079 – Sam Cooke – The Man and His Music

Ele é o maior cantor de todos. Influenciou quem o ouviu desde Elvis até toda Swingin’ London – Rod Stewart é tiete confesso e admirador – até nomes como Otis Redding que cantou “Shake”, do mestre, em Monterey, até seu assassinato em 1964, com apenas 33 anos. Essa coletânea fora de catálogo é uma de suas melhores e mais preciosas antologias e a confirmação da frase Keith Richards que disse que todos cantores em algum momento de sua vida precisam se confrontar com o legado de Sam e que quando fazem isso, acabam desistindo de cantar e voltando ao velho emprego no posto de gasolina.



capa de The Man and His MusicOk, minha cultura sobre soul music chega a ser constrangedora, mas como já me arrisquei com Marvin Gaye, ouso mais ainda falando do maior de todos. Ou você acha que Marvin, Otis, Wilson Pickett bebiam em que fonte? Tá tudo aqui, meu amigo. Esse cd eu consegui em 1996, meses antes de ser retirado de catálogo vergonhosamente. Era então (e foi por muito tempo) a única antologia dele com “A Change Is Gonna Come”, que Sam compôs barbaramente influenciado por Bob Dylan (só falta um ET confessar que Dylan era seu maior modelo, porque aqui nesse planeta já ficou óbvio demais…), sua canção anti-racista e último grande hit. Além de excepcional músico, Sam era um tremenda boa-pinta: vestia-se bem, era bonito, articulado, galante e romântico. O timbre de sua voz era tão conhecido quanto o de Elvis ou Roy Orbison.


Nascido Samuel Cook, no dia 22 de janeiro de 1931, em uma quinta-feira, na pequena Clarksdale, no Missisippi. Um dos oitos filhos do Reverendo Charles com Annie Mãe Cook, São tinha como irmãos: Willie, Charles Jr., L.C., David, Hattie, Mary e Agnes. A família mudou para Chicago quando Sam contava com dois anos. Sua carreira musical até que meio tarde, com apenas 19 anos em um grupo chamado Soul Stirrers, junto com duas irmãs e um irmão seu.

O grupo vocal, originalmente conhecido como The Mount Pleasant Green Singers, era da cidade de Trinity, no Texas, e se juntaram em 1929. O principal membro, S.R. Crain, entrou em 1930 e foi o responsável pela mudança de nome. Em 1936, partiram para Chicago, sendo a primeira banda gospel a viajar e viver do canto, que conseguiam batendo de porta em porta. Ao final de cada semana, a igreja recebia US$ 2,65. Sam entrou para o grupo em 1950. Ele já tinha experiências em grupos gospel como Pilgrim Travelers e The Highway QC’s. No auge do grupo, a formação contava com Sam Cooke, Paul Foster, Jessie Farley, S.R. Crain, R.B. Robinson e LeRoy Crume. O grupo era tão adorado e Sam idolatrado que toda uma geração de músicos como B. B. King, Ray Charles, The Drifters e Little Richard engrossavam as fileiras de suas apresentações. Em 1956, resolveu seguir carreira-solo, sendo substituído por Johnnie Taylor. Crain, que não era bobo, virou empresário da jovem estrela.

Sam Cooke, R.B. Robinson, Paul Foster,S.R. Crain e J.J. FarleyEm 1957, Sam conseguiu vender um 1,7 mihão de cópias com uma canção chamada “You Send Me”, que escreveu com seu irmão, L. C. Cooke, e que simplesmente tirou “Jailhouse Rock”, de Elvis Presley do topo da parada que ocupava por sete semanas consecutivas. A canção também rendeu problemas contratuais com gravadoras, e Sam só pode ficar mais sossegado quando assinou com a RCA Victor, em 1960.

Na nova casa continuou a combustão de canções que eram maciçamente executadas por todo país: “Chain Gang” (que chegou a ser número 2 nas paradas), “Cupid”, “Twistin’ The Night Away” e “Bring It On Home To Me”. Sem descuidar da parte financeira, monta, os selos SAR e Derby com o amigo J W Alexander, e lançam novos artistas como Valentinos (canção “It´s All Over Now”) e Simms Twins (“Soothe Me”). Nos Valentinos brilhava a voz e o talento como compositor de Bobby Womack.


Elisa Boyer e Bertha Franklin Se tudo ia de vento em popa na parte comercial, enfrentou uma tragédia pessoal quando seu filho Vincent morreu afogado em uma piscina, em Junho de 1963. Mas a maior tragédia seria seu assassinato. No dia 10 de dezembro de 1964, Sam deu entrada em um motel Hacienda localizado em South Figueroa, em Los Angeles, com uma garota de origem asiática chamda Elisa Boyer. De madrugada, Elisa sai correndo até o lobby e pede ajuda para a gerente do local, Bertha Franklin, dizendo que o cantor havia a estuprado. Sam desce e começa a discutir com as duas, e no meio da discussão, Bertha disparou três vezes seu revólver calibre 22 e o matou, na madrugada de 11 de dezembro. Franklin alegou auto-defesa e foi inocentada da acusação de assassinato.


Foto da lápide do túmulo em Los Angeles, no Cemitério de Forest LawnBárbara, sua esposa, se desespera ao saber do ocorrido. Sam é enterrado em Chicago, com mais de 20 mil fãs emocionados e chorando, criando um tumulto infernal. Uma semana depois, seu corpo é cremado e enterrado em no Cemtério de Foorest Lawn Glendale, em Los Angeles, Califórnia.

Para tentar encobrir o escândalo, a RCA lança um compacto que viria a ser um dos maiores sucessos de sua carreira, com as músicas “A Change Is Gonna Come” e “Shake”.

“A Change Is Gonna Come” era então a primeira manifestação contra o racismo e a intolerância que vitimava os negros na América. Cooke estava apaixonado pela oratória de Bob Dylan (especialmente por “Blowin’ The Wind) e resolveu mostrar que poderia ser muito mais do que um cantor romântico. Apesar de não ter sido número 1 nas paradas, é considerado a melhor composição de toda sua carreira e um epitáfio irônico.

 Ao lado: Sam com Aretha Franklin, que gravou "A Chane Is Gonna Come", em 1967, em seu disco clássico "I Never Loved A Man The Way I Love You". Sam Cooke, que teve canções regravadas por Aretha, Rod Stewart, Van Morrison, The Animals, Otis Redding, Smokey Robison e foi considerado o maior cantor negro da América, superando nomes como Marvin Gaye, o próprio Otis e James Brown, teve dois álbuns póstumos fundamentais lançados na década de 80: Live at the Harlem Square Club, 1963, em 1985, e essa coletânea que virou mote da coluna, The Man and His Music, em 1986. Em janeiro deste mesmo ano, seu nome foi inscrito noo Rock and Roll Hall of Fame, em Nova York. Três anos depois, foi a vez do Soul Stirrers.

Fiquem com a letra de três canções de Sam Cooke: “You Send Me”, que desbancou Elvis, “Cupid” (minha favorita) e a derradeira “A Change is Gonna Come”, e todas as canções contidas no disco. Até mais!

You Send Me


Darling you send me
I know you send me
Darling you send me
Honest you do, honest you do
Honest you do, whoa-oh-oh-oh-oh-oh

You thrill me
I know you, you, you thrill me
Darling you, you, you, you thrill me
Honest you do

At first I thought it was infatuation
But woo, it’s lasted so long
Now I find myself wanting
To marry you and take you home
Whoa-oh-oh-oh-oh-oh

You, you, you, you send me
I know you send me
I know you send me
Honest you do

Whoa-oh-oh, whenever I’m with you
I know, I know, I know when I’m near you
Mmm hmm, mmm hmm, honest you do, honest you do
Whoa-oh-oh, I know-oh-oh-oh

I know, I know, I know, when you hold me
Whoa-oh-oh-oh-oh, whenever you kiss me
Mmm hmm, mmm hmm, honest you do

At first I thought it was infatuation
But woo, it’s lasted so long
Now I find myself wanting
To marry you and take you home

I know, I know, I know, you send me
I know you send me
Whoa-oh-oh-oh, you you you you send me
Honest you do

Cupid

Cupid draw back your bow
And let your arrow go
Straight back to my lover’s heart for me
Cupid please hear my cry
And let your arrow fly
Straight to my lover’s heart for me
Now I don’t mean to be bother to you
But I’m in a mess
There’s danger of me losing all my happiness
For I love a girl who doesn’t know I exist
And this you can fix
So… Cupid draw back your bow
And let your arrow go
Straight to my lover’s heart for me
Cupid please hear my cry
And let your arrow fly
Straight to my lover’s heart for me
Cupid if your arrow make her love strong for me
I promise I wll love her until eternity
I know between the two of us her heart we can steal help me if you will
So… Cupid draw back your bow
And let your arrow go
Straight to my lover’s heart for me
Cupid please hear my cry
And let your arrow fly
Straight to my lover’s heart for me
Cupid don’t you hear me calling you
I need you Cupid help me

A Change Is Gonna Come

I was born by the river
In a little tent
And just like the river
I’ve been running ever since
It’s been a long, long time coming
But I know a change is gonna come
Oh, yes it will
It’s been too hard living
But I’m afraid to die
I don’t know what’s up there beyond the sky
It’s been a long, a long time coming
But I know a change is gonna come
Oh yes, it will
I go to the movie, and
I go downtown
Somebody keep telling me “don’t hang around”
It’s been a long, a long time coming, but i know
A change is gonna come
Oh yes, it will
Then I go to my brother
I say brother help me please
But he winds up knocking me
Back down on my knees
There’s been times that I thought
I wouldn’t last for long
But now I think I’m able to carry on
It’s been a long, long time coming
But I know a change is gonna come
Oh, yes it will

Canções do disco


1 – Touch The Hem of His Garment
2 – That’s Heaven To Me
3 – I´ll Come Running Back To You
4 – You Send Me
5 – Win Your Love For Me
6 – Just For You
7 – Chain Gang
8 – When a Boy Falls in Love
9 – Only Sixteen
10 – Wonderful World
11 – Cupid
12 – Nothing Can Change This Love
13 – Rome Wasn´t Build In a Day
14 – Love Will Find A Way
15 – Everybody Loves to Cha Cha Cha
16 – Another Saturday Night
17 – Meet Me at Mary´s Place
18 – Having a Party
19 – Good Times
20 – Twistin’ The Nighht Away
21 – Shake
22 – Somebody Have Mercy
23 – Sad Mood
24 – Ain’t That Good News
25 – Brin It On Home To Me
26 – Soothe Me
27 – That´s Where It’s At
28 – A Change Is Gonna Come.

Discografia

Sam Cooke I (Keen 1958)
Encore (Keen 1959)
Tribute To The Lady (Keen 1959)
Hit Kit (Keen 1960)
I Thank God (Keen 1960)
The Wonderful World Of Sam Cooke (Keen 1960)
Cooke’s Tour (RCA Victor 1960)
Hits Of The 50’s (RCA Victor 1960)
Swing Low (RCA Victor 1960)
My Kind Of Blues (RCA Victor 1961)
Twistin’ The Night Away (RCA Victor 1962)
Mr. Soul (RCA Victor 1963)
Night Beat (RCA Victor 1963)
Ain’t That Good News (RCA Victor 1964)
Sam Cooke At The Copa (RCA Victor 1964)
Shake (RCA Victor 1965)
Try A Little Love (RCA Victor 1965)
Sam Cooke Sings Billie Holiday (RCA 1976)
Sam Cooke Live At The Harlem Square Club, 1963 (RCA 1985).

Compilações


The Best Of Sam Cooke (RCA Victor 1962)
The Best Of Sam Cooke, Volume 2 (RCA Victor 1965)
The Unforgettable Sam Cooke (RCA Victor 1966)
The Man Who Invented Soul (RCA Victor 1968)
The Gospel Soul Of Sam Cooke With The Soul Stirrers, Volume 1 (Specialty 1969)
The Gospel Soul Of Sam Cooke With The Soul Stirrers, Volume 2 (Specialty 1970)
The Two Sides Of Sam Cooke (Specialty 1970)
This Is Sam Cooke (RCA 1971)
That’s Heaven To Me: Sam Cooke With The Soul Stirrers (Specialty 1972)
The Golden Age Of Sam Cooke (RCA 1976)
The Man And His Music (RCA 1986)
Forever (Specialty 1986)
Sam Cooke II (Déjà Vu 1987)
You Send Me (Topline/Charly 1987)
20 Greatest Hits (Compact Collection 1987)
Wonderful World (Fame 1988)
The World Of Sam Cooke (Instant 1989)
Legend (EMS 1990)
The Magic Of Sam Cooke (Music Club 1991)
Sam Cooke With The Soul Stirrers (Specialty 1991)
Sam Cooke’s Sar Records Story (ABKCO 1994)
Hits! (RCA 2000),
The Man Who Invented Soul 4-CD box set (RCA 2000)
Keep Movin’ On (ABKCO 2002).