Lembra
de quando falei que 2003 era o ano de bandas mais desconhecidas?
Ok, ainda teremos gente conhecida nesse espaço mas outra
vez falo de um grupo hiper bacana, mas pouco conhecido, os Go-Betweens.
Esse você pouco ouviu, mas quando (se é que vão)
tocar o cd levará um susto. Na primeira faixa "Was
there anything I could do?" poderão jurar que por
engano colocaram para tocar "Que País é Este"
do Legião tamanha a semelhança. O diabo é
que ela foi gravada em 1988, na Autrália, quando o disco
da banda de Renato Russo já era um sucesso. Qual será
o mistério? Mas o grande filé é mesmo "Streets
of Your Town", uma balada que lembra demais Prefab Sprout
nos arranjos e toda a delicadeza e sofisticação
do Aztec Camera. Ficou com água na boca? Vamos a eles então.
O mala aqui já fez
uma nova pauta de coluna (a do começo do ano sumiu)
e programei 10 para as próximas semanas. Como tive que
resolver alguns problemas para a minha mudança e outras
coisinhas, deixei algumas mais tempo do que deveria no ar. Sendo
assim, vou acelerar essa semana colocando mais uma. Meus oito
leitores não poderão me culpar de inércia...
Esse é um daqueles
grupos que nunca estourou, nunca teve um hit, mas que sempre deliciou
que conheceu e ouviu. Estão ainda em atividade e lançaram
um disco novo no ano passado. Como fiz no Elvis Costello, vou
pegar um texto feito pelo próprio líder, Robert
Forster, que conta a saga da banda. Bellavista Terrace é
uma coletânea lançada em 1999, com 14 canções
completamente desconhecidas para os brasileiros, e que foi lançado
aqui, e vira e mexa é fácil de achar por qualquer
merece nessas lojas de cds usados ou até em saldões.
Como nem fizeram sucesso lá fora, fica mais complicado
entender como foi lançado no Brasil. Mas ao invés
de perguntar esses mistérios da natureza e da indústria
brasileira, faça seu trabalho de garimpo e corra atrás.
Para começar, vou traduzir o texto que Robert colocou lá.
Originalmente
ele deveria se chamar "The Go-Betweens Greatest Hits",
mas não é. Porque não temos hits como são
conhecidos. Nós nunca estivemos em nenhum lugar nas paradas
de sucesso. Nós tentamos e finalmente chegamos perto imagino
como "Streets of Your Town", a canção
de trabalho do nosso último álbum. E talvez poderia
ter feito alguma diferença, mas como aconteceu e da maneira
que ocorreu dentro de um esforço para chegar aos charts
e concluímos que essa compilação não
poderia ser um greatest hits, mas um best of, uma realidade triste,
mas esse é o mundo, e de qualquer maneira, éramos
bons demais para sermos sugados pela parada.
A canção
"Cattle and Cane" dá o tom. Eu me lembro de ter
acordado em um abrigo de West Hampstead, no início de 1983
com as pessoas berrando "você está na rádio!".
Era a BBC. Eles anunciaram a canção e disse que
era de uma banda chamada Go-Betweens. Pediram para que alguém
ligasse para lá caso tivesse alguma informação
sobre nós e fiquei esperando que alguma pessoa da Rough
Trade (nosso selo na época) telefonasse. Eu fiquei também
me questionando como um disco poderia ser enviado para uma emissora
sem nenhuma informação adicional. Mas ele estava
lá e era bom o suficiente para ser tocado, mas depois desapareceu,
o espírito se foi, má sorte, a canção
mesma era danada de estranha. Essas são pequenas coisas
aos ollhos de um programador de uma rádio, especialmente
em Londres, a cidade que mais funcionou como os olhos desta compilação.
Essas coisas são importantes e ser popular de uma maneira
ou de outra através dos anos para nos manter distante da
saturação de um sucesso tocando sem parar.
As 14 canções desse álbum formam um elo.
Elas permanecem em seu próprio caminho e ligam-se uma através
da outra dando uma idéia de como mudamos. Elas são,
eu suponho, nosso epitáfio comercial. E talvez a razão
de porque não fomos ídolos pops, já que nossas
músicas não diferem muito do restante de nosso trabalho.
Elas se misturam. Não é uma, ou duas, de pegadas
impressas que fizemos exclusivamente para estacionarem entre as
mais tocadas. Nosso singles foram feitos ao sabor de nossas canções
dos discos. Nossos álbuns eram fortes, mas não conseguiram
empurrar os singles até o topo.
Há muito sobre
o meio musical atrás das cenas como é sabido que
não entrarei no mérito. Toda a coisa tomou lugar
nos anos oitenta. Uma década freqüentemente descrita
pelas pessoas onde não havia relacionamento e cada grupo
sendo uma coisa fechada em si mesmo. Cobiça, dinheiro excessos
não faziam parte de nossas vidas. Nos dedicamos exclusivamente
à música. Nossa ambição era fazer
grandes canções. Música como algo grande
e que nos inspirasse. A coisa toda que sempre imaginei.
Como uma introdução
(e até mesmo para o disco) essa 14 canções
deixam o seu sabor. As emoções transbordadas, os
arrepios na qual sem precisar mergulhamos nos próprios
álbuns. Faça um favor a você mesmo e ouça
pelo menos umas duas vezes. Freqüentemente me pergunto qual
a minha favorita e não encontro a resposta e se acho uma
favorita diferente ao longo do tempo que imagino mostra a força
e a profundidade de nossos discos. O único conselho é
que não compre o primeiro, Send Me a Lullaby,
sem, ao menos, conhecer os outros três. Ele não fará
nenhum sentindo.
Vejo você no
Top Ten
Robert
Forster and Grant McLennan. Essa é a dupla por trás
das canções do grupo e que produziram "pérolas
densas e fora do formato de sucesso" como o próprio
Robert deixou explícito em seu texto. A convivência
entre os dois nunca foi tranqüila ou fácil. Ambos
eram compositores de talento e com grande capacidade de construírem
belas melodias e letras acima da média do formato pop vigente.
Os dois eram guitarristas e cantores. Como dupla entraram em um
estúdio e gravaram duas composições de Robert
- "Karen" e "Lee Remick" (famosa atriz norte-americana
que participou entre outros, de clássicos do cinema como
"Anatomia de um Crime"). Prensaram 500 cópias
cuidaram pessoalmente da distribuição. Acabaram
conseguindo um acordo com o minúsculo selo Beserkley Records,
que se orgulhava de ter em seu catálogo o ex-Modern Lover
Jonathan Richaman. Como o selo atravessava uma grave crise, logo
tiveram que procurar nova casa, até chegarem na Rough Trade.
A gravadora gostou do que ouviu e financiou Send Me a
Lullaby. Após lançarem o segundo disco,
Before Hollywood, foram dispensados pela Rough
Trade que atravessava uma forte crise. (vale dizer que
isso foi um não antes dos Smiths entrarem para o selo).
Conseguiram contratos com a Sire e a Elektra, que também
não duraram muito já que os dois selos logo fecharam
seus escritórios no Reino Unido. Tudo parecia conspirar,
mas ainda insistiram e viajaram para a Austrália para servirem
de banda de apoio para o Birthday Party (ex-grupo de Nick Cave)
e voltavam para a Inglaterra tentando lançarem suas canções
com dinheiro do próprio bolso. Na Austrália, Robert
e Grant acabaram dando forma ao Go-Betweens ao integrarem Lindy
Morrison (bateria), Robert Vicker (baixo) e John Willsteed (baixo
também) e a violinista e tocadora de oboé, Amanda
Brown, a quem Robert descobriu ao vê-la tocar uma canção
sua chamada "Draining The Pool for You", em um café
local.
Spring
Hill Fair foi gravado na França e Liberty
Belle and the Black Diamond Express, em 1985, com um
fato curioso: Robert gravou todos seus vocais em uma tarde apenas,
ficando sem cantar até o final das sessões. Com
16 Lovers Lane recebem um convite inesperado:
o R.E.M. chamou o grupo para abirem seus shows. A banda tinha
conseguido alguma notoriedade com a balada "Street Of Your
Town".
"Street
of Your Town" foi uma espécie de prêmio após
tantos anos de estrada. Nós queríamos uma música
que pudesse lançar a banda um pouco mais além. Quando
começou a ser executada e fomos convidados pelo REM para
uma excursão imaginamos que conseguiríamos alguma
projeção", lembra Grant.
Mas o que era para ser
uma lufada de ânimo, acabou tornando-se o começo
para o rompimento. "Robert e Grant são duas pessoas
talentosas, inteligentes e auto-suficientes. Ambos queriam ditar
caminhos para o grupo e a tensão era grande. Acho que foi
a porta aberta com 'Streets of Your Town' que provocou tudo isso.
E os dois acabaram acentuando as diferenças", explica
Amanda.
A conseqüência
foi o fim do Go-Betweens. Doze anos após começarem
juntos, Robert e Grant partiram para carreiras-solos. 16
Lovers Lane havia sido gravado em Sydney, na Austrália,
e Grant ficou por lá mesmo trabalhando com Steve Kilbey
do Church, sob o pseudônimo de Jack Frost e também
lançou um disco com Ian Haig of Powderfinger sob o nome
F.O.C. Em 1996, a Beggar´s Banquet, gravadora britânica
famosa por ter em seu cast Bauhaus e os primeiros trabalhos do
Cult, resolveu editar os seis primeiros álbuns do Go-Betweens,
além de Bellavista Terrace e um outro
título intitulado 78 'til 79 The Lost Album.
Após a dissolução,
Robert e Grant se esbarraram algumas vezes para shows acústicos
e até na festa do novo selo deles, que aconteceu na Tower
Records, em Piccadilly Circus. Depois disso, reformaram a banda
e fizeram vários shows pela Europa entre 1996 e 1997.
Mesmo com a volta, Robert
e Grant não querem uma tour pelo mundo. "Quando todos
os discos foram relançados, nosso empresário perguntou
se iríamos sair mundo afora. Disse que seria legal se saíssemos
por seis ou oito semanas, com Grant e eu tocando apenas violão
e sem usar o nome da banda, apenas os nossos e tentarmos chamar
atenção para os nossos discos."
E apenas como Forster &
McLennan começaram a viajar até que se sentiram
à vontade para remontarem o Go-Bewtweens.
"Eu penso que nossas
apresentações hoje são bastante ecléticas.
Nós faremos canções ao estilo Go-Betweens,
mas também canções para nossos discos solos.
Grant e eu estamos adorando essa coisa do acústico, nos
deu grande maleabilidade. Nós podemos decidir como executaremos
determinadas músicas meia hora antes de pisarmos no palco
e ensaia-la no quarto de vestir, o que não seria possível
com uma banda. Os shows ocasionais são os melhores, realmente
fantásticos! Tem sido bacana poder trabalhar assim, sem
grandes preparativos para apenas uma noite. Há uma magia
especial, mas somos capazes de fazermos a mesma coisa e desenvolvermos
conforme o espetáculo vai rolando, essa é a melhor
parte. Tocamos em pequenos clubes, a maioria de jazz. Chegamos
de táxi, saímos de táxi e no dia seguinte
rumamos para o aeroporto. Às vezes espero encontrar alguns
fantasmas em cada esquina, uma imensa variedade deles."
E o que Robert poderia
dizer sobre Bellavista Terrace: The Best Of The Go-Betweens
e 78 'til 79 The Lost Album?
"Não somos
bem conhecidos ainda. Esses dois discos dão a oportunidade
de que novas pessoas conhecerem mais nosso trabalho. Mas se obtivermos
êxito em espalharmos um pouco de luz e atenção
sobre nossa discografia, ficarei tremendamente felliz. E essa
coisa de best of é uma boa maneira do público conhecer
uma banda. Meu primeiro disco foi Bob Dylan's Greatest
Hits mas quando falo isso imagino no Best of
the Bee Gees, disco de ouro e cheio de grandes melodias.
Eu fico curioso quando garotos de 17 ou 18 anos dizem amar nossos
discos. Como descobriram nosso som, me pergunto?"
"Muitas pessoas começam
a ouvir bandas antigas através de coletâneas. Já
imaginou um garoto colocando uma foto do Go-Betweens ao lado de
uma do Jimi Hendrix? Seria o máximo!", completa Grant.
Já
78 'til 79 The Lost Album é um disco diferente,
até do nosso primeiro. Ele não é um precursor
de Send Me A Lullaby. Não é tão
árido quanto esse disco, me lembra mais "Karen",
"Lee Remick", "People Say" e "Don't Let
Him Come Back. É muito mais na veia ao estilo dos compactos
da Able Label. Ele foi gravado por Gerry Teekman, um grande amigo
nosso, em cima do meu quarto de dormir em Toowong. Tata gente
fala que vai para cama com um som na cabeça e esse é
um disco feito em um quarto de dormir! As canções
são realmente boas, muito pops. Algumas eu escrevi com
20 ou 21 anos."
Quando deram essa entrevista,
os dois pensavam em voltar a gravar, o que de fato aconteceu,
já que lançaram dois discos, The Friends
of Rachel Worth, em 2000 e Bright Yellow Bright
Orange, em 2002.
"Imagino que voltaremos
a gravar sim, mas por enquanto quero tocar ao vivo. Tenho tenho
seis ou sete canções prontas em minha maleta. Mas
eu e Grant nunca tivemos isso - dois violões e sermos a
atração principal de uma tour - Só Deus sabe
o que poderá acontecer. As vezes sentamos no avião
ou em cafés e ficamos conversando sobre o futuro.
"Tudo isso é
fantástico. Apenas estar lá com melodias e sons
na cabeça, e podermos ser a trilha sonora de uma caso de
amor entre um menino e uma menina. Essa é a melhor parte
de tudo, saber que ajudou alguém a construir uma história
e quando ouvem sua canção no rádio poderem
dizer 'essa canção é importante demais para
mim!' E voltar a trabalhar com o Robert é uma grande alegria.
Nós tivemos nossos dias ruins, mas sabemos como o outro
trabalha e toca. Sei que podemos escrever boas canções
daqui para frente. Quando estamos ensaiando sozinhos, ouço
nossas músicas crescerem naturalmente e sinto que tem muita
coisa que posso cavar em minha alma.", explica Grant.
"Grant é um
compositor talentoso. Acho que 'Cattle and Cane' é tão
bela, por exemplo, quanto 'Love Will Tear Us Apart', do Joy Division,
uma linda canção sobre separação.
O Go-Betweens irá voltar enquanto estivermos vivo. Ou jamais
morrerá até morrermos."
Fiquem com a letra de duas
grandes canções da banda, "Streets of Your
Town" e "Cattle and Cane", ambas com letras de
Grant. Até mais!
Streets of Your
Town
Chorus
Round and round, up and down
Everyday I make my way
Through the streets of your town
Don't the sun look
good today?
But the rain is on its way
Watch the butcher shine his knives
And this town is full of battered wives.
Chorus
Round and round, up and down
Everyday I make my way
Through the streets of your town
I ride your river
under the bridge
I take your boat out to the reach
Cos I love that engine roar
but I still don't hnow what I'm here for.
Chorus
Round and round, up and down
Everyday I make my way
Through the streets of your town
they shut it down
they closed it down
they shut it down
they pulled it down.
Chorus
Round and round, up and down
Everyday I make my way
Through the streets of your town
Cattle and Cane
I recall a schoolboy coming home
through fields of cane
to a house of tin and timber
and in the sky
a rain of falling cinders
from time to time
the waste memory-wastes
I recall a boy in bigger pants
like everyone
just waiting for a chance
his father's watch
he left it in the showers
from time to time
the waste memory-wastes
I recall a bigger brighter world
a world of books
and silent times in thought
and then the railroad
the railroad takes him home
through fields of cattle
through fields of cane
from time to time
the waste memory-wastes
the waste memory-wastes
further, longer, higher, older
Canções
do disco
1 - Was there anything I could do?
2 - Head full of steam
3 - That way
4 - Part company
5 - Cattle and cain
6 - Draining the pool for you
7 - The wrong road
8 - Bye bye pride
9 - Man o' sand to girl o' sea
10 - The house that Jack Kerouac built
11 - Bachelor kisses
12 - Streets of your town
13 - Spring rain
14 - Dive for your memory
Discografia
Send Me a Lullaby (1982)
Before Hollywood (1983)
Spring Hill Fair (1984)
Metal and Shells( 1985)
Liberty Belle and The Black Diamond Express (1986)
Tallulah (1987)
16 Lovers Lane (1988)
1978-1990 (1990)
78 'til 79 The Lost Album (1999)
Bellavista Terrace: Best of The Go-Betweens (1999)
The Friends of Rachel Worth (2000)
Bright Yellow Bright Orange (2002)
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