Embora seja
considerada uma banda progressiva, o King Crimson é um
dos grupos mais interessantes do gênero. Boa parte se deve
ao líder Robert Fripp, extraordinário guitarrista
e que expandiu sua influência por décadas, trabalhando
também com David Bowie entre outros artistas. Tido como
uma pessoa tímida e perfeccionista, Fripp é daqueles
que prefere se expressar através da música e é
considerado um dos maiores instrumentistas de todos os tempos.
Falar
de King Crimson é falar de Robert Fripp, esse britânico
nascido em 16 de maio de 1946, em Wimborne Minster, Dorset, Inglatera.
À frente do King
Crimson, Fripp deixou um legado imenso e fãs em várias
gerações em mais de 40 anos de carreira, seja ela
com o grupo, solo ou em outros projetos.
Robert sempre foi um apaixonado
pela guitarra e ainda cedo começou a tocar o instrumento.
Profissionalmente, começou
em 1967, quando os irmãos Giles - Michael (bateria) e Peter
(voz e baixo) - puseram um anúncio em um jornal de Dorset
procurando um tecladista que fosse também vocalista.
"Eles estavam procurando
alguém que tocasse e cantasse e eu não fazia nada
disso. Ficamos um mês tocando e ensaiando e perguntei se
iriam me contatar. Então, Michael acendeu um cigarro, calmamente,
e apenas disse 'não vamos ainda nos comprometer, ok?'.
Até hoje não sei se consegui o emprego ou não",
conta Robert.
Se
Robert não sabia se tinha conseguido o emprego, sabia que
fazia parte do trio Giles, Giles and Fripp.
Os três se mudam
para Londres no mesmo ano e começam a escrever composições
e a gravar.
Em maio de 1968, lançam
o disco The Cheerful Insanity of Giles, Giles and Fripp,
que segundo Robert vendeu apenas 500 cópias, na época,
apesar do apoio do baterista do The Who, Keith Moon, que os elogiou
em uma resenha.
O LP era dividido em duas
partes - "The Saga of Rodney Toady" e "Just George"
- e trazia as seguintes faixas:
Lado
1
The Saga of Rodney Toady
1. Northmeadow (Peter Giles)
- 2:29
2. Newly-weds (Peter Giles) - 2:07
3. One in a Million (Michael Giles) - 2:25
4. Call Tomorrow (Peter Giles) - 2:31
5. Digging My Lawn (Peter Giles) - 1:50
6. Little Children (Robert Fripp) - 2:48
7. The Crukster (Michael Giles) - 1:35
8. Thursday Morning (Michael Giles) - 2:50
Lado 2
Just George
1. How Do They Know (Michael Giles) -
2:14
2. Elephant Song (Michael Giles) - 3:15
3. The Sun is Shining (Michael Giles) - 3:06
4. Suite No. 1 (Robert Fripp) - 5:33
5. Erudite Eyes (Robert Fripp) - 5:05
O
trio ainda chegou a gravar outras canções, que seria
lançada no futuro como The Brondesbury Tapes,
mas teve vida efêmera.
Fripp tinha outras idéias
e convidou Michael Giles para começarem outra banda.
Convidam o baixista e
vocalista Greg Lake (que logo depois formaria o Emerson, Lake
& Palmer), o letrista Peter Sinfield e o flautista e tecladista
Ian McDonald e nasce o King Crimson.
Ian McDonald e Peter Sinfield
eram amigos e já tinham feito algumas canções,
entre elas, "In the Court of the Crimson King".
O grupo acabou sendo formado
em novembro de 1968 e o primeiro ensaio ocorre em 13 de janeiro
de 1969.
O nome King Crimson um
sinônimo para Belzebu. Segundo Fripp, King Crimson é
a anglicismo para o árabe de "B'il
Sabab", e significa "homem com um objetivo".
Após
muito ensaio, a banda faz o primeiro show no dia 9 de abril de
1969 e, em seguida, é convidado para um evento histórico,
o show dos Rolling Stones no Hyde Park, perante a 650 mil pessoas,
no dia 5 de julho.
O show ficou marcado por
ser uma homenagem ao guitarrista Brian Jones, que morreu dois
dias antes, em Sussex.
Nesse dia, Mick Jagger
leu o poema "Adonais", escrito por Percy Shelley (1792
– 1822) em homenagem ao amigo e também poeta John
Keats (1795 - 1821).
Além dos Rolling
Stones e o King Crimson, tocaram Family, Battered Ornaments, Roy
Harper, Third Ear Band, Alexis Korner's New Church e Screw.
O Crimson apresentou dois
números, "Court Of The Crimson King" e "21st
Century Schizoid Man". Maiores detalhes sobre o evento pode
ser lido neste
site.
O grupo chama a atenção,
assina com a EG Records e no dia 10 de outubro lançam o
clássico LP de estréia, In The Court of
the Crimson King.
Com
uma produção cuidadosa, Robert Fripp começa
a se destacar tocando uma guitarra pesada e fazendo do LP um dos
marcos do novo rock progressivo.
A capa foi desenhada por
Barry Godber, um artista e programador de computador, que morreu
em fevereiro de 1970, aos 24 anos, de ataque cardíaco.
Era a única pintura
que ele havia feito e segundo Robert a banda amou o desenho assim
que viu."
O LP conseguiu a terceira
posição no Reino Unido e a 28ª na América,
com boas vendagens.
O disco traz cinco longos
temas, assim distribuídos:
Lado 1
1. "21st Century Schizoid Man"
(Fripp, McDonald, Lake, Giles, Sinfield) – 7:21
"Mirrors"
2. "I Talk to the Wind" (McDonald, Sinfield) –
6:05
3. "Epitaph" (Fripp, McDonald, Lake, Giles, Sinfield)
– 8:47
"March for No Reason"
"Tomorrow and Tomorrow"
Lado 2
1. "Moonchild" (Fripp, McDonald,
Lake, Giles, Sinfield) – 12:13
"The Dream"
"The Illusion"
2. "The Court of the Crimson King" (McDonald, Sinfield)
– 9:25
"The Return of the Fire Witch"
"The Dance of the Puppets"
O
grupo é extremamente elogiado pela técnica e pelas
composições e o álbum fica em terceiro no
Reino Unido e em 28º, nos Estados Unidos.
A banda mistura elementos
do rock psicodélico, com jazz e música clássica
e de vanguarda.
Além disso, Fripp
é extremamente elogiado por Pete Townshend. O líder
e guitarrista do Who considera o primeiro álbum uma obra-prima
e elogia a técnica impecável do guitarrista.
Dois dias após o
lançamento do LP, é editado o single The
Court of the Crimson King.
O
grupo acaba embarcando para a América, onde começa
uma concorrida turnê, arrancando aplausos e críticas
entusiasmadas.
A banda, no entanto, começa
a rachar com as constantes brigas e realiza o último show
com a formação original, no Fillmore West, em San
Francisco, em 16 de dezembro. Logo após, Ian McDonald e
Michael Giles deixam a banda, para desespero de Fripp.
Começaria uma nova
fase da banda, que teria formações sempre variáveis,
mantendo basicamente Robert Fripp. Mas isso é papo para
outro dia. Um abraço e até a próxima coluna.
Discografia
Singles
The Court of the Crimson
King (1969)
Cat Food (1970)
Atlantic Sampler (1973)
The Night Watch (1974)
Epitaph (1976)
Matte Kudasai (1981)
Elephant Talk (1981)
Thela Hun Ginjeet (1981)
Heartbeat (1982)
Three of a Perfect Pair (1984)
Sleepless(1984)
Vrooom (EP, 1994)
Dinosaur (1995)
People (1995)
Sex Sleep Eat Drink Dream (1995)
Level Five (EP, 2001)
Happy With What You Have to Be Happy With (EP, 2002)
Discos
In the Court of the Crimson
King (1969)
In the Wake of Poseidon (1970)
Lizard (1970)
Islands (1971)
Earthbound (1972)
Larks' Tongues in Aspic (1973)
Starless and Bible Black (1974)
Red (1974)
USA (1975)
Discipline (1981)
Beat (1982)
Three of a Perfect Pair (1984)
The Great Deceiver (1992, recorded 1973-1974)
B'Boom: Live in Argentina (1995, recorded 1994)
Thrak (1995)
Thrakattak (1996, recorded 1995)
Epitaph (1997, recorded 1969)
The Night Watch (1998, recorded 1973)
Absent Lovers: Live in Montreal (1998, recorded 1984)
Cirkus: The Young Persons' Guide to King Crimson Live (1999, recorded
1969-1998)
Live in Mexico City (1999, recorded 1996)
The ProjeKcts (1999, recorded 1997-1999)
The Deception of the Thrush: A Beginners' Guide to ProjeKcts (1999,
recorded 1997-1999)
The ConstruKction of Light (2000)
The Beginners' Guide to the King Crimson Collectors' Club (2000,
recorded 1969-1998)
Heavy ConstruKction (2000)
Vrooom Vrooom (2001, recorded 1995-1996)
Ladies of the Road (2002, recorded 1971-1972)
EleKtrik: Live in Japan (2003)
The Power to Believe (2003)
The Power To Believe Tour Box (2003)
Coletâneas
A Young Person's Guide
to King Crimson (1976)
The Compact King Crimson (1986)
King Crimson 1989 (1989)
The Essential King Crimson: Frame By Frame (1991)
The Abbreviated King Crimson: Heartbeat (1992)
Sleepless -- The Concise King Crimson (1993)
The First Three (1993)
Schizoid Man (1996)
Deception of the Thrush: A Beginners' Guide to ProjeKcts (1999)
Cirkus: A Young Persons' Guide To King Crimson - Live 1969 - 1998
(1999)
The Beginners' Guide To The King Crimson Collectors' Club (2000)
Ladies Of The Road (2002)
The 21st Century Guide to King Crimson, Vol. One: 1969-1974 (2004)
The 21st Century Guide to King Crimson, Vol. Two: 1981-2006 (2005)
The Condensed 21st Century Guide to King Crimson 1969-2003 (2006)
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