Se você
procura uma banda capaz de surpreender a cada lançamento
e navegar por mares estranhos, então precisa conhecer o
Flaming Lips. Se tivessem lançado apenas o excepcional
The Soft Bulletin já teriam um lugar na história
do pop. Mas os Flaming Lips são muito mais que isso. Liderados
por Wayne Coyne, o Lips passaram por todas as direções,
sempre explorando letras falando dos temas mais impossíveis
e cobrindo tudo com melodias irresistíveis. Uma senhora
banda.
A
história da banda começa em 1983, quando Wayne Coyne
(o rapaz ao centro da foto), resolveu pegar toda sua grana de
rapaz trabalhador e investir em uma Gibson Les Paul.
Com a ajuda do brigão
mano Mark, convidou o baixista Michael Ivins e um baterista que
não ficou para a história, começaram a ensaiar.
Apesar de ter um baixo,
Michael quase não sabia usar o instrumento. "Pensei
que seria moleza usar aquelas quatro cordas. Estava enganado."
A banda começou
a ensaiar com afinco e fizeram uma demo com quatro canções:
"Batman Theme", uma versão do clássico
do The Who ("Anyway Anyhow Anywhere"), "Killer
On The Radio" e "Handsome Johnny".
Foi
nessa época que surgiu o nome The Flaming Lips. "Era
esse ou Tijuana Toads, mas, de qualquer maneira achamos que poderíamos
mudá-lo a qualquer momento", conta Wayne.
Os primeiros shows foram
duros. O inicial foi em um bar especializado apenas em r&b.
Todos pensaram que ouviriam soul, mas o que a banda tocou foi
"Batman Theme". O segundo show, foi ainda mais surreal,
em um clube de travestis em Oklahoma, chamado Blue Note.
Quando
fixaram um baterista - Richard English - a banda conseguiu lançar
seu primeiro EP, o único com Mark Coyne, apenas com o nome
de The Flaming Lips. Lançado em fevereiro
de 1985, e com uma prensagem de apenas mil cópias em vinil
verde, e contendo cinco canções:
01. Bag Full Of Thoughts
02. Out For A Walk
03. Garden Of Eyes/Forever Is A Long Time
04. Scratching The Door
05. My Own Planer
O disco trazia um punk
rock com a assinatura do grupo, que começava a mostrar
suas peculiaridades nas letras e na sonoridade. Pouco tempo depois
do lançamento, Mark deixou a banda, resolveu casar e ter
uma vida "normal", ficando com Wayne os vocais.
A
banda seguiu a trilha de shows por todo país e, em 1986,
assinam com a gravadora Restless Records, que deu US$ 5 mil para
que o grupo produzisse seu primeiro LP, que viria a ser Hear
It Is.
O disco foi gravado em
rápidos três dias e logo estavam abrindo para o grupo
escocês The Jesus and Mary Chain na primeira turnê
dos irmãos Reid pela América.
O LP trazia as seguintes
faixas:
Lado A
01. With You
02. Unplugged
03. Trains, Brains & Rain
04. Jesus Shootin' Heroin
05. Just Like Before
Lado B
01. She Is Death
02. Charlie Manson Blues
03. Man From Pakistan
04. Godzilla Flick
05. Staring At Sound / With You (reprise)
A
banda começava a impressionar não apenas pela boa
técnica, mas por trazer títulos violentos como "Jesus
Shooti'n Heroin" (Jesus aplicando heroína)
ou "Charles Manson Blues". No encarte do disco havia
uma foto de Syd Barrett, ex-líder do Pink Floyd falando
da banda.
Para quem não sabe,
Barrett havia escrito "Flaming" para o primeiro disco
do Floyd, The Piper at the Gates of Dawn. O Lips,
aliás, costumavam fechar os shows tocando "Wish You
Were Here", do Pink.
Em
maio de 1987, a Sleepless entrega US$ 10 mil para a banda, que
lança um novo LP, Oh My Gawd!!!.
O grupo começa a
fazer fama em cima dos palcos não apenas por tocar alto,
mas pelas covers que faziam do Led Zeppelin.
É nessa época
que conhecem Jonathan Donahue, que acabaria entrando para o grupo
Oh My Gawd!!!
é uma continuação do primeiro LP, embora
com mais técnica e do novo lote, registra-se o clássico
de 10 minutos "One Million Billionth Of A Billisecond On
A Sunday Morning".
O
disco trazia as faixas:
Lado
A
01. Everything's Explodin'
02. One Million Billionth Of A Millisecond On A Sunday Morning
03. Maximum Dream For Evil Knievel
04. Can't Exist
Lado B
01. Ode To C.C. (Part 1)
02. The Ceiling Is Bendin'
03. Prescription: Love
04. Thanks To You
05. Can't Stop The Spring
06. Ode To C.C. (Part II)
07. Love Yer Brain
Em 1989 lançam Telepathic
Surgery, concebido no gravador de quatro canais de Jonathan,
em Oklahoma. O disco continha várias colagens sonoras.
O disco marca o adeus de Richard English, que começava
a se encher das loucuras do grupo. Em seu lugar entrou Nathan
Roberts.
O LP trazia as seguintes
faixas:
Lado A
01. Drug Machine In Heaven
02. Right Now
03. Michael, Time To Wake Up
04. Chrome Plated Suicide
05. Hari-Krishna Stomp Wagon (Fuck Led Zeppelin)
06. Miracle On 42nd Street
Lado B
07. U.F.O. Story
08. Redneck School Of Technology
09. Shaved Gorilla
10. The Spontaneous Combustion Of John
11. The Last Drop Of Morning Dew
12. Begs And Achin'
O
próximo disco seria o último pela Restless e marcaria
a entrada na produção de Dave Fridmann, que se tornaria
um colaborador constante nos próximos anos. Juntos, banda
e Dave lançam In A Priest Driven Ambulance.
Considerado uma obra-prima,
o disco consolidou ainda mais a banda, que, de quebra, emprestava
o tempo livre em estúdio para o Mercury Rev gravar seu
disco de estréia. A banda abriu a turnê americana
do Soup Dragons, estourados com o single "I'm Free",
e a banda entrou no limbo por algum tempo por não saber
exatamente como seguiria na carreira, já que a gravadora
faliu logo após o lançamento do álbum, que
tinha as seguintes faixas:
Lado A
01. Shine On Sweet Jesus
- Jesus Song No.5
02. Unconsciously Screamin'
03. Rainin' Babies
04. Take Meta Mars
05. Five Stop Mother Superior Rain
Lado B
01. Stand In Line
02. God Walks Among Us Now - Jesus Song No. 6
03. There You Are - Jesus Song No. 7
04. Mountain Side
05. What A Wonderful World
Nos próximos dois
anos Wayne saiu feito um louco atrás de uma grande gravadora
para o Flaming Lips. Após muita luta, conseguiram chamar
a atenção da poderosa Warner Brothers, que assina
com eles por quatro álbuns.
Com um polpudo adiantamento
para gravar o disco - US$ 175 mil - a banda começou a fazer
experiências caras em estúdio e ficaram gravando
por seis meses. Após muito esforço e brigas, editam
Hit To Death In The Future Head, que não
agradou nem gravadora e nem banda, tanto que logo após
pronto perdeu Roberts e Donahue. Nathan decidiu que era hora de
limpar o organismo e salvar o casamento enquanto fosse possível.
Para piorar, o disco teve o lançamento retardado, já
que a banda usou partes da trilha sonora de Michael Kamen para
o filme Brazil, sem consentimento prévio
do músico.
Após
a saída deles, Wayne chamou Steven Drozd e Ronald Jones
e um novo disco em 1993, Transmissions From The Satellite
Heart.
O disco fez pouco sucesso,
novamente, e a banda temia pelo futuro quando o single She
Don't Use Jelly começou a ser tocado por um DJ
em Oklahoma, sem parar.
Com isso, a banda acabou
sendo convidada para participar do festival Lollapalooza, além
de vários programas de televisão, além de
abrirem shows do Red Hot Chili Peppers e do Candlebox.
Exaustos, a banda resolveu
que era hora de dar um tempo da estrada e voltar aos estúdios.
Em 1995 lançam Clouds Taste Metallic.
O
álbum seria o último com Ronald Jones, que saiu
para curar de sua agorafobia, além de acidentes estranhos
que ocorreram com Drozd, que quase amputou o braço devido
ao excessivo uso de heroína e com Ivins, que ficou preso
várias horas dentro de um carro, após um outro veículo
ter batido com a roda no vidro de seu automóvel.
Em 1997, lançam
o inovador Zaireeka, um disco quádruplo
revolucionário, pois os cds deveriam ser tocados, simultaneamente,
em quatro aparelhos, ao mesmo tempo. Em 1998 é a vez da
coletânea A Collection of Songs Representing An
Enthusiasm For Recording... By Amateurs The Flaming Lips 1984-1990.
A banda, no entanto, entraria
para a história com o próximo disco, o belo e emocionante
The Soft Bulletin.
Eleito
o melhor disco do ano de 1999 por várias revistas, o álbum
trazia arranjos arrepiantes de sintetizadores, cordas, cantados
de maneira maravilhosa, com letras existenciais, cheias de significados
pessoais dos tês integrantes.
Coyne disse que seu instrumento
foi o estúdio. O Flips era apenas um trio, com Coyne, Steven
Drozd e Michael Ivins. Drozd deixou a bateria para pilotar teclados
e guitarras e o grupo saiu em turnê com mais três
músicos para poder reproduzir fielmente o disco, que foi
comparada a Pet Sounds, dos Beach Boys, pela
riqueza harmônica, especialmente nos vocais.
Lançado em 17 de
maio, no Reino Unido, e, em 22 de junho, na América, teve
edições diferentes nesses países. A do Brasil
é a mesma dos EUA.
A versão inglesa
trazia as seguintes faixas:
01. Race for the Prize
(sacrifice of the new scientists)
02. A Spoonful Weighs A Ton
03. The Spark That Bled (The Softest Bullet Ever Shot)
04. Slow Motion
05. What Is The Light? (An untested hypothesis suggesting that
the chemical [in our brains] by which we are able to experience
the sensation of being in love is the same chemical that caused
the "Big Bang" that was the birth of the accelerating
universe)
06. The Observer
07. Waitin' for a Superman (Is it gettin' heavy??)
08. Suddenly Everything Has Changed (Death anxiety caused by moments
of boredom)
09. The Gash (Battle Hymn for the wounded mathematician)
10. Feeling Yourself Disintegrate
11. Sleeping on the Roof (excerpt from "Should We Keep The
Severed Head Awake??")
12. Race for the Prize (Mokran mix)
13. Superman (Mokran mix)
14. Buggin' (The buzz of love is busy buggin' you)
Versão Americana:
01. Race for the Prize (Mokran mix)
02. A Spoonful Weighs A Ton
03. The Spark That Bled (The Softest Bullet Ever Shot)
04. The Spiderbite Song
05. Buggin' (The buzz of love is busy buggin' you)
06. What Is The Light? (An untested hypothesis suggesting that
the chemical [in our brains] by which we are able to experience
the sensation of being in love is the same chemical that caused
the "Big Bang" that was the birth of the accelerating
universe)
07. The Observer
08. Waitin' For Superman (A good time for a super man to life
the Sun into the sky)
09. Suddenly Everything Has Changed (Moments of routine and boredom
that cause you to daydream or reflect on the nature of reality
sometimes with maddeningly melancholy results)
10. The Gash (Battle Hymn for the wounded mathematician)
11. Feeling Yourself Disintegrate
12. Sleeping on the Roof (excerpt from "Should We Keep The
Severed Head Awake??")
13. Race for the Prize (sacrifice of the new scientists)
14. Superman (Mokran mix)
The
Soft Bulletin vendeu ótimas 300 mil cópias
e chegou às 500 mil, nos EUA, em 2007, virando disco de
ouro.
O sucesso colocou a banda
em destaque e o Flaming Lips lançou depois, mais dos trabalhos
impecáveis: Yoshimi Battles The Pink Robots (2002
e At War With The Mystics (2006).
Em 2002 a banda abriria
e seria o grupo de apoio de Beck. O grupo, no entanto, teve alguns
revezes. Em 2004 seria um dos destaques do festival de Lollapalooza,
ao lado de Sonic Youth e Morrissey, mas
o festival foi cancelado pela baixa procura de ingressos.
A
turnê de At War With The Mystics realizou
um velho de som Coyne, ao abrirem os shows do The Who, em Leeds,
relembrando os primeiros dias do Flaming Lips, com Mark nos vocais.
Se você quiser comprar
os CDs do grupo, uma dica*: todo o material da fase inicial até
o disco Telepathic Surgery (ou seja o período
entre 1983 e 1989) foi compilado na caixa de 3 CDs chamada Finally
The Punk Rockers Are Taking Acid, 55 faixas no total.
Inclui também a primeira demo de 4 faixas, entre outros
bônus.
O disco In A Priest
Driven Ambulance e mais 23 faixas bonus (entre outtakes
e demos) foram reunidos no CD duplo The Day They Shot
A Hole In The Jesus Egg.
Deixo vocês com a
imensa discografia do grupo, incluindo EPs e compactos. Um
abraço e até a próxima coluna.
*dica fornecida por Carlos
Nishimiya.
Discografia
Hear It Is (1986)
Oh My Gawd!!! (1987)
Telepathic Surgery (1989)
In A Priest Driven Ambulance (1990)
Hit To Death In The Future Head (1992)
Transmissions From The Satellite Heart (1993)
Clouds Taste Metallic (1995)
Zaireeka (1997)
A Collection of Songs Representing An Enthusiasm For Recording...
By Amateurs The Flaming Lips 1984-1990 (1998)
The Soft Bulletin (1999)
Yoshimi Battles The Pink Robots (2000)
Finally the Punk Rockers Are Taking Acid (2002)
The Day They Shot a Hole in the Jesus Egg (2002)
Shambolic Birth and Early Life Of (2002)
Late Night Tales: The Flaming Lips (2005)
20 Years of Weird: Flaming Lips 1986-2006 (2006)
At War With The Mystics (2006)
Compactos
"Drug Machine" (1988)
"Unconsciously Screamin'" (1991)
"She Don't Use Jelly" (1993)
"Turn It On" (1995)
"Bad Days" (1995)
"This Here Giraffe" (1996)
"Brainville" (1996)
"Race for the Prize" (1999)
"Waitin' for a Superman" (1999)
"Do You Realize??" (2002)
"Yoshimi Battles the Pink Robots Pt.1" (2003)
"Fight Test" (2003)
"The Golden Path" (The Chemical Brothers with The Flaming
Lips) (2003)
"The W.A.N.D. (The Will Always Negates Defeat)" (2006)
"The Yeah Yeah Yeah Song (With All Your Power)" (2006)
EPs
The Flaming Lips (1985)
Yeah, I Know It's a Drag... But Wastin Pigs Is Still Radical (1991)
Due to High Expectations... the Flaming Lips Are Providing Needles
for Your Balloons (1994)
The Southern Oklahoma Cosmic Trigger Contest (2001)
Fight Test (2003)
Ego Tripping at the Gates of Hell (2003)
It Overtakes Me (2006)
|