Ele é
simplesmente o maior guitarrista de todos os tempos, o maior símbolo
quando se fala de anos 60, o homem que revolucionou o rock e toda
a música, um negro genial, canhoto e que fazia amor com
a guitarra. Foi o homem que tocou fogo no instrumento, para uma
audiência assustada, em Monterey; que colocou Londres de
cabeça para baixo, mesmo sendo contemporâneo dos
Beatles. Este homem, um nativo de Seattle é um dos grandes
expoentes culturais do Século XX: Jimi Hendrix. E nessa
coluna falaremos dos primeiros 24 anos de vida desse mito, antes
de virar Jimi Hendrix.
E
para essa biografia mais do que especial, é necessário
alguns parênteses: eu tentei colocar toda a discografia
oficial do mito, ou quase toda, porque Hendrix é, junto
com os Beatles, o campeão em discos póstumos.
É impressionante
como há uma indústria sedenta em lançar gravações
de Hendrix do arco da velha, com qualidades sonoras bem distintas.
Mas isso só existe, claro, porque há um público
igualmente faminto por mais registros, não importando quais
seja.
Assim, a lista é
incompleta, mas foi o mais perto que pude chegar...
A
história desse fenômeno começa no dia 27 de
novembro de 1942, no King County Hospital, na chuvosa Seattle,
nos Estados Unidos.
É nesse dia que
nasce Johnny Allen Hendrix, filho de James Allen "Al"
Hendrix, que trabalhava na base militar de Oklahoma e da adolescente
de 17 anos, Lucille Hendrix.
A vida do pequeno Johnny
foi difícil. Seu pai havia sido enviado para a guerra poucos
meses antes do filho nascer e só o viu quando já
tinha quatro anos.
A primeira coisa que Al
fez foi rebatizar a criança com o nome de James Marshall
Hendrix, já que John era nome de um ex-namorado de Lucille.
Al argumentou também que era uma homenagem ao irmão
morto, Leon Marshall Hendrix.
James
era o filho mais velho do casal. Em 1948, nasceu o irmão
Leon Hendrix, seguido, depois por Joseph Allen Hendrix, Kathy
Ira Hendrix e Pamela Hendrix.
A vida da família
era difícil, com muito pouco dinheiro e os pais de Jimi
tiveram, ainda, a infelicidade de ver os três filhos mais
novos nascerem com problemas físicos ou mentais.
Para desespero do casal
e do filho mais velho, os três foram dados para adoção,
pois não conseguiam mais pagar as contas médicas.
Kathy era cega.
A vida familiar era dura
e os Hendrix resolveram se separar quando Jimi tinha apenas nove
anos. Jimi perderia a mãe em 1958. A vida do menino sempre
foi difícil e por um tempo viveu em Vancouver (Canadá)
na casa da avó, para poder aliviar os problemas financeiros.
Com tantos problemas, não
era de se espantar que o pequeno James fosse uma criança
tímida e com problemas emocionais, agravado pela extrema
pobreza.
As
condições eram tão miseráveis que
o quarto de Jimi era um armário, onde dormia e se escondia
quando os pais brigavam.
A vida de garoto não
foi melhor. Sem a mãe - a quem sempre amou e serviu como
musa inspiradora de várias músicas - Jimi começou
a descobrir a música.
Com 15 anos, conseguiu
U$5 com o pai e comprou seu primeiro violão. Era uma maneira
de fazer o menino mais feliz.
O pai sonhava em vê-lo
jogar futebol, mas o pequeno James não mostrou talento
algum. A guitarra tinha apenas uma corda e, mesmo assim, Jimi
se esforçava para aprender.
Um ano depois, para a alegria
do garoto, seu pai lhe conseguiu a primeira guitarra elétrica,
uma Supro Ozark. A ironia da história é que Jimi
acabou reprovado na escola justamente em música. Apesar
disso, Jimi mostrava uma paixão invulgar pelo instrumento
e a carregava para todo lado, mesmo não tendo um estojo
apropriado. A guitarra era a grande paixão do menino.
O grande ídolo do
garoto era Elvis Presley, a quem assistiu em 1957, em Seattle.
Desbravador, se juntou a um grupo local, o Velvetones e debutaram
na sinagoga Temple De Hirsch Sinai, onde ensaiavam, no porão,
regularmente, mas sem pagamento. Ainda assim, era uma chance de
ouro, que chamou a atenção por ser negro, canhoto
e ter um estilo peculiar de se mexer no palco.
Jimi acabou completando
o ginásio na Washington Junior High School, mas não
se formou no colegial na Garfield High School. Jimi até
chegou a dizer, já famoso, que foi perseguido por questões
raciais, mas o diretor da escola retrucou dizendo que era apenas
um aluno desinteressado, mostrando suas notas.
A
vida de James Marshall Hendrix daria uma guinada, em 1961. Após
ser pego roubando um carro, Jimi foi fichado e tinha duas opções:
ou se alistava e ficaria o tempo da pena no exército ou
cumpriria a pena. Jimi resolveu ser militar.
Após um curso básico,
Jimi se inscreveu na tropa dos pára-quedistas, em 1961
e se mudou para Fort Campbell, no Kentucky.
Apesar de escrever cartas
para a família dizendo que estava feliz, Jimi era um tormento
para oficiais e colegas: preguiçoso, chegando ao ponto
de se masturbar em um local público.
Tanta irresponsabilidade
fez os superiores pedirem o seu desligamento da corporação,
coisa que não o chateou, pelo contrário. Para
disfarçar, Jimi contou que havia sido dispensado por quebrar
um tornozelo durante saltos. Estava exultante, pois poderia voltar
à sua amante, a guitarra.
Nessa
época nasceu a amizade com o baixista Billy Cox, que seria
um grande parceiro de Jimi, anos mais tarde.
Os dois acabaram se mudando
para Clarksville, no Tennessee e se apresentavam como The King
Kasuals. Foram nesses shows que Jimi desenvolveu a técnica
de tocar a guitarra com os dentes.
Ele já havia visto,
ainda menino, em Seattle, Butch Snipes tocar assim. No
Kasuals, o "dono da técnica" era Alphonso 'Baby
Boo' Young . Jimi confessa que não era fácil, mas
o público exigia algo diferente e por isso havia pedaços
de dentes por todo o palco.
A banda acabou se mudando
para Nashville, para uma comunidade negra da cidade onde se toca
r&b e blues. Eram quase a banda oficial do Club del Morrocco.
Jimi e Billy moravam em um apartamento acima de onde morava a
então namorada de Hendrix, Joyce.
Enquanto vivia com o grupo,
Jimi resolveu outros rumos, até para poder sobreviver.
Assim, ingressou no combo "Chitlin Circuit", feita para
músicos negros que tocavam no sul e leste da América.
Com
eles, Jimi servia de grupo de apoio para nomes como Chuck Jackson,
Slim Harpo, Tommy Tucker, Sam Cooke e Jackie Wilson, sendo uma
importante escola.
Jimi, porém, se
frustrou com a experiência e, em janeiro de 1964, arrumou
as malas e se mudou para Nova York.
Assim que chegou, fez amizade
com Lithofayne “Faye” Pridgeon, que logo seria sua
namorada e com os gêmeos Allen, Albert e Arthur e que, no
futuro, mudariam os nomes para Taharqa and Tunde-Ra Aleem.
Além de amigos,
os gêmeos serviram para ensinar Jimi onde andar ou não,
afastando-o de confusões.
Em fevereiro, Hendrix vence
um concurso de talento amador no famoso Apollo Theater e como
"prêmio" é contratado pelos Isley Brothers.
A vida dentro do grupo
foi dura e não muito prazeirosa, mas rendeu a ele uma primeira
experiência em estúdio, gravando "Testify".
No
entanto, Jimi deixou o grupo em outubro de 1964, foi contratado
por Litte Richard, por intermédio de Gorgeous George Ordell.
Richard gostou do garoto, embora reclamasse do seu gestual no
palco e dos seus paletós durante a turnê "The
Royal Company".
Durante uma pausa, em Los
Angeles, já em 1965, participa de uma gravação
da cantora Rosa Lee Brooks, no compacto My Diary.
Nessas sessões conhece
outro músico negro, maluco e guitarrista e de quem seria
grande amigo: Arthur Lee, que no ano seguinte, montaria a banda
Love.
Jimi também participaria
do compacto de Little Richard, I Don't Know What You've
Got, But It's Got Me, lançado pela Vee-Jay. Em
maio faz sua primeira aparição televisa, no WLAC-TV
Channel 5, de Nashville, como banda de apoio de Buddy & Stacey,
tocando "Shotgun", no programa Night Train.
Cansado
do estrelismo de Little Richard junta-se, no final de 1965, a
Curtis Knight and the Squires.
Os dois viviam no mesmo
hotel, America, e Curtis o convidou para ingressar no grupo. Jimi
ainda tocaria dois meses com Joey Dee and the Starliters, antes
de se juntar a Knight.
No dia 15 de outubro de
1965, assina um contrato de três anos com Ed Chalpin, pela
irrisória quantia de $1 e pagamento de 1% do royalty. Esse
contrato seria a pedra no sapato do músico por toda a carreira
e a briga segue, aliás, até hoje, passados quase
40 anos de sua morte.
Jimi começa então
uma vida imensa de músico de estúdio, tocando com
Lonnie Youngblood; The Icemen; Jimmy Norman & Billy Lamont,
além de assinar uma composição, a instrumental
"Hornets Nest". Nessa época resolve montar sua
própria banda, The Blue Flames, com Randy Palmer (baixo),
Danny Casey (bateria) e um garoto de 15 anos na guitarra rítmica,
Randy Wolfe. Randy Wolfe, algum tempo montaria um grupo de nome
Spirit, ficando ele famoso como Rany California. Nessa época
era conhecido como Jimi James.
Os Blue Flames chamaram
a atenção ao abrirem um show dos Monkees em Nova
York, em 1966. A banda faria shows no Cafe Wha?, na Rua MacDougal
Street, em Greenwich Village e, em um desses foram vistos por
uma jovem de nome Linda Keith.
Linda era nada menos que a namorada de Keith Richards, dos Rolling
Stones.
Entusiasmada falou deles
para o empresário do grupo, Andrew Loog Oldham. Mas Oldham
não se interessou - no que se arrependeu eternamente
- e Linda foi atrás de Chas Chandler, ex-baixista dos Animals
e que procurava jovens músicos para produzir e ser empresário.
Chas Chandler viu os Blues
Fames e ficou fascinado por Jimi James. Começaria aí
uma revolução na música, papo para outra
coluna. Um abraço e até mais.
Discografia
Singles
"Hey Joe" (1966)
"Purple Haze" (1967)
"The Wind Cries Mary" (1967)
"Burning of the Midnight Lamp" (1967)
"Foxy Lady" (1967)
"Up from the Skies" (1968)
"All Along the Watchtower" (1968)
"Crosstown Traffic" (1968)
"Stone Free"(1969)
"Fire" (1969)
"Stepping Stone" (1969)
"Voodoo Child (Slight Return)" (1970)
Discos
Are You Experienced (1967)
Axis: Bold as Love (1967)
Electric Ladyland (1968)
Smash Hits (1968)
Band of Gypsys (1970)
Discos póstumos
The Cry of Love (1971)
Experience (1971)
Isle of Wight (1971)
Rainbow Bridge (1971)
War Heroes (1972)
Hendrix in the West (1972)
More Experience (1972)
Sound Track Recordings from the Film Jimi Hendrix (1973)
Loose Ends (1974)
Crash Landing (1975)
Musique Originale du Film Jimi Plays Berkeley (1975)
Re-Experienced (1975)
Midnight Lightning (1975)
The Essential Jimi Hendrix (1978)
The Essential Jimi Hendrix Volume Two (1979)
Nine to the Universe (1980)
Stone Free (1981)
The Jimi Hendrix Concerts (1982)
The Singles Album (1983)
Kiss the Sky (1984)
Jimi Plays Monterey (1986)
Johnny B. Goode (1986)
Band of Gypsys 2 (1986)
Live at Winterland (1987)
Radio One (1988)
The Essential Jimi Hendrix Volumes One and Two (1989)
Live & Unreleased: The Radio Show (1989)
Cornerstones: 1967-1970 (1989)
Lifelines: The Jimi Hendrix Story (1990)
Sessions (1991)
Footlights (1991)
Stages (1992)
The Ultimate Experience (1992)
Blues (1994)
Woodstock (1994)
Voodoo Soup (1995)
Bleeding Heart (1997)
First Rays of the New Rising Sun (1997)
South Saturn Delta (1997)
BBC Sessions (1998)
Experience Hendrix: The Best of Jimi Hendrix (1998)
Live at the Fillmore East (1999)
Live at Woodstock (1999)
The Jimi Hendrix Experience (2000)
Voodoo Child: The Jimi Hendrix Collection (2001)
The Singles Collection (2001)
Blue Wild Angel: Live at the Isle of Wight (2002)
Live at Berkeley (2003)
Martin Scorsese Presents the Blues: Jimi Hendrix (2003)
Live at Monterey (2007)
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