019 – XTC – Black Sea

Eles abriram mão de tocar ao vivo em 1982, e a cada disco de estúdio ficam mais sofisticados. Depois do sucesso com Drums and Wires, escorado no hit “Making Plans for Nigel”, a banda voltou ao estúdio com dois nomes que ainda fariam sucesso nos anos 80, Steve Lillywhite e Hugh Padgham, que viriam depois a trabalhar com U2, Simple Minds, Police e Paul McCartney. Black Sea foi um dos momentos mais inspirados dessa banda que ainda grava, mas não se apresentam mais ao vivo, e segundo corre a lenda, passam por dificuldades financeiras nos dias de hoje. O XTC é um dos grupos mais peculiares do movimento punk e pós-punk, e Black Sea, um dos melhores registros.


Eles tiveram fãs de peso, como Police e Talking Heads. Era considerado o melhor grupo inglês a trabalhar dentro de um estúdio, fazendo discos que conseguiam chamar a atenção por seus arranjos e por suas inovações. Alguns críticos mais afoitos quiseram comparar o XTC com os Beatles, pelo cuidado na produção.

Outros comparam pela desistência do grupo em se apresentar ao vivo – a última tour foi em 1982. Bobagem: o XTC nunca foi uma superbanda como o grupo de Lennon. Seu líder, Andy Partridge, sempre foi mais tímido e foi dele a idéia de não se apresentar mais em shows, pois ficava extremamente nervoso.

Antes de produzir Black Sea, em 1980, o grupo já tinha uma certa notoriedade na cena pós-punk. Eles tinham trabalhado como banda de suporte do Police, e ficaram muito amigos, a ponto de Sting vestir camisetas com o nome XTC durante os shows da banda, inclusive na passagem do trio pelo Brasil, em 1981.

Tudo isso por causa de “Making Plans for Nigel”, single tirado do disco Drums and Wires. A canção estourou
em muitos lugares e para se ter uma idéia da força, foi disco de ouro no Canadá, presente que receberam durante
a excursão.

Após o sucesso, o grupo lançou um compacto, “Wait Till Your Boat Goes Down”, que foi um fracasso. O próprio Andy classificou a canção de esquisita.

O grupo entrou em estúdio com um produtor ainda não tão conhecido, Steve Lillywhite, que no mesmo ano produziria o disco de estréia do U2, Boy. O engenheiro de som seria Hugh Padgham, que trabalhara com Police, e mais tarde, como Paul McCartney, Phil Collins, entre outros. O time prometia. A banda entrara em estúdio com todas as músicas ensaiadas.

“O grupo tinha todo o material escrito e ensaiado. Levamos duas semanas gravando, duas para fazer os overdubs, e duas mixando. O grande lance era
que os overdubs eram tratados com diferença pelo grupo, que queria que cada nota tocada fosse diretamente pra dentro da canção”, lembra Steve.

Andy insistia em fazer arranjos que poderiam ser duplicados ao vivo. O primeiro título para o disco era Terry & The Lovermen, uma brincadeira com
o baterista Terry Chambers. Ele seria vestido com um terno dourado, com o cabelo espetado para cima – uma espécie de Dave Clark Five travestido para Las Vegas. O baterista odiou a idéia e não aceitou.

Título recusado, pensaram em chamar o disco de Work Under Pressure, uma crítica ao mundo de excursões, gravações, estúdios, hotéis que os grupos de rock são submetidos. Foi durante a sessão de fotos para a capa, todos com roupas de mergulho, com o mar azul atrás, que bolaram o nome Black Sea.

O disco ficou pronto em julho e gerou algumas brigas internas, devido ao excesso de composições de Andy Partridge. Colin Moulding reclamava de ter pouco espaço, o mesmo acontecendo com o guitarrista Dave Gregory.

Originalmente, o abro trazia 11 faixas, sendo 9 de Andy e apenas duas de Colin – “Generals and Majors” e “Love at First Sight”.

Lado 1

01. “Respectable Street”
02. “Generals and Majors”
03. “Living Through Another Cuba”
04. “Love at First Sight”
05. “Rocket from a Bottle”
06. “No Language in Our Lungs”

Lado 2

01. “Towers of London”
02. “Paper and Iron (Notes and Coins)”
03. “Burning with Optimism’s Flames”
04. “Sgt. Rock (Is Going to Help Me)”
05. “Travels in Nihilon”

Mesmo com o problema interno, a banda partiu para uma excursão em agosto com o Police, UB40 e The Beat, pela França, Bélgica e Espanha. Apesar do sucesso de crítica, o disco não foi tão bem em vendagem, uma prova que
nem sempre discos muito sofisticados são apreciados.

O álbum abre com “Respectable Street”, canção que começa com uma melodia baixa, como se fosse tocada em um gramofone dos anos 20. Entra uma guitarra, bateria e a canção ganha força, com Andy despejando uma de suas letras irônicas mais contudentes. “General and Majors”, primeiro single do disco, segue o mesmo caminho, mas sempre com os arranjos de Partridge, apesar de ser uma canção de Moulding.

Mesmo com poucas composções, Moulding ficou satisfeito com o disco “De nossos quatros discos, é o que chega mais perto do som que fazemos em palco, é quase uma cópia do nosso tipo de show. Enquanto Drums and Wires era um pouco fragmentado, esse chega mais perto do que fazemos com o som das guitarras.”

Se você puder conferir o CD, que vem com três músicas a mais que no disco (“Smokeless Zone”, “Don´t Lose Your Temper” e “The Somnabulist”), não deixe passar a oportunidade. O grupo continuou lançando discos excepcionais, como Skylarking e Orange and Lemons, que chegou ao Brasil, em 1989, em vinil duplo, um disco que remete demais aos Beatles, sendo a banda já um trio.

Outra boa indicação é o projeto paralelo The Dukes of Stratosphear, que lançou um EP e um disco (Psonic Psunspot, de 1987), com o hit “Vanishing Girl”.

O grupo hoje atravessa dificuldades financeiras, segundo consta. Boa parte se deve à recusa
de Andy tocar ao vivo, motivado por alguma paranóia. Como o grupo não é grande vendedor e seus discos custam
muito caro, os integrantes do XTC vivem basicamente de direitos autorais e vendagem. Uma pena que uma das melhores bandas inglesas e que continua fazendo grandes discos esteja nessa situação. Ao menos, não desistiram.

Discografia

Discos

White Music (1978)
Go 2 (1978)
Drums and Wires (1979)
Black Sea (1980)
Eight Goldies (coletânea, 1980)
Live & More (1981)
English Settlement (1982)
Beeswax – Some B-Sides 1977-1982 (1982)
Waxworks – Some Singles 1977-1982 (1982)
Mummer (1983)
The Big Express (1984)
Skylarking (1986)
Orange and Lemmons (1989)
Explode Together (The Dub Experiments 78-80) (1990)
Rag & Bone Buffet (Rare Cuts & Leftovers) (1990)
Nonsuch (1992)
BBC Radio 1 Live In Concert (1992)
The Tiny Circus of Life (1992)
Drums and Wireless – BBC Radio Sessions 77-89 (1994)
Fossil Fuel – The XTC Singles 1977-92 (1996)
Upsy Daisy Assortment – A Selection of the Sweetest Hits (1997)
Transistor Blast – The Best of the BBC Sessions (1998)
The Greatest (1998)
Apple Venus Volume 1 (1999)
Homespun The Apple Venus Volume One Home Demos (1999)
Wasp Star (Apple Venus Volume 2) (2000)
Homegrown (The Wasp Star Home Demos) (2001)
Coat of Many Cupboards (2002)
Waspstrumental (2002)
Instruvenus (2002)
Apple Box (2005)
iTunes Essentials: XTC (2005)
Apple Bite – A Selection From Apple Box (2005)
Apple Vinyls (2006)

Single e EPs

Science Friction (1977)
Statue of Liberty (1978)
This is Pop? (1978)
Are You Receiving Me? (1978)
Life Begins at the Hop (1979)
Making Plans for Nigel (1979)
Ten Feet Tall (1980)
Wait Till Your Boat Goes Down (1980)
Generals and Majors (1980)
Towers of London (1980)
Sgt. Rock (Is Going To Help Me) (1980)
Love At First Sight (1980)
Respectable Street (1981)
5 Senses (EP, 1981)
Senses Working Overtime (1982)
Ball and Chain (1982)
No Thugs in Our House (1982)
Great Fire (1983)
Wonderland (1983)
Love On a Farmboy’s Wages (1983)
All You Pretty Girls (1984)
This World Over (1984)
Wake Up (1985)
Grass (1986)
Earn Enough for Us (1986)
The Meeting Place (1987)
Dear God (1987)
Mayor of Simpleton (1989)
King for a Day (1989)
The Loving (1989)
The Disappointed (1992)
The Ballad of Peter Pumpkinhead (1992)
Demo Tracks (1992)
Wrapped In Grey (1992)
Easter Theatre (1993)
I’d Like That (1999)
I’m The Man Who Murdered Love (2000)
Where Did The Ordinary People Go? (2005)