451 – The Soft Boys

Há quase 10 anos fiz uma coluna sobre Robyn Hitchcock e algum tempo depois sobre Kimberley Rew. E qual não foi a minha surpresa ao pesquisar sobre o Soft Boys no site e descobrir que não havia escrito sobre eles! Um absurdo! Sendo assim, pretendo reparar urgentemente esse enorme lapso.


Tudo começou há quase 40 anos, em 1976.

A Inglaterra experimentava o furacão punk que varria o mundo e um jovem de nome Robyn Hitchcock já tinha se aventurado no mundo da música e já havia participado de uma banda de nome The Symptoms.

O grupo existia desde 1973 e havia feito seu último show como banda de abertura para o Chilli Will & The Red Hot Peppers em Londres, British Council.

Nesse show, o cartaz os chamou de The Symptons. Logo depois, Robin se mudou para Cambridge e começou a tocar nos clubes folks, por dois anos.

E foi no circuito folk que conheceu o baixista Andy Metcalfe e o baterista Morris Windsor. Robyn tocava todo fim de semana no Portland Arms Folk Club e Andy era um guitarrista de bluegrass. Acaba conhecendo também outro guitarrista, Rob Lamb, que empresta sua banda de nome Dennis and the Experts, o embrião dos Soft Boys.

Desde o início, Robyn se apresentava como Dennis e a banda consistia em Ron Lamb, Andy e Morris Windsor. O repertório trazia algumas composiçõe de Hitchcock, além de cover de Steely Dan, Little Feat e David Bowie.

Segundo Robyn, o punk demorou a penetrar em Cambridge e o repertório do grupo parecia “música para hippies anestesiados”.

Em novembro de 1976, Robyn se dirige a platéia em um show local e apresenta o grupo como “The Soft Boys”, após uma canção que ele havia escrito “Give It to The Soft Boys”, faixa de abertura do primeiro LP da banda, A Can of Bees.

O show marca a entrada de Alan “Wangbo” Davies, no lugar de Rob Lamb, que foi tentar a vida com o Ducks on the Wall. Segundo Robyn, o conceito da banda seria uma amálgama de Willliam Burroughs: Soft Machine and the Wild Boys.

Em 1977, lançam o primeiro EP, Give It to The Soft Boys, pela Raw Records, com as canções “Wading Through a Ventilator,” “The Face of Death,” e “Hear My Brane”. O disco havia sido basicamente gravado na casa de Robyn. Em 1978, Kimberley Rew substitui Alan Davies, fechando a formação clássica dos Soft Boys.

Assinam com a Radar Records, selo de Elvis Costello e Nick Lowe e abre um show para o Damned – “a única vez que estive num show punk em toda minha vida”, jura Rew. Lançam o compacto “(I Want To Be An) Anglepoise Lamp” e a gravadora não sabe muito bem o que fazer com aquele grupo completamente deslocado da cena.

Ainda assim, os mandam para Gales, precisamente nos estúdios Rockfield, para gravarem o primeiro álbum.

Mas há discordâncias – o selo havia odiado “The Day They Ate Brick” – e Robyn resolve bancar sozinho o disco fundando seu próprio selo, Two Crabs.

Dessa maneira, nasce A Can of Bees, disco de estréia

O disco de estréia consistia em oito composições de Robyn e três faixas ao vivo, sendo uma cover de “Cold Turkey”, de John Lennon. São feitas 2.500 cópias e havia sido uma regravação do LP que a Radar tinha recusado.

O disco trazia as seguintes faixas:

Lado A

1. “Give It To The Soft Boys” 1:57
2. “The Pig Worker” 4:30
3. “Human Music” 4:30
4. “Leppo and the Jooves” 5:27
5. “The Rat’s Prayer” 3:19

Lado B

1. “Do the Chisel” 3:03
2. “Sandra’s Having Her Brain Out” 3:47
3. “The Return of the Sacred Crab” 2:54
4. “Cold Turkey” (John Lennon) 4:17
5. “School Dinner Blues” (Live) 2:26
6. “Wading Through A Ventilator” (Live) 4:08

A pouca divulgação e interesse fizeram com que Andy Metcalfe deixasse a banda logo após o lançamento e se juntasse ao Telephone Bill and the Smooth Operators e depois, Squeeze. Seu lugar é ocupado por Matthew Seligman.

A banda começa a trabalhar em novas canções que resultariam no novo LP, Underwater Moonlight.

Reza a lenda que foi feito inteiramente por menos de 600 libras! (provavelmente não…).

O segundo LP já tinha um melhor acabamento e trazia o produtor Pat Collier, que ajudou muito o grupo a aperfeiçoar o som.

O disco trazia 10 temas:

Lado 1

1. “I Wanna Destroy You” – 2:52
2. “Kingdom of Love” – 4:10
3. “Positive Vibrations” – 3:10
4. “I Got the Hots” – 4:42
5. “Insanely Jealous” – 4:15

Lado 2

1. “Tonight” – 3:44
2. “You’ll Have to Go Sideways” (Hitchcock, Kimberley Rew) – 2:57
3. “Old Pervert” (Hitchcock, Rew, Matthew Seligman, Morris Windsor) – 3:52
4.”The Queen of Eyes” – 2:01
5. “Underwater Moonlight” – 4:17

Em 2001, sairia uma versão especial em CD – Underwater Moonlight… And How It Got There – com um CD extra trazendo:

“Old Pervert – section 1” – 1:38 (Hitchcock, Rew, Seligman, Windsor)
“Like a Real Smoothie” – 3:43
“Alien” – 3:13
“Bloat (extract)” – 1:00 (Hitchcock, Rew, Seligman, Windsor)
“Underwater Moonlight” – 6:24
“She Wears My Hair” – 5:22
“Wang Dang Pig” – 3:56
“Old Pervert – section 2” – 1:31 (Hitchcock, Rew, Seligman, Windsor)
“Insanely Jealous” – 5:03
“Leave Me Alone” – 6:45 (Lou Reed)
“Goodbye Maurice or Steve” – 3:14
“Old Pervert – section 3” – 0:36 (Hitchcock, Rew, Seligman, Windsor)
“Cherries” – 2:54 (Hitchcock, Rew, Seligman, Windsor)
“Amputated” – 4:22
“Over You” – 4:00 (Bryan Ferry, Phil Manzanera)
“I Wanna, Er… (extract)” – 0:42 (Hitchcock, Rew, Seligman, Windsor)
“Old Pervert – section 4” – 1:24 (Hitchcock, Rew, Seligman, Windsor)

Após o lançamento, o grupo viaja para Nova York para uma série de shows em clubes como Iroquois, Danceteria, Mudd Club e Maxwells.

A banda resiste ainda um pouco, mas termina após um show em Golden Lion, Fulham, London, em fevereiro de 1981.

Em 1994, os Softs Boys se juntam novamente para uma série de shows e alegria dos fãs, ansiosos por um novo disco, idéia abortada.

Mas, em 2001, o grupo volta a se reencontrar e nasce a vontade de um novo disco, o que acontece com o lançamento de Nextdoorland.

Novamente a banda aceitou um convite do produtor Pat Collier para gravar uma participação em um tributo a Paul McCartney, no estúdio de Collier, o Gravity Shack, em Londres.

Com uma produção moderna, o disco acabou sendo editado pela Matador Records e se mostrou um bom lançamento, com grandes composições de Robyn, fazendo a alegria dos fãs mais antigos.

Para comemorarem o feito, a banda embarcou na segunda turnê norte-americana, 22 anos depois da primeira.

O disco trazia 10 novas faixas:

01. I Love Lucy 3:00
02. Pulse of My Heart 3:46
03. Mr. Kennedy 6:03
04. Unprotected Love 3:18
05. My Mind Is Connected… 4:05
06. Sudden Town 3:45
07. Strings 6:11
08. Japanese Captain 3:24
09. La Cherité 5:11
10. Lions and Tigers 2:28

Os integrantes ainda seguem na ativa, especialmente Robyn Hitchcock, dono de uma discografia imensa e Kimberley Rew.

Deixo vocês com a discografia da banda. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Singles e EPs

Give It To The Soft Boys 7″ EP: “Wading Through A Ventilator” b/w “The Face Of Death” and “Hear My Brane” (1977)
“(I Want to Be an) Anglepoise Lamp” b/w “Fatman’s Son” (1978)
Near the Soft Boys 7″ EP: “Kingdom of Love” b/w “Vegetable Man” & “Strange” (1980)
“I Wanna Destroy You” b/w “Old Pervert” (1980)
“Only the Stones Remain” b/w “The Asking Tree” (1981)
“Love Poisoning” (1982)
“He’s a Reptile” b/w “Song No. 4” (1983)
“The Face of Death” b/w “The Yodelling Hoover” (1989)

Discos

A Can of Bees (1979)
Underwater Moonlight (1980)
Invisible Hits (1983)
Live at the Portland Arms (cassette, 1983; LP, 1988)
Where Are The Prawns (cassette, 1994)
Nextdoorland (2002)
Side Three (CD EP) (2002)

Coletâneas

Two Halves for the Price of One (1981)
Wading Through a Ventilator (EP) (1984)
Raw Cuts (EP) (1989)
1976-81 (2 CD) (1993)
Underwater Moonlight… And How It Got There (2 CD) (2001)