1993)
Clouds Taste Metallic (1995)
Zaireeka (1997)
A Collection of Songs Representing An Enthusiasm For Recording... By Amateurs The Flaming Lips 1984-1990 (1998)
The Soft Bulletin (1999)
Yoshimi Battles The Pink Robots (2000)
Finally the Punk Rockers Are Taking Acid (2002)
The Day They Shot a Hole in the Jesus Egg (2002)
Shambolic Birth and Early Life Of (2002)
Late Night Tales: The Flaming Lips (2005)
20 Years of Weird: Flaming Lips 1986-2006 (2006)
At War With The Mystics (2006)

Compactos

"Drug Machine" (1988)
"Unconsciously Screamin'" (1991)
"She Don't Use Jelly" (1993)
"Turn It On" (1995)
"Bad Days" (1995)
"This Here Giraffe" (1996)
"Brainville" (1996)
"Race for the Prize" (1999)

"Waitin' for a Superman" (1999)
"Do You Realize??" (2002)
"Yoshimi Battles the Pink Robots Pt.1" (2003)
"Fight Test" (2003)
"The Golden Path" (The Chemical Brothers with The Flaming Lips) (2003)
"The W.A.N.D. (The Will Always Negates Defeat)" (2006)
"The Yeah Yeah Yeah Song (With All Your Power)" (2006)

EPs

The Flaming Lips (1985)
Yeah, I Know It's a Drag... But Wastin Pigs Is Still Radical (1991)
Due to High Expectations... the Flaming Lips Are Providing Needles for Your Balloons (1994)
The Southern Oklahoma Cosmic Trigger Contest (2001)
Fight Test (2003)
Ego Tripping at the Gates of Hell (2003)
It Overtakes Me (2006)

 


 

 

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