461 – Everything but the Girl

No começo dos anos 80, entre a efervescência final do punk e as bandas pós-punks e new waves, surgiu um movimento que priveligiava um outro tipo de som, puxado mais para o jazz, soul e até a bossa nova. Alguns nomes ganharam destaques como o Style Council, o Swing Out Sister, Sade, Matt Bianco e o Everything but the Girl, formado pelo casal Ben Watt e Tracey Thorn. Uma discografia sólida, de grandes discos e partindo do acústico para o eletrônico sem jamais perder a mão na produção de grandes melodias.


Eles são casados, têm três filhos e mesmo com o final do grupo, ainda permanecem juntos.

Tracey Thorn e Ben Watt são um dos casais mais interessantes e musicais do mundo pop e juntos criaram o Everything but the Girl.

A parceria-namoro começou por volta de 1981, na Universidade de Hull e ambos tinham contratos com a mesma gravadora, a independente Cherry Red.

Tracey (nascida em 26 de setembro de 1962, Brookmans Park, Hatfield, Hertfordshire) fazia parte dos Marine Girls, onde era guitarrista e fazia vocais.

As Marine lançaram dois LPs (Beach Party, em 1981 e Lazy Ways, 1982) e alguns compactos.

As Marine acabaram quando Tracey resolveu seguir em frente nos estudos e por ter conhecido Ben.

Ben era mais chegado ao folk e chegou a lançar, em 1983, seu único disco-solo, North Marine Drive.

A maior prova de talento, porém, veio um ano antes, quando lançou um EP, com cinco músicas, com uma lenda: o ex-baterista do Soft Machine e grande artista-solo, Summer Into Winter.

O EP tinha cinco músicas:

Walter and John” (4:07)
“Aquamarine” (4:12)
“Slipping Slowly” (2:53)
“Another Conversation With Myself” (1:24)
“A Girl in Winter” (3:50)

Ao se juntarem, lembraram de um slogan de uma loja de Hull, Turners: “Everything but the girl”.

Dessa maneira curiosa, nascia o grupo.

Em 1982, lançam o primeiro compacto pela Cherry Red, uma versão para “Night and Day”, de Cole Porter.

O single obteve ótimas vendagens e acabou participando da coletânea da Chery Red, Pillows & Prayers – Cherry Red 1982-1983, com faixas do Felt, The Monochrome Set e, curiosamente, músicas de Ben (“Some Things Don’t Matter”) e Tracy (“Plain Sailing”).

Mas, os dois ainda tocavam seus projetos, e enquanto Ben gravava com Wyatt e seu disco-solo, Tracey fez também um disco-solo, A Distant Shore, com 8 músicas, sendo uma delas “Femme Fatale”, de Lou Reed.

Em 1983, assinam com a gravadora Blanco Y Negro, o mesmo do Jesus and Mary Chain. Gravam o sensacional álbum de estréia, Eden, mas questões jurídicas retardam o lançamento até maio de 1984.

Eden mostrava um som elegante, totalmente diferente das bandas da época, mais próximo do jazz e do folk, com a delicada voz de Tracey hipnotizando o ouvinte.

O LP vendeu mais de 500 mil cópias e chamou a atenção de crítica e público e tinha as seguintes músicas:

Lado A

01. “Each and Every One” – 2:48
02. “Bittersweet” (Thorn) – 2:50
03. “Tender Blue” (Watt) – 3:05
04. “Another Bridge” – 2:13
05. “The Spice of Life” (Thorn) – 3:30
06. “The Dustbowl” (Thorn) – 1:39

Lado B

01. “Crabwalk” (Watt) – 2:02
02. “Even So” (Thorn) – 3:24
03. “Frost and Fire” – 2:31
04. “Fascination” (Thorn) – 3:06
05. “I Must Confess” (Watt) – 3:20
06. “Soft Touch” (Watt) – 3:12

O disco ficou na 14º posição na Inglaterra e a capa foi desenhada por Jane Fox, ex-integrante da Marine Girls.

Para variar, o álbum é editado nos EUA em um LP que leva apenas o nome da banda e com apenas seis faixas de Eden, dois singles e quatro faixas em versões diferentes:

Lado A

01. “Each and Everyone” – 2:46
02. “Tender Blue” (Watt) – 3:04
03. “Another Bridge” – 2:12
04. “Frost and Fire” – 3:02
05. “Fascination” (Thorn) – 3:19
06. “Crabwalk” (Watt) – 3:24

Lado B

01. “Never Could Have Been Worse” (Watt) – 2:43
02. “Laugh You Out the House” (Thorn) – 1:46
03. “Mine” (Thorn) – 3:18
04. “Easy as Sin” (Watt) – 2:56
05. “Native Land” – 3:06
06. “Riverbed Dry” – 2:53

Após o sucesso, o grupo lança em 1985, o segundo disco Love Not Money, mais orientado à guitarra.

Apesar de ser inferior a Eden, ficou na décima posição e vendeu 100 mil cópias, apenas na Inglaterra.

Love Not Money era politicamente engajado e falava dos problemas na Irlanda, na vida extremamente acidentada da atriz Francis Farmer, ícone de Hollywood e que aos 30 anos foi internada por supostos problemas mentais e sofreu horrores enquanto esteve internada, sendo estuprada várias vezes por soldados de uma base militar perto do hospital e ataque ao governo conservador de Thatcher.

O LP tinha as seguintes faixas:

Lado A

01. “When All’s Well” (Watt)
02. “Ugly Little Dreams” (Thorn)
03. “Shoot Me Down”
04. “Are You Trying to Be Funny?”
05. “Sean” (Watt)

Lado B

01. “Ballad of the Times” (Watt)
02. “Anytown” (Watt)
03. “This Love (Not for Sale)”
04. “Trouble And Strife”
05. “Angel”

Em 1986, é a vez de um novo trabalho, desta vez voltado aos anos 60, Baby, The Stars Shine Bright.

As canções eram envoltas em luxuosos arranjos orquestrais com as letras falando de desilusões amorosas, uma sobre Marilyn Monroe (“Sugar Finney”) ou falando de fascismo e nazismo, “Little Hitler”.

Apesar de vender praticamente bem, ficou apenas na 22ª posição, no Reino Unido.

O LP tinha as seguintes faixas:

Lado A

01. “Come on Home”
02. “Don’t Leave Me Behind”
03. “A Country Mile” (Thorn)
04. “Cross My Heart”
05. “Don’t Let the Teardrops Rust Your Shining Heart” (Watt)

Lado B

01. “Careless” (Watt)
02. “Sugar Finney”
03. “Come Hell or High Water”
04 “Fighting Talk”
05. “Little Hitler”

Dois anos depois é editado Idlewild, que trazia a canção “I Don’t Want To Talk About It”, terceiro lugar na parada britânica.

Faixas:

Lado A

01. “I Don’t Want to Talk About It” (Danny Whitten)
02. “Love Is Here Where I Live”
03. “These Early Days” (Thorn)
04. “I Always Was Your Girl”
05. “Oxford Street” (Thorn)
06. “The Night I Heard Caruso Sing” (Watt)

Lado B

01. “Goodbye Sunday”
02. “Shadow on a Harvest Moon” (Thorn)
03. “Blue Moon Rose”
04. “Tears All Over Town” (Watt)
05. “Lonesome for a Place I Know”
06. “Apron Strings”

Os anos 1990 mostraram o Everything but the Girl com a reputação solidificada na América e com vários hits.

Essa fama se refletiu no próximo disco The Language Of Life, com a participação de nomes de peso: Stan Getz, Joe Sample e Michael Brecker.

O grupo lançou mais dois discos – Worldwide (1991) e Acoustic (1992 e lançado apenas para o mercado norte-americano) – quando Ben sofreu um baque, ao ser diagnosticado com uma doença auto-imune, a síndrome de Churg-Strauss.

Ainda em 1992, é também editado um EP de covers, contendo “Tougher Than the Rest” (de Bruce Springsteen); “Time after Time” (Cyndi Lauper), “Downtown Train” (Tom Waits) e “Alison”, de Elvis Costello. Todas essas canções estão no disco Acoustic.

A luta de Ben acabou virando um livro editado pela Penguin, em 1996, Patient, elogiado por vários jornais e considerado um dos livros do ano pelo The New York Times.

O sucesso motivou o lançamento de duas coletâneas: Essence & Rare 82-92 (1992) e Home Movies (1993).

Amplified Heart marca a entrada da dupla na música eletrônica, em alto estilo.

Com produção de Tracey Thorn, Ben Watt e John Coxon e participações de vários músicos, como Kate St. John (ex-Dream Academy), o disco trazia belíssimas composições e um imenso sucesso musical: “Missing” (Todd Terry remix), que ficou em segundo lugar, nos EUA, e, em terceiro, no Reino Unido.

O disco vendeu mais de 500 mil cópias na América e o single ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias comercializadas e 3 milhões de cópias por todo o planeta.

Faixas do disco:

01. “Rollercoaster” (Ben Watt) – 3:13
02. “Troubled Mind” (Ben Watt/Tracey Thorn) – 3:33
03. “I Don’t Understand Anything” (Tracey Thorn) – 4:25
04. “Walking to You” (Ben Watt) – 3:30
05. “Get Me” (Ben Watt) – 3:33
06. “Missing” (Ben Watt/Tracey Thorn) – 4:05
07. “Two Star” (Ben Watt) – 4:06
08. “We Walk the Same Line” (Tracey Thorn) – 3:59
09. “25th December” (Ben Watt) – 4:03
10. “Disenchanted” (Ben Watt/Tracey Thorn) – 2:49
11. “Missing” (Todd Terry Club mix) – 4:09

O fato curioso foi que a WEA resolveu cancelar o contratar da banda justamente nesse disco, por considerá-lo sem chances de sucesso na América! Esses executivos visionários…

Em 1996, lançam outra coletânea The Best of Everything but the Girl (1996) e um segundo trabalho voltado à música eletrônica, Walking Wounded, que vendeu mais de 300 mil cópias no Reino Unido e 1 milhão de cópias no mundo e em nova casa, a Virgin.

E 1999 é o ano derradeiro, com o grupo lançado Temperamental e participações em importantes festivais – Montreux Jazz and Roskilde Festival.

O disco vendeu mais de 500 mil cópias e a banda resolveu encerrar as atividades antes de virarem um grupo grande demais. Era o primeiro trabalho em que todos os instrumentos foram tocados apenas pelos dois.

Faixas:

01. “Five Fathoms” (Watt) – 6:24
02. “Low Tide of the Night” (Watt) – 4:45
03. “Blame” (Watt, Thorn) – 6:18
04. “Hatfield 1980” (Watt, Thorn) – 5:12
05. “Temperamental” (Watt) – 5:20
06. “Compression” (Watt, Thorn) – 7:11
07. “Downhill Racer” (Watt, Thorn) – 3:49
08. “Lullaby of Clubland” (Watt) – 5:30
09. “No Difference” (Watt, Thorn) – 4:26
10. “The Future of the Future (Stay Gold)” featuring Deep Dish (Watt, Sharam Tayebi, Ali Shirazinia) – 7:52

Após o lançamento, Tracey resolveu cuidar dos filhos do casal, enquanto Ben voltou ao underground, como DJ e projetos menores, casos de Lazy Dog, Buzzin’ Fly e Neighbourhood and Cherry Jam.

Tracey ficou afastada do meio musical, até 2007 e desde então lançou três discos: Out of the Woods (2007), Love and Its Opposite (2009) e Tinsel and Lights (2012).

Segundo Tracey, há chances do grupo voltar, desde que superem alguns obstáculos práticos e psicológicos.

Uma última coisa: recentemente, em 2012, todos os discos foram editados, em embalagens luxuosas da Rhino, com capas duplas, dois CDs e um libreto com fotos e dados de gravações.

Espero que tenham gostado da coluna. Um abraço e até a próxima.

Discografia

Compactos

“Night and Day” (1983)
“Each and Every One” (1984)
“Mine” (1984)
“Native Land” (1984)
“When All’s Well” (1985)
“Angel” (1985)
“Come on Home” (1986)
“Don’t Leave Me Behind” (1986)
“These Early Days” (remix) (1988)
“I Always Was Your Girl” (1988)
“I Don’t Want to Talk About It” (1988)
“Love Is Here Where I Live” (1988)
“Driving” (1990)
“Take Me” (Hamblin remix) (1990)
“Old Friends” (1991)
“Twin Cities” (Wildwood remix) (1991)
“Rollercoaster” (1994)
“Missing” (1994)
“Missing” (Todd Terry remix)(1995)
“Walking Wounded” (1996)
“Wrong” (1996)
“Single” (1996)
“Driving” (remix) (1996)
“Before Today” (1997)
“The Future of the Future (Stay Gold)” (Deep Dish with Everything but the Girl) (1998)
“Five Fathoms (Love More)” (1999)
“Blame” (1999)
“Temperamental” (2000)
“Lullaby of Clubland” (2000)
“Tracey in My Room” (Mash-up – credited to EBTG vs Soul Vision) (2001)
“Corcovado” (2002)

EPs

Covers (1992)
The Only Living Boy in New York (1993)
I Didn’t Know I Was Looking for Love (1993)
Missing – the Live (1994)


Discos

Eden (1984)
Everything but the Girl (US only) (1984)
Love Not Money (1985)
Baby the Stars Shine Bright (1986)
Idlewild (1988)
The Language of Life (1990)
Worldwide (1991)
Acoustic (1992)
Amplified Heart (1994)
Walking Wounded (1996)
Temperamental (1999)

Coletâneas

Essence & Rare 82-92 (1992)
Home Movies (1993)
The Best of Everything but the Girl (1996)
Back To Mine, an EBTG compilation of Chill Out tracks (2001)
Like the Deserts Miss the Rain (2003)
Adapt or Die: Ten Years of Remixes (2005)
The Platinum Collection (2006)
The Works a 3 CD Retrospective (2007)