Se alguém
leu a coluna do Human League sabe que o Heaven 17 é formado
por uma dissidência do grupo. Embora não tenham conseguido
um décimo do sucesso do League, o grupo deixou alguns grandes
discos, misturando o tecno pop com letras políticas. Em
todo o caso, o Heaven 17 (outro que voltou com shows recentes)
deixou seu nome na década de 80...
Após
resolverem sair do Human League, Ian Craig Marsh e Martyn Ware
viram que era hora de arranjarem novos horizontes.
A primeira medida dos dois
foi fundar uma companhia, a BEF (British Electric Foundation),
que iria produzir algumas bandas, inclusive a nova que os dois
formavam. Como B.E.F. lançaram uma fita cassete chamada
Music for Stowaways, instrumental.
Quando Martyn Ware reencontrou
o antigo amigo dos tempos de Sheffield em Londres (Glenn Gregory,
o loiro da foto), eles já tinham formado o Heaven 17 (nome
tirado do livro, e posteriormente filme, A Laranja Mecânica,
de Anthony Burgess) e precisavam de um vocalista.
O
grupo acabou conseguindo um contrato com a gravadora Virgin, que
resolveu apostar no novo grupo e lançou o primeiro compacto,
o controverso (We Don't Need This) Fascist Groove Thang,
em março de 1981. A capa trazia uma foto tirada do filme,
The Battle Of Britain, e mostra a cena do local
em que Adolf Hitler recebia seus comandados. A polêmica
maior ficou por conta da BBC, que resolveu banir o compacto de
sua parada por supostos comentários maldosos contra o presidente
norte-americano da época, Ronald Reagan. Com isso, o compacto
mal se sustentou entre os 50 mais na parada britânica.
Em maio é a vez
de outro compacto, I'm Your Money, que trazia
duas outras canções no lado B, "B.E.F. Ident"
e uma cover dos Buzzcocks, "Are Everything". Em agosto
lançam Play To Win, que também não fez muito
sucesso.
Mas
no mês seguinte, a banda consegue grande repercussão
com o primeiro LP, o clássico Penthouse and Pavement,
que chegou ao 14º lugar nas paradas britânicas.
Dividido em duas partes
- "Penthouse" e "Pavement", assim distribuídos:
PAVEMENT:
1. (We Don't Need This)
Fascist Groove Thang (4:17)
2. Penthouse And Pavement (6:20)
3. Play To Win (3:30)
4. Soul Warfare (4:57)
PENTHOUSE:
5. Geisha Boys And Temple
Girls (4:30)
6. Let's All Make A Bomb (4:02)
7. The Height Of The Fighting (3:00)
8. Song With No Name (3:33)
9. We're Going To Live For A Very Long Time
Com
produção creditada a British Electric Foundation,
o disco recebeu enormes elogios e a Melody Maker o elegeu
o LP do ano de 1981. No trabalho, o Heaven 17 atacava os costumes
modernos, com críticas contundentes aos costumes da vida
moderna.
Com o sucesso do disco,
finalmente o projeto da B.E.F. poderia decolar e eles tiveram
grande sucesso, até porque revitalizaram carreiras de artistas
tidos como mortos, casos de Sandie Shaw, Gary Glitter e (acredite
se quiser) Tina Turner! Ela está presente no disco Music
of Quality and Distinction - Volume 1, cantando "Ball
of Confusion", dos Temptations.
O
que era bom ficou melhor ainda com o próximo disco, Luxury
Gap. Com um disco cheio de clássicos, Luxury
Gap conseguiu o quarto posto nas paradas e rendeu os
clásicos "Let Me Go", "Temptation",
"Come Live With Me" e "Crushed By The Wheels Of
Industry".
"Temptation"
acabou chegando ao segundo posto nas paradas inglesas e consolidou
o funk eletrônico do Heaven 17. Ware conta que na época,
o grupo não tinha a menor idéia do que estava fazendo
ao tentar misturar a música negra com o tecno pop. "A
única que posso afirmar é que achávamos tudo
excitante."
No
ano seguinte lançam o elaborado How Men Are,
12ª posição nas paradas. O disco mostra um
certo cansaço nas idéias do grupo, que também
opta por faixas mais longas, cerebrais e letras cada vez mais
engajadas.
Seria o começo da
queda do trio. Em junho de 1986 a gravdora lança uma coletânea
apenas em fita cassete e em CD (uma novidade da época),
Endless, contendo alguns remixes e os clássicos
dos três primeiros discos. Consegue apenas a 70ª posição.
Em
novembro do mesmo ano sai o novo LP, Pleasure One,
um tremendo fiasco. Nele, estão claros os indícios
que a banda havia perdido a mão para fazer canções
de apelo pop.
A tentativa de fazer algo
mais elaborado simplesmente não funciona e o disco decepciona
fãs, crítica e patrões.
Quando a banda resolve
lançar em 1988 Teddy Bear, Duke & Psycho
estava claro que o tempo do Heaven 17 já havia passado
e naturalmente foram dispensados pela Virgin e a banda se separaria
em seguida.
Sem
o Heaven 17, cada um tocou sua vida como podia: Glenn Gregory
tocou com vários grupos; Martyn Ware tornou-se um produtor
renomado, trabalhando com Terence Trent D'Arby, Alison Moyet,
Erasure e Paul Weller, entre outros. Craig Marsh preferiu o anonimato
por algum tempo.
Mesmo assim, em 1991 apareceu
o segudo volume da coletânea da B.E.F - Music Of
Quality And Distinction (Volume 2), contendo músicas
não aproveitadas no primeiro disco, incluindo Tina Turner
(agora megastar) cantando "A Change Is Gonna Come",
de Sam Cooke e uma bizarra versão de "It's Alright
Ma (I'm Only Bleeding)", de Bob Dylan, na voz de Trent D'Arby.
Após
algumas coletâneas na década de 90 - Higher
and Higher - Best of Heaven 17 (1993) e The Remix
Collection (1995) é lançado um novo disco,
Bigger Than America, que miseravelmente vê
o selo falir três semanas depois do disco sair.
Pelo menos, a banda é
convidada para abrir a turnê do Erasure. Os shows animam
o grupo, que resolvem depois tocarem sozinhos e presenciam shows
esgotados. O trio percebe que tinha ainda uma legião de
fãs espalhadas pelo mundo.
Essa
turnê renderia um disco ao vivo em 1999, Live at
Last (mas por que, de repente, todo vocalista raspa
a cabeça quando vai ficando mais velho, ficando um clone
do vocalista do Midnight Oil????), que mostra 11
sucessos, incluindo uma antiga canção do Human League,
"Being Boled".
Depois disso, o grupo se
separa novamente, mas eis que em 2005, resolvem voltar com um
novo trabalho, Before After e celebrar os 25
anos de carreira com shows que estão correndo o mundo até
hoje. Quem sabe uma hora não aparecem pelo Brasil?
Deixo
vocês com a letra de "(We Don't Need This) Fascist
Groove Thang" e a discografia do grupo.
Um abraço e até
a próxima coluna.
(We Don't Need This) Fascist
Groove Thang
(Everybody move to prove
the groove)
Have you heard it on the
news
About this fascist groove thang
Evil men with racist views
Spreading all across the land
Don't just sit there on your ass
Unlock that funky chaindance
Brothers, sisters shoot your best
We don't need this fascist groove thang
Brothers, sisters, we don't need this fascist
groove thang
History will repeat itself
Crisis point we're near the hour
Counterforce will do no good
Hot you ass I feel your power
Hitler proves that funky stuff
Is not for you and me girl
Europe's an unhappy land
They've had their fascist groove thang
Brothers, sisters, we don't need this fascist
groove thang
Democrats are out of power
Across that great wide ocean
Reagan's president elect
Fascist god in motion
Generals tell him what to do
Stop your good time dancing
Train their guns on me and you
Fascist thang advancing
Brothers, sisters, we don't need this fascist
groove thang
Sisters, brothers lend a hand
Increase our population
Grab that groove thang by the throat
And throw it in the ocean
You're real tonight you move my soul
Let's cruise out of the dance war
Come out your house and dance your dance
Shake that fascist groove thang
(Shake it!)
Discografia
Penthouse and Pavement
(1981)
Luxury Gap (1983)
How Men Are (1984)
Pleasure One (1986)
Teddy Bear, Duke & Psycho (1988)
Higher and Higher - Best of Heaven 17 (1993)
The Remix Collection (1995)
Bigger Than America (1997)
Live at Last (1999)
Before After (2005)
|