176 - Iggy Pop - Soldier a Zombie Birdhouse


Os três primeiros discos de Iggy na década de 80 marcam um novo período em sua carreira, que só voltaria a gravar em 1986, quando lançou Blah Blah Blah. Mas, antes de se retirar, Iggy produziu três discos que não foram exatamente sucesso de público e nem de crítica. Apesar de realizar vários shows, o cantor não passava por um bom momento e lançou álbuns poucos inspirados e que acabaram deixando-o fora do mercado tanto tempo. Iggy acabou lançando uma biografia e colecionou inúmeras confusões com os músicos de sua banda e fracassos comerciais.


capa do disco SoldierSoldier foi lançado em fevereiro de 1980 enquanto Iggy seguia excursionando desde o ano seguinte quando promovia New Values.

O cantor fez cinco shows na Inglaterra entre os dias 2 e 12 de fevereiro e dia 17 já estava em New Orleans, onde passou tocando até 4 de abril, em um total de 10 apresentações.

Iggy havia feito uma mudança na banda ao final de 1979, saindo o guitarrista Brian James, entrando Rob Duprey em seu lugar. E a banda voltaria a mudar durante os shows dos Estados Unidos, quando saíram Billy Rath (baixo) e Klaus Kruger (bateria), entrando Michael Page e Douglas Bowne em seus lugares, respectivamente.

Produzido por Pat Moran, Soldier recebeu elogios da crítica, embora as vendagens fossem fracas. O disco mostrava Iggy ainda com boas composições, entre elas "I Need More", que seria o nome de sua auto-biografia anos depois.

Os shows foram marcados por várias brigas entre o cantor e os membros do grupo.

O guitarrista Ivan Kral conta que o baterista Kruger deixou a turnê irritado com o tratamento que Iggy dispensava às mulheres: "Klaus estava cheio de tudo isso, ele não gostava do mundo do rock and roll. Nunca saía conosco e ficou revoltado com o desprezo que Iggy sentia pelas mulheres. Ele estava tão deprimido que acabou largando tudo."

O LP tinha as seguintes músicas:

Lado A

01. "Loco Mosquito" - 3:13
02. "Ambition" (Glen Matlock) - 3:25
03. "Knocking 'Em Down (In The City)" - 3:20
04. "Play It Safe" (David Bowie, Pop) - 3:05
05. "Get Up And Get Out" - 2:43
06. "Mr. Dynamite" (Pop, Matlock) - 4:17

Lado B

01. "Dog Food" - 1:47
02. "I Need More" (Pop, Matlock) - 4:02
03. "Take Care Of Me" (Pop, Matlock) - 3:25
04. "I'm A Conservative" - 3:55
05. "I Snub You" (Pop, Barry Andrews) - 3:07

Billy Rath foi demitido à mesma época, mas por problemas com heroína. E foi Kral que recrutou Page e Bowne: "fui para Nova York atrás de dois músicos para os shows que faltavam. Douglas havia tocando com John Cale e o achei excelente. E Page já tinha tocado com os New York Dolls e o achei um ótimo músico, além de uma grande pessoa."

Com essa nova formação Iggy deu 110 shows durante o ano de 1980. Iggy estava em grande forma e seus músicos mostravam-se afiados e bastante integrados.

"É ótimo sair em excursão com músicos norte-americanos. Eles sabem exatamente do que gosto e nos divertimos o tempo inteiro. Eu dou gargalhada 24 horas por dia e essa é a melhor banda que eu tenho desde os Stooges."

Se os shows iam bem, as finanças não estavam tão saudáveis, já que a Arista mostrou pouco empenho em promover o álbum e deu pouca grana para que a banda pudesse viajar. A saída encontrada por Iggy foi pedir dinheiro emprestado a alguns empresários e depois reembolsá-los.

"É frustrante essa situação porque o disco é bom, as críticas são positivas, mas eu estou fazendo essa turnê quase por teimosia", afirmou Iggy, que começou a beber menos durante o ano para aguentar a maratona: "eu preciso preservar minha saúde mental e física e simplesmente não quero mais contato com traficantes", afirmou Iggy em uma entrevista.

Mas Iggy tinha hábitos nada saudáveis segundo Ivan Kral, que acabou caindo no mesmo ritmo do vocalista e se arrependeu amargamente: "Iggy bebia demais e comecei a acompanhá-lo. Só que depois ele come feito um condenado e vai para o quarto e dorme até o show.

Quando sai do palco começa a beber novamente até o dia seguinte. E o pior é que no começo os músicos o acompanham, mas depois todos acabam desistindo.

E Iggy é muito instável emocionalmente: uma hora é uma pessoa doce, educada, calma, até que fica fora de si e começa a dizer as piores coisas e lança olhares assustadores. Em uma oportunidade ele ofendeu uma mulher que foi ao backstage após o show, chamando-a de velha e xingando-a até que ela saiu aos prantos. Eram momentos difíceis."

Iggy e Ivan KralDurante uma pequena pausa dos shows, Iggy voltou ao estúdio para a gravação de um novo disco.

A Arista começou a pressionar o cantor para a realização de um disco mais comercial, já que as vendagens eram fracas na América e razoáveis na Europa. Assim, o cantor se trancou no hotel Iroquois em Nova York e escreveu várias músicas.

Ivan disse que os dois tiveram ótimos momentos compondo: "ele é uma pessoa que jamais deixa você entediado. Muitas vezes trabalhávamos até cinco horas da manhã, mas em outros dias ele chegava e falava que queria sair e se divertir. Ele escrevia sem parar e algumas vezes eu até sugeria algumas linhas. Um dia ele veio com uma letra chamada 'Eggs on Plate'. Ela havia começado como 'Eggs On My Plate', que eu tinha escrito para Patti Smith muitos anos antes."

Iggy convidou Thom Panuzio para ser o produtor e gravou 12 canções, todas assinadas por ele e Kral. Porém, nem todas foram aprovadas pela Arista, que sugeriu um novo produtor, Tommy Boyce, que havia trabalhado com os Monkees.

Iggy aceitou a sugestão, já que a gravadora insistia em um disco com maior apelo comercial. Quando Boyce chegou, Ivan mostrou "Bang Bang", aprovada pelo produtor: "precisávamos de algo mais comercial e então mostrei a canção para Boyce que a adorou e sugeriu que a fizéssemos bem dançante. Iggy reescreveu totalmente minha letra. Inicialmente ela falava da emancipação da mulher", conta o guitarrista. Vale dizer que David Bowie a regravou em seu álbum de 1987, Never Let Me Down.

capa do disco PartyParty foi lançado em junho de 1981 e foi um tremendo fiasco, tanto comercial quanto de crítica. Ninguém entendeu o motivo pelo qual Iggy havia gravado uma música que era uma mistura do pior heavy metal com batidas new wave horríveis.

O disco quase destruiu toda a credibilidade do cantor e teve péssimas vendagens, até pior do que os discos anteriores, deixando a Arista frustrada.

O LP trazia 10 faixas:


Lado A

01. "Pleasure" – 3:10
02. "Rock and Roll Party" – 4:11
03. "Eggs on Plate" – 3:41
04. "Sincerity" – 2:38
05. "Houston Is Hot Tonight" – 3:30

Lado B

01. "Pumpin' for Jill" – 4:30
02. "Happy Man" – 2:19
03. "Bang Bang" – 4:08
04. "Sea of Love" (George Khoury, Phil Phillips) – 3:49
05. "Time Won't Let Me" (Tom King, Chet Kelley) – 3:22

Mesmo assim. Iggy resolveu que era preciso cair na estrada para divulgar o disco. Ivan Kral acabou saindo do grupo, entrando Gary Valentine em seu lugar, além de Iggy convidar o pianista Richard Sohl, outro ex-músico de Patti Smith.

O grupo era completado por Rob Duprey (guitarra), além de Michael Page e Douglas Bowne. Foram vários shows entre os meses de junho até dezembro pelos Estados Unidos e Europa.

Sobre a saída do grupo, Kral foi enfático: "eu senti que não poderia contribuir com a banda. Eu tinha caído naquela armadilha de shows-festas-garotas-drogas e não conseguia mais ter uma vida normal. Eu estava cansado dessa vida. Sei que Iggy ficou chocado, porque nunca o havia deixado, ele é quem costuma demitir as pessoas." Gary Valentine havia sido guitarrista do Blondie, banda de Debbie Harry, velha amiga de Iggy.

Iggy mostrava-se temperamental com os músicos, e após um show no Savoy, em Nova York, no mês de setembro, demitiu Richard Sohl. Na mesma época, Bowne deixou a banda, pois desejava tocar outro tipo de música, mais voltada ao jazz. A saída foi chamar Carlos Alomar, que havia tocado com Bowie, para a guitarra e Clem Burke, do Blondie, para a bateria.

O grande momento dessa turnê - em que Iggy até se vestiu de mulher - foram os dois shows no Pontiac Silverdome, perante 80 mil pessoas. M

as o público não estava lá por Iggy e sim para ver os Rolling Stones. Foram dois shows curtos, onde Iggy só entrou vestindo uma mini-saia na segunda apresentação.

Ao final do ano, Iggy se encontrou com outro problema. A Arista resolveu não renovar o contrato com o cantor, que estava novamente sem um selo.

A saída veio através do antigo colega, Chris Stein, membro do Blondie, que topou lançar um novo trabalho do cantor, pelo seu selo, Animal.

"Chris estava formado um selo chamado Animal Records. Ele me convidou e aceitei."

Na verdade, Iggy queria poder fazer um disco sem as pressões de uma grande gravadora e com um contrato de três discos. Além disso, Stein prometeu total liberdade para Pop durante as gravações.

Durante os meses de janeiro até maio de 1982, Iggy e o guitarrista Rob Duprey trabalharam nas novas composições do disco, que se chamaria Zombie Birdhouse. Conseguiram um dinheiro com Stein, compraram um gravador de quatro canais e registraram uma demo.

capa do livro I Need More Quando acharam que já tinham uma boa idéia do que queriam gravar, convidaram Chris Stein para ser o produtor e, ao custo de US$ 30 mil, realizaram o disco, gravando no Blank Tapes Studio, de 16 canais. Clem Burke participou como baterista e Stein tocou baixo em algumas faixas.

Enquanto realizava o disco, Iggy completou com Anne Wehrer o seu livro I Need More e voou até o Haiti para tirar umas fotos para o livro.

Anne conta que quando viajou para o Haiti afim de encontrar o cantor ficou decepcionada com o estado de Iggy: "ele vivia sendo expulso dos bares locais por bebedeira. Iggy vivia berrando com as pessoas e era impossível ajudá-lo. Ele queria atenção, mas se recusava a ouvir os outros. O Haiti era o pior lugar para ele, pois lá não havia como conseguir drogas. Chegou a um ponto que eu disse que ia voltar porque ele não estava trabalhando no livro e iríamos perder o contrato com a editora."

Iggy atravessava um momento ruim e havia sofrido um acidente automobilístico, onde teve uma costela fraturada e contraiu pneumonia. As incessantes excursões, o abuso de drogas e álcool o havia tornado uma pessoa insone e extremamente agressiva e como conseqüência teve vários shows cancelados no início de 1982.

capa do disco Zombie BirdhouseO livro foi publicado no mesmo mês em que Zombie Birdhouse foi lançado, em outubro. O disco mostrava um trabalho altamente experimental, e foi um grande fiasco comercial, embora não seja um trabalho ruim.

De fato, era melhor do que Party. Chris Stein não esperava mesmo muito retorno do disco e não fez nenhuma objeção quando viu que pouco vendeu.

O LP tinha 12 faixas:

Lado A

01. "Run Like a Villain" – 3:00
02. "The Villagers" – 3:46
03. "Angry Hills" – 2:55
04. "Life of Work" – 3:44
05. "The Ballad of Cookie McBride" – 2:58
06. "Ordinary Bummer" – 2:40

Lado B

01. "Eat or Be Eaten" – 3:14
02. "Bulldozer" – 2:16
03. "Platonic" – 2:39
04. "The Horse Song" – 2:57
05. "Watching the News" – 4:10
06. "Street Crazies" – 3:53

A saída para Iggy foi cair novamente na estrada, que tanto o estava aborrecendo, com Rob Duprey e Frank Infante (outro ex-Blondie) nas guitarras, Michael Page no baixo e Larry Mysliewicz na bateria. Iggy passou de outubro de 1982 até junho de 1983 tocando, quando finalmente resolveu dar um tempo na sua vida, sumindo de cena até 1986.

"Iggy me disse que estava ficando velho e cansado da vida que ele tinha. Ele disse que não queria ser mais uma estrela do rock e tencionava expandir seus horizontes, assim como David Bowie. Por isso, ele escreveu I Need More comigo. Ele achava que seria uma porta de entrada para outras coisas, como o cinema, por exemplo. Ao final dos shows da The Breaking Point Tour, ele me confessou que não tinha idéia do que faria em 1984", conta Anne.

Iggy passaria dois anos no completo ostracismo e sem dinheiro. Mesmo tendo feito uma boa reserva em seus inúmeros shows, o cantor havia gasto muito com bebida e drogas e ficou muito perto da morte. Sua vida só voltaria aos eixos, quando um velho amigo novamente o ajudasse a se reerguer: David Bowie. Mas isso é papo para um outro dia. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

The Idiot (1977)
Lust for Life (1977)
Kill City (1977)
TV Eye (1978)
New Values (1979)
Soldier (1980)
Party (1981)
Zombie Birdhouse (1982)
Blah Blah Blah (1986)
Instinct (1988)
Brick by Brick (1990)
American Caesar (1993)
Naughty Little Doggie (1996)
Nude & Rude: The Best of Iggy Pop (1996)
The Best of Iggy Pop... Live (1996)
King Biscuit Flower Hour (1997)
Your Pretty Face Is Going to Hell (Get Back/Original Masters) Iggy Pop & the Stooges (1998)
Avenue B (1999)
Live (2000)
Milleniun Edition (2000)
Skull Ring (2003)
Ultimate Live (2004)
Platinum & Gold Collection (2004)
Penetration (2005)
The Best of Iggy Pop (2005)
A Million In Prize: The Anthology (2005)




 

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