parceria com Creedance
Kiddo
Tesão Pela Vida - A
História de Iggy Pop
Capítulo 3 - Eu Quero
Ser Seu Cão
"1968 foi o ano em que o impasse
entre as gerações finalmente entrou abertamente
em erupção, atos de guerrilha que transcendem completamente
as antigas batalhas da Guerra Fria" - Allen Ginsberg
O Festival da Vida
Em fevereiro de 1968, o
ativista Abbie Hoffman procura Allen Ginsberg e o consulta sobre
a hipótese de montar um Festival da Vida em agosto em Chicago
durante a semana que haveria a Convenção do Partido
Democrático.
Promovido pelo Chicago
Seven (Abbie Hoffman, Rennie Davis, Tom Hayden, Jerry Rubin,
Lee Weiner, John Froines e David Dellinger), aproveitariam o festival
para promover o Youth International Party, que passaria
a ser conhecido informalmente pelo nome Yippies, e seu
candidato à presidência seria um porco chamado Pigasus.
A prefeitura não deu permissão para o evento, marcado
para ser realizado no Lincoln Park, mas ele se realizou mesmo
assim.
Centenas de jovens foram
no dia 25 de agosto de 1968 para o Lincoln Park no intuito de
assistir música e ouvir discursos contra o governo do Presidente
Lyndon Johnson. O prefeito Richard Daley deu ordem à polícia
que atirasse para matar. Naquela tarde de domingo, cerca de 10.000
jovens encontraram 11.500 policiais, 5.500 guardas nacionais,
além de 7.500 tropas de choque, vindo do Texas a mando
do presidente, em pessoa.
As bandas que iriam tocar
naquela tarde todas se acovardaram, menos o MC5. Depois de atiçar
o público com a música, John Sinclair fez seu discurso
inflamado. Allen Ginsberg cantou "Hare Krishna" e "The
Grey Monk", seguido de outro set com o MC5 novamente inflamando
o público. Momentos depois de terminarem de tocar, a polícia,
que assistia tudo à distância, entra pelas bordas
do parque e passou a atacar a todos, indiscriminadamente.
Durante a semana da convenção,
ocorreram outros incidentes entre a policia e manifestantes resultando
no total de 1.025 pessoas com ferimentos leves, 101 hospitalizados,
668 pessoas presas. Entre os policiais, 192 foram feridos.
O prefeito Richard Daley,
ao ser entrevistado, por um telejornal fez a seguinte declaração:
"A polícia não está aqui para criar
desordem, mas sim para preservar a desordem." Óbvio
engano com as palavras, o ato falho do prefeito foi visto, por
muitos, como um indicativo de suas reais intenções,
e mais coerente com as ações comandadas por ele.
Elektra Records
Com uma média de,
no mínimo, duas apresentações por mês,
aos poucos, os temas abstratos executados pelos Psychedelic Stooges
começavam a ganhar mais estrutura, e até riffs.
As apresentações da banda variavam entre 18 minutos
para meia hora, dependendo da noite. Geralmente o público
ficava boquiaberto com as apresentações da banda,
mas para aqueles que não gostam e vaiam ou gritam comentários
menos elogiosos, Iggy logo manda o sujeito ir se fuder.
Dois colunistas locais,
Bob Rudnick e Dennis Farley, contactaram Danny Fields, diretor
e caçador de talentos da Elektra Records, bombardeando
ele com noticias sobre os sensacionais MC5. Quando a banda tocou
em Chicago no Lincoln Park durante as demonstrações
realizadas paralelamente a Convenção Nacional do
Partido Democrata, em um evento que terminou em pancadaria selvagem
entre a policia e manifestantes que protestavam contra o governo
em gestão, o nome MC5 passou a ser ouvido nacionalmente.
Até o escritor Norman Mailer chegou a fazer menção
a eles. Para Danny Fields, pareceu o momento certo para verificar
quem é a tal banda.
Assim, no dia 21 de setembro,
Danny Fields aterrisou em Detroit e foi levado à Ann Arbor
até a casa comunitária para conhecer a banda e mais
tarde assisti-los em uma apresentação no Grande
Ballroom. Ficou impressionado com o esquema da casa, batizado
pelos seu moradores de The Translove House, e com a figura
de John Sinclair. A noite, assistiu o show da banda feliz. Concluiu
que tinha nas mãos um produto comercialmente viável,
embora não fosse artisticamente revolucionário.
Depois do show, houve uma
recepção onde conversaram e socializaram sem compromissos.
Fields comentara positivamente sobre o show e que o grupo seria
contratado. Aparentemente foi Wayne Kramer quem comentou com Fields:
"se você gostou da gente, você deveria ouvir
nossa banda caçula, Iggy & the Stooges." E na
noite seguinte, foi o que ele fez. Fields assistiu the Psychedelic
Stooges durante um concerto beneficente para a Children's Community
School, no campus da Universidade de Michigan.
Danny Fields ficou estasiado
pela apresentação. "Eu não conseguia
acreditar no que eu estava vendo e ouvindo, um cliché eu
sei, mas uma realidade para mim naquela primeira noite. Eu jamais
vi um 'performer' tão incrivel quanto Iggy." disse
Danny a respeito de sua primeira impressão. Com o fim do
show, ele imediatamente se aproximou de Iggy se apresentando como
executivo da Elektra. Iggy lhe olhou com desdem dizendo "tá
legal, fala com o meu empresário." Iggy não
acreditou que alguem sério iria se interessar pelo o que
os Stooges estavam fazendo.
Porém, a impressão
fora tão forte que na segunda-feira de manhã, Danny
com Jimmy Silver e John Sinclair presentes, telefonou da cozinha
da Translove House para Jack Holzman, negociando ali
mesmo a autorização para contratar as duas bandas.
Elektra Records era um
selo folk até que Holzman assinou The Doors e Love em 1967.
O resultado de seus esforços acabaram por transforma o
Elektra Records em representante do novo som da costa oeste americana
para o mundo. A fama que The Doors conseguiu para si foi diretamente
proporcional ao prestígio que Elektra Records atingia.
Assinatura de Contrato
Naturalmente interessados
em contratar a próxima grande coisa, uma data foi marcada
para que Jack Holzman e o vice-presidente da Elektra, Bill Harvey,
pegarem um avião e, junto com Danny Fields, participarem
de uma assinatura formal de contrato com as duas bandas, como
tambem, assistir uma apresentação destes dois novos
contratados do selo. Esta apresentação foi realizada
no Fifth Dimention Club. E justamente neste dia, Iggy fez um de
suas mais memoráveis e espantosas performances.
Extremamente febril, com
39 graus de febre, Iggy ainda estava surdo de um ouvido e dores
terríveis nas costas. Mesmo assim, começou a apresentação,
que não durou vinte minutos, pois acabou desmaiando no
palco. Holzman e Harvey acharam tudo aquilo muito excitante, como
se fosse teatral ou planejado. MC5 foram contratados por vinte
mil dólares, enquanto os Psychedelic Stooges acabaram contratados
por cinco mil dólares. Todos os integrantes e empresários
ficaram extasiados com o resultado das negociações.
Estas são as duas primeiras bandas de rock de Michigan
a conseguirem um contrato com uma grande gravadora.
Na festa da assinatura
de contrato, realizado na Translove House, temos na foto oficial,
em pé da esquerda para direita: Jack Holzman, Danny Fields,
John Sinclair, Fred Sonic Smith, Ron Asheton, Steve Harmadek,
Iggy Pop, Dave Alexander, Scott Asheton, desconhecido, Wayne Kramer,
outro desconhecido, Emile Bacilla, Jimmy Silver, Susan Silver,
Barbara Holiday e Bill Harvey. Sentados em cadeiras estão
Michael Davis, Dennis Thompson, Rob Tyner e Jessie Crawford. Sentados
no chão estão Sigrid Dobat, Chris Havnanian, e Becky
Tyner. Também presente e tirando a foto está a esposa
de John, Leni Sinclair.
A Vida Rock 'n'
Roll
"Quando a gente
se apresenta ao vivo, é um encontro e não uma performance.
É um encontro com concepções bem abertas."
- Iggy Pop
Enquanto o MC5 ganha exposição
e destaque pelo seu engajamento político, os Stooges chamavam
atenção de outra forma. Como banda, The Stooges
é mediana e limitada. Como cantor, Iggy tem uma voz que
agüenta um show inteiro, mas que não é nenhum
rouxinol. A diferença é sua postura de palco. Isto
em uma época onde pose, estampa e posturas eram o que definia
um artista. A esta altura, Iggy já havia começado
o seu hoje famoso relacionamento com entorpecentes. Ele fumava
maconha e tomava ácido, como qualquer outro jovem ligado
e em contato com a sua geração.
No
entanto, diferente de qualquer outro artista daquela ou qualquer
época, antes ou depois, Iggy tinha uma forma peculiar de
atrair atenção de seu público. Ele simplesmente
se recusava a ser ignorado e quando sentia que o público
presente estava frio e desinteressado no que ele e sua banda estavam
fazendo, ele topava fazer qualquer coisa para atrair as atenções
para o palco.
Inicialmente Iggy usava
a tática que ele aprendera com Jim Morrison, a de insultar
o público. Qualquer reação é melhor
do que nenhuma reação. Mas contam alguns que foi
no Henry Ford College, em Dearborn, perto de Detroit, que Iggy
começou a extrapolar com as fronteiras do que é
permissível e aceitável fazer sob um palco. Iggy
insultava todo mundo entre canções, contudo continuava
a ser ignorado. Por tanto, ele pula em cima de uma menina que
sentava a frente e começa a tirar um sarro e se esfregar
nela, como se tivesse copulando. Meteu a mão em sua calcinha
e depois começou a agredi-la verbalmente.
Iggy comenta: "Eu
gosto de tirar a roupa das meninas, sair pegando no sexo delas.
Pessoas falando alto e gritando é uma linda música
para mim. Eu não me importo com o que o público
faz, é da conta deles; não é da minha conta.
Eu só quero me encontrar com eles e fazer coisas."
Depois comentou-se que
a menina em questão era filha do coordenador da escola.
Fato ou mentira, os Stooges foram de fato abolidos das áreas
pertencentes à faculdade, nunca tocando lá novamente.
As doideiras porém, não iriam parar por aí.
Essas estripulias iria
lhe causar problemas seguidos mas Iggy acabaria preso em 11 de
agosto de 1968 em um incidente curioso. Se apresentando na cidade
de Romeo no estado de Michigan vestido de uma calça de
couro ultra apertado de cintura baixa e a calça rasgou
na região da genitália em meio a uma das canções.
Muitos presentes, principalmente as meninas, ficaram admiradas
com o tamanho do volume que puderam ver com holofotes em cima.
Iggy arrmou um pano que passou ao redor da cintura, mas durante
a próxima canção este caiu. Uma mulher indignada
saiu do recinto, indo até a esquina onde ficava a delegacia
para conversar com alguém sobre um homem com o pênis
de fora em pleno palco, lá no bar. Com a chegada da polícia,
vinte e cinco homens armados e uniformizados, Iggy fugiu se escondendo
no estacionamento dentro de um carro enquanto os oficiais seguravam
a banda, enquanto não encontravam o cantor principal. Quando
encontrado, Iggy foi formalmente autuado e preso por indecência
pública passando a noite na cadeia. Na manhã seguinte
seu pai pagou U$41 dólares de multa além de despesas
e foi liberado.
Iggy
tomava uma atitude definitivamente cínica em relação
a toda adulação que ele recebia como cantor principal
de uma banda de rock. Ele faria tudo para conseguir a atenção
de seu público. E uma vez conseguido essa atenção
ele prontamente dava as costas para as pessoas. Iggy passava a
adotar o hábito de tirar meleca do nariz em palco, uma
forma de agressão visual. Após cada show, ele escolheria
umas cinco meninas para levar para casa, sentava lá com
elas em círculo e ouvia discos e conversavam. Em dado momento
ele soa o nariz na mão e depois joga o catarro na boca
e engolia, continuando o papo como se nada de anormal acabara
de acontecer. Pior, as meninas igualmente fingiam que nem notavam.
Ron Asheton conta que perdeu
a conta da quantidade de vezes que ele viu Iggy subir até
o seu quarto com uma menina, traçá-la e em seguida
mandá-la sumir. A garota chorosa e se sentido usada era
rapidamente acudida por Ron ou Scott, que cavaleirescamente as
levavam para seus quartos, transavam com elas e as deixavam passar
a noite. Outra maldade que Iggy passou a gostar de fazer com suas
mulheres era de dar LSD para aquelas que nunca haviam tomado a
droga antes. Ele convencia a menina a tomar ácido e depois
quando ela pirava, assustada com suas alucinações,
ele a deixava de lado. A menina era encontrada às vezes
petrificada sozinha no topo da escada. Ron sentia pena e procurava
ficar com a donzela perdida enquanto Iggy se arrumava e saía
pra gandaia. No final, Ron comia a garota também. Muitas
das meninas que chegava no Fun House trazidas por Iggy
para serem comidas e dispensadas em seguida acabariam em um misto
de groupies e, em alguns casos, namoradas oficiais de algumas
pessoas que freqüentavam assiduamente a casa.
Gravando o Primeiro
Álbum
A expectativa de se gravar
um álbum apenas apressou o processo natural da banda de
estruturar ainda mais suas músicas no formato de canções.
Ron Asheton conta que ficava com Iggy trocando idéias para
as canções, criando os riffs enquanto Iggy dava
sugestões quanto o que seria a primeira parte da canção,
a segunda e o refrão. Baseando-se no tema criado, ele depois
escrevia uma letra. Nascia assim "I Wanna Be Your Dog"
e "1969."
Em junho de 1969, a banda
vai para Nova York, com intenção de gravar um disco.
A produção ficou com John Cale, ex-Velvet Underground.
Este seria o primeiro trabalho de Cale como produtor, e o selo
considerou seu currículo com o Velvet Underground ideal
para entender os Stooges e tirar deles algo vendável para
o primeiro disco. Quando a banda foi comunicada de quem seria
o produtor, houve uma certa confiança de estar podendo
trabalhar com alguém que era um reconhecido artista alternativo
e como tal haveria condições de conversarem de "cabeça
aberta." Iggy confessaria também que seu interesse
imediato era de ter John Cale tocando alguma coisa no seu disco.
Antes das primeiras sessões
começarem, Iggy foi apresentado ao STP (Serenity Tranqulity
& Peace), uma anfetamina sintética (2,5-dimetóxido-4-metilamfetamina)
que age feito um especie de ácido concentrado que deixou
ele viajando alucinadamente por três dias. Ron Asheton ficou
encarregado de cuidar dele e para isto, amarrou uma corda na cintura
de seu vocalista e foram passear pelas ruas da cidade. O nome
STP, geralmente associado a um popular óleo de
motor da Esso (eternizado no Brasil pela canção
dos Mutantes 'Dune Buggy'), neste caso significa Serenidade, Tranquilidade
& Paz. John Cale havia assistido The Stooges ao lado de Danny
Fields em uma visita a Ann Arbor organizada pela Elektra. Ele
foi em segredo e não se apresentou à banda. No entanto,
ficou bastante impressionado com o que viu.
Com a chegada do restante
dos Stooges em Nova York, eles entraram no estúdios da
Hit Factory com apenas três canções prontas,
mais um punhado de jams semi-estruturadas dos quais um seria aproveitada
e batizada de "We Will Fall".
Ao perceber o despreparo,
Holzman deu dois dias para que eles preparem outras canções.
Ron Asheton então se trancou no seu quarto de hotel com
sua guitarra e só saiu de lá depois de bolar três
riffs que acabariam se transformando nas canções
"Little Doll", "Not Right" e "Real Cool
Time." O grupo acabou fazendo mais três e todo o processo
de gravação do álbum de estréia levou
irrisórios dois dias.
No
entanto, a experiência para a banda foi mais frustrante
do que inspiradora. Até certo ponto, Cale prejudicou o
som ao confiná-los a um molde de banda conceitual. Neste
aspecto, mostrou-se um grande incentivador para a peça
tratado como avante-garde chamado "We Will Fall."
Este tema, por sinal, nasceu
do interesse de Dave Alexander pela religião hindu. Praticando
um mantra e conversando com os colegas da banda sobre ele, resolveram
inclui-lo junto ao instrumental, único que tem a participação
de John Cale, tocando viola. Basta ouvir uma vez para imediatamente
reconhecer no tema nuances do que Cale fazia no Velvet Underground.
Ele igualmente foi criticado
por propositadamente mixar os vocais de Iggy bem mais alto, tornando
suas palavras quase ininteligíveis. Iggy, em costumeiro
ataque histérico, convenceu Holzman então a remixar
o disco em outra sessão sem a presença de Cale.
Em sua defesa, deve-se notar que os Stooges era uma banda limitada
como instrumentistas e sem absolutamente nenhuma experiência
de estúdio. Até mesmo Iggy, que já gravara
algumas vezes, o fizera como baterista, não participando
de todo o processo de gravação da canção.
No primeiro dia, parte do tempo de estúdio foi gasto convencendo
todos que a banda não pode simplesmente montar seus Marshalls
em frente ao microfone e colocar tudo no volume dez. E Ron e Dave
teimavam que é só assim que eles sabiam tocar. No
fim, Cale cansou de discutir e a banda aceitou baixar os ampiflicadores
para volume nove, o que pouca diferença fez.
Ron Asheton diria que apesar
de gostar do disco e ficar satisfeito com ele, achou que Cale
limpou demasiadamente a guitarra e o baixo. A banda na verdade
era mais suja do que a versão um tanto pop que resultou
no som do primeiro disco. Iggy, recordando sobre as sessões,
fala de como John Cale usava uma capa com a gola pra cima de forma
que lembrava Drácula. Ao seu lado, durante boa parte das
gravações, Nico viria para assistir a sessão.
Sentada ao lado de Cale, ela passaria as horas ouvindo o pessoal
enquanto tricotava uma sweater. Iggy comenta: "Os dois lado
a lado formavam um casal que mais lembrava Gomes e Mortisha do
seriado A Familia Adams."
The Psychedelic Stooges
então resolvem abolir a referência já datada
ao psicodelismo, tornando-se simplesmente The Stooges. Foi sugerido
então ao Iggy que ele passe a adotar como sobrenome o nome
da banda. Iggy Pop torna-se portanto Iggy Stooge, enquanto Scott
Asheton passa a ser conhecido como Rock Action.
Warhol e Hendrix
Com o disco pronto, Cale
levou os Stooges para conhecer The Factory, galpão onde
Andy Warhol mora e trabalha em seus projetos artísticos.
O local era estranho para estes caipiras do meio-oeste e a homossexualidade
aparente de seus freqüentadores deixaram Ron, Scott e Dave
sentados quietos num sofá sem conversar com ninguém.
Iggy fez o trabalho de relações públicas
e conversou rapidamente com Warhol e algumas pessoas presentes.
Mas
a sua atenção foi definitivamente seqüestrada
por Nico, que logo mostrou extremo interesse em conhecer melhor
este jovem artista. Nico já tinha fama de ser atraída
por poetas e artistas emergentes. Depois de Alan Delon, Brian
Jones, Leonard Cohen, Bob Dylan, Lou Reed, John Cale e Jim Morrison,
chegara a vez de Iggy Stooge. Ela então combina para a
noite seguinte levar Iggy e seus amigos com ela para The Scene
Club, local que pertencia a Steve Paul, empresário
de um outro jovem artista, Johnny Winter.
The Scene Club
estava apresentando o guitarrista de blues Terry Reid que iria
dentro de um mês excursionar todo os Estados Unidos abrindo
os shows dos Rolling Stones. Reid, uma jovem promessa emergente
na Inglaterra, é totalmente desconhecido da maioria nos
Estados Unidos. Lá pelo meio do set, aparece Jimi Hendrix
na casa e resolve fazer um jam com o novo amigo. Ao final da noite,
depois que Jimi e Terry destilaram todo o blues até saciar
e foram beber no bar da casa. Nico então chega e apresenta
Jimi para Iggy e a banda. Ron Asheton faz questão de pagar
uma cerveja para o seu guitar hero favorito e a quem
deve muito em termos de influência em seu estilo de tocar.
Ao voltar para o hotel, Iggy e Nico fizeram amor pela primeira
vez.
Publicidade
"Distanciando-se
discretamente da excelência técnica, a música
era crua, apresentado com intensidade e sinceridade total..."
- Lenny Kaye
Com a promoção
de John Sinclair, da Trans-Love e publicidade positiva
por parte de Lester Bangs da revista Creem, The Psychedelic
Stooges passaram a serem relativamente bem conhecidos em Detroit
e arredores. A fama dos Stoogers reside principalmente na figura
caristmática de Iggy Pop que assusta e preocupa espectadores
pela imprevisibilidade de seus atos. Diria John Sinclair: "Iggy
vai além de ser um performer - ao ponto que a coisa passa
a ser psicoterapia. Excede teatralização convencional.
Ele é capaz de fazer qualquer coisa. Ele mesmo não
sabia o que iria fazer naquela noite quando subiu no palco. Era
excitante assistir e esperar. Eu apenas pensava: 'esse cara não
conhece limites'".
Bangs descreve assim a
presença de palco da banda: "The Stooges é
uma banda que tem a força para receber qualquer público
em seus termos, não importa quanta hostilidade que a audiência
possa tentar oferecer. Iggy é como um matador provocando
a vasta Hydra sentada diante dele. Ele se atira ao público
para ver como é que fica e mesmo do palco, seu olhar se
estende à procura, varrendo o local e marcando estranhos
espantados que raramente ousam encará-lo de volta. É
o seu palco e se você acha que pode tomá-lo, então
pode tentar. Mas o Rei da Montanha irá manter o passo e
a autoridade, e poucos conseguem. Neste sentido, Iggy é
um verdadeiro estrela da especie mais inacreditável - ele
conquistara o palco, e nada além da força de sua
presença lhe confere este direito."
Mas o interesse pela banda,
agora chamado simplesmente de The Stooges, realmente amplificou
depois de boatos davam conta que eles acabaram de gravar o primeiro
álbum. O mesmo aconteceu com o MC5. Sinclair colocou-os
para tocar em todo evento convidado, faturando o máximo
de exposição possivel para a banda e suas ideologias.
Interessante destacar que parte da tática de Sinclair,
principalmente lidando com a mídia dos pólos - Nova
York e Los Angeles - incluia promover não só sua
banda, mas também a idéia de que existia toda uma
cena musical acontecendo em Ann Arbor, no estado de Michigan.
Em termos de exposição
para a banda, Jimmy Silver faz exatamente o contrário de
Sinclair, recusando convites e colocando a banda para tocar em
uma média de duas vezes por semana e sempre em lugares
diferentes e relativamente distantes. Isto porque o show dos Stooges
ainda era de apenas vinte minutos. Eles tinham aquelas canções
e nada mais e o show era basicamente igual. Regulando a exposição
da banda dá tempo para o público criar interesse
novamente em ouvi-los sem cansá-los.
Como artistas da Elektra,
passam a ser convidados a participar de festivais de música,
seu primeiro sendo o Delta Pop Festival, realizado no
Delta College em Ohio. Depois vieram o Saugatuck Pop Festival,
em Saugatuck e o Mt. Clemens Pop Festival, em Detroit, ambos no
estado de Michigan.
O público e crítica
nestas apresentações foram extremamente positivos,
surgindo metáforas comparando-os a uma espécie de
"blitzkrieg pop." A performance de Iggy agora era tão
falado que certos contratos estipulava que o cantor não
podia fisicamente tocar em ninguém do público, obrigação
contratual que nem sempre Iggy respeitava.
O
recém eleito Presidente Nixon coloca em prática
uma política de confronto contra cidadãos com atitudes
consideradas anti-ti-americanas. Cada vez mais, as universidades
sofrerão blitz policial e o FBI e CIA passarão a
espionar seus proprios cidadãos. Áreas e regiões
são marcados como perigosas por conter excessiva ação
anti-americana.
A Califórnia e os
Panteras Negras são um alvo, Chicago e os Yippies -
Youth Movement Party - são outro. E Detroit, com os
Panteras Brancas uma terceira. Em julho de 1969, John Sinclair
seria preso e sentenciado a nove anos e meio de cadeia por ser
encontrado portando dois baseados no bolso. O Partido dos Panteras
Brancas acabaria em definitivo em final de abril de 1971. No dia
13 de dezembro tambem em 1971, John Sinclair seria finalmente
solto, em parte graças a um show com a participação
de todas as bandas de Detroit, além de John & Yoko
Lennon que trouxeram com sua presença bastante interesse
da midia para o evento. Durante os dois anos e meio de cadeia
que Sinclair serviu, ele escreveu um livro publicado com o título
de "Guitar Army."
Entrevistas
Definitivamente a Elektra
procurou promover os Stooges e para tanto, acertou uma entrevista
entre Iggy Stooge e Gloria Stevers da 16 Magazine, revista
sobre pop para teens. A revista estava estancada em adoração
por teen pop idols como Fabian e Ricky Nelson até
Gloria arrancá-la, mesmo a contra gosto, para entrevistar
e promover bandas e artistas mais contemporâneos e relevantes
para a cena musical em geral. Sobre a direção de
Gloria, a revista passou a publicar e promover cada vez mais artistas
como Jim Morrison, com quem Stevers teve um caso, e os mais recentes
Elton John e Alice Cooper. Iggy Pop se torna então capa
da revista em agosto, época que a banda estaria se apresentando
pela primeira vez em Nova York.
Conversando com um repórter,
Iggy listou os discos e artistas que tiveram algum impacto na
sua vida e na música que ele faz. Com bastante eloqüência,
Iggy começa a lista por Chuck Berry, comentando sobre a
maneira dele escolher seus assuntos em letras baseando-se na cultura
americana. Achando detalhes na maneira de viver do americano comum
e costurar uma canção ao redor disso. Falou-se em
Bo Diddley, pela maneira dele chamar e responder nas letras, e
The Doors pela maneira que Morrison faz uso de sua voz, totalmente
barítono.
Destacando álbuns,
menciona Bring It All Back Home de Bob Dylan
e o primeiro do Velvet Underground, elogiando Dylan e Lou Reed
pela maneira que os dois conseguem, sem demonstrar muito esforço,
cantar letras mais extensas em uma golfada de ar. Iggy também
destacou o disco 12 X 5 dos Rolling Stones, onde
ele encontrou emoção sem deixa-la sobrepor à
aspereza da canção. Comentou sobre a música
"September Of My Years" com Frank Sinatra, pela habilidade
dele cantar emoções durante uma canção.
Falou também sobre
o primeiro disco do grupo irlandês Them, pela poesia nas
músicas e destacando Van Morrison pela maneira dele reciclar
clichés de blues fazendo-os soarem novos dentro de um ambiente
roqueiro. Iggy não esqueceu de mencionar Tina Turner, pela
sua presença de palco. Por último, comenta sobre
Sun Ra e John Coltrane, pela maneira que eles conseguem usar música
para te levar em uma viagem.
Agosto
Em
agosto de 1969 é lançado o LP The Stooges,
na mesma semana em que acontece o festival de Woodstock e, a exemplo
do primeiro disco do Velvet Underground, em 1967, o álbum
foi solenemente ignorado pelo público, o que não
era difícil prever, já que as duas bandas iam em
uma direção totalmente nova e agressiva para o rock
que fazia sucesso à época.
O disco chegouàs lojas com a seguinte relação
de músicas:
Lado A
1. 1969 (Alexander/Asheton/Asheton/Pop)
2. I Wanna Be Your Dog (Alexander/Asheton/ Asheton/Pop)
3. We Will Fall (Stooges)
4. No Fun (Stooges)
Lado B
1. Real Cool Time (Alexander/Asheton/Asheton/Pop)
2. Ann (Stooges)
3. Not Right (Stooges)
4. Little Doll (Alexander/Asheton/Asheton/Pop)
Entra em cena um outro
personagem, Steve Harris, responsável pelo departamento
de vendas da Elektra. Mais tarde Harris se tornaria vice-presidente
da Columbia Records. Atraído pelo som do Stooges, que chamou
atenção de Harris pelo fato de serem mesmo sensivelmente
diferentes do que as bandas produziam na época. Talvez
por sorte, ele gostou. Mas, reconheceu imediatamente a dificuldade
que seria para vender esta música.
Harris
reúne sua equipe formada pelos principais distribuidores
da Elektra no meio-oeste e coloca o disco para ouvirem. Ninguém
gosta e ele precisa de muita conversa para colocá-los no
"estado de espírito certo" para saírem
e venderem o disco para os lojistas. O compacto "I Wanna
Be Your Dog", assim como o de "No Fun", saíram
nos Estados Unidos sem capa. No entanto, na Europa, em especial
França e Itália, o capricho da parte gráfica
foi um investimento feito como padrão.
Das poucas revistas que
falaram sobre o álbum, limitavam-se a rotular como lixo
barulhento ou eram razoavelmente tolerantes ao som. Na revista
Circus, um crítico escreveu: "O álbum
é longo e a musicalidade é mediana, mas a emoção
com que as canções são entregues é
tão intenso que, bem... você escolhe a analogia."
Era previsível que
a revista Creem de Lester Bangs continuasse apoiando
a banda. Em seu review, constam as curiosas afirmações:
"'I Wanna Be Your Dog' lembra Velvet Underground de início
de carreira, porém levado a outro nível de bizarrice.
'No Fun' oferece uma guitarra abusiva tocado por Ron Asheton.
Por todo álbum Asheton se revela como o insano mestre da
força que os Stooges canalizam em sua música. Esta
é provávelmente o estilo de guitarra do futuro."
Já a Rolling Stone definiria o álbum e
a banda como "Bicho-Preguiças chapados fazendo música
tediosa e reprimida que supeitamos apelará para o gosto
de pessoas tediosas e reprimidas."
Chocando Nova York
The
Stooges pouco saíram de seu estado, exceção
feita para a primeira excursão americana da banda. Pelo
menos, foi promovido como uma excursão. Na pratica, tocaram
em apenas três cidades fora do estado de Michigan com cerca
de dez dias separando estas datas. Todos as demais apresentações
foram em seu estado, sendo que a grande maioria na cidade de Detroit
e que talvez nem possa contar como parte de uma excursão.
Junto com os inseparáveis
amigos do MC5, começaram a pequena excursão no dia
29 de agosto. As bandas fizeram a primeira apresentação
em Nova York, tocando no New York State Pavillion em Flushing
Medows no Queens. O set dos Stooges era formado de apenas quatro
canções, "1969", "Not Right",
"No Fun", e "I Wanna Be Your Dog", somando
uma duração de aproximadamente vinte minutos. Após
o fim do primeiro número, não perceberam nenhuma
reação do público, deixando a banda bastante
nervosa e desconfortável. Como era de costume, Iggy passa
a insultar a platéia, recebendo alguns insultos de volta
como resposta.
Depois da segunda canção,
alguém jogou uma lata na direção de Iggy
que imediatemente a pegou e jogou de volta na direção
de onde veio. Depois da música seguinte outra lata é
arremessada. Antes da última canção, alguém
joga uma garrafa que se espatifa no palco. Então Iggy faz
história, da forma mais bizarra. Enquanto cantava "I
Wanna Be Your Dog", Iggy passou a se rolar sobre os cacos
de vidro, se cortando todo no peito e costas, sujando o palco
todo de sangue no processo. O público passou a um silêncio
gélido, alguns não acreditando no que estavam vendo.
Para situar-se, este é um mundo onde figuras como Alice
Cooper ou David Bowie, embora já gravassem, ainda estão
para se afirmar na indústria. Rock 'n' roll era basicamente
uma coisa sem muitas surpresas, as pessoas chegavam e tocavam.
Não havia muito teatro, e o pouco que havia, em nada se
assemelhava a isso.
Ao fim da canção,
Ron deixa sua guitarra junto ao amplificador com microfonia soando
a pleno volume, enquanto Iggy deixa o palco. Em uma arena com
três mil pessoas, uma ou outra pessoa, de maneira tímida,
tenta aplaudir. Alguém da direção então
coloca nas caixas o "Brandenberg Concerto", de Bach.
Anos depois, Alan Vega, vocalista da banda Suicide diria que ele
estava neste show. Em entrevista, ele comentou: "Depois de
assistir The Stooges minha vida mudou. Percebi que tudo que eu
fazia até então era uma farsa. Eu era fã
do MC5 e fui ao show para vê-los. Mas, depois de ouvir os
Stooges, não dava mais para ouvir MC5. E eles sabiam disso
também. Iggy era insuperável."
Stooges nos Estádios
Retornam
para Detroit onde se apresentam agora em estádios, no dia
31 tocando no Benedictine Stadium e no dia 5 de setembro no University
of Detroit Stadium. Depois retornam para o leste indo tocar em
Boston, onde abriram um show do Ten Years After, banda de Alvin
Lee. Mais uma vez Iggy não perdoou a platéia, que
não conseguia entender ou vibrar com a apresentação
insana dos Stooges. Determinado a não ser ignorado, depois
de alguns insultos, Iggy passa a se arremessar no ar, caindo violentamente
no chão e invariavelmente se ralando e sangrando todo.
As três mil pessoas
presentes, exclusivamente para ver Ten Years After, não
deram a mínima para os Stooges, que no entanto, ao final
do set, foram aplaudidos. Se por nada, The Stooges impressionaram
pelo esforço. Um fã anônimo do Ten Years After,
ao ser entrevistado, conta que ele e seus amigos foram todos para
ver o show de Alvin Lee, mas se impressionaram com a apresentação
dos Stooges: "Eu tinha ouvido falar que ele se jogava no
chão até sangrar, mas não acreditei até
vê-lo. Fiquei surpreso ele não deixar o palco de
maca. Quanto tempo que um sujeito assim vai conseguir durar?"
Nos bastidores naquela
noite, a maioria das groupies só queriam saber
de Alvin Lee e Ten Years After, porém havia pelo menos
uma que tentou se esfregar com os Stooges. Ela queria Iggy, que
todo cortado e ainda tímido, evitou-a. No Holliday
Inn onde ficaram, a menina acabou dormindo com o repórter
da revista Rolling Stone que estava acompanhando o festival.
Wendy
Retornam para os pequenos
clubes, tocando em Wampler's Lake, em Michigan, depois Delaware
e Ohio, estes últimos, dois locais onde eles eram consideravelmente
desconhecidos e com público que varia entre 20 a 200 pessoas,
dependendo de quem conta a história. Foi em Delaware que
Iggy reencontraria uma colega de sala do primeiro semestre da
faculdade, a encantadora Wendy Weisberg. Conversam antes do show
sobre o disco novo e Iggy subiu ao palco naquela noite afim de
fazer um ótimo show e impressionar. Mas o público
não estava lhe dando a devida atenção e Iggy
entra no já habitual espirito de auto-flagelo. Se joga
no chão, se rala e se sangra. Perto do final, Iggy pega
duas baquetas e começa a se esfaquear no peito com as baquetas
até rasgar a própria carne.
Iggy comentaria depois
que não estava doendo e para ele, o som da banda ficou
até melhor depois disso. Wendy entrou no recinto e logo
foi falar com o amigo, toda preocupada que ele tenha se ferido
tanto. Toda a paixão reprimida de dois anos atrás
aflorava novamente, e Iggy está encantado por ela se preocupando
com ele. Iggy em sua maneira típica, confessou todo o interesse
que ele tinha por ela, mas Wendy, sem graça, explicou que
estava acompanhada e namorando.
Seguindo seu ímpeto,
após uma sequência de apresentações
em Detroit e arredores, Iggy alugou um carro e foi até
Columbus, Ohio, cidade onde ela estava morando e estudando. Wendy
achou tudo romântico, e o tal namorado acabou dançando.
Iggy passou a morar alguns dias da semana com ela e depois voltava
para Ann Arbor quando Jimmy Silver arrumava apresentações
para a banda. E assim se deu o namoro até que um dia, Iggy
a pediu em casamento, proposta que Wendy aceitou.
O Casamento
A cerimônia foi realizada
na Fun House, residência onde Wendy passaria a
morar também. Wendy era judia e sua família foi
contra o casamento, portanto nenhum de seus familiares participaram
do evento. Algumas de suas amigas vieram de Ohio e acabaram pernoitando
no Fun House, por alguns dias. Jimmy Silver, que tambem
era judeu, realizou a cerimônia.
Ron Asheton foi o padrinho de casamento e para a cerimônia,
foi vestido com sua roupa de piloto nazista, adornado com várias
medalhas que ele possuía daquele exército, de sua
coleção particular. Billy Chetham, um dos roadies
da banda, comprou um tênis novo para o dia da cerimônia.
Dave Alexander apostou que o tênis duraria mais que o casamento.
Quase todos os integrantes do MC5 estavam presentes entre os convidados,
assim como Danny Fields que viera de Nova York, na noite anterior.
Fields estava muito nervoso e preocupado que o casamento atrapalhasse
a imagem do cantor.
Scott Asheton hasteou uma
bandeira da Sears na frente da casa, mas a polícia passou
e exigiu que tirasse. Segundo a lei, apenas pode ser hasteada
a bandeira americana. Scott então buscou uma bandeira Suíça
(outra versão conta que a bandeira era de Cuba) mas foi
impedido pelo policial. Depois de uma conversa, combinou-se de
não usar o poste para hastear bandeira alguma. Quando a
polícia foi embora, Scott hasteou uma bandeira nazista.
Para o desespero do pessoal
do MC5, toda comida servida foi macrobiótica e nenhum deles
comeu nada, apenas beberam. Kate Asheton usou, possivelmente pela
primeira vez desde o primário, uma saia. Segundo ela, Iggy
não conseguiu tirar os olhos de suas coxas. Iggy pegaria
Kate comentando com uma amiga "He's got a TV Eye on me."
("Ele está com um 'Olhar de TV' sobre mim.")
Percebendo tratar-se de algum código novo, ele procurou
saber do que se trata. Kate rindo explicou que TV Eye significa
Twat Vibe Eye (olhar com vibrações para a xibiu).
Kate e Iggy acabariam trepando, mas não nesse dia.
A
maioria dos Stooges passaram a beber na varanda e apostar em voz
alta no fracasso do casamento dentro de algumas semanas. A estação
de rádio WABX telefonou para sua casa pedindo para confirmar
se era verdade que ele tinha casado, isto com a rádio no
ar, direto e ao vivo. O DJ, do outro lado da linha, não
conseguia acreditar na veracidade, só faltando perguntar
'quem iria casar com Iggy Pop?' Sobre o incidente, Iggy resume-se
a dizer que a entrevista no rádio lhe ensinou sobre publicidade
e o ângulo do interesse humano.
Depois de ver seu antigo
quarto de solteiro ser invadido por móveis da Wendy, rapidamente
o encantamento do casamento desapareceu. O primeiro sinal grave
de problema foi quando Wendy começou a falar mal de sua
banda. Ela discursava de como eles estavam atrasando sua vida
e que ele se daria melhor com músicos mais capacitados.
Iggy ouvia isso e pensava em como uma pessoa que ainda não
realizara nada pode se achar no direito de diminuir o trabalho
dos outros com essa facilidade.
Falando sobre seu casamento,
Iggy jura que amava a Wendy, mas amava sua carreira e sua banda
ainda mais. Depois de um episódio tentando compor no meio
da madrugada, escondido no armário com amplificador e guitarra,
tudo bem baixinho para não acordá-la, acaba concluindo
que precisava do volume para concluir a canção.
Foi mais ou menos assim que ele deu a luz para a canção
"Down On The Street", e enterrou seu casamento.
Iggy conta que ele era
ciumento e ficou cismado que Wendy estava olhando demais para
Scott Asheton, o que pode ser uma desculpa ou não. Outra
bola fora foi Wendy pedir para que ele pare de fumar maconha.
No final das contas, somando tudo, Iggy pediu para ela ir embora
depois de um mês. Dado a sua dispensa no exército
por homossexualidade, ele consegue anular o casamento alegando
que o mesmo não foi consumado devido à comprovada
homossexualidade. Quando os papéis de divórcio chegaram,
ele ficou tão orgulhoso que enquadrou e pendurou o documento
na parede.
Betsy
Poucos
dias após Wendy ir embora Iggy, vasculhando as ruas, acabou
encontrando uma lanchonete interessante. O mais agradável
deste local é poder ficar sentado no fundo, observando
os estudantes e como eles se comportam uns com os outros. Analisando
o comportamento destes jovens, Iggy utiliza estes dados como inspiração
para suas canções. Foi neste local que Iggy conhece
Betsy, de apenas quatorze anos. Menina loura de pele branca e
com cara de sapeca, Betsy e Iggy engrenam no maior papo. Logo,
ela se torna freqüentadora assídua do Fun House,
para o desespero de Ron Asheton, que teme ter uma invasão
da polícia e que todo mundo acabasse preso. Apesar das
preocupações coerentes, Iggy tentou resolver o problema
pedindo Betsy a arrumar uma amiga para Ron. Quem preencheu esta
lacuna foi Danielle, igualmente com quatorze anos, que Ron comeu
algumas vezes antes do medo reinar sob o tesão e a expulsar
da casa. Iggy no entanto, continuou a correr o risco e nunca deu
em nada.
Apesar de seu relacionamento
com Betsy durar bastante tempo, Iggy mantinha relações
com outras mulheres, incluindo Kathy, irmã de Ron e Scott,
que embora ainda menor, já se mostrava uma groupie de marca
maior. Betsy acabaria eternizada na canção "Dog
Food" e Kathy em "TV Eye."
Nico
"Quando ela falou
que queria ir para Michigan comigo pensei, 'O que uma dama sofisticada
como ela quer fazer num lugar daqueles? Ela deve ser louca.' E
ela era mesmo e eu lhe devo o mundo." - Iggy Pop
No
dia 24 de fevereiro de 1970, The Stooges se apresentam no Ungano's
Club, em Nova York. Durante os dias que antecedem a apresentação,
Iggy estava na cidade visitando Nico, que morava no Chelsea Hotel
em um pequeno quarto. Nele havia ainda um pequeno teclado onde
Nico praticava algumas coisas para o seu LP solo, The
Marble Index, que acabara de gravar. Iggy e Nico começaram
quase que instantaneamente ter um tórrido romance.
As apresentações
no Ungano foram um sucesso. O local, lotado com gente da trupe
da Factory de Andy Warhol e outros homossexuais amigos dos amigos,
aplaudiram efusivamente o performance de Iggy que foi depois convidado
a frequentar o bar Max's Kansas City, famoso ponto gay/artístico
da baixa Manhattan. Embora ninguem dê nomes aos bois, há
estórias de Iggy frequentando o salão de trás
da casa, famoso pela sua jarra de vaselina na entrada e largamente
utilizado para bate- papos, boquetes e sexo anal pela clientela
VIP do local.
Quando chegou a hora da
banda voltar a Michigan, Nico pediu para ir junto. Ela passou
a morar no Fun House com Iggy e o grupo. Além
do namoro, Nico incentivava que Iggy usasse cada vez mais LSD.
Mentalidade de uma época, ela criticava o empresário
da banda por dar poucos aditivos químicos aos músicos,
dizendo que era impossível que se apresentassem sem estarem
chapados. Nico argumentava que o público não queria
ver uma pessoa comum em um palco, queriam perfomances, e que as
drogas eram essenciais no contexto.
Iggy ficou apaixonado
pela Nico e ela certamente o influenciou e o inspirou. Iggy agradece
a Nico por ser um bom ouvinte, fortificando assim sua segurança,
como também ensinando ele a ser um melhor amante. "Ela
foi quem me pegou, magricelo e ingênuo, e me ensinou a chupar
xoxota, como também beber vinho alemão e champagne
francês. Foi assim que aprendi a modular minha voz e falar
com executivos de gravadoras."
Passam o inverno juntos
em Ann Arbor, trepando muito, com ocasionais pausas para realizar
os ensaios com a banda, que começa a se irritar com a presença
constante da Nico, inclusive nos ensaios, local teoricamente proibido
para namoradas, groupies e curiosos até então. Mas,
Nico cozinhava arroz macrobiótico para todos e aparecia
com vinhos importados, quebrando qualquer gelo que ameaçava
iniciar. Nico acabou morando três meses no Fun House
com a banda, antes de retornar à Manhatten.
Quando ela deixou Manhattan,
Nico havia negociado com o cineasta François De Menil,
que queria filmar algo com ela, a possibilidade de trabalharem
juntos, possivelmente no filme promocional para uma canção
de seu primeiro disco. Enquanto em Michigan, ela telefona para
François e o convida para filmá-la em Ann Arbor
com Iggy, a quem ela chama apenas pelo seu nome, Jim.
Luz da Tarde
E foi assim que acabou
sendo rodado em 16mm, um filme chamado An Evening of Light.
A película, editada originalmente para seis minutos de
duração, acabou não servindo como promo.
Contudo, acabaria sendo aproveitada como parte de um documentário
sobre Nico na década de noventa, após sua morte.
Algumas cenas foram filmadas em um milharal (ou batatal) coberto
de neve, mostrando Iggy e John Adams dançando e pulando,
sem camisa na neve, ao redor de manequins desmembrados com braços
e pernas fincados na neve. Como diria Ron Asheton: "Tudo
artístico até demais para entender." Outras
imagens incluiriam os demais Stooges olhando por uma janela e
participações de Tom Wehrer e Chris Delay.
John Adams ficou com a
turma, e instigado pela música, se prontificou para trabalhar
como roadie. Adams era de familia abastada e chegou a
emprestar dinheiro para que a banda pudesse comprar equipamento
melhor. Quase cinco anos mais velho e mais vivido, Adams era um
ex-junkie que estava em busca do bucolismo das matas
que cercavam o Fun House, perfeitamente integrado com
a alimentação macrobiótica que ele tambem
adotara para si. John Adams se tornou uma amizade duradora e um
ótimo roadie para a banda.
Morando quase três
meses com Iggy e a banda, o relacionamento entre Nico e Iggy começava
a se desgastar drasticamente. Iggy passou a tratá-la mal
até ficar óbvio que a lua-de-mel acabou e estava
na hora dela ir embora. Dois dias depois que Nico havia deixado
Ann Arbor, Iggy descobre que está com gonorréia.
Sobre esse fato, Ron comenta: "um dia Iggy chegou para mim,
abaixou a calça e apertou seu pênis, saindo um líquido
horroroso e visguento, meio verde. Ele estava desesperado e só
ri e disse que precisava ir ver um farmacêutico."
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