78 - The Go-Betweens - Bellavista Terrace: Best of The Go-Betweens

Lembra de quando falei que 2003 era o ano de bandas mais desconhecidas? Ok, ainda teremos gente conhecida nesse espaço mas outra vez falo de um grupo hiper bacana, mas pouco conhecido, os Go-Betweens. Esse você pouco ouviu, mas quando (se é que vão) tocar o cd levará um susto. Na primeira faixa "Was there anything I could do?" poderão jurar que por engano colocaram para tocar "Que País é Este" do Legião tamanha a semelhança. O diabo é que ela foi gravada em 1988, na Autrália, quando o disco da banda de Renato Russo já era um sucesso. Qual será o mistério? Mas o grande filé é mesmo "Streets of Your Town", uma balada que lembra demais Prefab Sprout nos arranjos e toda a delicadeza e sofisticação do Aztec Camera. Ficou com água na boca? Vamos a eles então.


 

O mala aqui já fez uma nova pauta de coluna (a do começo do ano sumiu) e programei 10 para as próximas semanas. Como tive que resolver alguns problemas para a minha mudança e outras coisinhas, deixei algumas mais tempo do que deveria no ar. Sendo assim, vou acelerar essa semana colocando mais uma. Meus oito leitores não poderão me culpar de inércia...

Esse é um daqueles grupos que nunca estourou, nunca teve um hit, mas que sempre deliciou que conheceu e ouviu. Estão ainda em atividade e lançaram um disco novo no ano passado. Como fiz no Elvis Costello, vou pegar um texto feito pelo próprio líder, Robert Forster, que conta a saga da banda. Bellavista Terrace é uma coletânea lançada em 1999, com 14 canções completamente desconhecidas para os brasileiros, e que foi lançado aqui, e vira e mexa é fácil de achar por qualquer merece nessas lojas de cds usados ou até em saldões. Como nem fizeram sucesso lá fora, fica mais complicado entender como foi lançado no Brasil. Mas ao invés de perguntar esses mistérios da natureza e da indústria brasileira, faça seu trabalho de garimpo e corra atrás. Para começar, vou traduzir o texto que Robert colocou lá.

capa de Bellavista Terrace: Best of The Go-BetweensOriginalmente ele deveria se chamar "The Go-Betweens Greatest Hits", mas não é. Porque não temos hits como são conhecidos. Nós nunca estivemos em nenhum lugar nas paradas de sucesso. Nós tentamos e finalmente chegamos perto imagino como "Streets of Your Town", a canção de trabalho do nosso último álbum. E talvez poderia ter feito alguma diferença, mas como aconteceu e da maneira que ocorreu dentro de um esforço para chegar aos charts e concluímos que essa compilação não poderia ser um greatest hits, mas um best of, uma realidade triste, mas esse é o mundo, e de qualquer maneira, éramos bons demais para sermos sugados pela parada.

A canção "Cattle and Cane" dá o tom. Eu me lembro de ter acordado em um abrigo de West Hampstead, no início de 1983 com as pessoas berrando "você está na rádio!". Era a BBC. Eles anunciaram a canção e disse que era de uma banda chamada Go-Betweens. Pediram para que alguém ligasse para lá caso tivesse alguma informação sobre nós e fiquei esperando que alguma pessoa da Rough Trade (nosso selo na época) telefonasse. Eu fiquei também me questionando como um disco poderia ser enviado para uma emissora sem nenhuma informação adicional. Mas ele estava lá e era bom o suficiente para ser tocado, mas depois desapareceu, o espírito se foi, má sorte, a canção mesma era danada de estranha. Essas são pequenas coisas aos ollhos de um programador de uma rádio, especialmente em Londres, a cidade que mais funcionou como os olhos desta compilação. Essas coisas são importantes e ser popular de uma maneira ou de outra através dos anos para nos manter distante da saturação de um sucesso tocando sem parar.
As 14 canções desse álbum formam um elo. Elas permanecem em seu próprio caminho e ligam-se uma através da outra dando uma idéia de como mudamos. Elas são, eu suponho, nosso epitáfio comercial. E talvez a razão de porque não fomos ídolos pops, já que nossas músicas não diferem muito do restante de nosso trabalho. Elas se misturam. Não é uma, ou duas, de pegadas impressas que fizemos exclusivamente para estacionarem entre as mais tocadas. Nosso singles foram feitos ao sabor de nossas canções dos discos. Nossos álbuns eram fortes, mas não conseguiram empurrar os singles até o topo.

Há muito sobre o meio musical atrás das cenas como é sabido que não entrarei no mérito. Toda a coisa tomou lugar nos anos oitenta. Uma década freqüentemente descrita pelas pessoas onde não havia relacionamento e cada grupo sendo uma coisa fechada em si mesmo. Cobiça, dinheiro excessos não faziam parte de nossas vidas. Nos dedicamos exclusivamente à música. Nossa ambição era fazer grandes canções. Música como algo grande e que nos inspirasse. A coisa toda que sempre imaginei.

Como uma introdução (e até mesmo para o disco) essa 14 canções deixam o seu sabor. As emoções transbordadas, os arrepios na qual sem precisar mergulhamos nos próprios álbuns. Faça um favor a você mesmo e ouça pelo menos umas duas vezes. Freqüentemente me pergunto qual a minha favorita e não encontro a resposta e se acho uma favorita diferente ao longo do tempo que imagino mostra a força e a profundidade de nossos discos. O único conselho é que não compre o primeiro, Send Me a Lullaby, sem, ao menos, conhecer os outros três. Ele não fará nenhum sentindo.

Vejo você no Top Ten

Robert Forster and Grant McLennan. Essa é a dupla por trás das canções do grupo e que produziram "pérolas densas e fora do formato de sucesso" como o próprio Robert deixou explícito em seu texto. A convivência entre os dois nunca foi tranqüila ou fácil. Ambos eram compositores de talento e com grande capacidade de construírem belas melodias e letras acima da média do formato pop vigente. Os dois eram guitarristas e cantores. Como dupla entraram em um estúdio e gravaram duas composições de Robert - "Karen" e "Lee Remick" (famosa atriz norte-americana que participou entre outros, de clássicos do cinema como "Anatomia de um Crime"). Prensaram 500 cópias cuidaram pessoalmente da distribuição. Acabaram conseguindo um acordo com o minúsculo selo Beserkley Records, que se orgulhava de ter em seu catálogo o ex-Modern Lover Jonathan Richaman. Como o selo atravessava uma grave crise, logo tiveram que procurar nova casa, até chegarem na Rough Trade. A gravadora gostou do que ouviu e financiou Send Me a Lullaby. Após lançarem o segundo disco, Before Hollywood, foram dispensados pela Rough Trade que atravessava uma forte crise. (vale dizer que isso foi um não antes dos Smiths entrarem para o selo). Conseguiram contratos com a Sire e a Elektra, que também não duraram muito já que os dois selos logo fecharam seus escritórios no Reino Unido. Tudo parecia conspirar, mas ainda insistiram e viajaram para a Austrália para servirem de banda de apoio para o Birthday Party (ex-grupo de Nick Cave) e voltavam para a Inglaterra tentando lançarem suas canções com dinheiro do próprio bolso. Na Austrália, Robert e Grant acabaram dando forma ao Go-Betweens ao integrarem Lindy Morrison (bateria), Robert Vicker (baixo) e John Willsteed (baixo também) e a violinista e tocadora de oboé, Amanda Brown, a quem Robert descobriu ao vê-la tocar uma canção sua chamada "Draining The Pool for You", em um café local.

capa de Spring Hill FairSpring Hill Fair foi gravado na França e Liberty Belle and the Black Diamond Express, em 1985, com um fato curioso: Robert gravou todos seus vocais em uma tarde apenas, ficando sem cantar até o final das sessões. Com 16 Lovers Lane recebem um convite inesperado: o R.E.M. chamou o grupo para abirem seus shows. A banda tinha conseguido alguma notoriedade com a balada "Street Of Your Town".

 

capa de Liberty Belle and the Black Diamond Express"Street of Your Town" foi uma espécie de prêmio após tantos anos de estrada. Nós queríamos uma música que pudesse lançar a banda um pouco mais além. Quando começou a ser executada e fomos convidados pelo REM para uma excursão imaginamos que conseguiríamos alguma projeção", lembra Grant.

Mas o que era para ser uma lufada de ânimo, acabou tornando-se o começo para o rompimento. "Robert e Grant são duas pessoas talentosas, inteligentes e auto-suficientes. Ambos queriam ditar caminhos para o grupo e a tensão era grande. Acho que foi a porta aberta com 'Streets of Your Town' que provocou tudo isso. E os dois acabaram acentuando as diferenças", explica Amanda.

A conseqüência foi o fim do Go-Betweens. Doze anos após começarem juntos, Robert e Grant partiram para carreiras-solos. 16 Lovers Lane havia sido gravado em Sydney, na Austrália, e Grant ficou por lá mesmo trabalhando com Steve Kilbey do Church, sob o pseudônimo de Jack Frost e também lançou um disco com Ian Haig of Powderfinger sob o nome F.O.C. Em 1996, a Beggar´s Banquet, gravadora britânica famosa por ter em seu cast Bauhaus e os primeiros trabalhos do Cult, resolveu editar os seis primeiros álbuns do Go-Betweens, além de Bellavista Terrace e um outro título intitulado 78 'til 79 The Lost Album.

Após a dissolução, Robert e Grant se esbarraram algumas vezes para shows acústicos e até na festa do novo selo deles, que aconteceu na Tower Records, em Piccadilly Circus. Depois disso, reformaram a banda e fizeram vários shows pela Europa entre 1996 e 1997.

Mesmo com a volta, Robert e Grant não querem uma tour pelo mundo. "Quando todos os discos foram relançados, nosso empresário perguntou se iríamos sair mundo afora. Disse que seria legal se saíssemos por seis ou oito semanas, com Grant e eu tocando apenas violão e sem usar o nome da banda, apenas os nossos e tentarmos chamar atenção para os nossos discos."

E apenas como Forster & McLennan começaram a viajar até que se sentiram à vontade para remontarem o Go-Bewtweens.

"Eu penso que nossas apresentações hoje são bastante ecléticas. Nós faremos canções ao estilo Go-Betweens, mas também canções para nossos discos solos. Grant e eu estamos adorando essa coisa do acústico, nos deu grande maleabilidade. Nós podemos decidir como executaremos determinadas músicas meia hora antes de pisarmos no palco e ensaia-la no quarto de vestir, o que não seria possível com uma banda. Os shows ocasionais são os melhores, realmente fantásticos! Tem sido bacana poder trabalhar assim, sem grandes preparativos para apenas uma noite. Há uma magia especial, mas somos capazes de fazermos a mesma coisa e desenvolvermos conforme o espetáculo vai rolando, essa é a melhor parte. Tocamos em pequenos clubes, a maioria de jazz. Chegamos de táxi, saímos de táxi e no dia seguinte rumamos para o aeroporto. Às vezes espero encontrar alguns fantasmas em cada esquina, uma imensa variedade deles."

E o que Robert poderia dizer sobre Bellavista Terrace: The Best Of The Go-Betweens e 78 'til 79 The Lost Album?

"Não somos bem conhecidos ainda. Esses dois discos dão a oportunidade de que novas pessoas conhecerem mais nosso trabalho. Mas se obtivermos êxito em espalharmos um pouco de luz e atenção sobre nossa discografia, ficarei tremendamente felliz. E essa coisa de best of é uma boa maneira do público conhecer uma banda. Meu primeiro disco foi Bob Dylan's Greatest Hits mas quando falo isso imagino no Best of the Bee Gees, disco de ouro e cheio de grandes melodias. Eu fico curioso quando garotos de 17 ou 18 anos dizem amar nossos discos. Como descobriram nosso som, me pergunto?"

"Muitas pessoas começam a ouvir bandas antigas através de coletâneas. Já imaginou um garoto colocando uma foto do Go-Betweens ao lado de uma do Jimi Hendrix? Seria o máximo!", completa Grant.



capa de 78 'til 79 The Lost Album78 'til 79 The Lost Album é um disco diferente, até do nosso primeiro. Ele não é um precursor de Send Me A Lullaby. Não é tão árido quanto esse disco, me lembra mais "Karen", "Lee Remick", "People Say" e "Don't Let Him Come Back. É muito mais na veia ao estilo dos compactos da Able Label. Ele foi gravado por Gerry Teekman, um grande amigo nosso, em cima do meu quarto de dormir em Toowong. Tata gente fala que vai para cama com um som na cabeça e esse é um disco feito em um quarto de dormir! As canções são realmente boas, muito pops. Algumas eu escrevi com 20 ou 21 anos."

Quando deram essa entrevista, os dois pensavam em voltar a gravar, o que de fato aconteceu, já que lançaram dois discos, The Friends of Rachel Worth, em 2000 e Bright Yellow Bright Orange, em 2002.

"Imagino que voltaremos a gravar sim, mas por enquanto quero tocar ao vivo. Tenho tenho seis ou sete canções prontas em minha maleta. Mas eu e Grant nunca tivemos isso - dois violões e sermos a atração principal de uma tour - Só Deus sabe o que poderá acontecer. As vezes sentamos no avião ou em cafés e ficamos conversando sobre o futuro.

"Tudo isso é fantástico. Apenas estar lá com melodias e sons na cabeça, e podermos ser a trilha sonora de uma caso de amor entre um menino e uma menina. Essa é a melhor parte de tudo, saber que ajudou alguém a construir uma história e quando ouvem sua canção no rádio poderem dizer 'essa canção é importante demais para mim!' E voltar a trabalhar com o Robert é uma grande alegria. Nós tivemos nossos dias ruins, mas sabemos como o outro trabalha e toca. Sei que podemos escrever boas canções daqui para frente. Quando estamos ensaiando sozinhos, ouço nossas músicas crescerem naturalmente e sinto que tem muita coisa que posso cavar em minha alma.", explica Grant.

"Grant é um compositor talentoso. Acho que 'Cattle and Cane' é tão bela, por exemplo, quanto 'Love Will Tear Us Apart', do Joy Division, uma linda canção sobre separação. O Go-Betweens irá voltar enquanto estivermos vivo. Ou jamais morrerá até morrermos."

Fiquem com a letra de duas grandes canções da banda, "Streets of Your Town" e "Cattle and Cane", ambas com letras de Grant. Até mais!

Streets of Your Town
Chorus
Round and round, up and down
Everyday I make my way
Through the streets of your town

Don't the sun look good today?
But the rain is on its way
Watch the butcher shine his knives
And this town is full of battered wives.

Chorus
Round and round, up and down
Everyday I make my way
Through the streets of your town

I ride your river under the bridge
I take your boat out to the reach
Cos I love that engine roar
but I still don't hnow what I'm here for.

Chorus
Round and round, up and down
Everyday I make my way
Through the streets of your town

they shut it down
they closed it down
they shut it down
they pulled it down.

Chorus
Round and round, up and down
Everyday I make my way
Through the streets of your town

Cattle and Cane
I recall a schoolboy coming home
through fields of cane
to a house of tin and timber
and in the sky
a rain of falling cinders
from time to time
the waste memory-wastes
I recall a boy in bigger pants
like everyone
just waiting for a chance
his father's watch
he left it in the showers
from time to time
the waste memory-wastes
I recall a bigger brighter world
a world of books
and silent times in thought
and then the railroad
the railroad takes him home
through fields of cattle
through fields of cane
from time to time
the waste memory-wastes
the waste memory-wastes
further, longer, higher, older

Canções do disco

1 - Was there anything I could do?
2 - Head full of steam
3 - That way
4 - Part company
5 - Cattle and cain
6 - Draining the pool for you
7 - The wrong road
8 - Bye bye pride
9 - Man o' sand to girl o' sea
10 - The house that Jack Kerouac built
11 - Bachelor kisses
12 - Streets of your town
13 - Spring rain
14 - Dive for your memory

Discografia


Send Me a Lullaby (1982)
Before Hollywood (1983)
Spring Hill Fair (1984)
Metal and Shells( 1985)
Liberty Belle and The Black Diamond Express (1986)
Tallulah (1987)
16 Lovers Lane (1988)
1978-1990 (1990)
78 'til 79 The Lost Album (1999)
Bellavista Terrace: Best of The Go-Betweens (1999)
The Friends of Rachel Worth (2000)
Bright Yellow Bright Orange (2002)


 

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