07 - Iggy Pop - 6º capítulo

parceria com Creedance Kiddo


Tesão Pela Vida – A História de Iggy Pop


Capítulo 6 – Fim dos Stooges

Raw Power

capa do disco Raw PowerRaw Power foi lançado em Maio, quase um ano após sua gravação.

O disco chega às lojas com a seguinte relação de músicas, todas compostas pela dupla Pop/Williamson:

1. Search And Destroy
2. Gimmie Danger
3. Your Pretty Face Is Going To Hell
4. Penetration
5. Raw Power
6. I Need Somebody
7. Shake Appeal
8. Death Trip

O disco foi aclamado como uma obra-prima, chegando a ficar no Top 100 e com boa vendagem em Detroit, Los Angeles e Nova York. A Creem Magazine chamou-o de o melhor disco da década e Lenny Kaye crítico da Rolling Stone (e que depois tocaria no Patti Smith Group), rasgou em elogios, dizendo que finalmente a banda tinha capturado, em vinil, sua essência ao vivo.

Talvez o que mais chama atenção é a boa voz de Iggy, não apenas esgoelando, mas realmente cantando suas canções. A abstinência, mesmo que relativa, de entorpecentes, lhe fez muito bem a garganta e isto é mais facilmente percebido nas duas baladas do álbum, “Gimmie Danger” e “I Need Somebody.” A qualidade das letras também receberia elogios conforme os anos vão se passando e a relevância do disco vem aumentando.

Mas por ocasião de seu lançamento, havia algo no disco que irritara Iggy; a concepção gráfica da capa, que foi imposta a ele. Quando viu o disco creditado a Iggy and the Stooges pela Columbia, o cantor ficou fulo da vida, sem contar a foto na capa, que o irritou ainda mais. “A Elektra era melhor do que eles. Aquela capa era uma merda”, diria Iggy. Mas isso aconteceu porque a MainMan havia feito um acordo vendendo-os como Iggy and the Stooges, ao invés de Stooges, somente. Hoje em dia, Iggy concede ao fato que o trabalho gráfico desta capa trabalhou a seu favor. A arte grafica, com as letras pingando e até mesmo a foto da capa que ele inicialmente detestara, Iggy hoje elogia, reconhecendo que serviram positivamente para sua imagem como artista solo.


Difícil de Vencer

Minha única alternativa foi comer um conhecido publicitário em troca de um teto por alguns dias. Isto foi bem baixo. – Iggy Pop

Com ordens expressas de deixarem a casa imediatamente, eles saíram com o dinheiro que Ron Asheton conseguiu poupar secretamente, cerca de cinco mil dólares. Por indicação de James Williamson, os irmão Asheton e Iggy se hospedam no modesto Riviera Hotel, Ron pagando $75 por semana adiantado e cobrando de Iggy e Scott $10 por dia, cada. Iggy Pop, de início, pernoitava, mas não ficou por muito tempo. Bob Scheff, por sua vez, já concluíra que Los Angeles não era pra eles e retornou à Detroit. Enquanto isto, James Williamson estava sondando o circuito musical, vendo se havia um lugar para ele em alguma outra banda. Visitando o estúdio da Capitol Records ele conhece Scott Thurston a quem ele imediatamente percebeu uma forte ligação musical. Trocaram telefones e deixaram o tempo passar e a oportunidade se apresentar.

Costumam dizer que neste período Iggy dormia na rua, mas isto é mais uma forma de se dizer que ele não tinha endereço certo de residência. Iggy passou a ser visto com certa freqüência no Sunset Strip tão chapado de tudo que acabava batendo em algo, uma porta, um poste, e ficando por lá mesmo, estirado na rua, cheirando a sarjeta. As pessoas viam, reconheciam quem era, e então riam seguindo os seus caminhos.

Profissionalmente, naquele momento, Iggy Pop e os Stooges estavam acabados. Iggy estava em franca decadência saúde e mental. Vomitava verde, expelindo bílis. Outras histórias dão conta de Iggy rolando de escadarias imensas. Felizmente, ele tem uma constituição de um touro e aparentemente nunca se machuca seriamente. Iggy passou a ter relações com uma conhecida figura do meio musical em troca de acomodações e assistência financeira imediata. Foi neste cenário que Steve Harris apareceu como socorro.

Jeff Wald

Iggy então foi apresentado a Jeff Wald, empresário poderoso e então marido da cantora em ascensão, Helen Reddy. Wald acreditou que, com as boas críticas do álbum Raw Power, os Stooges seriam capazes de gerar interesse e, assim, ainda render algum dinheiro em bilheteria. Em um acordo verbal, fechado com um aperto de mãos, Wald acertou uma série de shows que iria reativar os Stooges e deixá-los ocupados pelo resto do ano. Para cuidar da banda na estrada, ele também contratou Danny Sugarman como gerente de excursão.

O primeiro destas datas, já com a imediata volta de James Williamson na banda, foi no Santa Monica Auditorium em Santa Monica, Califórnia, não muito longe de Los Angeles. Depois foram para Ann Arbor passando primeiro em Chicago onde fizeram uma apresentação no Aragon Ballroom. Ao chegar em Ann Arbor, se apresentam no St. Clair Shores Civic Auditorium, e permanecem na cidade onde realizam uma série de ensaios em preparação para uma série de importantes datas, que incluem Nova York e Vancouver no Canadá.

Como formação, os Stooges agora conta com Scott Thurston em substituição ao velho Blue Gene Tyranny. Ex-integrante da banda Hokus Pokus, Thurston é o mais habilidoso musicalmente do grupo. Multi-instrumentista, ele prova ser igualmente bom na guitarra, teclados e percussão. Embora esta formação jamais tenha a oportunidade de gravar e lançar um disco decente por uma gravadora, várias gravações demos surgirão através dos anos, demonstrando esta ser talvez a mais selvagem versão dos Stooges. Certamente é esta versão da banda que a maioria dos futuros punk rockers irão assistir por já terem idade para freqüentar sozinhos os clubes.

Entre 06 de julho, show no St. Clair Shores Civic Auditorium em Ann Arbor e no dia 30 de julho, a primeira noite dos Stooges no Max’s Kansas City em Nova York. Vários desses ensaios acabaram sendo registrados em fita. Entre o novo material que a banda havia montado, estão canções como “She Creatures Of Hollywood Hills”, “My Girl Hates My Heroin”, “Jesus Loves The Stooges” (instrumental com um jeitão gospel), “Hey Baby”, “Born in A Trailer”, “How It Hurts” e “Johanna”. Algumas destas canções são só ideias iniciais, com letras ainda em formação e que nunca chegarão a ser realmente trabalhadas. Outras como “Johanna” e “I Got The Right” terão uma vida útil maior.

Max’s Kansas City

Durante o decurso de 1973, James Williamson vai se tornando a pessoa para arrumar alguém para tampar algum buraco dentro da banda. Em um tempo relativamente curto, todos os novos roadies eram contatos dele. Chegando em Nova York, The Stooges estavam prontos para mais uma série de apresentações que teoricamente definiriam seu futuro imediato como banda rentável. Jeff Wald conseguira marcar quatro noites seguidas, com os Stooges tocando sempre à meia-noite no Max’s Kansas City.

ao vivo no Max's Kansas CityO lugar estava no seu auge chique em 1973, e como diria John Lennon, “qualquer pessoa que fosse alguém freqüentava o local.” Os primeiros dois shows dos Stooges foram excelentes e fazem parte das histórias mais gloriosas do rock’n’roll daquela cidade. Presentes à primeira apresentação estavam nomes como Alice Cooper, Todd Rundgren, Bebe Buell, Wayne County, Dee Dee Ramone e vários membros dos New York Dolls. Até mesmo Lee Childers e Tony Zanetta da MainMan apareceram para rever o Iguana.

O set dos Stooges dava enfase para o último disco Raw Power, com versões de “Raw Power”, “Gimme Danger”, “Search & Destroy” e “I Need Somebody.” Porém o repertório também já incluia números novos como “Open Up And Bleed”, “Wet My Bed” e o ainda menos sutil “Rich Bitch”.


Após o show da primeira noite, Iggy Pop foi bater na porta de Robert Plant, hospedado no Drake Hotel. Led Zeppelin estava na cidade por conta do House of the Holy Tour e embora Plant estivesse na gandaia, havia o roadie Lynn Edelson vigiando o quarto. Ao reconhecer que se trava de Iggy Pop permitiu sua entrada. Edelson conta que Iggy estava estribuchando e vermelho feito um tomate e com febre alta. Iggy foi logo contando que sua cocaína acabou então ele se injetou com Niacin.

Esta droga, mais comumente conhecida com vitamina B3, tem por função ajudar o seu organismo converter alimento em energia, ajudando o sistema digestivo e o sistema nervoso. Em dose excessiva, causa danos ao figado, úlcera, e alteração na pigmentação da pele. Edelson o fez tirar a roupa e deitar na cama. O cobriu com toalhas até a temperatura baixar. Com isto, Iggy caiu em um sonho profundo. Quando Robert Plant chegou, estava puto ao encontrar alguém dormindo em sua cama, mas entendendo o que se passou, até elogiou a ajuda prestada ao colega.

Para a segunda noite, quase toda a equipe do Led Zeppelin teve uma mesa garantida para assistir os Stooges. O que se passou nesta segunda noite é até hoje cercada de mistério e com várias versões. Uma diz que Iggy estava tentando andar sobre as mesas, uma vez que o palco era bem pequeno, acabou caindo violentamente, quebrando copos de vidro e se cortando no peito. Outra diz que alguém da plateia gritou que sua avó dançava melhor do que Iggy. O Iguana prontamente pegou um caco de vidro que havia espalhado pelo chão e passou a se cortar todo. Existe outra que diz que Jackie Curtis, em dado momento, falou bem alto que queria ver sangue no palco e Iggy prontamente lhe atendeu. Outra ainda sugere que Iggy ficou apaixonado pela Bebe Buell que estava acompanhada de Todd Rundgren e não quis ou não pode lhe dar nenhuma atenção. Nesta versão, dizem que Iggy anuncia que seu coração fora quebrado e então passa a se cortar todo com o vidro.

Em todas as versões, um detalhe continua o mesmo, o sangue esguichava deixando os espectadores extremamente preocupados com o artista, pedindo a ele para parar e ir até um hospital. Contudo, com a adrenalina correndo solta e sem dar muita importância ao líquido pulsando fora de seu corpo, Iggy continuou até terminar o set. Iggy novamente tinha dado, literalmente, sangue pelo espetáculo. Outra versão da conta que antes de terminar de anunciar a próxima canção, ele desmaiou. Jeffery Brendam, o porteiro da casa, procurou carregá-lo para fora do palco. Ele contou que Iggy estava todo ensangüentado e desmaiou em seus braços. Suas últimas palavras foram “Há algun fotografo na casa?”

Todd Rundgren, Bebe Buell e Alice Cooper Contam que o conterrâneo Alice Cooper conversou seriamente com Iggy, fazendo-o levar seu corte a sério e ir até um hospital colocar uns pontos. Enrolou-o em uma toalha e tentou levá-lo pessoalmente para o hospital. Mas Iggy saiu dali para a casa de uma mulher que estava lhe esperando, indo pro hospital somente no dia seguinte, levado por Steve Harris. Ele precisou de dois dias para se recuperar, antes de poder voltar a se apresentar no Max’s Kansas City. Acabaram tocando seis dias depois, no fim-de-semana seguinte, dias 6 e 7 de agosto de 1973.

Vendo Estrelas no show do NY Dolls

Neste ínterim, Iggy e os Stooges são vistos no Felt Forum, para assitirem o show dos New York Dolls que com seu primeiro disco recém saído, estão vivendo o que seria o auge comercial da banda. Abrindo para eles estava Mott the Hoople, show que Iggy assistiu na íntegra. Iggy tomara algumas pílulas de Valium e estava naquele estado quando acertou a porta da casa, criando um galo enorme e novamente sangrando na cabeça. Ficou tão tonto que acabou novamente caindo e sem boa coordenação motora, graças ao valium, não conseguia se pôr novamente de pé. Novamente, como em Los Angeles, pessoas passavam, reconheciam quem era, e riam dele.

Bebe Buell o viu e veio socorrê-lo, amarrando um pano na cabeça do pobre Iggy que se mostrou surpreso que alguém se importado. Iggy passou o show do New York Dolls no ambulatório do Felt Forum ganhando pontos na testa. No dia seguinte, Iggy apareceu na casa que Bebe dividia com Todd Rundgren, que estava prestes a viajar em uma excursão. Extremamente carismático e de uma simpatia ímpar quando lhe convém, Iggy conquista Bebe Buell com seu misto de animal selvagem e menino vulnerável. Durante o período de ausência de Todd, Iggy se mudou para a casa e por aproximadamente duas semanas, se tornara o novo caso da Bebe. Neste período embora curto, Iggy apresenta Bebe a heroína.

Bebe conta um pouco sobre o incidente: “eu vi Iggy todo arrebentado no chão e pedi para que alguém o socorre, mas as pessoas apenas olhavam e riam. Então peguei um lenço meu e comecei a limpá-lo. Iggy fica balbuciando ‘oh, você se importou comigo, muito obrigado...’. Depois disso, o ajudei a levantar e ele pediu meu endereço. Eu dei porque tinha certeza que ele jamais iria se lembrar. Pois, no dia seguinte, estava batendo à minha porta. Eu não acreditei quando o vi!”

Retornando ao Max’s

Retornando ao Max’s Kansas City para as duas noites finais de seu contrato, os Stooges novamente fizeram apresentações convincentes. Nestas duas apresentações a canção “Open Up And Bleed” passa a ter sua letra definida e a canção considerada pronta por Iggy. Na última noite, Iggy estava novamente fora de si de tão entorpecido. Deitado no chão do vestiario, pedia para Clive Davis mijar sobre ele.

Jornalistas fazem reviews elogiando a banda e seu carismático crooner. Creem, After Dark e Rock Scene escreveram longos enredos sobre o show, a banda e a influência que eles já percebiam em outras bandas. Iggy chegou a dar uma longa entrevista para After Dark onde ele fala sobre alguns dos problemas encontrados dentro da MainMan. E queixa-se abertamente de como David Bowie, Alice Cooper e The New York Dolls visivelmente tiraram e absorveram idéias para o seu som e suas letras, ouvindo e assistindo Iggy Pop e os Stooges.

Vexame e Sarjeta

Com a boa receptividade do disco Raw Power, mesmo que apenas no underground, os Stooges passam a ter uma média de seis a oito shows por mês. Porém, os Stooges continua sendo uma banda de drogados que apesar de executarem um rock cru e selvagem, é essencialmente montada com integrantes extremamente desorganizados e irresponsáveis.

A excursão segue com duas noites em Vancouver no Canadá situado perto da costa oeste do país, retornando em seguida para os Estados Unidos, tocando no meio oeste na cidade de Phoneix, no estado de Arizona. A programação os obriga a seguirem leste para St. Louis, Missouri, terra de Chuck Berry, chegando então à Costa Leste, onde tocam primeiro em Washington DC., a capital americana, e depois em Philadelphia. Com o fim do mês de agosto, descansam quinze dias e se mandam de volta para a costa oeste onde tocam por cinco noites consecutivas, de 15 a 19 de setembro, no Whiskey A-Go-Go situando em Hollywood. Neste primeiro mês de excursões seguidas, Iggy já havia enlouquecido e os vexames passaram a ser uma constância.

Em Philadelphia, por exemplo, cidade sede de um fã clube dos Stooges, a CBS havia preparado o palco para gravar os Stooges ao vivo, comprindo assim as obrigações da gravadora segundo seu contrato com a banda. Teria sido uma ótima idéia que resolveria o problema tanto da CBS quanto dos Stooges, registrando a banda ao vivo tocando um misto do repertório do novo álbum e já algumas novas canções. Mas Iggy estragou tudo com seu comportamento irresponsável, prejudicando a si e a toda banda.

À caminho, a banda conseguiu como contato umas meninas vinda de Nova York que oferecia uma droga nova para ele e para muitos, chamado então de Cristal, por apresentar-se em forma de pó critalizado. Iggy acabou cheirando uma carreira cavalar de uma droga que ele nunca havia tomado antes e que ele não tinha nem a mais remota noção sobre a extensão de seus efeitos sobre o seu corpo. E ele o fez pouco antes de ir pro show, uma demonstração de irresponsabilidade e falta de profissionalismo. Como resultado, entrou engatinhando no palco. Totalmente fora de si, sem conseguir coordenação motora para ficar de pé, mal conseguiu balbuciar uma palavra antes de desmaiar.

O que Iggy cheirou naquela noite foi PCP (Phencyclidine – Fenociclidina), uma droga que farmaceuticos costumam chamar de um anestésico dissassociativo, com propriedades alucionógico e analgésico. Pórem nas ruas a droga é mais conhecida hoje em dia como Pó de Anjo.

Pó de Anjo

Pó de Anjo foi desenvolvido durante a Primeira Guerra Mundial para ser uma anestesia cirúrgica, porém, logo foi encostado, isto é, até que o laboratório Parker-Davis voltar a experimentar com ela em 1957. O problema da droga é que seus efeitos colaterais eram delirium tremens, alucinações e fala acelerada. Mesmo assim, a Parker-Davis chegou a colocar a droga no mercado, vendendo como um tranquilizante para animais sob o nome de Sernylan por volta de 1966-67. Época de experimentações químicas, principalmente com ácido, a droga começou a ser tomada por jovens a procura de viagens alucionógenas. Porém logo ganhou má fama de só oferecer viagens ruins, e a procura secou rápido.

PCP ataca o seu sistema nervoso central e cria uma variação de efeitos que inclue euforia, perda de inibições, ansiedade, desassosego, desorientação, dificuldade de organizar pensamentos, noção distorcidas de tempo e espaço, leveza de corpo e outras alterações relacionadas a sensações físicas. Efeitos também incluem paranóia, desconexão com o meio-ambiente, alucionações audiovisuais, salivação excessiva, suor, dormência, fala arrastada, gagueira, febre e rigidez muscular.

Utilizando em uma dosagem considerada tóxica, o consumidor tende a se tornar hostil e até violento, agindo de forma bizarra ou psicopata. Em caso de overdose, a pessoa pode ter amnésia, ficar catatônica, entrar em coma, ter convulsões e até morrer. Muitas vezes são aplicados tranqüilizantes no usuário para acalmá-lo. Usuários reportam após a “viagem”, sentirem efeitos como depressão, confusão, paranóia e insanidade. Segundo consta, estes sintomas podem continuar por anos após a primeira experiência. Hoje, uma substância considerada perigosa e ilegal praticamente no mundo todo, medicos são unanimes em acusar a droga, mesmo em pequenas doses, de causarem danos psicológicos que podem durar meses.

Os Stooges chegaram ao local do show com uma hora de atraso e ao chegar, logo se percebeu que Iggy mal conseguia ficar de pé. Ele estava completamente fora de órbita. A banda entrou para tocar enquanto três roadies o agarraram pelos braços e pernas e o jogaram no palco na esperança que as luzes e a música exercessem alguma influência sobre seu psique. Mas, Iggy cambaleou até a beira do palco e caiu no chão entre as mesas da platéia. Foi cambaleando de um lado à outro, entre as pessoas que o empurravam pra lá e pra cá reclamando. Alguém esfaqueou Iggy no peito com um sanduíche de pasta de amendoim com geléia. Quando Iggy finalmente conseguiu virar e se encostar contra o palco, os roadies pensaram que ele estava todo ensangüentando e que fora realmente atacado. Foram buscá-lo e o ajudaram a subir de volta pro palco. Nisso, os Stooges já havia começado e parado a mesma música três vezes. Mas, Iggy estava completamente imprestável e após a terceira música o clube mandou a banda sair, acabando assim com o show. Outras histórias dão conta de Iggy tão chapado que cai rolando de escadarias imensas. Felizmente ele tem uma constituição de um touro e aparentemente nunca se machuca seriamente.

Mas não era só Iggy que perdera as estribeiras. Scott Asheton começou a demonstrar que ele realmente estava enloquecendo de verdade. Passou a não trocar mais a roupa, e por conseqüência, não tomar mais banho como uma forma de ficar mais próximo a Deus. Passou a andar com uma toalhinha como amuleto. A toalha que ele usava para enxugar o suor durante os shows, agora se torna um defletor de vibrações negativas para ele e a banda. Com o tempo, ele passa a cobrir sua cabeça com a toalha, inicialmente só durante os shows, depois, onde quer que ele fosse e sentisse um karma ruim.


Whiskey-A-Go-Go

ao vivo no Whiskey A-Go-GoAs cinco noites no Whiskey-A-Go-Go foram em si um tour de force. A banda não só teria que tocar cinco dias seguidos, mas teria que apresentar dois shows por noite, um de tarde, outro de noite. Nunca duas apresentações eram exatamente iguais. Na estréia, um grande show, com Iggy fazendo suas locuras no palco de sempre, esgoelando as letras enquanto a banda manda ver. No segundo show da noite, o público estava cheio de artistas famosos. Iggy não pensou duas vezes e foi se chegando de mesa em mesa avisando que só iria fazer o show se o ajudarem com uma caixinha para que ele possa pagar seu fornecedor que estava esperando sua grana nos bastidores. E assim ele foi juntando uma grana pedindo contribuições nas mesas de gente como Jack Nicholson e Warren Beatty. Quando foi hora de começar o show e a banda entrou com o riff de “Search And Destroy”, Iggy entra totalmente chapado e completamente fora de si. Conseguiu chegar até o microfone antes de desmaiar.

A essa altura, as pessoas já estavam questionando a qualidade do show que os Stooges estavam trazendo pro palco. Verdade que ainda se rasgavam em elogios pelo trabalho do trio de instrumentistas. Mas já se criticava o desempenho de Iggy Pop no palco como um todo. Questionando a falta de esforço do cantor para cuidar da voz, de ficar no tempo, de não errar a letra das canções que ele mesmo escrevera. As cinco noites em seguida no mesmo local também deixaram claro que a banda tinha apenas um repertório ensaiado e que, embora as apresentações mudassem show a show, as canções são sempre as mesmas sem muitas mudanças na ordem.

The Stooges ainda tentaram gravar algo enquanto em Los Angeles, em uma sessão no LA Workshop, estúdio onde The Doors gravaram muito de seu material. Iggy estava nas nuvens por estar trabalhando onde Jim Morrison gravara. Produzindo a sessão estava sob o comando de Todd Rundgren e apesar da banda parecer que estava em um bom dia, o compacto almejado acabou não se materializando. Deixando Hollywood de lado, seguem para Memphis.

Macaquice

No caminho, Iggy estava cheirando discretamente na bandeja da sua poltrona no avião, e depois, fumava um baseado dentro do banheiro durante o vôo. Uma vez o avião tendo aterrisado, enchia a cara até a hora de começar o show. Na grande maioria das noites, quando finalmente sobe no palco, já está fora de si e com a voz baleada. Quem abriu para os Stooges nesta ocasião foi The New York Dolls que após uma hora de show, teve David Johansen preso por beijar um homem que tentava subir no palco. Homossexualismo, como também travestir-se de mulher era proibido no estado de Tennessee em 1973. Os integrantes dos NY Dolls não são presos nem uma coisa nem outra, mas Johansen acabou na cadeia da delegacia por conduta inapropriada.

Elton John (de costas) sobe ao palcoDurante o show dos Stooges, como surpresa para toda banda, aparece em meio ao set, um homem vestido em uma roupa de gorila. Iggy na noite anterior havia sido jogado nos arbustos em frente ao seu hotel onde dormiu só se dando conta onde estava quando acordou. Como resultado da noite ao relento, ele havia perdido sua voz pela manhã. Como remédio, Iggy se entope de barbitúricos além de uma boa injeção de metadrina, dado por um médico para ele poder ter alguma voz para o show. Iggy diria, “Eu estava enxergando triplicado, me segurando no pedestal do microfone para manter o equilibrio e não cair, quando de repente aparece um gorila indo na minha direção, me agarrando enquanto eu ainda estava cantando. Eu estava alucinado de medo. Eu pensava que era um gorrila de verdade!” No final, se tratava de ninguem menos do que Elton John querendo fazer uma brincadeira com um artista cuja sua música ele admirava.

Elton comentaria no final da noite, “Eu simplesmente não consigo entender como ele ainda não é uma grande estrela.” Davey Johnstone, guitarrista do Elton John Band, também presente na ocasião, rasgaria enormes elogios ao trabalho de James Williamson dos Stooges nesta mini entrevista. Iggy iria rir e comenta apenas que, “Elton é um cara bacana.”

Iggy estava, a esta altura da excursão, adotando um novo hábito de tomar muitas doses de vodka e tranquilizantes. Uma combinação que geralmente causa a pessoa de rolar os olhos para tras e desmaiar. Em Atlanta, Iggy tomara tantos tranquilizantes que não conseguia ficar de pé. Tiveram que injetar anfetamina e cocaína para que ele pudesse subir no palco e se dependurar no microfone. Fecharam a semana de shows em um clube chamado Poor Richard’s. A banda toda se encheu de angels dust e novamente fizeram uma apresentação lembrada não pela música mas pelos eventos bizarros que aconteceram. Em momento algum Iggy e os Stooges conseguiram coordenar a fala com a música.

Pegaram então um trem para Washinton DC para um show com bastante promoção local. Esta é a segunda passagem dos Stooges pela cidade nesta excursão, desta vez a ser realizado no Kennedy Center For Performing Arts. The Stooges abririam para Mott the Hoople nesta noite. A noite seguinte acabava com uma garota digamos..., meio grande, pesada, e que provavelmente namorava um motoqueiro de alguma gangue, estava no quarto com os irmãos Asheton. Ela se deixou ser amarrada na cama pelos pés e braços com cintos, totalmente nua. Ron e Scott, com a ajuda de uma caneta, desenharam todo o corpo da mulher como um açogueiro marcaria um boi. Então todo corpo estava com as delineações devidamente marcadas.

Dezembro 1973

Começando o último mês do ano, The Stooges tocariam ainda nas cidades de Jacksonville e Daytona, fazendo em Florida excelentes apresentações. Tanto, que o gerente de excursão Chris Ehring levantou a teoria que a os Stooges se apresentam melhor nos lugares de pouca representatividade, em cidades pequenas. Em cidades cosmopolitas onde os bastidores estavam cheio de pessoas dizendo para Iggy que eles o amam, era nesses lugares que Iggy ferrava com tudo. Ele ficava com medo de palco, se entupia de alguma coisa e sua apresentação ficava uma merda ou simplesmente acabava pelo meio. A teoria certamente condiz com eventos ocorridos em certas noites, se não todas. Irresponsabilidade e completa falta de profissionalismo também tem sua parte nesta história de tragedias comicas.

The Stooges seguem agora para Nashville, Tennessee, onde se apresentarão em um bar chamado Mother’s onde eles já tocaram antes, embora com outra formação. Adentram o local do show, na hora que a banda de abertura estava passando som. A banda era feito de roadies do Allman Brothers, todos caipiras sulistas extremamente musculosos que, ao ver os integrantes dos Stooges, confundiram-os com uma banda meio gay. Começaram a fazer comentarios osbcenos, prometendo estuprá-los. Os Stooges imediatamente se trancaram no banheiro até a hora do show. Naquela noite, fizeram uma apresentação primorosa a ponto de mais tarde, os caipiras se desculparem. “Nós não sabiamos que vocês podiam tocar assim.”

Em Nova Jersey, no penúltimo show da banda no ano, Iggy momentos antes de entrar encontra uma menina que ele define como “alguem com pinta que estava doida pra fuder.” Então mesmo contra o melhor julgamento, leva ela até o banheiro, a deita no chão e transa ali mesmo. No meio para o final, os irmãos Asheton estão batendo na porta rindo e avisando que já foram chamados ao palco. Iggy então sai, enquanto a garota no chão do banheiro, está suplicando entre gemidos que ele fique. Ron vestido de nazista faz uma introdução em alemão o que acabou ficando como o grande destaque da noite. Tanto que a JDL (Liga em Defesa Judaica) acabou expulsando os Stooges da cidade.

BAM - Brooklyn Academy of Music

prédio do BAMO último show do ano foi no Academy of Music em Brooklyn, realizado no reveillon. A noite foi dividida entre as bandas Kiss, New York Dolls, the Stooges e tendo Blue Oyster Cult como banda principal. Steve Harris, presente esta noite, foi visitá-lo nos bastidores antes do show. Iggy estava bem, a banda estava quicando, doido para entrar e tocar. Harris conta que saiu para sua mesa e quinze minutos depois, o mestre de cerimônias anuncia os Stooges e nada da banda entrar.

Quando a banda finalmente entrou em cena, com um atraso considerável, o fizeram sem Iggy. Levando aquele riff de introdução repetido ad infinitum até o vocalista aparecer, o que levou mais tempo do que seria normal. Quando Iggy finalmente aparece, ele estava completamente chapado e todo mundo imediatamente sabia que seria mais um daqueles vexames. Ele vomita, arrota, esquece aonde ele deveria entrar, tropeça e cai do palco. A banda precisa parar e recomeçar, mas apesar de cantar com alguma fúria e autencidade, Iggy não se lembra da letra de nada e portanto não adianta que nenhuma versão na fica boa. Um gran-finale catastrófico para a mais longa excursão que a banda tenha realizado em todos os seus anos de atividade. Este show também foi gravado para posteridade com intuito inicial da CBS de lançar um disco ao vivo. Ao final da noite, Iggy estava estirado no chão frio do vestiário, rolando em cerveja derramada e pontas de cigarro. Seus sonhos, como sua vida profissional, estavam a caminho da sarjeta.

Últimos Eventos

A esta altura, o embalo inicial do disco Raw Power já perdera efeito e as loucuras despirocantes de Iggy já o transformara em uma piada de mal gosto. Jeff Wald se afasta e os Stooges começam eles mesmos a cuidar de seus negocios. O roadie Chris Ehring passa a funções de gerente de excursões enquanto Iggy cuida ele mesmo de fechar datas para a banda tocar.

Ao final de 1973, Clive Davis deixa CBS e mais tarde vem a fundar a Arista Records. Perdendo seu empresário que os bancavam, e sem nenhum peso dentro da CBS, uma vez que Steve Harris e Clive Davis, quem os contratou, já tinham deixado a casa, não havia quem se interessasse em ajudá-los. Muito pelo contrário, muita gente dentro da CBS queria se livrar da associação com Iggy e os Stooges o quanto antes.

Em início de 1974, em um de seus momentos menos infeliz, durante um festival em Wisconsin, conheceu a cantora Buffy Saint Marie com quem teve um caso tipo de uma noite. É interessante notar como Iggy Pop, quando careta e relaxado, consegue ser extremamente educado e encantador. Atraíndo seguidamente as atenções de todas estas pessoas bonitas e interessantes. Um charmoso artista e cavaleiro, sem tirar nem por. No entanto, uma vez chapado, já que ele nunca demonstrou maiores considerações por dosagens, passa a agir como o diabo da Tasmânia, totalmente fora de controle, com a mente orbitando outro planeta - bem, bem longe.

Durante o final de 1973 e o início de 1974, os Stooges ainda fizeram algumas gravações em estúdio a titulo de demos. Os shows já incluíam várias canções novas que, em muitos casos, tinham uma letra que mudava de show em show, com partes murmuradas e inteligíveis. O repertório inclui “I Got Nothing”, “Cock In My Pocket”, “Johanna”, “Rich Bitch”, “She Creatures of Hollywood Hills”, “My Girl Hates My Heroin”, “Jesus Loves The Stooges”, “Wet My Bed”, “Born In A Trailer”, “Open Up And Bleed” e “How It Hurts.”

Algumas destas letras são de mensagens diretas. Como por exemplo em “Ritch Bitch” – Puta Rica onde diz, “e sua buceta é tão grande que se pode passar um caminhão e todo cara que você encontra sabe que você já foi comida.” Uma memoravel dedicatória para aquela garota de Nova Jersey comida no banheiro as vésperas de subir ao palco, talvez? Ou mesmo “Cock In My Pocket” – Pau No Meu Bolso, onde declarou, sem meias palavras: “eu quero apenas fuder, não quero nenhum romance. Eu tenho um pau no bolso, yeah baby, e eu gosto dele.”

Mas os Stooges é uma banda que se recusa a morrer. Sem empresário, sem gravadora, sem dinheiro, pois tudo ia para pagar quarto de hotel e comida. O que sobrava ia pras veias. Não é à toa que Ron Asheton era o único que conseguia guardar alguma coisa para emergências. Ron conta, “Estávamos perdidos quando não estavamos na estrada. Vivíamos em hotéis baratos ou apartamentos alugados. A roupa de palco ficava tão suja que ficava em pé sozinho no canto, escondido no banheiro por causa do cheiro. E no dia seguinte, vesti-la novamente, nunca ficando em um lugar tempo suficiente para poder fazer a lavanderia.”

Sem empresário, Iggy passava a marcar os shows e o fazia sem nenhuma estratégia. O que pintava ele aceitava, obrigando a banda ir de um lado para o outro do continente seguidas vezes. E nessa, tocaram também em lugares muito barra pesada.

O Iguana Versus os Escorpiões

Já jogaram de tudo em mim – Iggy Pop

O ano de 1974 para os Stooges confere três apresentações em janeiro e seis em fevereiro. A última sendo possivelmente a mais lendária, graças em parte a um pirata chamado Metalic KO, que passou a circular registrando o evento. Nele, o público literalmente jogou de tudo em cima da banda, mirando principalmente em seu vocalista.

Iggy faz um levantamento humorado deste lado de seu show, “Já me cuspiram. Me socaram. Já me acertaram com ovos, com dinheiro, com clips de papel, máquinas fotográficas, sutiãs, cuecas, trapo velho, vestimentos mais caros como cintos e coisas assim. Já me acertaram com uma atiradeira, frutas diversas, uma garrafa de Johnny Walker Black Label. Eu sei que foi uma Johnny Walker Black Label porque a banda depois pegou a garrafa e me mostrou. Jogaram uma garrafa de whiskey em mim! Passou muito perto da minha cabeça, não tive nem tempo de reagir. Por pouco não me acerta. O vidro era tão pesado que a garrafa não quebrou. Eles realmente fazem uma boa garrafa.”

Mas esta história na verdade começa no show anterior, realizado em Wayne, Michigan, em um barzinho barra pesada chamado Rock And Roll Farm. Uma boa porção do público daquela noite eram membros e amigos de uma turma de motoqueiros chamado Scorpions. Entre eles tinha um sujeiro em particular que chamou atenção do Iggy. O Iguana por sinal, estava vestido com um chapéu de mulher com três flores, um saiote e sapatos de bailarina como roupa de palco desta ocasião.

Durante todo o show, o motoqueiro estava jogando ovos em sua direção. Chegou um ponto que o Iguana resolveu confrontar o seu rival. Então podem imaginar a cena esdrúxula do baixinho Iggy Pop, descendo do palco e indo na cara e coragem para encarar o motoqueiro. O homem era três vezes o seu tamanho com um braço mais grosso que a coxa de Iggy. Em uma das mãos ele usava uma luva de couro com taxas ponteagudas.

Iggy sabia que ia apanhar, mas ele não podia mais continuar a ignorar o cara jogando ovos nele, portanto, em sua cabeça, era melhor resolver a coisa do que deixá-la se estendendo a noite toda. O cara deu a primeira e Iggy não caiu, deu a segunda, terceira, quarta e assim por adiante. Iggy não caiu, mas estava em um estado de estupor que em momento conseguiu reagir.

Havia tanto sangue jorrando pela cara que o motoqueiro cansou. Iggy não caiu, não pediu arrego, só ficou ali como um joão bobo esperando o cara matá-lo ou respeitá-lo. O cara cansou e de certa forma, respeitou o cantor nanico vestido de bailarina. Iggy então retorna para o palco e canta “Louie, Louie.” Diria Iggy, “Quando tudo mais falha, vá de ‘Louie, Louie’, tocado bem alto, que ela irá tirar você de qualquer situação.”

No meio da briga, alguém do bar chamou a polícia que acabou chegando e ajudando tirar Iggy de lá. Durante o dia seguinte ele veio a aprender que o que se passou na noite anterior nada tinha a ver com a maneira que a banda estava tocando. Era apenas a noite de batismo daquele motoqueiro na gangue. Sua missão era passar a noite jogando ovos em Iggy Pop. Ao invés de deixar o ocorrido como assunto morto, Iggy vai até uma rádio e convida todos os Scorpions a freqüentar o próximo show para jogarem o que quiserem, se tiverem coragem.

E assim se sucedeu o acabou se tornando o histórico último show dos Stooges. Realizado em Detroit no Michigan Palace, praticamente uma casa para os Stooges; os Scorpions em peso apareceram e encontraram a banda no palco cercados de guarda-costas, todos membros de outra gangue de motoquieros chamdos Child’s Children. Então os Scorpions ficaram mesmo na platéia do meio para trás apenas jogando coisas na direção do Iguana. Coisas neste caso inclue frutas e legumes estragados, mudando depois para garrafas de cerveja e vinho. Iggy por sua vez, contratara alguns amigos para zunir essas coisas de volta para o público. Algumas das meninas da frente jogaram algumas calcinhas que Iggy entendeu como uma demonstração de carinho.

Momentos humorísticos incluíam Scott Asheton implorando para que Iggy não fique na sua frente e colocando um prato estrategicamente situado de forma que seu rosto fosse protegido durante toda a noite. Felizmente não houve nenhum incidente maior, afora a quantidade de garrafas sendo jogado em cima do artista principal. Ninguem sabia aquela noite, mas esta seria a ultima apresentação dos Stooges.

Gravado para posteridade por Michael Tipton, amigo de Ron Asheton que morava em Detroit em uma maquina de quatro canais. Sem fins lucrativos, Tipton fez uma cópia para cada integrante da banda. Aí Ron conta, “Iggy, James e Scotty perderam as suas cópias e eu era o único a ter uma cópia porque eu guardo tudo. Aí James Williamson em ‘76 me pede a fita emprestado porque ele dizia ter um projeto de engenharia de som para fazer. Eu nunca recebi a fita de volta e de repente aparece o disco com aquele show. Iggy e James venderem a única cópia para Skydog por $2.000. Michael Tipton ficou furioso. Foi ele quem gravou o show e eles não lhe deram um centavo pelo seu trabalho.”

Iggy conta uma história um pouco diferente, dizendo que James Williamson vendeu a fita para Marc Zermuti dono da Skydog sem ninguem saber. Zermuti foi então para França onde Iggy não poderia enontra-lo e lançou o disco primeiramente lá. O álbum saiu com o titulo de Metalico KO em julho de 1976. Sendo o auge do interesse popular pelo punk, o disco tornou-se um registro de certa importancia.

Voltam para Ann Arbor para uma semana de descanso. Ron conta que recebeu um telefonema de Iggy Pop dizendo que estava exausto tanto fisica quanto mentalmente. “Me desculpa Ron, mas eu preciso deixar a banda. Eu não consigo continuar. Eu simplesmente não consigo lidar mais com a situação.” E foi desta forma relativamente simples que os Stooges acabou de vez em fevereiro de 1974.

último show da banda, no Michigan Palace, no dia  9 de fevereiro de 1974, em DetroitRon Asheton analisa assim a opção de Iggy, “Havia muitas coisas acontecendo. A coomparação entre Iggy e Bowie, para começar. Iggy estava sempre nos jornais. Eles escreviam sobre ele como um novo estrela do rock que estava a caminho de uma carreira solo fantástica. Iggy foi lendo sobre quão grande ele era, e como ele poderia se dar melhor sem os Stooges. Alguns shows levavam apenas o seu nome sem menção aos Stooges. Tudo isso criou uma distancia entre Iggy e a banda. Ele estava realmente mentalmente e fisicamente esfolado. Ele acabou se tornando tão nervoso e tenso que precisava de tomar tranquilizantes para relaxar”.

Fim de uma Etapa

Iggy Pop, James Williamson, Ron Ashton e Scott Asheton iriam se reencontrar em Los Angeles, mas não mais como uma banda em um projeto Stooges. Ron e Scott viajaram para LA apostando em uma vez lá Iggy acabaria aproveitando os dois para novamente trabalharem juntos. Não foi assim que a coisa descorreu.

Os Stooges só retornariam 30 anos depois, com uma passagem que incluiu até um show no Brasil, no final de 2005. Encerro essa parceria com Creedance, agradecendo de coração a chance de dividirmos esses textos. E a carreira-solo de Iggy segue neste site, na seção Colunas. Um abraço a todos, em especial ao amigo residente da Big Apple.