329 - The Left Banke

Uma das jóias escondidas dos anos 60 é um grupo que fazia um "rock barroco": The Left Banke. Apesar da curtíssima duração, a banda deixou um clássico obscuro chamado "Walk Away Renée", um dos mais belos momentos dos anos 60. Uma banda que você não encontra mais cds para vender, mas ainda o acha navegando por aí.


O Left Banke ousou uma mistura pouco comum até hoje: arranjos de cordas inspirados em Bach com rock. Assim, nasceu o termo "rock barroco", estilo onde foram únicos. A sofisticação dos arranjos era de deixar Beatles, Beach Boys e outros aplaudindo de pé.

A história da banda começou em Nova York, em 1964, quando o baixista Tom Finn e o baterista George Cameron se conheceram, após as bandas em que tocavam - The Castels e The Moriticians, respectivamente - fizeram um show conjunto.

Finn acabou se juntado ao The Magic Plants, que tinha contrato com uma companhia cujo dono era o violinista Harry Lookofsky, pai de um jovem pianista e compositor chamado Michael Brown. Michael, aliás, trabalhava como assistente de produção na empresa do pai. Cameron acabou chamando um, jovem porto-riquenho de nome Steve Martin - não é o comediante de cabelo branco -, que havia recém-chegado à Nova York.

Os quatro rapazes acabaram se encontrando em um estúdio, começaram a tocar e gravaram uma fita. Lookofsky gostou do que ouviu e resolveu que seria o empresário e produtor, conseguindo um contrato com a Mercury/Smash Records.

capa do compacto Walk Away ReneeDessa maneira, gravam um compacto com a canção "Walk Away Renée", que chegou ao quinto lugar, em 1966. Escrita por Michael Brown, a canção falava de Renée Fladen, namorado de Tom Finn e de quem Michael era enamorado. Renée acabaria sendo "inspiração" de outros dois sucessos do grupo: "Pretty Ballerina" and "She May Call You Up Tonight".

Segundo Brown, "eu estava mitologicamente apaixonado, sem, de fato, evidenciar o fato. Mas eu estava realmente tão apaixonado quanto fosse possível."

Michael se lembra que suava quando começou a gravar a canção, pois Renée estava presente, no estúdio: "minhas mãos tremiam. Não consegui gravar com ela ali, então precisei finalizá-la depois."

Renée, aliás, se junto ao grupo apenas por poucas semanas e era descrita como uma pessoa de espírito livre, embora fosse quieta.

Após o sucesso, a banda adicionou o guitarrista Jeff Winfield e começaram uma excursão. Com seus arranjos pomposos e sofisticados começaram a ser chamados de "grupo pop-barroco".

O grupo grava o segundo compacto, "Pretty Ballerina", que chega ao 15º lugar nas paradas, em 1967, e as discussões internas tornam-se constantes e logo Winfield é substituído por Rick Brand.

Em janeiro de 1967, a banda finaliza o primeiro LP, que seria lançado no mês seguinte. Walk Away Renée/Pretty Ballerina era o nome da obra-prima.

Exausto de tantos shows e querendo ter mais tempo no estúdio, Brown deu uma de Brian Wilson, mandando outro músico em seu lugar, sendo convocado Emmett Lake para os shows.

Seria o único em que todos os músicos participariam. O álbum trazia as seguintes canções:

Lado 1

1. "Pretty Ballerina" - 2:32
2. "She May Call You up Tonight" - 2:18
3. "Barterers and Their Wives" - 2:56
4. "I've Got Something on My Mind" - 2:46
5. "Let Go of You Girl" - 2:53
6. "Evening Gown" - 1:46

Lado 2

1. "Walk Away Renée" - 2:40
2. "What Do You Know" - 2:57
3. "Shadows Breaking over my Head" - 2:34
4. "I Haven't Got the Nerve" - 2:13
5. "Lazy Day" - 2:24

Logo após o lançamento, Brown fez algo considerado uma traição pelo trio restante - Winfield acabara de ser demitido: gravou um novo compacto - "And Suddenly" / "Ivy, Ivy" com o nome de The Left Banke, usando músicos contratados, entre eles o futuro Spinal Tap, Michael McKean, e Bert Sommer como vocalista.

Irritados, os demais membros pediram que os fãs boicotassem o compacto, causando confusão nas rádios, que tinha dois Left Banke nas mãos. Os três membros restantes tinham o controle do fã-clube e começaram a dizer que Michael havia contratado pessoas estranhas que não conheciam. Com isso, a Smash pouco investiu no compacto. O caso acabou chegando aos tribunais.

As duas partes acabaram chegando a um acordo e até se reconciliaram, investindo em novas gravações. Porém, a credibilidade estava arranhada depois da confusão e Michael saiu logo após a gravação da canção "Desirée", no começo de 1968, e logo Brand, o acompanharia.

Como trio, o grupo lança um segundo LP, The Left Banke Too. O sucesso já havia escapado pelos dedos do grupo. A banda havia convidado o guitarrista Tom Feher para a empreitada.

Uma curiosidade: em três canções - "Nice to See You", "Give the Man a Hand" e "Dark is the Bark", um jovem vocalista dava seus primeiros passos como convidado. Logo, faria um tremendo sucesso nos anos 70: Steve Tyler, do Aerosmith.

O LP traz as seguintes faixas:

Lado 1

1. "Goodbye Holly" (Feher)
2. "There's Gonna Be A Storm" (Finn)
3. "Sing Little Bird" (Feher)
4. "Nice To See You" (Finn)
5. "Give The Man A Hand" (Popocki)

Lado 2

1. "Bryant Hotel" (Feher)
2. "Desiree" (Brown/Feher)
3. "Dark Is The Bark" (Cameron/Finn/Martin)
4. "In The Morning Light" (Brown/Feher)
5. "My Friend Today" (Finn)

A banda lança o último suspiro com o single Holly, em fevereiro de 1969. Logo após, o Left Banke se dissolve e cada um toca sua vida.

Em 1978, Finn, Martin e Cameron resolvem reformar o grupo e lançam Strangers on a Train, que passou batido. Seria o fim do grupo definitivamente.

Após o final, algumas boas coletâneas foram editadas, sendo a melhor - e fora de catálogo - There's Gonna Be A Storm: The Complete Recordings 1966-1969, editada em 1992.

Mas não se desespere: você pode encontrar o disco nos soulseeks da vida ou em alguns blogs especializados em anos 60. Apenas não deixe de ouvir e se encantar com "Walk Away Renée". Confesso que até dá vontade de saber se Renée era tão bonita quanto a música que inspirou. Aliás, pelo que se sabe, Renée foi encontrada em 2001, na Costa Oeste, onde era cantora e professora de canto.

Deixo vocês com aqui. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Discos

Walk Away Renée/Pretty Ballerina (1967)
The Left Banke Too (1968)
Strangers on a Train (1978)
...And Suddenly It's The Left Banke (1982)
The History Of The Left Banke (1985)
Walk Away Renee (1986)
There's Gonna Be A Storm: The Complete Recordings 1966-1969 (1992)

Singles

1966 - Walk Away Renée / I Haven't Got the Nerve (Smash 2041)
1966 - Pretty Ballerina / Lazy Day (Smash 2074)
1967 - Ivy Ivy / And Suddenly (Smash 2089)
1967 - She May Call You Up Tonight / Barterers and Their Wives (Smash 2097)
1967 - Desiree / I've Got Something on My Mind (Smash 2119)
1968 - Dark is the Bark / My Friend Today (Smash 2165)
1968 - Goodbye Holly / Sing Little Bird Sing (Smash 2198)
1968 - Give the Man a Hand / Bryant Hotel (Smash 2209)
1969 - Nice to See You / There's Gonna Be a Storm (Smash 2226)
1969 - Myrah / Pedestal (Smash 2243)
1978 - Queen of Paradise / And One Day (Camerica CS 0005)

 


 

Colunas