45 - Hamfatter - Fireworks

Outra banda do selo Pink Hedgehog e que vale a pena ser conhecida é esse quarteto de Cambridge, na Inglaterra.

Liderados por Eoin - baixista, vocalista. guitarra e teclados - o Hamfatter é um grupo com uma bela amostra de sons contemporâneos e muita diversão. A presença da voz feminina de Emilie e algumas melodias suaves remetem ao Belle and Sebastian, embora isso sirva apenas para situar algumas das (possíveis) influências do quarteto.

Fireworks foi lançado em 2003 e traz algumas misturas que beiram o esquisito. O disco abre com a faixa-título, uma canção estranha, cantada fora do tom, com Eoin puxando a canção. Cheia de interrupções e com a voz de Emilie ao fundo, é rápida e agitada.

"Blues Groovy" não tem nada de blues tradicional, apenas um piano e uma voz que vagamente me lembra Ben Folds Five, embora a voz de Ben fosse menos frágil do que a de Eoin (ou de James, quarto integrante da banda e também vocalista e guitarra). "We Never Know" mostra um lado mais folk.

"This Is Entertainment" mostra Emilie em primeiro plano, enquanto nas outras canções ela fica em segundo plano. Emilie possui uma voz delicada, frágil. Lembra, de fato, um pouco de Belle and Sebastian.

"Soundcheck Yesterday" lembra muito Violent Femmes. Rápida, bateria veloz e andamentos cortados. "Pyramid Song" é uma bela canção com percussão e voz.

"Bad Karma", em toda sua calma, violão e dor mostra um lado amargo do grupo. Eoin mostra-se um letrista de sensiblidade.

Para o final, ficam as faixas mais curiosas: a quase pró-drogas "You May (Take Drugs In The Day)", um tema que qualquer banda teme falar e a bem-humorada "John Peel (On My Phone)", lançada mais de um ano antes da morte do mais importante radialista britânico de todos os tempos.

Fechando o trabalho, vem uma faixa intitulada apenas "Bonus", com um solo de piano. Se você gosta de um pop descompromissado com as paradas de sucesso e já achou cansou de ouvir os "alternativos da moda", poderia arriscar com o Hamfatter e demais grupos da Pink.

Apenas um ponto negativo do disco: o pouco capricho gráfico e o fato das canções terem seus nomes colocados lado-a-lado na contra-capa, que dificultam saber o nome de cada uma delas. E poderiam ter dado mais detalhes técnicos. Mas tirando isso, vale conhecer...

Para saber mais sobre a banda entre no site do grupo...

Faixas

1 - Fireworks
2 - Bluesy Grooves
3 - We Never Know
4 - This Is Entertainment
5 - My Name
6 - Soundcheck Saturday
7 - Pyramid Song
8 - Bad Karma
9 - Another Young Brave
10 - You May (Take Drugs In the Day)
11 - John Peel (On My Phone)
12 - Bonus