190 - Leonard Cohen - 1975 a 1979

Após algum tempo de silêncio, Leonard Cohen voltou ao mundo da música com um disco que deu muita história e pouco sucesso: Death Of A Ladies' Man marca para o cantor e compositor canadense um momento raro: uma parceria e com ninguém menos do que o legendário produtor Phil Spector. E a conjunção inusitada rendeu uma tremenda dor de cabeça para Cohen e um disco de péssimas vendagens. Mas ainda havia mais...


capa do disco The Best OfApós três anos do último disco oficial, Leonard se preparava para voltar em 1977 em grande estilo. Primeiro, o cantor teve a coletânea The Best Of lançada em 1975, algo bem típico quando um grande nome entra em recesso.

Leonard passou todo seu tempo em sua casa com esposa e dois filhos, lar localizado em um bar povoado por imigrantes na cidade de Montreal.

Leonard confessou que a parada havia sido mais do que providencial: "para falar a verdade, eu já estava farto de tudo. Uma turnê pode te curar por algum tempo, mas como não excursiono muito é bem confortável ficar na minha casa."

Leonard, no entanto, começou uma pequena turnê em 1975, quando deu 14 shows entre os meses de janeiro e março; e em 1976 partiu para sua maior turnê até então - 55 shows em solo europeu, passando por Alemanha, Grécia, Inglaterra, Suécia, Noruega, Dinamarca, França, Holanda, Bélgica, Suíça e Irlanda.

Leonard estava então começando a compor, mas confessou dificuldade para finalizá-las: "Confesso que estou preocupado com o tempo excessivo para escrever uma música. Eu não sei o porquê disso, já que elas não são tão boas assim para levarem tanto tempo. Eu não tenho senso algum de urgência sobre meus escritos e não acho que a humanidade sofrerá algum grande dano se eu não lançar um novo disco ou um novo livro."

Mas, Cohen estava mostrando algumas novas canções na excursão de 1976. De fato, Leonard estava compondo até com alguma regularidade. E, o que era mais surpreendente, estava tendo um parceiro nas composições. E não era um parceiro qualquer. O escolhido era um lendário nome dos anos 60 e conhecido pelo seu perfeccionismo e seu comportamento exótico; nada menos que o produtor Phil Spector.

Phil e Leonard haviam se conhecido em Los Angeles, em 1974, quando Cohen encontrou o produtor em um clube da cidade. Leonard estava lá para dois shows e após a última apresentação, Spector ofereceu uma festa informal para o cantor canadense em sua mansão. Os dois haviam sido apresentados por Martin Machat, empresário e advogado de ambos, Spector confessou que havia assistido ao show maravilhado pela técnica de Leonard como violonista e pelo seu tipo "misterioso".

No entanto, os dois só voltaram a se falar em 1976, quando Leonard voltou à Los Angeles e aceitou o convite de Phil para ser seu hóspede. Logo na primeira noite começaram a trabalhar e na manhã seguinte tinham escrito duas músicas em parceria, com Cohen escrevendo as letras e Phil, as melodias. Leonard disse que não se impressionou com o Spector compositor, mas com o Spector arranjador: "ele não é um compositor fantástico, mas possui um tremendo conhecimento em fazer melodias 'pedestres' e alcançar o público. É o segredo de seu imenso sucesso."

Com isso, Leonard escreveu as letras mais auto-biográficas de sua vida, segundo palavras do próprio. "Elas estão mais brandas, ternas, mais ainda assim, possuem um grande azedume, um amargor. Eu até gostaria de ter mais espaço para contar histórias, mas o disco possui um clima mais aberto."

Ele também ficou impressionado com o método de trabalho de Spector em estúdio: "eu achei suas idéias musicais estranhas para mim. Imagine que ele um dia me fez gravar ao vivo em estúdio com 25 músicos ao mesmo tempo, incluindo dois bateristas, dois baixistas e seis guitarristas!"

A influência de Spector acabou sendo tão grande, que Leonard acabou se mudando para Los Angeles, por adorar o "desespero que reina no ar". Os dois ficavam então ouvindo as mixagens e recebendo convidados ilustres - Bob Dylan, Jim Keltner, Allen Ginsberg, entre outros - e ouvindo velhos clássicos na jukebox da casa do produtor. Porém, o que mais fascinava Leonard era a própria figura de Spector: "ele parecia um desses ricos exóticos, que vivem em sua mansão vestidos como Batman."

capa do disco Death Of A Ladies' ManMas o que era uma grande idéia acabou virando um grande pesadelo para Cohen. Spector se trancou para mixar o disco, não permitindo ninguém, nem mesmo Leonard. E, pior, lançou o disco sem mesmo consultá-lo. Quando Death Of A Ladies' Man foi lançado em 1977, grande parte dos fãs ficaram chocados com o que ouviram. Arranjos grandiosos, pomposos, feitos à revelia quase liquidaram grandes letras - "Memories" ganhou arranjo doo-wop, por exemplo - e não foi uma surpresa de ter sido um imenso fiasco comercial e gerar resenhas negativas.

'Talvez meu grande erro foi ter me sentido feliz em Los Angeles. Eu estava vivendo uma vida que não me pertencia, trabalhando de uma maneira incomum. Eu não concordava com algumas coisas, mas resolvi dar crédito a Spector, por sua fama. Mas não posso confessar meu desapontamento e uma certa raiva ao ouvir o disco. Ele fez coisas que não tínhamos combinado e sequer me consultou."

Com um disco fraco, Leonard resolveu dar mais um tempo e não saiu em excursão no ano de 1978, fazendo isso no ano seguinte, quando fez 51 apresentações na Europa.

Durante essa excursão seria registrado alguns de seus melhores shows de toda sua carreira. Com uma banda coesa, competente, Leonard mostrava-se inteiramente à vontade em cena. Vale salientar que nessa época ele contava com a cantora Jennifer Warners, que no início dos anos 80 ganharia um Oscar ao lado de Joe Cocker, com a canção "Up Where We Belong".

capa do disco Field Commander Cohen - Tour of 1979Essa excursão também seria lançada em CD no ano de 2001 com o nome de Field Commander Cohen - Tour of 1979 e mostra que Leonard realmente estava em um ótima forma.

O ano de 1979 estava sendo particularmente bom para ele, já que havia lançado um novo álbum, Recent Songs, onde voltava ao seu velho estilo.

Leonard havia decidido não cometer os antigos erros feitos sob a batuta de Phil Spector, Leonard fez os arranjos e foi co-produtor do trabalho. Um dos motivos para isso foi a velha reclamação de que jamais seus discos tiveram o som que desejou: "eles sempre me viram como um poeta e nunca admitiram as minhas idéias. É por isso que algumas canções têm um arranjo suave, quando eu queria algo mais forte, feroz."

Leonard disse que teve uma preocupação em fazer arranjos para sua voz: "eu sei que minha voz é ruim, muito ruim, a ponto de precisar berrar pela manhã para me ouvir. Porém, ela funciona bem para as canções que escrevo. E ouvindo antigos cantores/compositores como Leadbelly aprendi que o importante é encontrar a sua própria voz. E acho que fiz isso nesse disco."

Uma das curiosidades de Recent Song. Ela é basicamente a mesma do Field Command Cohen, isso porque foram feitas durante as filmanges do documentário The Song of Leonard Cohen, feito por Harry Rasky, pelo fotógrafo Hazel Field, realizado na Europa e em Montreal.

"Sempre achei que minha música tem um sabor mais europeu, tanto que meu maior público está na França." De fato, Leonard sempre foi tratado com um astro de primeira grandeza entre os francesas, e não raro, seus concertos precisavam ter um grande contigente policial para acalmar as imensas platéias.

Após os shows, o músico entraria em um segundo grande recesso em sua vida e que desta vez duraria até 1985. Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna!

Discografia

Songs of Leonard Cohen (1967)
Songs From a Room (1969)
Songs Of Love And Hate (1971)
Live Songs (1973)
New Skin For The Old Ceremony (1974)
The Best Of (1975)
Death Of A Ladies’ Man (1977)
Recent Songs (1979)
Various Positions (1984)
I’m Your Man (1988)
The Future (1992)
Cohen Live (1994)
More Best Of (1997)
Field Commander Cohen - Tour of 1979 (2001)
Ten New Songs (2001)
The Essential Leonard Cohen (2002)
Dear Heather (2004)

Livros que escreveu

Let Us Compare Mythologies (1956)
The Spice Box of Earth (1961)
The Favorite Game (1963)
Flowers for Hitler (1964)
Beautiful Losers (1966)
Parasites of Heaven (1966)
Selected Poems 1956-1968 (1968)
The Energy of Slaves (1972)
Death’s of a Lady Man (1978)
Book of Mercy (1984)
Credo (1985)
Stranger Music (1993)
Dance Me To The End of Love (1996)
God is Alive, Magic Is Afoot (2000)
Book of Longing (2006)


 

 

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