396 – Bob Dylan & The Band- Before the Flood

Elaborar uma lista de grandes álbuns ao vivo da história é uma tarefa inglória. Mas, é claro, alguns não podem ficar de fora, como Live at Leeds, do Who, o Irish Tour, do Rory Gallagher etc e tals, ou a lista fica extensa. E, nessa lista, um disco duplo feito por Bob Dylan e The Band tem lugar? E quando digo feito por eles, não é The Band tocando apenas para Bob Dylan cantar, é um disco onde Dylan canta acompanhado da banda, onde a banda toca suas músicas, sem Dylan, e onde Dylan canta acompanhando apenas de violão e gaita. Por tudo isso – e até pelo frenesi que a excursão gerou – Before the Flood está, com certeza, entre os grandes álbuns ao vivo. E duplo, ainda por cima.


O Bob Dylan da primeira metade dos anos 70 era um artista difícil de ser catalogado.

Apesar de estar produzindo álbuns, participando de filmes, escrevendo livros e sendo entrevistado sem parar, era visto como um artista em crise e com discos poucos representativos desde o final dos anos 60.

Entediados, críticos procuravam por um “novo Bob Dylan” e um dos primeiros a ser buscado foi Bruce Springsteen que, sabiamente, fugiu às comparações. E não só a crítica procurava um “novo Dylan”: a própria gravadora ordenou que o John Hammond – produtor – saísse a caça.

Mas se há uma coisa boa em gênios como Dylan é a capacidade de ficar “surdo” ao que é dito e seguir em frente, sem se preocupar com comentários. E, quem diria, começaria um dos seus períodos mais prolíficos, tanto em shows, como em discos.

E o Dylan que começava o ano de 1974, já tinha lançado um belo disco de estúdio, Planet Waves. O novo disco foi recebido de maneira diversa e apenas três canções seriam tocadas na nova turnê.

Enquanto o disco novo era lançado, o cantor tinha outras preocupações. Ele estava ansioso em cair na estrada com a única banda que realmente sabia soar como gostava: The Band.

As negociações para uma nova turnê começaram em novembro de 1973, enquanto Planet Waves era gravado e rapidamente uma histeria tomou conta dos fãs e da imprensa.

E Dylan não queria repetir a loucura e tensão que aconteceram entre 1965 e 1966 quando excursionou também com o Band, na época, chamados de The Hawks.

Por isso, ele queria apenas fazer shows em uma dúzia de cidades em lugares de boas condições técnicas.

Os empresários ficaram desesperados e explicaram que seria um suicídio comercial. Depois de alguma negociação, ficou acertado que a turnê teria 40 cidades em seis semanas.

No dia 4 de janeiro de 1974, a banda abre a série de shows, em Chicago, em um dia tremendamente frio. Mas Dylan estava mais calmo e confiante do que nunca. Nas seis semanas seguintes, o show apresentou 53 músicas dos dois artistas.

O show não era apenas uma apresentação de Dylan cantando suas músicas e acompanhado pelo Band, era muito mais do que isso.

Apesar de abrirem com as composições de Dylan, em boa parte do show ele deixava o palco, onde o grupo reinava absoluto para tocar suas composições.

Afinal, The Band era um grupo grande demais e tinha uma carreira mais do que consolidada para ser um mero grupo de apoio.

A turnê tornou-se um estrondoso sucesso. Apesar de terem apenas 650 mil lugares disponíveis, mais de 5 milhões de pedidos foram feitos.

Os fãs eram obrigados a disputar ingressos com membros dos clãs Kennedy e Rockfeller, e a turnê causou um interesse nunca antes visto.

Em palco, Dylan canta de maneira diferente, mais suave e contido, lembrando muito o Dylan “crooner” do disco Nashville Skyline. Dessa forma, algumas canções são totalmente reestruturadas, ganhando uma nova dimensão e interpretações desconhecidas.

Após as seis semanas de excursão, começaram os trabalhos para separar as músicas que entrariam no disco ao vivo, devidamente planejado.

Apesar de gravarem várias apresentações, a maioria delas saiu dos três últimos dias, onde tocaram no Inglewood Forum, em Los Angeles. A produção seria assinada por Dylan e The Band, que chamaram Rob Fraboni e Phil Ramone para serem engenheiros e fazer a mixagem.

Ao ser editado, em junho de 1974, Before the Flood, se tornou um sucesso, chegando ao terceiro posto na Inglaterra e na América.

O título foi tirado do livro Farn Mabul do autor iídiche Sholem Asch; Bo Dylan era amigo do filho de Sholem, Moses, dono do selo Folkways Records, gravadora de muita importância no começo da carreira do cantor.

O disco vendeu bem, mas sofreu perdas significativas com a abundâncias de discos piratas que apareceram no mesmo período, com boa qualidade de som e que cobriam todas as apresentações.

Ao ser editado, o disco trazia as seguintes faixas, todas de Bob Dylan, exceto as indicadas:

Lado 1

1. “Most Likely You Go Your Way (And I’ll Go Mine)” – 4:15
2. “Lay Lady Lay” – 3:14
3. “Rainy Day Women #12 & 35” – 3:27
4. “Knockin’ on Heaven’s Door” – 3:51
5. “It Ain’t Me, Babe” – 3:40
6. “Ballad of a Thin Man” – 3:41

Lado 2

1. “Up on Cripple Creek” (Robbie Robertson) – 5:25
2. “I Shall Be Released” – 3:50
3. “Endless Highway” (Robertson) – 5:10
4. “The Night They Drove Old Dixie Down” (Robertson) – 4:24
5. “Stage Fright” (Robertson) – 4:45

Lado 3

1. “Don’t Think Twice, It’s All Right” – 4:36
2. “Just Like a Woman” – 5:06
3. “It’s Alright, Ma (I’m Only Bleeding)” – 5:48
4. “The Shape I’m In” (Robertson) – 4:01
5. “When You Awake” (Richard Manuel/Robertson) – 3:13
6. “The Weight” (Robertson) – 4:47

Lado 4

1. “All Along the Watchtower” – 3:07
2. “Highway 61 Revisited” – 4:27
3. “Like a Rolling Stone” – 7:09
4. “Blowin’ in the Wind” – 4:30

Os músicos dividiram-nos seguintes instrumentos:

Bob Dylan: guitars, harmonica, piano, vocal
Garth Hudson: Lowrey organ, clavinet, piano, synthesizer, saxophone
Richard Manuel: piano, electric piano, organ, drums, vocal
Robbie Robertson: electric guitar, vocal
Rick Danko: bass, fiddle, vocal
Levon Helm: drums, mandolin, vocal

O lançamento era muito importante para o Band, que precisava cumprir seu contrato com a Columbia. Por esse motivo, ganharam um lado inteiro (B) só com composições próprias.

O disco abria com canções do período Blonde on Blonde – “Most Likely You Go Your Way (And I’ll Go Mine)” e “Rainy Day Women #12 & 35”, intercalando com o sucesso da trilha-sonora Pat Garrett and Billy the Kid – “Knockin’ on Heaven’s Door” – e fecha o lado A com uma emocionante versão de “Ballad of a Thin Man”.

O lado B era todo dedicado ao The Band. A surpresa viria no lado C, onde Dylan começa o show apenas de violão e gaita, tocando “Don’t Think Twice, It’s All Right” e fazendo uma versão linda para a mais que delicada “Just Like Woman”.

The Band retorna com três números clássicos de seu repertório – “The Shape I’m In”, “When You Awake” e “The Weight” e encerram o show com clássicos de Dylan, com o próprio cantor.

Um lançamento espetacular que mostrava à Columbia que não era necessária buscar novos Bob Dylans, até porque Dylan voltaria com força total lançando uma série de discos entre 1975 e 1976 de tirar o fôlego – e o dinheiro dos fãs.

Boa parte dessa história já foi contada nesse site, em duas partes, contada nas colunas sobre os discos Blood on the Tracks e Desire.

Fiquem com a discografia do cantor. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Bob Dylan (1962)
The Freewheelin’ Bob Dylan (1963)
The Times They Are A-Changin’ (1964)
Another Side of Bob Dylan (1964)
Bringing It All Back Home (1965)
Highway 61 Revisited (1965)
Blonde on Blonde (1966)
Bob Dylan’s Greatest Hits (1967)
John Wesley Harding (1968)
Nashville Skyline (1969)
Self Portrait (1970)
New Morning (1970)
Bob Dylan’s Greatest Hits, Vol. 2 (1971)
Pat Garrett and Billy the Kid (1973)
Dylan (1973)
Planet Waves (1974)
Before the Flood (1974)
Blood on the Tracks (1975)
The Basement Tapes (1975)
Desire (1976)
Hard Rain (1976)
Street Legal (1978)
At Budokan (1979)
Slow Train Coming (1979)
Saved (1980)
Shot of Love (1981)
Infidels (1983)
Real Live (1984)
Biograph (1985)
Empire Burlesque (1985)
Knocked Out Loaded (1986)
Dylan & the Dead (1988)
Down in the Groove (1988)
Oh Mercy (1989)
Under the Red Sky (1990)
The Bootleg Series Volumes 1-3 (1991)
Good as I Been to You (1992)
The 30th Anniversary Concert Celebration (1993)
World Gone Wrong (1993)
Bob Dylan’s Greatest Hits, Vol. 3 (1994)
MTV Unplugged (1995)
Time Out Of Mind (1997)
The Bootleg Series, Vol. 4: Bob Dylan Live 1966 (1998)
The Essential Bob Dylan (2000)
“Love and Theft” (2001)
The Bootleg Series, Vol. 5: Bob Dylan Live 1975 (2002)
The Bootleg Series, Vol. 6: Bob Dylan Live 1964 (2004)
No Direction Home: The Soundtrack (The Bootleg Series Vol. 7) (2005)
The Best of Bob Dylan (2005)
Modern Times (2006)
Dylan (2007)
Tell Tale Signs – Rare and Unreleased 1989-2006 (2008)
Together Through Life (2009)