Eles
vieram da mesma terra de Prince, Minneapolis, mas o som não
tinha nada a ver com o funk recheado de conotações
sexuais do conterrâneo. Pelo contrário: o Hüsker
Dü tinha uma origem muito mais pesada, fazendo um crossover
entre o punk e hardcore. Seus primeiros lançamentos mostram
um trio que toca rápido e com pouca variação.
Músicas curtas, com baixo reto, riffs repetidos e vocais
cuspidos e berrados. A influência do grupo, contudo, foi
enorme e talvez tenha atingido o ápice em um disco duplo
perturbador e imperdível: Zen Arcade. Lançado pela
SST, o grupo mostrava uma maturidade impressionante e o disco
seria o primeiro de álbuns seguidos de uma qualidade impressionante,
até a separação final em 1987.
O
Hüsker Dü foi uma das bandas independentes mais importantes
da América, e há até quem os considerem os
mais importantes. Um trio em que os Pixies, Nirvana, Sonic Youth
beberam direto dessa fonte.
Liderados por dois talentosos
compositores, o baterista Grant Hart e o guitarrista Bob Mould,
o grupo ficou junto por quase 10 anos e apenas sucumbiram quando
os dois já não falavam a mesma língua e trataram
de seguir seus caminhos. O quieto e bigodudo baixista, Greg Norton,
resolveu abandonar a música e virou chef de cozinha.
Mas antes disso acontecer,
lançaram uma dezena de grandes discos e músicas.
E, de todos, talvez o mais importante seja Zen Arcade,
quando ainda gravavam pela gravadora independente SST, a mesma
do Minutemen.
O
começo do grupo aconteceu de uma forma imprevista: os moleques
Greg Norton e Grant Hart se conheceram quando foram trabalhar
como balconistas de uma loja de discos na cidade de Minneapolis.
Certo dia, aparece um jovem
nova-iorquino, estudante da faculdade de St. Paul, procurando
alguns discos de grupos independentes que não conseguia
encontrar na Big Apple. Em poucos minutos, os dois atendentes
e o estudante (seu nome era Bob Mould) descobriram que tinham
os mesmos gostos e resolveram formar uma banda.
O ano era 1979 e acabaram
formando o Hüsker Dü. O nome foi tirado de um jogo de
tabuleiro com esse nome e que em sueco e norueguês significa
“Do You Remember?”
O trio começou a
ensaiar diariamente e tocar suas próprias canções.
A influência óbvia eram os grupos punks e hardcore,
embora eles fossem mais sujos e violentos.
Na cabeça do trio,
as canções seriam rápidas e com poucos acordes,
sendo que deveriam ser tocadas da mesma maneira do começo
ao fim.
"Nós definimos
nosso som através de várias influências que
tivemos. Não sei qual o nosso estilo, mas só sabemos
que deixamos as pessoas nervosas", declara o guitarrista
Bob Mould.
Fizeram a primeira apresentação
no campus da universidade em que Bob estudava, em 1979, logo após
a comemoração da Independência.
Foi
um show rápido e confuso, onde tocaram muito alto, e logo
deixaram o palco, mas o suficiente para deixar os três felizes
e começarem a tocar onde fossem aceitos.
Rapidamente começaram
a montar um enorme repertório, onde falavam de vários
problemas, como violência, angústia, repressão
sexual, drogas e os medos do homem nos dias de hoje.
''Não queremos
ser tratados como estrelas. A ambigüidade do nome é
para que as pessoas fiquem perguntando quem somos e para que ouçam
nosso som ao vivo e jamais colocaremos uma foto nas capas de nossos
discos, porque não queremos vender uma imagem nossa",
garantia Bob, o que era um alívio, já que os três
não eram um modelo de beleza, para se dizer o mínimo.
Ao vivo, eram rápidos,
incandescentes, com Bob tirando riffs poderosos de sua guitarra
Flying V.
Com
a confiança adquirida no repertório montando, começaram
a procurar algum selo que quisessem bancar uma gravação
inicial. Encontraram a Reflex Records, que em janeiro de 1981,
lançou o primeiro compacto Statues / Amusement.
Com um compacto embaixo
do braço, continuaram a fazer shows, e em 1982 estavam
prontos para lançarem o primeiro LP, Land Speed
Record.
Gravado ao vivo, continham
17 músicas cuspidas em 26 minutos, tocadas com urgência.
O disco saiu primeiro pelo selo New Alliance, e havia sido gravado
em agosto de 1981, e depois foi relançado pelo selo Alternative
Tentacles, de propriedade de Jello Biafra, líder dos Dead
Kennedys. Alguns dos títulos podem dar idéia dos
temas que abordavam: “Guns At My School” (Armas na
minha escola), “You’re Naive” (Você é
ingênuo) e “Let’s Go Die” (Vamos morrer).
Diretas, não?
No mês seguinte lançam
um novo single, In a Free Land e participam de
algumas coletâneas do selo, com as canções
“Barefoot And Pregnant”, “Kitten” e outra
da Sound Records, com a música “Meathouse”.
Em
1983, lançam o segundo disco e o primeiro gravado em estúdio,
Everything Falls Apart, com 12 canções,
sendo elas uma cover inusitada de “Sunshine Superman”,
de Donovan.
Mas, no geral, as músicas
são tocadas da mesma maneira: alta, com baixo reto e muita
velocidade.
Uma curiosidade: ao ser
lançado em CD, em 1993, o disco traria algumas novidades,
com 19 faixas, incluindo o compacto In a Free Land,
uma versão diferente de “Statues”, a canção
“Amusement” e uma demo com a canção
“Do You Remember?” e com nome alterado para Everything
Falls Apart And More, lançado
pela gravadora Rhino.
No
mesmo ano lançam novo trabalho, o EP Metal Circus.
com sete músicas, sendo que uma delas é assustadora:
“Diane”. Com versos como “Ei garotinha, você
quer uma carona?/ Bem, eu tenho um lugar na minha perua, por que
você não entra/ Nós podemos cruzar a Rua Robert
por toda noite / Mas eu acho, que ao invés disso, vou estuprá-la
e matá-la.”
O grupo começa 1984
surpreendendo os fãs ao lançarem um compacto com
a canção “Eight Miles High”, clássico
dos Byrds, lançada no disco Fifth Dimension,
em 1966.
O grupo californiano era
um dos favoritos de Bob Mould, e em 1990, esse compacto seria
relançado ao lado de outro, Makes No Sense At All,
em CD. Bob Mould gostava de dizer
em entrevistas que as letras da banda tinham uma função
básica: fazer as pessoas pensarem, enquanto dançavam.
“Nossas canções
estão evoluindo em todos os aspectos. Não precisamos
mais sair tocando tão rápido quanto antes e queremos
mostrar um novo lado musical, com a inclusão de alguns
instrumentos, como teclados e algumas composições
mais elaboradas. Nossos shows tendem a ser mais longos, menos
violentos. Não podemos soar sempre da mesma maneira.”
E,
em 1984 lançam aquele que é considerado o disco
mais importante de sua carreira: Zen Arcade.
Um disco duplo, com 23 canções e que foi chamado
de White Album (referência ao disco duplo
dos Beatles, lançado em 1968) do punk e hardcore. Grant
Hart dizia que as canções não tinham necessariamente
um fio condutor entre elas, embora em algumas faixas isso seja
evidente. É também o disco mais trabalhado do grupo,
com Bob e Grant dividindo composições, além
de percussões e teclados.
Na verdade, o disco flutua
por várias tendências: há experimentalismos
longos e pesados, como a última faixa, “Reoccurring
Dreams”, com seus mais de 13 minutos que parecem de um vulcão
ativo; mas há momentos mais calmos, menos intensos.
As letras falam de drogas,
como em “Pink Turns to Blue”. Bob Mould disse que
eles não se permitiram ser pessimistas. “Veja essas
bandas de hoje falando em morte e que morreremos um dia. Todo
mundo sabe que isso acontecerá, mas nós queremos
falar do dia-a-dia, da realidade. Não vamos ficar nos lamuriando
e enchendo quem ouve o disco.”
Bob
disse ainda que suas letras refletem suas idéias. “Eu
não vou escrever sobre política ou de assuntos que
não me interessam. Eu quero dizer coisas que as pessoas
dizem a seus melhores amigos, quando eles têm a chance de
possuir um. Muito se fala de nosso pessimismo e raiva em nossas
composições, mas somos exatamente o oposto disso.
Não somos pessoas insensíveis, mas nos sentimos
frustrados porque continuam vendo o Dü como se fosse um grupo
que prega o fim da esperança e derrotados. E tenho medo
de que isso acabe nos atingindo e que o medo transborde em nossas
canções.”
Mas, de fato, o medo é
um dos temas mais fortes de um disco tão sombrio, escuro,
denso. Algumas das composições são bem sujas
e trazem letras pesadas, como na faixa de abertura, “Something
I Learned Today”: “Alguma coisa eu aprendi hoje /
Preto e branco sempre dá cinza / Olhando através
da janela / Eu não estou dentro de seu cérebro /
Algumas coisas eu aprendi hoje / ..../ Existem algumas regras,
mas não são minhas / Algumas coisas eu aprendi hoje
/ Nunca olhe diretamente para os raios solares / Deixe os raios
entrarem / Eu não me lembro onde estive.”
Bob surpreende ao dizer
que está certo de que os fãs nunca amarão
a banda. “eu tenho certeza que as pessoas só prestam
atenção em nós porque Jello (Biafra) vive
citando o Hüsker como a melhor banda do mundo. Acho que agora
estamos um pouco mais distantes daquela definição
de que somos um trio hardcore. Alguns gostam de nós da
mesma maneira que gostavam antes dos Sex Pistols. Mas isso não
quer dizer que sejamos querido pelo público.”
O
disco teve um forte concorrente no mundo hardcore, já que
o Minutemen também havia lançado um disco duplo,
Double Nickels On The Dime, e pela mesma gravadora,
a SST. Isso não teria gerado um enfraquecimento na mensagem
do grupo ou afetado as vendas?
“Tenho certeza que
não, porque eles possuem um foco totalmente diferente do
nosso: exploram uma outra sonoridade e suas letras são
bem mais engajadas. Na verdade, as únicas semelhanças
é que os dois grupos são trios e a nossa amizade.
E quanto mais discos bons, melhor”, explicou Grant Hart.
E enquanto o disco era
lançado o grupo já estava gravando um novo petardo,
New Day Rising. Mas esse disco e a futura mudança
para a Warner, quando foram acusados de traidores ao mudarem para
uma grande casa e “suavizarem” o som, assim como os
dias finais da banda, ficam para uma outra coluna. Deixo vocês
com uma letra do disco, que foi gravado e mixado em míseras
85 horas, e a discografia. Um abraço e até a próxima
coluna.
Masochism World
Can you feel it
feel it feel it
In your soul
Can you tell me
Tell me if it's hot or cold
Can you tell me what it is
Does it hurt you when I do this
Stop it stop it
stop it
You're pulling too hard
Stop it
You're going too far
I love it I hate
it I love it I hate it too
I love it
So how about you?
Can you tell me
'cause I don't know
Why don't you tell me why is it so
Confusing!
Discografia
Statues / Amusement (single,
1981)
Land Speed Record (1982)
Everything Falls Apart (1983)
Metal Circus (EP, 1983)
Eight Miles High (single, 1984)
Zen Arcade (1984)
New Day Rising (1985)
Makes No Sense At All (single, 1985)
Flip Your Wig (1985)
Candy Apple Grey (1986)
Warehouse: Songs and Stories (1987)
The Living End (1994)
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