Os dois primeiros
discos sem Peter Gabriel. Os dois últimos com Steve Hackett.
O começo do imenso sucesso comercial que faria da banda
uma das que mais venderam discos nos anos 80. E poucas pessoas
apostavam que o grupo sobreviveria sem o seu vocalista....
A
saída de Peter Gabriel parecia a pá de cal nas pretensões
da banda.
Não era todo dia
que um cantor, letrista e frotman tão carismático
sai de um grupo famoso e vê a banda sobreviver e até
se superar.
O grupo realmente tinha
dúvidas de como iria e se deveria continuar.
O Genesis sabia que eles
poderiam seguir em frente, mas sem saber como.
E seguir também
não era apenas uma questão de orgulho: a banda estava
mergulhada em uma dívida de quase US$ 500 mil dólares.
A sobrevivência era, antes de tudo, uma questão financeira.
Musicalmente, o quarteto
restante - Mike Rutheford, Tony Banks, Steve Hackett e Phil Collins
- não tinha muito o que temer. Todos eles eram compositores,
talentosos e poderiam suprir perfeitamente a saída de Gabriel.
Duas perguntas, no entanto, ficavam no ar: quem será o
novo vocalista? como os fãs reagirão?
A primeira pergunta se
tornou uma dor de cabeça: o grupo começou a fazer
centenas de audições, quase 400 cantores. Tony Banks
queria que a banda se tornasse apenas instrumental, idéia
rejeitada pelos demais.
Enquanto as novas músicas
eram compostas, Mick Stickland parecia ser a escolha mais acertada.
Com ele, o grupo começou a gravar os primeiros rascunhos
que seriam as composições de A Trick of
the Tail.
As composições,
aliás, passariam por algumas mudanças. Durante a
era Gabriel, todos os cinco assinavam todas as composições,
com pequenas exceções. Agora, cada um assinaria
apenas suas próprias canções.
O mais prolifico de todos
era o tecladista Tony Banks, que não se sentiu pressionado
em escrever, algo tão natural desde os primeiros dias do
Genesis.
Ao
começarem as gravações, Strickland não
parecia ser a voz certa.
Desesperado, o produtor
David Hentschel pediu a Phil Collins que cantassem "Squonk",
já que Phil já tinha cantado nos discos anteriores.
Contrariado com a idéia, o baterista aceitou, nada satisfeito.
Foi um achado. Phil conseguia
soar como Gabriel até mais do que o próprio Gabriel.
Gostando ou não, era o novo frotman.
Após dois meses
duros de gravações - outubro e novembro de 1975
- o novo álbum é cuidadosamente preparado e lançado
em fevereiro de 1976.
Se o Genesis temia que
os fãs odiassem o trabalho, erraram. A Trick of
the Tail chegou ao terceiro posto da parada inglesa e
ficou em 31º, nos EUA, as melhores posições
do grupo, até então. O LP chegou a vender mais de
500 mil cópias, o dobro que a banda esperava.
Como quarteto, o Genesis
parecia mais melódico, lírico, solto. As músicas
começavam a ter um lado mais leve, mas não totalmente
perto do pop praticado nos anos 80. Phil Collins realmente parecia
ter incorporado Peter Gabriel em muitas passagens.
Ao ser lançado,
A Trick of the Tail trazia as seguintes faixas:
Lado 1
01. "Dance on a Volcano"
(Tony Banks, Phil Collins, Steve Hackett, Mike Rutherford) 5:53
02. "Entangled" (Banks, Hackett) 6:28
3. "Squonk" (Banks, Rutherford) 6:27
4. "Mad Man Moon" (Banks) 7:35
Lado 2
01. "Robbery, Assault
and Battery" (Banks, Collins) 6:15
02. "Ripples...*" (Rutherford, Banks) 8:03
03. "A Trick of the Tail" (Banks) 4:34
04. "Los Endos" (instrumental) (Banks, Collins, Hackett,
Rutherford) 5:46
Esse
foi o primeiro disco em que o Genesis investiu em três vídeos
promocionais: a faixa-título
(e segundo Phil, o vídeo mais embaraçoso que já
fez), "Ripples" e "Robbery, Assault and Battery".
Com críticas positivas
e fãs ávidos para ver a nova formação,
o Genesis só tinha uma dúvida: Phil deveria ir para
a frente do palco ou cantar sentado, na bateria?
Os fãs estavam acostumados
com as performances carismáticas de Peter e seria uma falta
de respeito com eles ter um vocalista escondido sobre um kit de
bateria.
A saída era contratar
um baterista e o escolhido foi nada menos que o excepecional Bill
Bruford, ex-Yes e que aproveitava um recesso no King Crimson.
E
Brufford entrou quase de gaiato. Ele
estava ensaiando algumas composições com o Brand
X - grupo paralelo de Phil Collins, mais especializado em jazz-rock),
onde tocaria percussão e disse que poderia quebrar um galho,
enquanto a banda não achasse um outro instrumentista.
O primeiro show da nova
formação aconteceu no dia 26 de março, de
1976, em Toronto, Canadá.
O set list do show basicamente
era:
Dance On A Volcano
The Lamb Lies Down On Broadway
Broadway Medley
The Carpet Crawlers
The Cinema Show
Robbery - Assault And Battery
White Mountain
Firth Of Fifth
Entangled
Squonk
Supper's Ready
I Know What I Like
It
Watcher Of The Skies
(Los Endos)
A turnê durou de
março até julho de 1976, passando por Canadá,
EUA, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Bélgica, França,
Escócia e fechando o giro no dia 10 de julho, em Luton,
Inglaterra.
Animados,
a banda voltou rapidamente aos estúdios para gravar um
novo disco. As gravações se iniciaram em setembro
e terminaram no mês seguinte.
O álbum marca o
último ano de Hackett, que se sentiu "desprezado"
pelos demais membros, já que queria mais composições
suas.
Lançado estrategicamente
dois dias antes do Natal, de 1976, Wind and Wuthering
foi outro sucesso comercial.
O título era derivado
de um restaurante chamado The Wind, em Nova York e o romance de
Emily Bronte, Wuthering Heights (O Morro dos
Ventos Uivantes).
Wind and Wuthering é
um disco bem mais leve, doce. Rutherford disse que foi o trabalho
mais "feminino", do Genesis. Tony Banks o considera
um de seus dois discos favoritos da banda. E Hackett confessa
ter um enorme carinho pelo seu último trabalho com o grupo.
Já totalmente livres
do "fantasma Gabriel", a banda até ensaia uma
balada visando as paradas - "Your Own Special Way" -
e faixas com nomes curiosos, caso de "Wot Gorilla?",
uma referência a uma frase dita pelo baterista Chester Thompson,
na canção "Florentine
Pogen", do disco One Size Fits All, lançado
por Frank Zappa, em 19875.
Chester, aliás,
seria o novo baterista em turnês pelos próximos anos.
Ao ser lançado,
o disco trazia as seguintes faixas:
Lado 1
01."Eleventh Earl
of Mar" (music: Tony Banks, Steve Hackett, Mike Rutherford
/ lyrics: Rutherford) – 7:39
02. "One for the Vine" (Banks) – 9:59
03. "Your Own Special Way" (Rutherford) – 6:15
04. "Wot Gorilla?" (Banks, Phil Collins) – 3:12
Lado 2
01."All in a Mouse's
Night" (Banks) – 6:35
02. "Blood on the Rooftops" (music: Hackett, Collins
/ lyrics: Hackett) – 5:20
03. "Unquiet Slumbers for the Sleepers…" (Hackett,
Rutherford) – 2:23
04. "…In That Quiet Earth" (Hackett, Rutherford,
Banks, Collins) – 4:50
05. "Afterglow" (Banks) – 4:10
O
disco chegaria ao sétimo posto, na Inglaterra e 26º,
nos EUA, sendo novamente disco de ouro, nos dois países.
E com Chester efetivado
como baterista, a banda começou uma turnê, no dia
1º de janeiro de 1977, no Rainbow, de Londres, terminando
apenas no dia 3 de julho, na Alemanha.
Os fãs brasileiros
tiveram um gostinho especial, com 8 apresentações,
no mês de maio: duas em Porto Alegre (dias 10 e 11), duas
no Rio (14 e 15) e quatro em São Paulo (18, 19, 21 e 22).
Essa turnê acabaria
resultando no disco ao vivo, Seconds Out, o segundo
álbum ao vivo da banda.
O set list consistia das
seguintes músicas:
Squonk
One For The Vine
Robbery - Assault And Battery
Inside And Out (added on the European tour)
Your Own Special Way (not played very early on the tour)
Firth Of Fifth
The Carpet Crawlers
Unquiet Slumbers.../...In That Quiet Earth/Afterglow
I Know What I Like
11th Earl Of Mar
Supper's Ready
All In A Mouse's Night (only on British tour)
Dance On A Volcano/Drum Duet/Los Endos
The Lamb Lies Down On Broadway/The Musical Box
The Knife (European tour)
A turnê, muito bem-sucedida,
marca o fim da segunda formação clássica.
Sem Steve Hackett na guitarra, o trio restante iria se reinventar,
abandonando, aos poucos, as faixas mais longas, rumo ao pop perfeito
e as paradas de sucesso.
Mas isso é papo
para outro dia. Um abraço e até a próxima
coluna.
Discografia
From Genesis To Revelation
(1969)
Trespass (1970)
Nursery Cryme (1971)
Foxtrot (1972)
Genesis Live (1973)
Selling England by the Pound (1973)
The Lamb Lies Down on Broadway (1974)
A Trick of the Tail (1976)
Wind and Wuthering (1977)
Seconds Out (1977)
…And Then There Were Three (1978)
Duke (1980)
Abacab (1981)
Three Sides Live (1982)
Genesis (1983)
Invisible Touch (1986)
We Can’t Dance (1991)
The Way We Walk (1993)
Calling All Stations (1997)
Genesis Archive # 1 1967-75 (caixa de 4 cds) (1998)
Turn it on Again (1999)
Genesis Archive #2 1976-1992 (caixa com 3 cds) (2000)
Platinum Collection (2004)
Turn It On Again: The Hits - The Tour Edition (2007)
Genesis 1976-1982 (2007)
Genesis 1983-1998 (2007)
Genesis 1970-1975 (2008)
Genesis Live 1973-2007 (2009)
DVDs
Genesis Songbook (2001)
The Way We Walk Live In Concert (2001)
Invisible Touch Live At Wembley Stadium (2003)
Video Show DVD (2004)
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