Os três primeiros discos de Iggy na
década de 80 marcam um novo período em sua carreira,
que só voltaria a gravar em 1986, quando lançou
Blah Blah Blah. Mas, antes de se retirar, Iggy produziu três
discos que não foram exatamente sucesso de público
e nem de crítica. Apesar de realizar vários shows,
o cantor não passava por um bom momento e lançou
álbuns poucos inspirados e que acabaram deixando-o fora
do mercado tanto tempo. Iggy acabou lançando uma biografia
e colecionou inúmeras confusões com os músicos
de sua banda e fracassos comerciais.
Soldier
foi lançado em fevereiro de 1980 enquanto Iggy seguia excursionando
desde o ano seguinte quando promovia New Values.
O cantor fez cinco shows
na Inglaterra entre os dias 2 e 12 de fevereiro e dia 17 já
estava em New Orleans, onde passou tocando até 4 de abril,
em um total de 10 apresentações.
Iggy havia feito uma mudança
na banda ao final de 1979, saindo o guitarrista Brian James, entrando
Rob Duprey em seu lugar. E a banda voltaria a mudar durante os
shows dos Estados Unidos, quando saíram Billy Rath (baixo)
e Klaus Kruger (bateria), entrando Michael Page e Douglas Bowne
em seus lugares, respectivamente.
Produzido por Pat Moran,
Soldier recebeu elogios da crítica, embora
as vendagens fossem fracas. O disco mostrava Iggy ainda com boas
composições, entre elas "I Need More",
que seria o nome de sua auto-biografia anos depois.
Os
shows foram marcados por várias brigas entre o cantor e
os membros do grupo.
O guitarrista Ivan Kral
conta que o baterista Kruger deixou a turnê irritado com
o tratamento que Iggy dispensava às mulheres: "Klaus
estava cheio de tudo isso, ele não gostava do mundo do
rock and roll. Nunca saía conosco e ficou revoltado com
o desprezo que Iggy sentia pelas mulheres. Ele estava tão
deprimido que acabou largando tudo."
O LP tinha as seguintes
músicas:
Lado A
01. "Loco Mosquito"
- 3:13
02. "Ambition" (Glen Matlock) - 3:25
03. "Knocking 'Em Down (In The City)" - 3:20
04. "Play It Safe" (David Bowie, Pop) - 3:05
05. "Get Up And Get Out" - 2:43
06. "Mr. Dynamite" (Pop, Matlock) - 4:17
Lado B
01. "Dog Food"
- 1:47
02. "I Need More" (Pop, Matlock) - 4:02
03. "Take Care Of Me" (Pop, Matlock) - 3:25
04. "I'm A Conservative" - 3:55
05. "I Snub You" (Pop, Barry Andrews) - 3:07
Billy
Rath foi demitido à mesma época, mas por problemas
com heroína. E foi Kral que recrutou Page e Bowne: "fui
para Nova York atrás de dois músicos para os shows
que faltavam. Douglas havia tocando com John Cale e o achei excelente.
E Page já tinha tocado com os New York Dolls e o achei
um ótimo músico, além de uma grande pessoa."
Com essa nova formação
Iggy deu 110 shows durante o ano de 1980. Iggy estava em grande
forma e seus músicos mostravam-se afiados e bastante integrados.
"É ótimo
sair em excursão com músicos norte-americanos. Eles
sabem exatamente do que gosto e nos divertimos o tempo inteiro.
Eu dou gargalhada 24 horas por dia e essa é a melhor banda
que eu tenho desde os Stooges."
Se os shows iam bem, as
finanças não estavam tão saudáveis,
já que a Arista mostrou pouco empenho em promover o álbum
e deu pouca grana para que a banda pudesse viajar. A saída
encontrada por Iggy foi pedir dinheiro emprestado a alguns empresários
e depois reembolsá-los.
"É frustrante
essa situação porque o disco é bom, as críticas
são positivas, mas eu estou fazendo essa turnê quase
por teimosia", afirmou Iggy, que começou a beber menos
durante o ano para aguentar a maratona: "eu preciso preservar
minha saúde mental e física e simplesmente não
quero mais contato com traficantes", afirmou Iggy em uma
entrevista.
Mas
Iggy tinha hábitos nada saudáveis segundo Ivan Kral,
que acabou caindo no mesmo ritmo do vocalista e se arrependeu
amargamente: "Iggy bebia demais e comecei a acompanhá-lo.
Só que depois ele come feito um condenado e vai para o
quarto e dorme até o show.
Quando sai do palco começa
a beber novamente até o dia seguinte. E o pior é
que no começo os músicos o acompanham, mas depois
todos acabam desistindo.
E Iggy é muito
instável emocionalmente: uma hora é uma pessoa doce,
educada, calma, até que fica fora de si e começa
a dizer as piores coisas e lança olhares assustadores.
Em uma oportunidade ele ofendeu uma mulher que foi ao backstage
após o show, chamando-a de velha e xingando-a até
que ela saiu aos prantos. Eram momentos difíceis."
Durante
uma pequena pausa dos shows, Iggy voltou ao estúdio para
a gravação de um novo disco.
A Arista começou
a pressionar o cantor para a realização de um disco
mais comercial, já que as vendagens eram fracas na América
e razoáveis na Europa. Assim, o cantor se trancou no hotel
Iroquois em Nova York e escreveu várias músicas.
Ivan disse que os dois
tiveram ótimos momentos compondo: "ele é uma
pessoa que jamais deixa você entediado. Muitas vezes trabalhávamos
até cinco horas da manhã, mas em outros dias ele
chegava e falava que queria sair e se divertir. Ele escrevia sem
parar e algumas vezes eu até sugeria algumas linhas. Um
dia ele veio com uma letra chamada 'Eggs on Plate'. Ela havia
começado como 'Eggs On My Plate', que eu tinha escrito
para Patti Smith muitos anos antes."
Iggy convidou Thom Panuzio
para ser o produtor e gravou 12 canções, todas assinadas
por ele e Kral. Porém, nem todas foram aprovadas pela Arista,
que sugeriu um novo produtor, Tommy Boyce, que havia trabalhado
com os Monkees.
Iggy aceitou a sugestão,
já que a gravadora insistia em um disco com maior apelo
comercial. Quando Boyce chegou, Ivan mostrou "Bang Bang",
aprovada pelo produtor: "precisávamos de algo mais
comercial e então mostrei a canção para Boyce
que a adorou e sugeriu que a fizéssemos bem dançante.
Iggy reescreveu totalmente minha letra. Inicialmente ela falava
da emancipação da mulher", conta o guitarrista.
Vale dizer que David Bowie a regravou em seu álbum de 1987,
Never Let Me Down.
Party
foi lançado em junho de 1981 e foi um tremendo fiasco,
tanto comercial quanto de crítica. Ninguém entendeu
o motivo pelo qual Iggy havia gravado uma música que era
uma mistura do pior heavy metal com batidas new wave horríveis.
O disco quase destruiu
toda a credibilidade do cantor e teve péssimas vendagens,
até pior do que os discos anteriores, deixando a Arista
frustrada.
O LP trazia 10 faixas:
Lado A
01. "Pleasure"
– 3:10
02. "Rock and Roll Party" – 4:11
03. "Eggs on Plate" – 3:41
04. "Sincerity" – 2:38
05. "Houston Is Hot Tonight" – 3:30
Lado B
01. "Pumpin' for Jill"
– 4:30
02. "Happy Man" – 2:19
03. "Bang Bang" – 4:08
04. "Sea of Love" (George Khoury, Phil Phillips) –
3:49
05. "Time Won't Let Me" (Tom King, Chet Kelley) –
3:22
Mesmo
assim. Iggy resolveu que era preciso cair na estrada para divulgar
o disco. Ivan Kral acabou saindo do grupo, entrando Gary Valentine
em seu lugar, além de Iggy convidar o pianista Richard
Sohl, outro ex-músico de Patti Smith.
O grupo era completado
por Rob Duprey (guitarra), além de Michael Page e Douglas
Bowne. Foram vários shows entre os meses de junho até
dezembro pelos Estados Unidos e Europa.
Sobre a saída do
grupo, Kral foi enfático: "eu senti que não
poderia contribuir com a banda. Eu tinha caído naquela
armadilha de shows-festas-garotas-drogas e não conseguia
mais ter uma vida normal. Eu estava cansado dessa vida. Sei que
Iggy ficou chocado, porque nunca o havia deixado, ele é
quem costuma demitir as pessoas." Gary Valentine havia sido
guitarrista do Blondie, banda de Debbie Harry, velha amiga de
Iggy.
Iggy mostrava-se temperamental
com os músicos, e após um show no Savoy, em Nova
York, no mês de setembro, demitiu Richard Sohl. Na mesma
época, Bowne deixou a banda, pois desejava tocar outro
tipo de música, mais voltada ao jazz. A saída foi
chamar Carlos Alomar, que havia tocado com Bowie, para a guitarra
e Clem Burke, do Blondie, para a bateria.
O
grande momento dessa turnê - em que Iggy até se vestiu
de mulher - foram os dois shows no Pontiac Silverdome, perante
80 mil pessoas. M
as o público não
estava lá por Iggy e sim para ver os Rolling Stones. Foram
dois shows curtos, onde Iggy só entrou vestindo uma mini-saia
na segunda apresentação.
Ao final do ano, Iggy se
encontrou com outro problema. A Arista resolveu não renovar
o contrato com o cantor, que estava novamente sem um selo.
A saída veio através
do antigo colega, Chris Stein, membro do Blondie, que topou lançar
um novo trabalho do cantor, pelo seu selo, Animal.
"Chris estava formado
um selo chamado Animal Records. Ele me convidou e aceitei."
Na verdade, Iggy queria
poder fazer um disco sem as pressões de uma grande gravadora
e com um contrato de três discos. Além disso, Stein
prometeu total liberdade para Pop durante as gravações.
Durante os meses de janeiro
até maio de 1982, Iggy e o guitarrista Rob Duprey trabalharam
nas novas composições do disco, que se chamaria
Zombie Birdhouse. Conseguiram um dinheiro com
Stein, compraram um gravador de quatro canais e registraram uma
demo.
Quando acharam que já tinham uma boa idéia do que
queriam gravar, convidaram Chris Stein para ser o produtor e,
ao custo de US$ 30 mil, realizaram o disco, gravando no Blank
Tapes Studio, de 16 canais. Clem Burke participou como baterista
e Stein tocou baixo em algumas faixas.
Enquanto realizava o disco,
Iggy completou com Anne Wehrer o seu livro I Need More
e voou até o Haiti para tirar umas fotos para o livro.
Anne conta que quando viajou
para o Haiti afim de encontrar o cantor ficou decepcionada com
o estado de Iggy: "ele vivia sendo expulso dos bares locais
por bebedeira. Iggy vivia berrando com as pessoas e era impossível
ajudá-lo. Ele queria atenção, mas se recusava
a ouvir os outros. O Haiti era o pior lugar para ele, pois lá
não havia como conseguir drogas. Chegou a um ponto que
eu disse que ia voltar porque ele não estava trabalhando
no livro e iríamos perder o contrato com a editora."
Iggy atravessava um momento
ruim e havia sofrido um acidente automobilístico, onde
teve uma costela fraturada e contraiu pneumonia. As incessantes
excursões, o abuso de drogas e álcool o havia tornado
uma pessoa insone e extremamente agressiva e como conseqüência
teve vários shows cancelados no início de 1982.
O
livro foi publicado no mesmo mês em que Zombie Birdhouse
foi lançado, em outubro. O disco mostrava um trabalho altamente
experimental, e foi um grande fiasco comercial, embora não
seja um trabalho ruim.
De fato, era melhor do
que Party. Chris Stein não esperava mesmo
muito retorno do disco e não fez nenhuma objeção
quando viu que pouco vendeu.
O LP tinha 12 faixas:
Lado A
01. "Run Like a Villain" –
3:00
02. "The Villagers" – 3:46
03. "Angry Hills" – 2:55
04. "Life of Work" – 3:44
05. "The Ballad of Cookie McBride" – 2:58
06. "Ordinary Bummer" – 2:40
Lado B
01. "Eat or Be Eaten" –
3:14
02. "Bulldozer" – 2:16
03. "Platonic" – 2:39
04. "The Horse Song" – 2:57
05. "Watching the News" – 4:10
06. "Street Crazies" – 3:53
A saída para Iggy
foi cair novamente na estrada, que tanto o estava aborrecendo,
com Rob Duprey e Frank Infante (outro ex-Blondie) nas guitarras,
Michael Page no baixo e Larry Mysliewicz na bateria. Iggy passou
de outubro de 1982 até junho de 1983 tocando, quando finalmente
resolveu dar um tempo na sua vida, sumindo de cena até
1986.
"Iggy me disse que
estava ficando velho e cansado da vida que ele tinha. Ele disse
que não queria ser mais uma estrela do rock e tencionava
expandir seus horizontes, assim como David Bowie. Por isso, ele
escreveu I Need More comigo. Ele achava que seria
uma porta de entrada para outras coisas, como o cinema, por exemplo.
Ao final dos shows da The Breaking Point Tour, ele me
confessou que não tinha idéia do que faria em 1984",
conta Anne.
Iggy passaria dois anos
no completo ostracismo e sem dinheiro. Mesmo tendo feito uma boa
reserva em seus inúmeros shows, o cantor havia gasto muito
com bebida e drogas e ficou muito perto da morte. Sua vida só
voltaria aos eixos, quando um velho amigo novamente o ajudasse
a se reerguer: David Bowie. Mas isso é papo para um outro
dia. Um abraço e até a próxima coluna.
Discografia
The Idiot (1977)
Lust for Life (1977)
Kill City (1977)
TV Eye (1978)
New Values (1979)
Soldier (1980)
Party (1981)
Zombie Birdhouse (1982)
Blah Blah Blah (1986)
Instinct (1988)
Brick by Brick (1990)
American Caesar (1993)
Naughty Little Doggie (1996)
Nude & Rude: The Best of Iggy Pop (1996)
The Best of Iggy Pop... Live (1996)
King Biscuit Flower Hour (1997)
Your Pretty Face Is Going to Hell (Get Back/Original Masters)
Iggy Pop & the Stooges (1998)
Avenue B (1999)
Live (2000)
Milleniun Edition (2000)
Skull Ring (2003)
Ultimate Live (2004)
Platinum & Gold Collection (2004)
Penetration (2005)
The Best of Iggy Pop (2005)
A Million In Prize: The Anthology (2005)
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